sábado, 2 de junho de 2012

Grito da Cana reúne produtores rurais em São Francisco



A secretaria municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de São Francisco de Itabapoana realizou nesta sexta-feira (01/06), uma reunião com os produtores rurais do município e empresários da indústria sucroalcooleira da região. Intitulado “O Grito da Cana”, o evento teve início às 19h com diversos assuntos tratados no Salão Ana Festas, no Centro da Cidade.

O presidente da Asflucam (Associação de Plantadores de Cana de Campos), Frederico Paes, discorreu sobre algumas conquistas que vieram, como o subsídio e a diminuição gradativa da queima de cana e outras que estão por vir. O vice-presidente da Asflucan, Frederico Veiga, também representando a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, falou sobre a ótima qualidade da cana produzida no município.

As empresas presentes colocaram para os produtores alguns novos procedimentos para o incentivo da venda direta da cana para a usina. O Grupo Canabrava, representado por Paulo Tarso, liberou a compra da cana no padrão FAPUR, ou seja, R$ 58,00 por tonelada. A usina Paineiras, do Espírito Santo, estava representada por Antônio Freitas e prometeu o fornecimento de assistência técnica para os produtores. Já a Coagro, representada pelo presidente Frederico Paes prometeu três incentivos: a compra da cana no padrão FAPUR, a equiparação do frete ao da usina Canabrava e o pagamento semanal, ao invés de quinzenal.


De acordo com o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Frederico Barbosa Lemos, esse evento foi apenas o início da luta pelo produtor rural do município. “Queremos reafirmar o compromisso com o produtor rural do município. Trabalharemos pela garantia de que o produtor receberá em dia por sua cana vendida e correremos atrás de ainda mais benefícios”, destacou o prefeito.

O secretário de Agricultura Edson Siqueira expôs as novas diretrizes da pasta e seu modo de trabalho. Também falou sobre o novo maquinário conquistado em conjunto com o deputado estadual João Peixoto que chegará em breve ao município.

Estiveram presentes também a primeira-dama Francimara Barbosa Lemos, o deputado estadual João Peixoto, os vereadores Fábio Moreira e Jamilton Chaô, secretários municipais e empresários do Norte Fluminense.

Com informações da Ascom-SFI

Sétima rodada do Campeonato Municipal de Futebol neste domingo


Confira os jogos que agitarão este domingo (03), válidos pela sétima rodada do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. As partidas começam às 13h15 na categoria Aspirante e às 15h15 na Principal.

Chave A

Valão Seco       X       São Francisco
Boa Vista       X          Alegria    
Barrinha         X        Nova Belém
Folga: Santa Rita

Chave B

Santo Amaro         X          Quatro Bocas
Palmeirinha          X            Travessão
Amprajope           X            Lagoa Feia
Folga: Barra

Veja abaixo a classificação atualizada (clique na tabela para ampliá-la):





Primeira Noite do Angu à Baiana em Travessão de Barra neste domingo


E-mail enviado ao blog:

Olá gostaríamos se possível vocês divulgassem um evento da nossa comunidade.
Desde já agradeço
Jayna Barros
DEUS ABENÇOE!

1ª NOITE DO ANGÚ À BAIANA
E SHOW DE PRÊMIOS
EM PROL DAS OBRAS DA IGREJA
VENHA SE DELICIAR COM UM ANGÚ E AINDA AJUDAR AS OBRAS DA IGREJA.
ESSA NOITE DELICIOSA SERÁ DIA 03 DE JUNHO DE 2012 (DOMINGO)
NA IGREJA CATÓLICA DE SANTO AMARO EM TRAVESSÃO DA BARRA.

CIEP de SFI convoca interessados no Projeto Projovem Campo


Programa alia conclusão do ensino fundamental e saberes da terra

O CIEP 470 Celso Martins Cordeiro, de São Francisco de Itabapoana, convoca todos os alunos inscritos no Projeto “Pro Jovem Campo – Saberes da Terra” em 2010 a comparecerem ao CIEP para confirmar seu interesse em participar do projeto. Os interessados que ainda não fizeram sua inscrição poderão fazê-la.

Segundo o Professor Marcelo, Coordenador do Projeto na Regional Norte Fluminense, as aulas começarão no segundo semestre, e por este motivo é necessário a confirmação e inscrição de novas matrículas, para organizar as turmas e alocar os Professores interessados em atuar.

“O ProJovem Campo - Saberes da Terra” oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluída do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.

Segundo informações publicadas na página do MEC na internet, os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância, intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.

Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, com idade entre 18 e 29 anos, terão qualificação profissional e social, desenvolvendo habilidades para diversas áreas do conhecimento e, principalmente, com profissionalização e construção de cidadania e políticas públicas no campo.

A confirmação do início das aulas também está no site da SEEDUC: http://www.rj.gov.br/seeduc

Com informações da professora Cintia Teles Machado, diretora geral do Ciep 470, e Edson Martins, animador cultural do Ciep 470.

Temporal de granizo atinge comunidades no município de São Francisco de Itabapoana


Foto: Wagner.


Foi durante a madrugada deste sábado, 02-06, num período de meia hora, tempo suficiente para que uma tempestade de granizo destruísse os telhados de dezenas de casas, salão de igreja e até uma escola na localidade de Imburi.

Há relatos de que as comunidades de Bom Jardim, às margens da Rodovia RJ-224 e Nova Belém também foram atingidas pelo temporal de granizo. Em Imburi, onde o temporal causou mais estragos, o professor Jocivaldo Flavio dos Santos, conhecido por Vaval, disse que varias famílias tiveram que abandonar as casas. "Muitas pessoas se abrigaram em carros", disse. 

Forro destruído
Carambolas

Segundo o professor Vaval, até o salão da Igreja de São Jorge, no centro, teve todas as telhas destruídas. "Parece que passou um tornado pela Escola Estadual Pedro Cerqueira com varias salas atingidas pela chuva de granizo. Inclusive, as aulas na segunda-feira estão suspensas, segundo a direção. Quero avisar aos pais, para que não mandem seus filhos para a Escola na segunda. O quadro é de destruição: telhas quebradas e até o muro lateral foi arremessado ao chão pela violência da chuva ", disse.

Em São Francisco de Itabapoana, no centro da cidade, o temporal assustou as famílias. Uma ouvinte da Rádio São Francisco FM disse que os relâmpagos eram intermitentes. "Acordei assustada com os trovões e os cômodos da casa sendo iluminados pelos relâmpagos que não cessavam", disse. 

Buracos nas telhas tipo etenite
Parabólica destruída

Segundo outra moradora, a impressão  era de que a rede elétrica estava pegando fogo na Rua. "Mas eram os clarões dos relâmpagos que não paravam, durante cerca de meia hora o que parecia uma eternidade. Rezei muito e fiquei com muito medo", disse a ouvinte que não quis revelar seu nome.

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana já enviou equipes de varias secretarias para Imburi, onde num mutirão pretende-se dar apoio aos moradores. O comandante da Defesa Civil, Sargento Oliveira, disse que a população tem a disposição o telefone 199 para estes casos de emergência. "O plantão não registrou nenhum pedido de socorro durante a madrugada. Estamos sabendo agora pela Rádio São Francisco FM", disse Oliveira. 

"De qualquer forma, o socorro com varias secretarias do governo municipal já chegou a Imburi", disse. Outras comunidades atingidas Segundo relatos de ouvintes da Rádio São Francisco FM foram Bom Jardim, Boa Vista Italiana e Nova Belém.  Em Bom Jardim segundo o lavrador Alex Pereira disse que  tem muitas casas com telhas do tipo eternite danificadas. Luiz Paulo, morador de Boa Vista Italiana disse que a comunidade foi atingida por muita areia e uma enxurrada de lama que desceu  morro abaixo, trazendo muitas pedras e galhos. Entretanto, não há registro de feridos e desabrigados nestas últimas localidades.

Granizo no chão

Forro PVC no chão

Telhas coloniais também foram quebradas com o impacto da chuva de granizo

Cavalgada de SFI a Ponto de Cacimbas em homenagem a Santo Antônio



Recebemos e-mail da Ministra da Eucaristia Rita de Cássia de Campos Netto, que informa sobre a cavalgada em homenagem a Santo Antônio (Festa Religiosa de Ponto de Cacimbas), que será realizada pela ASCASFI – Associação de Cavaleiros e Amazonas de São Francisco de Itabapoana. Será no domingo, dia 10 de junho, com saída prevista para as 11 horas do Portal da Cidade com direção à localidade de Ponto de Cacimbas.

Será servido um almoço beneficente, em prol das obras da Igreja e capela mortuária. “Você não pode ficar fora dessa, venha e participe conosco desse esporte saudável e divertido. Esperamos você e sua família. Desde já agradecemos”, diz o e-mail.

Festival do Churrasco em Boca da Areia (SFI)



quinta-feira, 31 de maio de 2012

Cursos de qualificação profissional para jovens e adultos em SFI



A Secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana está realizando desde terça-feira (29/05) as inscrições para os cursos de qualificação profissional para jovens e adultos em diversas áreas. A proposta é oferecer capacitação para pessoas entre 18 e 59 anos, cadastradas no Bolsa Família. As turmas serão abertas a partir de 20 alunos.

Em parceria com o IFF (Instituto Federal Fluminense), o projeto oferece bolsas de estudo e prevê ainda o encaminhamento dos alunos formados para o mercado de trabalho nos portos da região e também na Petrobras, de acordo com a necessidade em cada área de especialização.

Os interessados podem buscar informações na secretaria de Promoção Social

Com informações da Ascom-SFI

Prefeitura de São Francisco recadastra servidores públicos municipais



A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana começa a recadastrar seus servidores públicos municipais a partir desta quinta-feira (31/05). A convocação decorre da Portaria 060 de 29 de maio de 2012, assinada pelo secretário de Administração, Pedro Paulo Gomes Carneiro. O recadastramento prossegue até o dia 06 de junho.

Os servidores ativos, concursados ou efetivos, os nomeados para provimento de cargos em comissão e os contratados devem comparecer, munidos de documento de identidade e CPF (original e cópia), no dia estabelecido, conforme tabela abaixo. O horário de atendimento é das 9h às 16h, no CIEP – 470 – Rua Antônio Pinheiro Filho, s/nº, Centro de São Francisco de Itabapoana.

De acordo com o secretário de Administração, Pedro Paulo Gomes Carneiro, a atualização cadastral é muito importante para conhecer a vida funcional dos servidores. “Precisamos conhecer bem nossos servidores municipais. Essa é uma necessidade para obtermos informações atuais sobre nosso quadro funcional,” completou o secretário.

Abaixo segue a tabela com as datas para o recadastro:
31/05 – (quinta-feira)  A, B e C
01/06 – (Sexta-feira) D, E, F,G, H e I
04/06 – (Segunda-feira)  J, K e L
05/06 – (Terça-feira)  M, N, O, P e Q
06/06 – (Quarta-feira)  R, S, T, U, V, W, X, Y e Z

Ascom-SFI

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vigia do Posto de Saúde do Estreito (SFI) é vítima de infarto fulminante



A comunidade do Estreito, Zona Rural de São Francisco de Itabapoana, está abalada com a morte de Fábio Cordeiro Moreira (foto), 37 anos, vigia do Posto de Saúde da localidade. Ele foi vítima de infarto, por volta das 6 horas desta quarta-feira (30). Durante a noite e madrugada, trabalhava no posto, além do vigia, um motorista de ambulância. Esse motorista disse que Fábio acordou com a respiração ofegante, se levantou e logo em seguida caiu já desfalecido, tendo um infarto fulminante. A família confirmou que o vigia sofria de problemas cardíacos.

O corpo de Fábio está sendo velado na Igreja Assembleia de Deus da localidade do Bote, próximo a Estreito. Ele era filho de Lenira Marques Cordeiro e Francisco Moreira Filho, casal muito conhecido por lá. O sepultamento acontecerá às 16 horas no Cemitério de São Francisco.(foto cedida ao Blog pela família)

Inscrições para Vestibular meio de ano do Cederj somente até hoje

Há vagas para São Francisco de Itabapoana
 
Atenção, termina hoje (30) o prazo para inscrição no vestibular Cederj. As inscrições terminariam no dia 20 de maio, mas foram prorrogadas.
 
Se você quer cursar uma universidade, mas não tem tempo de conciliar o trabalho com o estudo e ainda vê dificuldades em viajar todos os dias para Campos, fique atento. São 6.081 vagas do vestibular do Consórcio Cederj, que reúne as principais instituições públicas de ensino superior do Rio de Janeiro:  Cefet , Uenf,  Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ-Rural e UniRio .

Os cursos oferecidos na graduação são na modalidade educação à distância e em regime semipresencial, nos 30 polos regionais da Fundação CECIERJ/UAB.

O Polo Cederj de São Francisco de Itabapoana, que funciona no Ciep Celso Martins Cordeiro, oferece quatro cursos: Ciências Biológicas (UENF), Letras (UFF), Matemática (UFF) e Pedagogia (UNIRIO).

As inscrições devem ser feitas exclusivamente na página www.vestibular.cederj.edu.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 45,00.

Leia aqui o edital do Vestibular.
Leia aqui o Manual do Candidato.
Faça aqui a inscrição.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Frederico Lemos anuncia outros novos secretários

Nesta terça-feira (29), outros novos secretários foram anunciados pelo prefeito de São Francisco de Itabapoana, Frederico Lemos. 


Na Agricultura, o escolhido foi Edinho Siqueira. A Secretaria de Planejamento será novamente ocupada por Alex Isaías Favorett Alves, reconduzido ao cargo. Para a Procuradoria do Município, Sebastião Jucá será nomeado. Júlio Marcos Isabel Nicolau é o novo secretário de Controle. 


Para a pasta dos Transportes, Nival Ornelas foi anunciado como secretário. Nesta quarta, o prefeito deve anunciar o nome da secretária de Promoção social. Os nomes dos secretários de Fazenda, Obras, Meio Ambiente, segundo Frederico, serão definidos nos próximos dias. Antes, Frederico já havia anunciado o seu chefe de Gabinete, João Carlos Costa Azul, e o estafe da Saúde, comandado pelo secretário Celino Pessanha.

Na segunda-feira, foram nomeados a secretária de Educação, Alba Valéria da Silva Moraes e secretário de Administração, Pedro Paulo Gomes Carneiro, de Barra do Itabapoana, há muitos anos trabalha como servidor da prefeitura. (Fonte: O Diário )

Prováveis cenas dos próximos capítulos da novela política de SFI


Balão de ensaio ou verdade? Rumores de possível julgamento no TRE-RJ mexem com a política sanfranciscana

Vinícius Berto

Parece que a cassação de Beto Azevedo na Câmara de São Francisco de Itabapoana por infração político administrativa não colocou um ponto final no conturbado cenário político. Frederico Barbosa Lemos assumiu a prefeitura querendo por fim à famigerada instabilidade que vive o município. Entretanto, fontes do blog confirmam que são fortes os rumores sobre a possibilidade de o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) realizar um julgamento que pode mexer novamente com o comando do município. O atual prefeito Frederico, que se elegeu vice em 2008 na chapa com Beto Azevedo, mas desde 2010 não faz parte do grupo político do ex-prefeito, está no cargo sustentado pela mesma liminar concedida pelo TRE-RJ que mantinha Beto no Executivo desde setembro de 2011. O município pode até ter um novo prefeito antes mesmo das eleições.

Entenda o caso - Em 2009 Beto Azevedo foi cassado pelo Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo por captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Ele recorreu e conseguiu provar no TRE-RJ que houve cerceamento do direito de defesa. O processo voltou à primeira instância para as partes apresentarem defesa, sendo que o juiz da comarca de São Francisco de Itabapoana proferiu nova sentença em setembro de 2011, e mais uma vez cassou Beto. Foi aí que Beto passou a administrar o município com uma liminar concedida pelo TRE-RJ com efeito suspensivo, até o julgamento do mérito. É esse julgamento que pode ocorrer.

Caso o TRE mantenha a decisão do juiz Leonardo Cajueiro, quem assume a prefeitura é o presidente da Câmara, vereador Florentino Cerqueira, o Tininho. Todavia caberia ainda recurso a Frederico.

TRE não confirma inclusão em pauta – Apesar dos rumores de um possível julgamento, a Assessoria de Comunicação do TRE-RJ disse não haver nada relacionado ao tema na pauta para a próxima sessão ordinária, na quinta-feira (31/05).

Diz o ditado popular que “onde há fumaça; há fogo”, entretanto é sabido que na política os balões de ensaio são considerados peças chaves no maquiavelista tabuleiro de xadrez. Aguardemos os desdobramentos desses rumores, e até o próximo capítulo da novela política de SFI.

Festa do MSN no Domires Machado



Recebemos pedido dos formandos do Colégio Estadual Domires Machado para divulgação do evento denominado Festa do MSN para arrecadação de fundos para a formatura.

Olá Paulo Noel.
Venho  pedir que anuncie este cartaz no seu blog. Mediante ao sucesso que foi o torneio de futsal, bem divulgado pelo blog e Rádio São Francisco, para nos ajudar a arrecadar fundos para formatura e viagem.

Atenciosamente, organização da 1ª Festa do MSN dos Formandos do Domires Machado.

Faetec: últimos dias para se candidatar a uma das vagas no Ensino Médio e Educação Superior nas regiões Norte e Noroeste Fluminense



Quinta-feira (31/5) é o último dia para os interessados em participar do concurso para uma 3.484 vagas oferecidas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) no estado, realizarem suas inscrições. Nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, a Rede tem 136 em oportunidades nos níveis de Técnico Subsequente ao ensino Médio e Educação Superior.

No Ensino Técnico Subsequente ao Ensino Médio são oferecidas 100 chaces para dois cursos, em unidades e ensino da Rede: na Escola Técnica Estadual (ETE) João Barcelos Martins, em Campos dos Goytacazes, são 70 vagas para o curso de Eletromecânica; já para o Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Cetep) de São Antônio de Pádua são 30 vagas no curso de Informática. No nível superior o Instituto Superior de Educação (ISE) Professor Aldo Muylaert, também em Campos, oferece 36 vagas para o curso superior em Pedagogia.

Os interessados em participar do concurso podem se inscrever somente pelo site da Fundação – www.faetec.rj.gov.br. As inscrições para os cursos de Nível Subsequente ao Ensino Médio – para quem já concluiu este nível de estudos – e de Educação Superior, custam R$ 38,00. O valor deve ser pago por boleto bancário impresso no final do processo de inscrição. É importante que todos os candidatos estejam atentos as datas de cada fase do concurso. Os editais estão disponíveis no site da Faetec. Para obter outras informações, basta ligar para a Fundação Dom Cintra, responsável pelo processo: (21) 4063 6396.

Ascom Pólo Avançado Faetec Norte e Noroeste Fluminense

Inscrições abertas para Festival Sanjoanense da Canção 2012


A Prefeitura de São João da Barra, por meio do Departamento de Cultura, estará realizando as inscrições para o XXVI FESCAN – Festival Sanjoanense da Canção. Os interessados devem se dirigir, até o dia 15 de junho, das 9h às 17h, ao Centro Cultural Narcisia Amália, localizado na rua Barão de Barcelos, Centro. Poderão participar autores de todo território nacional, com obras musicais não editadas, que não tenham sido gravadas ou que não tenham sido inscritas em edições anteriores do FESCAN.

O coordenador do XXVI FESCAN, Ralph Teixeira, informou que como taxa de inscrição serão recolhidos 5 Kg de alimento não perecível e que cada compositor poderá inscrever no máximo duas canções. “O compositor deverá apresentar documento de identidade juntamente com sua música gravada, com 15 cópias da letra redigidas em espaço 2, constando o nome da música, nome do compositor, nome do intérprete e autor do arranjo”, explicou Ralph, acrescentando que o arranjo ficará a cargo do compositor e a participação de músicos, ensaios e instrumentos musicais, a cargo do autor.

Uma comissão julgadora promoverá a seleção das 15 músicas que se apresentarão na final, dia 22 de junho, às 19h30, na Praça São João Batista. “A ordem de apresentação das músicas selecionadas será feita através de sorteio e no ato da apresentação cada canção só deverá ser repetida duas vezes, podendo a comissão julgadora eliminar após este tempo – ressaltou divulgando a premiação de R$ 13.500,00 dividida para os primeiros colocados.

Fabricio Berto
Secom/SJB

Dia Nacional da Mata Atlântica marcado por recuperação da mata ciliar em SFI


A mata vistoriada apresenta ótimo crescimento para dois anos
Neste domingo (27/5), foi Dia Nacional da Mata Atlântica. E em São Francisco de Itabapoana alguns agricultores assistidos pelo Programa Rio Rural têm de fato o que comemorar. O agricultor Antônio Amaro Ferreira há dois anos foi beneficiado pelo Rio Rural, da secretaria estadual de Agricultura, e atualmente colhe com sucesso os frutos dos projetos de recuperação de mata ciliar e proteção de nascente, implantados com apoio do programa em sua propriedade.

Aos agricultores que questionam o espaço ocupado pelas 750 árvores florestais e frutíferas, que antes era usado para a lavoura convencional, ele dá a seguinte resposta: “Não é uma perda, é um benefício para todos nós. Quando eu vejo alguma notícia sobre desmatamentos e os problemas que eles provocam, eu penso que estou fazendo minha parte”, diz o produtor, animado.

Antônio faz parte do grupo de agricultores parceiros do Rio Rural em todo o Norte Fluminense, que estão executando projetos de preservação ou recuperação de áres de Mata Atlântica. Apenas na região, são 19 sistemas agroflorestais, 87 proteções de nascentes e 32 recuperações de mata ciliar, num total aproximado de 140 hectares. Supervisor local da Emater-Rio em São Francisco de Itabapona e técnico executor do Rio Rural, João Henrique das Posses diz que se sente recompensado quando vê o resultado do trabalho. “Esse morro dele estava erodido, os açudes estavam em risco e a nascente estava fraca. Hoje ver todas essas árvores tão bem encaminhadas dá orgulho e satisfação”, revela o técnico, que atua na microbacia Fazenda Tipiti, onde fica o sítio de Antônio.

Os animais passaram a frequentar mais o sítio de Antônio
O agricultor relembra que quando as mudas foram plantadas, em abril de 2010, ele precisou irrigar para que nenhuma se perdesse no inverno, quando a quantidade de chuvas cai muito na região. “Agora elas estão indo sozinhas, estão grandes, e já posso perceber os resultados: a água está muito mais farta e a nascente nunca mais ficou fraca. Cheguei a ficar preocupado numa época seca. O que seria da minha propriedade sem água?”, indaga.


Consultor de monitoramento do Rio Rural, Walmir Henriques Macedo diz que outro benefício que já pode ser percebido no local dos projetos é o aumento da quantidade e variedade de pássaros que visitam o sítio. “Isso é muito bom para os pássaros e para a própria mata. Eles mesmos disseminam sementes. Até papagaio está vindo aqui”, explica.

No sítio, de 6,4 hectares, Antônio cultiva de forma consorciada coco, mamão, goiaba, abóbora, caju, fruta-pão, banana e acerola, vendidos para hortifrutis da região e para o Rio de Janeiro. “Aqui não precisa de nenhum adubo, o material que cai das árvores já é muito bom para o solo”, revela. Além do consórcio de culturas, ele também tem roças de abacaxi e aipim no sítio e está disposto a participar de novos projetos do Rio Rural.

Incentivo – O Campo de Mudas de São Francisco de Itabapoana produz mudas de árvores nativas e frutíferas e mantém um programa de troca de garrafas PET por mudas, durante todo o ano, para moradores do município. Quem quiser informações pode ligar para o escritório da Emater-Rio no município. Tel: (22) 2789-5252.

Com informações da Ascom do Rio Rural
Fotos: Flávia Pizelli