quinta-feira, 11 de abril de 2013

SFI: Número de casos notificados de dengue cresce 45% em uma semana


Vinícius Berto, da redação

Esta semana foram divulgados os dados da 14ª semana epidemiológica da dengue em 2013 em São Francisco de Itabapoama. O município é um dos que atravessa uma epidemia da doença no Norte Fluminense, ao lado de São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Carapebus e Macaé.

Em SFI o número de casos notificados da doença, ou seja, casos suspeitos, subiu em uma semana de 403 para 581, um aumento de 45 % em sete dias. Já os casos confirmados somam 96. Os confirmados são aqueles pacientes submetidos a exame de sangue específico para dengue. Mas o diagnóstico preliminar é dado baseado no exame clínico associado com hemograma. Como a maioria dos pacientes evolui de maneira satisfatória, nem todos retornam para fazer a sorologia. Vale lembrar que esse exame de sangue específico só acusa a doença a partir do 6º dia do aparecimento dos sintomas.

A comunidade de Guaxindiba continua sendo a campeã em notificações com 90 casos, seguida de São Francisco (64), Barra do Itabapoana (57) Gargaú (52), , Praça João Pessoa (49), Santa Clara (40), Ilha dos Mineiros (26), Morro Alegre (25), Sossego (14) e Travessão de Barra (13). Há outras comunidades com numero mais baixos de notificações.

“Ressaltado a importância das pessoas que apresentarem os primeiros sintomas da dengue procurarem imediatamente a unidade de saúde. O nosso intuito com esta ação é evitar óbitos e/ou que a doença se complique para a forma grave ou hemorrágica. E como os números da dengue aumentaram bastante, peço a todos que façam a sua parte e nos ajude neste combate”, disse Kettiane França, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Francisco de Itabapoana.

Leia aqui o relatório da dengue divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

Nenhum comentário: