quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Apae de SFI realiza Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla




A APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Francisco de Itabapoana realizou de 21 a 28 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema desse ano foi “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”. A semana contou com uma vasta programação.


Os pais e responsáveis dos atendidos puderam ver os trabalhos dos alunos, que ficaram expostos nas salas e na quadra da Instituição e participaram de palestras e discussões com a equipe multidisciplinar. Os alunos assistiram a vídeos, participaram de um dia de beleza com a cabeleireira e amiga da APAE de São Francisco, Ilma e passearam de trenzinho pelas praias de Santa Clara, Sonho, Sossego e Guaxindiba.
 
No encerramento, dia 28, o evento teve muita animação na quadra da Apae. Estiveram por lá alunos do Curso de Formação de Professores do Colégio Estadual São Francisco de Paula, levados pela professora e diretora adjunta, Eliana Pinheiro, uma turma do CIEP Celso Martins Cordeiro com a professora Angelina Barros, o Grupo da Terceira Idade da Praia do Sonho e Sossego e muitos amigos da Apae.


Durante os dias da semana aconteceram discussões sobre os avanços e os desafios das políticas públicas nas áreas de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Foi um momento de reflexão para discutir a igualdade e os direitos dos alunos.

“A proposta dessa semana deve ser disseminada durante todo o ano letivo, para promover a interação e garantir uma melhor qualidade de vida para esses alunos. Gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram nesta semana do excepcional, e dizer o quanto somos gratos pela ajuda, sejam aqueles que nos ajudam pela conta de luz, aqueles que são nossos sócios contribuintes, aos nossos funcionários, aos pais dos excepcionais, ao comércio local, às padarias, em fim, a todos que direta e indiretamente nos ajudam nesta caminhada de felicidades”, agradeceu a presidente da Apae, Silvana Coutinho Carvalho.

Da redação com matéria enviada pela Apae
Fotos: Apae-SFI 

Igreja Católica promove palestra em SFI sobre conscientização política


Palestrante será o bispo diocesano Dom Roberto Francisco

O Blog recebeu e-mail do padre Lucas Mendes, da Paróquia de São Francisco de Paula, com informações sobre evento com a presença do Bispo Dom Roberto Francisco, que fará palestra com o tema Conscientização Política. As vésperas de uma eleição, a Igreja Católica chama a sua responsabilidade para discutir um asunto de suma importância para a vida das pessoas. Será nesta segunda-feira, 03 de setembro, às 19 horas, no Salão Paroquial, ao lado da Igreja Católica, na Praça de São Francisco. “É um momento de alta importância para o nosso município, onde o Dom Roberto Francisco estará palestrando sobre o voto consciente. Lembro que o Dom Roberto é o Bispo referencial da CNBB no Estado do Rio de Janeiro para o assunto Fé e Política. Estarão presentes os candidatos para as eleições de 2012”, disse padre Lucas.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ciclismo: Irmãos Fabiele e Fabiano Mota sonham com o pódio no Tour do Rio





O começo tardio no ciclismo não foi obstáculo para que os irmãos Fabiele e Fabiano Mota chegassem ao topo. Se quando eram ajudantes de pedreiro em São Francisco de Itabapoana, no norte fluminense, a bicicleta era apenas um meio de transporte até o trabalho, agora ela é o veículo que os permitiu chegar ao topo do ranking nacional.

Líder e vice-líder da categoria estrada, respectivamente, Fabiele e Fabiano encabeçam a equipe carioca FW Engenharia/Três Rios/Amazonas Bike na terceira edição do Tour do Rio, maior prova de ciclismo da América Latina, cuja largada é nesta quarta-feira, às 10h15m, na Praça do Ó, na Barra da Tijuca.
Filhos de família humilde, Fabiele, de 34 anos, e Fabiano, de 31, largaram os estudos cedo para trabalhar na construção civil, junto com os outros três irmãos. Das primeiras pedaladas profissionais (ambos aos 18 anos), até o Tour do Rio, o caminho não teve facilidades.
— Não tínhamos dinheiro para competir. Alguns comerciantes nos ajudavam pagando passagens de ônibus, mas chegamos a dormir em rodoviárias, dentro da mala bike (bolsa que comporta a bicicleta). Agora vamos tentar pegar um pódio no Tour do Rio — conta Fabiano.


— Vencemos na vida com dedicação. Vamos brigar pelas etapas no Tour do Rio — diz Fabiele, que sonha terminar o ano como número um do ranking. — Já fui líder em 2007 e 2009, mas fechei o ano como segundo e terceiro colocado. Agora, estou com certa vantagem de pontos e começo a acreditar que dá para terminar na ponta.

O percurso de 800km passará por Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras até a chegada, domingo, na Quinta da Boa Vista.
(Fonte: jornal Extra edição de 29-08,  matéria de Camilla Muniz )


Justiça Eleitoral realiza audiência nesta sexta-feira em SFI para verificação de dados dos candidatos na urna eletrônica



Os candidatos a vereador e prefeito de São Francisco de Itabapoana estão sendo convidados a participar de audiência nesta sexta-feira (31), no Fórum de SFI, às 16 horas, para validar nome, foto e cargo que constarão na urna eletrônica no dia da votação. De acordo com o TSE, a verificação é feita perante o juiz eleitoral.

Para participar da verificação das fotografias e dos dados, o candidato poderá nomear um procurador para representá-lo com procuração individual. O candidato deve também conceder poderes específicos para validação dos dados, dispensado o reconhecimento de firma.

O aspectos que serão levados em consideração na audiência são o nome para a urna, cargo, número, partido, sexo e a fotografia.

Caso seja necessária a substituição de foto, o candidato ou procurador será intimado para outra audiência até o dia 4 de setembro de 2012 para apresentar os dados para alteração.

Vale lembrar que a alteração da fotografia somente será requerida quando for constatado que a definição da foto digitalizada poderá dificultar o reconhecimento do candidato.

Para as Eleições 2012, a Justiça Eleitoral recebeu, em todo o país, 480.500 pedidos de registro de candidaturas. Em disputa estão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador de 5.568 municípios brasileiros. (Com informações do TSE)

Confira o e-mail enviado ao Blog pelo chefe do Cartório Eleitoral da 130ª Zona Eleitoral, Jorge Louback:

Boa Tarde.

Informamos que será realizada no dia 31 de Agosto de 2012, neste Fórum - salão do júri, às 16h, a Audiência de verificação e validação de dados a fotografias que constarão da urna eletrônica de acordo com o art.71 da Resolução 23.373 do TSE.
O candidato poderá comparecer para verificação, ou nomear procurador, INDIVIDUALMENTE, PARA ESTE FIM ESPECÍFICO, a saber, com poderes específicos para validação de dados junto a Justiça Eleitoral.

Atenciosamente,

Jorge Louback Peixoto
Chefe de Cartório
130ªZE-S.F.I/RJ

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Ave espertinha: vida animal proporciona vídeo fantástico


Um vídeo colocado no YouTube na última sexta-feira (24/8) está fazendo sucesso na rede. Ele mostra uma ave utilizando uma curiosa técnica de pescaria para se alimentar. O pássaro joga na água um pedaço de pão para atrair os peixes. Os animais inocentes se aproximam para pegar um pedaço da comida. E de repente, a ave ataca e consegue pegar o peixão.

O vídeo assistido por mais de 540 mil pessoas, ainda mostra a ave se afastando do local para saborear a refeição. (Fonte: Globo.com)

Confira abaixo:


Prorrogada Chamada Pública para fornecimento de alimentos à Rede Estadual


Os interessados deverão entrar em contato com as Diretorias Regionais da Secretaria de Estado de Educação

Os produtores de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural interessados em fornecer seus produtos para a Rede Estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro devem se apresentar nas escolas da rede para a Chamada Pública 2012. O prazo foi prorrogado, e agora vai de 27/08/2012 até o dia 31/08/2012. A aquisição de alimentos por meio da agricultura familiar vem atender ao Programa de Alimentação Escolar/PNAE – RJ, de acordo com a Lei n.º 11.947/2009 e Resolução/CD/FNDE Nº 38 de 16/07/2009.

Para dar início ao programa, as Secretarias de Educação e de Agricultura promoveram a capacitação de diversos profissionais para a criação da Chamada Pública, definindo os produtos e atendendo aos agricultores. O trabalho conta ainda, com o apoio de técnicos da Emater-Rio.

Resolução/CD/FNDE Nº 38 de 16/07/2009

Art. 18. Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas (conforme o artigo 14, da Lei nº 11947/2009).

Para mais informações, entre em contato com sua Diretoria Regional.

Norte Fluminense - (22) 2731-6469/ (22) 2731-2791/ (22) 2731-7433
Noroeste Fluminense - (22) 3824-1404 / (22) 3824-1575 / (22) 2824-1518

Cronograma da Chamada Pública 2012:
• 27/08 à 31/08 – Divulgação e entrega da Documentação;
• 03/09 à 06/09 – Entrega dos Projetos e Documentação;
• 10/09 à 14/09 – Analise e aprovação do Projeto.