sábado, 29 de setembro de 2012

Acidentes de trânsito causam 42 mil mortes por ano

Brasília – Anualmente, cerca de 42 mil pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito no Brasil – entre motoristas, motociclistas e pedestres. O dado é do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que encerrou, na última terça-feira (25), a Semana Nacional de Trânsito. “Nós temos que reduzir [as mortes] em 50% até 2020”, alerta Maria Cristina Hoffmann, coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito. 

De acordo com ela, a semana serviu para realizar ações e divulgar as que já existem, abordando o tema Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida. O tema foi escolhido pela Câmara Temática do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a partir de sugestões dos órgãos de trânsito de todo o país, da população e com base em pesquisas. Este ano, a escolha também levou em consideração a questão da segurança: a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito.

“Entendemos que deveríamos continuar com o tema da década, desta vez com o enfoque da velocidade, porque já está comprovada que uma das maiores causas de acidentes nas estradas é a velocidade”, explica Hoffmann. As ações realizadas durante a Semana Nacional de Trânsito são gerais, voltadas a todas as pessoas. Não há um público específico, apesar do fato de “80% dos envolvidos em acidentes são homens, e na faixa etária de 18 a 39 anos”, segundo a coordenadora. Além da semana, o Denatran organiza o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada), uma campanha permanente de conscientização. Com o Parada, o número de acidentes em rodovias foi reduzido, mesmo com aumento na quantidade de carros em circulação. “A frota cresceu 8%, e nas rodovias federais, que é a estatística que nós utilizamos, houve uma redução de 2% de acidentes desde o início do Parada, em maio do ano passado”, disse Hoffmann.

Foi milagre sim...


 Enfim em casa.

Mas, afinal o que aconteceu com este radialista e blogueiro? Como temos muitos amigos, obviamente fica mais fácil explicar pelo blog. Ao receber alta médica do CTI do Hospital Dr. Beda, a cardiologista Mirelle Defanti foi enfática: "você não teve enfarto. Agora no quarto outras exames complementares serão feitos", essa foi a boa notícia.  
Hematoma no olho esquerdo.

Depois de submetido a diversos outros exames, tais como eletrocardiograma, ecocardiograma, exames de sangue, tomografia, radiografia e até um outro chamado Doppler de carótidas todos   apresentaram resultados normais.

Voltando ao início, a opção de internação no CTI cardiológica foi pelo que indicava o resultado do exame de sangue relacionado às enzimas que estavam alteradas, e sugeriam o enfarto assim que cheguei àquela unidade hospitalar. Já se aproximava das 18 horas  daquela tarde  de terça-feira, 25-09, quando o médico, por medida de precaução, tomou a decisão acertada de internação.

Felizmente a evolução para melhor dos exames durante a noite e madrugada foi das melhores, tanto que no dia seguinte veio a boa notícia: você já está de alta.

No meu humilde entendimento, não há dúvidas que a mão de Deus operou milagres em minha vida. Estava lúcido quando fui internado, e mesmo quando saí de São Francisco de Itabapoana, meu pensamento foi com Deus e tinha certeza de que milhares de amigos internautas e ouvintes oravam por mim. Não deu outra, foi o milagre da fé. Estou de volta com saúde e sem sequelas. Não há o que contestar: foi a mão de Deus, acredito piamente nisso.

Como tudo aconteceu
Na segunda, por volta das 12h20m, saia da Rádio São Francisco FM para almoçar em minha residência. Abri o portão do pátio ao lado da emissora, deixei o motor funcionando e retornei para trancar o portão. Quando já caminhava em direção ao carro levei uma queda e bati com o rosto no paralelepípedo. Contam as pessoas que me viram desabar no calçamento, que ainda tentei me levantar ficando de joelhos no chão, sangrando pelo nariz, para depois efetivamente ir a "nocaute". Mas como diz o jargão popular "quem tem amigo não morre pagão",  fui logo socorrido por varias mãos que me levaram  para  o Posto de Saúde.

Durante o pequeno trajeto pedia que me levassem para Campos e que chamassem a minha mulher Rosane. A pancada que levei foi tão forte, que estava em total confusão mental quando cheguei ao Posto de Saúde. Inteligentemente, o médico plantonista perguntou se sabia onde estava. Depois de alguns segundos e muitas dores após retomar os sentidos respondi que estava no Posto de Saúde. De certa forma permaneci alguns segundos inconsciente por causa do impacto da face no calçamento.

Ontem, retornando para casa, comentei com meus familiares, já em momento de descontração: estive no céu e voltei à terra. São Pedro, quando lá cheguei, indagou: "O que você está fazendo aqui? Trate de voltar. Você tem muito ainda  o que fazer por lá".

Agradecimentos

Quero neste momento agradecer às pessoas que me socorreram, a todos que  ligaram e oraram por mim. Aos meus  amigos, aos internautas, vizinhos, familiares,  meus filhos e minha mulher Rosane, e, em especial, ao Grande Arquiteto do Universo. Pretendo, na segunda-feira, retornar ao trabalho, com o "pé no freio". Diz uma história, que conto para vocês depois,  que "tudo que Deus faz é bom". Pude refletir um pouco mais sobre a minha vida em tempo de repensar e planejar outra rota que me aproxime cada vez mais de Deus, a razão de nossa existência.

Apresentadora Hebe Camargo morre aos 83 anos em São Paulo

 Morreu na madrugada de hoje (29), enquanto dormia, a apresentadora Hebe Camargo. De acordo com a assessoria de imprensa, Hebe estava em sua casa, no bairro Morumbi, na capital paulista, quando sofreu uma parada respiratória. Ela tinha 83 anos e sofria de câncer no peritônio desde o início de 2010

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

XI Rainha da Paz movimenta localidade de Pingo D'água neste sábado (29)

Cartaz eviado por Lucimara Ribeiro

Diagnóstico muda, equipe médica descarta enfarto, mas ainda investiga mal súbito sofrido por Paulo Noel



Vinícius Berto – direto da Redação

Antes de qualquer informação, agradeço o carinho de todas as pessoas que perguntam sobre o estado de saúde do Paulo Noel e estão em oração pela sua recuperação.

Sobre o quadro clínico do blogueiro e radialista informamos que nós da família recebemos um diagnóstico precoce dado por um médico (prefiro não citar o nome) da emergência do Hospital Doutor Beda, que encaminhou Paulo Noel para a UTI na noite de terça-feira (25), informando que ele havia enfartado e precisaria repetir o exame de sangue das enzimas do coração para acompanhar a evolução do enfarto. Não é um único profissional que vai comprometer a qualidade do Grupo IMNE. Nós da família confiamos no Hospital Doutor Beda, e estamos acompanhando o empenho do setor de cardiologia do Hospital para diagnosticar o que teve o Paulo Noel. Nesta quinta-feira (27), foram feitos exames de Ecocardiograma e Doppler de Carótidas. Esses exames deram normais e apontaram que não houve enfarto. Apesar do susto, após o diagnóstico precipitado, nós estamos felizes em saber que o pior foi descartado. O fato é que o Paulo Noel teve um mal súbito e caiu batendo com a face no chão. E se as investigações médicas não chegarem a uma conclusão definitiva, paciência, outros exames foram marcados para a semana que vem. Outra boa notícia é que o nosso Paulo Noel pode ir pra casa já nesta sexta-feira (28). É a partir de agora cuidar mais da saúde e acreditar sempre em Deus, já que confio no poder das orações feitas pelos amigos.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Boas notícias

Informo aos amigos internautas que o Paulo Noel teve alta da UTI do Hospital Doutor Beda no início da tarde desta quarta-feira (26), e já está se recuperando em um quarto. Os médicos seguem realizando exames, e, depois do susto, estamos comemorando a boa notícia. Agradeço mais uma vez as manifestação de carinho de todos.

Vinícius Berto

Nota aos amigos, seguidores e internautas


Vinícius Berto direto da Redação

Pois bem, amigos, seguidores e internautas, vamos ficar um período (se Deus quiser curto) sem o titular desse importante veículo de comunicação. No início da tarde desta terça-feira (25) o blogueiro e radialista Paulo Noel teve um infarto e sofreu uma queda em frente ao prédio da Rádio São Francisco. Foi levado ao Posto de Saúde de São Francisco. Lá a equipe médica o estabilizou, e em seguida, já no Hospital Doutor Beda foi feita uma série de exames. Foi constatado o problema cardíaco, e, em função de terem que monitorá-lo, repetir exame de sangue para avaliar as enzimas do coração e realizar novos procedimentos, ele teve de ficar na UTI do Hospital Dr. Beda, em Campos dos Goytacazes. Quero tranquilizar os amigos e dizer que o Paulo Noel está confiante em sua recuperação, está lúcido, respirando por conta própria. Os médicos, a princípio, estão trabalhando com a possibilidade de um infarto moderado. Os médicos vão investigar também para saber qual ponto das artérias houve a obstrução. É possível que tenha de ser feito algum procedimento como cateterismo ou angioplastia. Logo logo ele estará de volta, mas assim que passar tudo isso será preciso “colocar o pé no freio”. Agradeço aos vizinhos que ajudaram a socorrê-lo e a todas as pessoas que estão ligando, prestando solidariedade e orando pela recuperação do Paulo Noel.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Ururau entrevista candidatos a prefeito de SFI



O Site Ururau iniciou a semana com a sequência da série de entrevistas com os candidatos a prefeito da região. Nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25) foi a vez dos prefeitáveis de São Francisco de Itabapoana responderem as perguntas enviadas às coligações pela equipe de jornalismo do Ururau.

Leia aqui a entrevista com o candidato Frederico Barbosa Lemos, postada nesta segunda-feira. E veja aqui a entrevista postada nesta terça-feira com o candidato Pedrinho Cherene.

A ideia do Site foi oferecer a cada um dos candidatos a oportunidade de apresentar seus planos de governos, visão sobre as administrações e em muitos dos 13 casos , argumentações e respostas diretas a pendências jurídicas, que causam discussões sobre possibilidades ou não de disputa no pleito.

As perguntas foram enviadas às assessorias de cada um dos candidatos, que tiveram prazo de ao menos cinco dias para produção das respostas.

Com informações do Site Ururau.

Produtores rurais de São Francisco preocupados com furtos de cabeças de gado


Três homens foram detidos em Campos na delegacia do centro. Doze animais foram recuperados.

Fotos: Site Ururau/Mauro de Souza

Doze cabeças de gado foram recuperadas pela polícia entre a tarde desse domingo (23/09) e esta segunda-feira (24/09), próximo a Usina São João e em propriedades rurais da Tapera. De acordo com a Polícia Civil todas foram roubadas de fazendas do município de São Francisco de Itabapoana.


Dezenas de produtores rurais de São Francisco comparecerem a 134ª Delegacia Legal do Centro para falar dos prejuízos que tiveram ao longo de três anos, período em que as cabeças de gado começaram a desaparecer dos pastos. Mas segundo a Polícia Militar o problema passou a se agravar nos últimos seis meses.


“A gente percebeu que os roubos aconteciam, mensalmente, depois foram ficando mais frequentes. Nós encontrávamos a cerca arrebentada, pedaços de cana no pasto e também percebíamos a diminuição da quantidade através do controle da fazenda”, disse um produtor rural.


A Polícia Civil chegou até os animais roubados depois que Elias Sales da Conceição foi preso na tarde deste domingo, com um touro preto dentro de um reboque do carro que dirigia. O flagrante foi feito próximo a Usina São João, em Guarus. Através dele a polícia chegou até Ronaldo Cabral, que seria ajudante de Elias. Outro homem, cuja identidade não foi divulgada, também foi detido, mas a polícia investiga a participação dele nos roubos.

Os outros 11 animais foram encontrados nesta segunda em propriedades rurais da localidade da Tapera. De acordo com a polícia o gado era roubado para ser revendido.

O caso foi registrado na 134ª Delegacia do Centro de Campos. (Fonte: Site Ururau do Leandro Nunes.)

CEDAE: nova substância no tratamento da água em São Francisco impedirá surgimento de coloração escura


Em comunicado oficial à Rádio São Francisco FM a CEDAE divulga nota oficial onde afirma que vai solucionar problemas eventuais da coloração escura da água.
  
A CEDAE - Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro em nota oficial comunica que coordenou um estudo com sua equipe técnica e adotou a utilização de uma nova substância no tratamento da água do município de São Francisco do Itabapoana.

A substância utilizada – polifosfato – não causa danos à saúde ou ao meio ambiente e impedirá o aparecimento de cor na água potável.

"Faça a sua parte realizando, com frequência, a limpeza em sua caixa d´água. Cabe a você zelar pela qualidade do produto oferecido", conclui o comunciado.

CIEP de São Francisco convocado alunos inscritos no programa Projovem Campo Saberes da Terra


 O CIEP 470 - Centro Integrado de Educação Pública de São Francisco de Itabapoana,  convoca os alunos inscritos no programa Projovem Campo Saberes da Terra a comparecerem àquela unidade  escolar  nesta terça às 18 horas  para aula inaugural do programa. A informação é da professora  Izabel Beatriz Coordenadora de turma.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Candidatos, fiscais e mesários não podem mais ser presos a partir de hoje


Brasília – A partir de hoje (24), os candidatos a prefeito e vereador, bem como os fiscais de partidos políticos e membros da mesa receptora, não podem ser presos, exceto em flagrante delito. A medida, adotada sempre 15 dias antes das eleições, previne tentativas de burlar ou tumultuar o processo eleitoral.

Também é hoje o último dia para a requisição de funcionários e instalações destinados aos serviços de transporte e alimentação de eleitores no primeiro e eventual segundo turno de votação. Além disso, se encerra o prazo para a divulgação do quadro geral com os percursos e horários dos transportes de eleitores.


Os partidos políticos também têm até hoje para indicar aos juízes eleitorais quem serão seus representantes como fiscais dos trabalhos de votação da próxima eleição. O pleito eleitoral ocorrerá no dia 7 de outubro, quando os 5.566 municípios brasileiros vão escolher seus prefeitos e vereadores