sábado, 21 de abril de 2012

Presidente Kennedy sem comando: juiz afasta vice-prefeito da cidade

Edson é acusado de não residir no município e, ainda, por exercer função pública em Apiacá, o que contraria a Lei Orgânica.

 Edson Nogueira: mal entrou, já saiu.

O vice-prefeito de Presidente Kennedy, Edson da Rocha Nogueira, teve o mandado cassado na tarde de sexta-feira (20) pelo juiz da Comarca do município, Ronaldo Domingues de Almeida. Edson chegou a ser afastado do cargo em outubro de 2011 após ser submetido a uma Comissão Processante, acusado de não comparecer às funções por mais de 15 dias sem autorização do Poder Legislativo. 

No ano passado, reportagem do jornal A Gazeta revelou que ele não comparecia ao trabalho há dois anos, e, mesmo assim, continuava recebendo salário de R$ 7 mil. Ele também foi acusado de exercer função pública no município de Apiacá, o que contraria a Lei Orgânica do Município.

Diante desse fato, o município de Presidente Kennedy está sem comando. O prefeito Reginaldo dos Santos Quinta foi preso na manhã da última quinta-feira (19) e foi afastado do cargo por determinação do desembargador Pedro Valls Feu Rosa, que decretou também a prisão de outras 27 pessoas (três foram liberadas no mesmo dia, a pedido do Ministério Público, porque decidiram colaborar com as investigações). 

No mesmo ato, o desembargador afastou também quatro vereadores: Dorlei Fontão da Cruz, presidente da Câmara, Manoel de Abreu José Fernandes, vice-presidente, Clarindo de Oliveira Fernandes, secretário, e Vera Lúcia de Almeida Terra, que foi a relatora da Comissão Processante que cassou o mandato do vice-prefeito.

Saída relâmpago
Edson da Rocha Nogueira chegou à prefeitura às 8 horas de sexta-feira e foi obrigado a deixar o cargo na tarde da mesma sexta. Em seu primeiro ato, ainda pela manhã, nomeou o novo secretário de Administração, Elson Soares Viana. Ele contou que se reuniu com parte do secretariado, já que seis secretários estão presos, além de procuradores do Executivo. 

O prefeito em exercício faz oposição a Reginaldo Quinta. Ele afirmou que a cidade continua sob o impacto do escândalo das fraudes cometidas no município por um grupo de pessoas. Frisou ainda que vai pedir apoio do Governo do Estado e do Poder Judiciário para que os serviços públicos essenciais não fossem paralisados Manchetes da operação "Lee Oswald", da Polícia Federal Combustível comprado pela Prefeitura de Presidente Kennedy é suficiente para 111 voltas ao redor do planeta Três empresárias colaboraram com a Justiça e são liberadas. (Da redação com informações da Gazeta Online )

Secretaria da Presidência confirma visita de Dilma no Porto do Açu

Presidenta estará em São João da Barra na próxima quinta-feira, dia 26.


A Secretaria de Imprensa da Presidência da República informou a imprensa na tarde desta sexta-feira (20/04) que a presidenta da República, Dilma Rousseff, estará na cidade de São João da Barra na próxima quinta-feira (26/04). Ainda não foi divulgada a agenda de Dilma Rousseff e nem se ela vai passar pelo aeroporto de Campos para se dirigir a SJB. A presidente fará uma visita ao Porto do Açu. A última vez que um presidente esteve no município, foi no dia 16 de agosto de 2007, na ocasião Lula participou da inauguração de uma sede do CEFET, hoje IFF (instituto Federal Fluminense). Dilma já havia prometido em vários discursos que visitaria o Porto e agora a agenda foi confirmada. (Fonte: Ururau) 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rio de Janeiro recebe congresso de delegados federais

Evento reunirá cerca de 350 delegados de Polícia Federal, de todo o Brasil, entre os dias 25 e 27 de abril, no Hotel Windsor Barra.

   A Associação dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) realizará a 5ª edição do congresso nacional da categoria nos dias 25, 26 e 27 de abril, no Rio de Janeiro. O evento, realizado no Hotel Windsor Barra, terá como tema central “A Polícia Federal que o Brasil quer” e deverá reunir cerca de 350 delegados da Polícia Federal e outros operadores do Direto, como advogados, juízes, juristas, promotores, além de parlamentares e representantes da sociedade civil organizada. 

O objetivo do V Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal é elaborar conclusões relativas às atividades dos Delegados de Polícia Federal junto às diferentes instâncias do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, e da própria sociedade civil organizada, para viabilizar a concretização de políticas públicas para o desenvolvimento do Brasil. 

As discussões serão fomentadas através da realização de palestras, painéis e oficinas sobre assuntos relacionados às atividades dos delegados de polícia e segurança pública. Na abertura do evento será realizada a cerimônia de transmissão oficial dos cargos para a nova diretoria da Associação dos Delegados de Polícia Federal. Os dirigentes estarão à frente da associação no período de abril de 2012 a dezembro de 2013. 


Ao longo dos três dias do Congresso, serão debatidos temas como a evolução institucional da PF; a atuação nos grandes eventos (Copa 2014 e Olimpíadas 2016); a papiloscopia no inquérito policial; ciência policial na sociedade moderna; PEC 37 de 2011 e a investigação criminal; novas técnicas e inquéritos especiais no enfrentamento ao crime organizado e a prevenção às novas formas de fraudes previdenciárias, entre outros assuntos.



PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO V CONGRESSO NACIONAL DOS DELEGADOS DE POLÍCIA FEDERAL – RIO DE JANEIRO - BRASIL

Dia 25 de Abril
19h30: Abertura Oficial
20h: Palestra Inaugural

Dia 26 de Abril
08h - 09h: Credenciamento
09h - 10h30: Painel 01 “A Evolução Institucional da PF”
10h45 - 12h30: Painel 02 “A Polícia no Estado democrático de Direito”

27 de Abril
09h - 10h45: Painel 03 “O delegado de polícia como titular da investigação e da gestão policial”
10h45 - 12h30: Painel 04 “Controle e Prevenção de Fraudes”
17h15 - 18h30: Assembléia Deliberativa da Carta do Rio de Janeiro
21h: Encerramento

Tiradentes e São Jorge: Confira o que vai funcionar no feriadão



Em entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia da Rádio São Francisco, na manhã desta sexta-feira (20), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de SFI, Romário Teixeira Bernardo confirmou que o comércio vai funcionar normalmente no fim de semana prolongado, tanto no sábado (21), feriado de Tiradentes; quanto na segunda (23), feriado estadual de São Jorge.

“Vamos acompanhar o comércio de Campos, que vai funcionar normalmente na segunda-feira. Nós estamos em uma região de praia, o clima está quente, o turista vem em busca do mar e se o comércio parar com certeza para a cidade, pois nós somos uma cidade turística”, disse Romário.

Confira o que abre e o que fecha nos feriados:

Sábado (Tiradentes)
Fechado: Lotérica e algumas lojas.
Aberto: Maioria do comércio de São Francisco em meio expediente.

Segunda-feira (São Jorge)
Fechado: Bancos, Fórum, Prefeitura e repartições públicas
Aberto: Comércio e Lotérica.

Delegado Paulo Cassiano fala sobre condução de inquérito


O delegado da Polícia Federal Paulo Cassiano (foto) falou ao Jornal O Diário sobre o inquérito aberto para apurar as denúncias contra o prefeito Beto Azevedo, a partir das investigações da Operação Renascer. Vários titulares de cartões bancários encontrados no apartamento do prefeito foram intimados e estão prestando depoimentos nesta semana. Alguns, segundo a PF, já foram identificados como servidores públicos da Prefeitura de São Francisco.

De acordo com o delegado da PF em Campos, Paulo Cassiano, as investigações avançam e já foram constatados novos fatos. O delegado não quis revelar detalhes sobre os novos fatos que surgiram após as prisões, mas declarou que não se pode afirmar que os mais de 50 cartões apreendidos são todos de servidores. Sobre os motivos pelos quais os cartões estavam em poder do prefeito, o delegado foi claro: “Logo que encerrarmos todos os trabalhos, tudo será revelado à imprensa para que a população tenha acesso às informações. Os trabalhos estão andando bem; o inquérito cresceu muito, mas não vou falar antes da conclusão do inquérito”, posicionou-se.

Com informações do Jornal O Diário

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ayres Britto assume presidência do Supremo com desafio de julgar mensalão

Brasília - Presidenta Dilma Rousseff e o ministro Ayres Britto durante sessão solene de posse de Ayres Britto como presidente do Supremo Tribunal Federal.
Nos sete meses em que Ayres Britto comandará o Supremo Tribunal Federal, deverão ser julgados também os planos econômicos e as cotas para negros em universidades públicas. Ao tomar posse, o ministro disse que a Constituição é sua "menina dos olhos" – ele presenteou os ministros e convidados com uma versão atualizada da Carta. Carlos Ayres Britto, que fará 70 anos em novembro, substitui o ministro Cezar Peluso.


Ayres Britto diz que mensalão entrará na pauta do Supremo assim que for liberado pelo revisor

O ministro Ayres Britto afirmou, ao chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF), do qual assumiu nesta tarde a presidência, que vai colocar na pauta o processo do mensalão, tão logo “ele seja liberado [pelo revisor, ministro Ricardo Lewandowski para julgamento.” 

Mensalão foi o nome pelo qual ficou conhecido o esquema de pagamento de propina a parlamentares em troca de apoio ao governo, revelado em 2005 pelo então deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). O mensalão começou a tramitar como inquérito no STF em 2005. Dois anos depois, o Tribunal aceitou as denúncias do Ministério Público, e o processo se transformou em uma ação penal. Desde então, o relator, ministro Joaquim Barbosa, vinha reunindo informações sobre o caso, fase que chegou ao fim em setembro passado. Em dezembro, Barbosa entregou seu relatório para análise do ministro-revisor, Ricardo Lewandowski. (Ag. br)

Mensalão deve ser julgado neste ano pelo Supremo, diz OAB

O processo do mensalão tem de ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ainda este ano, disse hoje (19) o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Para ele, se o caso não tiver um desfecho, a sensação de impunidade vai permanecer. “Não podemos mais aguentar esse tipo de situação, crimes de colarinho branco, pessoas que não têm qualquer tipo de compromisso com a sociedade que querem fazer do Parlamento uma extensão dos seus interesses particulares. Precisamos ter resultado”, disse Cavalcante ao chegar à cerimônia de posse do novo presidente do STF, ministro Ayres Britto. O presidente da OAB elogiou a decisão do Congresso Nacional de criar a comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai investigar as relações entre o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) e de outros parlamentares, com o empresário de jogos ilícitos Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. “O legislativo vai executá-la de uma forma séria e com resultados. Não podemos ter mais uma CPMI que frustre a nação brasileira. A OAB e movimentos sociais vão pedir ao presidente da CPMI que determine a participação de entidades [sociais] como fiscalizadores pela sociedade”. (Ag. BR)

Prefeito de SFI com bens indisponíveis pelo Tribunal de Justiça

 Numa maré ruim, Beto Azevedo enfrenta mais um imbróglio na Justiça Após ter ficado preso por cinco dias e de ainda estar enfrentando um processo de cassação de seu mandato na Câmara de Vereadores por denúncias de fraudes e desvios de verbas do SUS (Sistema Único de Saúde), o prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo (PMDB), teve nesta quinta-feira (18/04) seus bens bloqueados até o valor de R$ 312 mil. A decisão, proferida pelo juiz Leonardo Cajueiro, por ato de improbidade administrativa nos anos de 2005 e 2006, atinge também o ex-vereador Washington Luiz Catilho Moreno.

De acordo com o juiz, a sentença acolheu as razões que fundamentam a Ação Civil Pública do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP), que sustenta que Beto e Washington movimentaram um esquema de desvio de verbas públicas municipais, mediante a inclusão fraudulenta de nomes de pessoas na folha de pagamento da prefeitura e da Câmara. 

Na sentença, o magistrado acentua que a medida de bloqueio de bens visa assegurar o integral ressarcimento dos danos causados aos cofres públicos. Entre os documentos trazidos aos autos, há cópias de depoimentos, extratos bancários e notas promissórias, dando conta do recebimento de valores por pessoas que, incluídas na folha de pagamento do município, jamais exerceram função pública ou mesmo receberam o dinheiro que a elas foi atribuído.

 A decisão do magistrado destaca a resposta apresentada pelo prefeito que acrescentaram ao processo cinco volumes, dos quais, a esmagadora maioria não tem qualquer pertinência com os fatos. “Ilustrativamente notamos que o notificado fez juntar, senão todas, quase todas as propostas de homenagens honorificas (Comenda de Mérito de São Francisco de Itabapoana) que encaminhou à Câmara no exercício do mandato. Não passou despercebido ao juízo a falta de critério na juntada de tais documentos que, dado o volume e a impertinência, somente tumultuam a boa condução do feito”, frisa o juiz em sua sentença.

TRECHOS DA DECISÃO "Há cópias de depoimentos (fls. 1019 e 1201), extratos bancários (ilustrativamente, fls. 04 e ss, 209/347, 603/709, ), notas promissórias (842/860), dando conta do recebimento de valores por pessoas que, incluídas na folha de pagamento do Município, jamais exerceram função pública ou mesmo receberam o dinheiro que a elas foi atribuído. Registre-se que as notas promissórias existentes nos autos seriam para subornar um denunciante do esquema. Pelo que foi exposto até aqui, evidencia-se a presença do fumus boni iuris, dada a vasta presença de indícios da prática de atos ímprobos. O periculum in mora está presente, por expressa presunção legal (art. 7, parágrafo único), merecendo destacar que os requeridos ainda atuam na politica de São Francisco, sendo que o segundo requerido é o atual Prefeito Municipal e recentemente foi preso temporariamente por supostas fraudes na gestão de saúde do Município e objeto de CPI na Câmara Municipal." (Fonte: Ururau). 

Último dia de inscrições para o Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval

Nesta sexta-feira, dia 20, encerram as inscrições para os 23 cursos do Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval, realizado pelo Senai do Rio em parceria com o ITN – Instituto Tecnológico Naval. São 3100 vagas em diversas áreas, como: Metal-Mecânica, Eletricidade, Metalurgia, Automação/Instrumentação, Petróleo, Operação Automotiva, Construção Civil e Gestão.

As inscrições podem ser feitas das 9h às 17h, no Sesi de Campos (Av. Deputado Bartolomeu Lysandro, 862 – Jardim Carioca - Campos dos Goytacazes/RJ) ou no CIEP 265 Professora Gladys Teixeira (Rua João Patrício Delfim Pereira, 295 - Centro - São João da Barra/ RJ).

O processo seletivo será composto de três etapas e as aulas têm previsão de início em junho. Os cursos do Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval serão gratuitos e os candidatos selecionados receberão uma bolsa auxílio. Para se inscrever, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos; Ensino Fundamental ou Médio completo, de acordo com as exigências de cada curso; e reunir a documentação exigida.

O objetivo é atrair talentos com capacidade de qualificação, gerar oportunidades com a capacitação de pessoal para o setor de construção naval, mercado em grande expansão.

O Programa de Qualificação Profissional em Construção Naval é uma realização do Senai do Rio, da Firjan e do ITN – Instituto Tecnológico Naval, com patrocínio da OSX e apoio da LLX, Prefeitura de São João da Barra e Prefeitura de Campos dos Goytacazes.

Assessoria de Imprensa da OSX

Polícia Federal prende prefeito de Presidente Kennedy

Quadrilha teria desviado R$ 50 milhões. 28 pessoas já foram presas

O prefeito da cidade de Presidente Kennedy, no litoral Sul do Espírito Santo, foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (19) acusado de desviar cerca de R$ 50 milhões. A operação, batizada de Lee Oswald, cumpre 79 mandados judiciais, sendo 51 de busca e apreensão, além de 13 mandados de prisões preventivas e 15 de prisões temporárias. Todas as 28 pessoas já foram presas.

Durante o cumprimento dos mandados, a rua principal da Prefeitura de Presidente Kennedy chegou a ser interditada pela Polícia Federal. Funcionários não puderam entrar no prédio. O mesmo aconteceu na Secretaria de Educação do município.

A organização seria responsável por fraudes em licitações, superfaturamentos, desvio de verbas, além de pagamentos indevidos em contratos de serviços e compra de materiais no Espírito Santo. Os policiais federais trabalham com apoio da Controladoria Geral da União e do Ministério Público Estadual.

De acordo com a Polícia Federal, a quadrilha era formada pela sobrinha do prefeito, que acumulava a chefia de três secretarias municipais, além do Procurador Geral do Município, integrantes da comissão de licitação, empresários e dois policiais militares, sendo um deles o Comandante da Guarda Municipal. Um membro da executiva estadual do partido político do prefeito também participava do esquema criminoso.

A operação é um aditamento as denúncias feitas pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo, decorrente das operações Moeda de Troca e Tsunami, originadas respectivamente em Santa Leopoldina e Fundão.

Dado do número e extensão dos elementos de prova colhidos, o relator da ação penal, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, a pedido do Ministério Público Estadual, solicitou ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o envio ao Espírito Santo de uma força tarefa para auxiliar as investigações.

Licitações montadas

De acordo com informações da Polícia Federal, a investigação começou há seis meses e descobriu o prefeito de Presidente Kennedy, Reginaldo dos Santo Quinta, seria o líder da quadrilha. A grande quantidade de recursos municipais era desviada para os membros da quadrilha. As licitações eram montadas a partir de editais que restringiam a concorrência e eram direcionadas para grupos econômicos previamente escolhidos, que simulavam legalidade do processo. Foi identificado, até o momento, o desvio de cerca de R$ 50 milhões.

Crimes

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, além de crimes específicos previsto na Lei de Licitações (lei 8.666/93).

O nome da operação:

Lee Oswald foi considerado responsável pelo assassinato do Presidente norte americano John Kennedy. A ação policial desta quinta-feira (19) possibilita o fim de desvio de recursos públicos na cidade.

O município de Presidente Kennedy

A cidade é a campeã de créditos em royalties do estado, com quase 20% de todo o valor recebido pelo Espírito Santo, o que permite que o PIB per capita alcance padrões superiores aos de países desenvolvidos. Entretanto, o município é o lanterna do ranking educacional no estado e apresenta o 4º pior índice de desenvolvimento humano entre as cidades capixabas, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PUND.

Fonte: A Gazeta On Line
Foto: Letícia Gonçalves

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Corpo de homem que estava desaparecido é encontrado em lagoa

O Blog acompanhava o caso de Manoel Jorge Barbosa do Rosário (foto), 34 anos, morador em Aroeira, desaparecido desde segunda-feira (16). Infelizmente esse caso teve um final triste. O corpo de Manoel foi encontrado na tarde desta quarta-feira, em uma lagoa distante cerca de um quilômetro de sua residência. Segundo informações apuradas com familiares e vizinhos, Manoel já havia tentado contra a própria vida, e a família suspeita que ele tenha cometido suicídio. Entretanto, como se trata de uma morte suspeita, o corpo será levado para o IML para necropsia que irá apontar a causa da morte. No fechamento desta postagem, às 20h22, o rabecão havia acabado de chegar, e os Bombeiros estavam se preparando para retirar o corpo do local, que é de difícil acesso.

O cadáver foi encontrado por um lavrador que percebeu urubus rondando a lagoa, por volta das 16 horas. Manoel Jorge saiu de casa às 6 horas da manhã de segunda-feira (16) e não voltou. Ele era solteiro, morava com a mãe e sofria de depressão.

“Campanha” pede cassação

Blog analisa faixas com mensagem direcionada a vereadores

Vinícius Berto
Foto: Miryan Costta

Que parte da população quer a cassação do prefeito Beto Azevedo não se pode negar. Agora o que se debateu hoje na Rádio São Francisco FM foi algo preocupante, e que merece a atenção da opinião pública. Está em curso uma campanha em São Francisco de Itabapoana com faixas que cobram dos vereadores a cassação do prefeito Beto Azevedo com os dizeres “senhores vereadores, o povo quer cassação já”. Até aí tudo bem. Para quem lê uma faixa dessas, bate um sentimento de patriotismo, de alguém que está lutando por um ideal, faz lembrar inclusive os caras pintadas, que foram para as ruas pedindo o impeachment do presidente Collor em 1992. É, mas a “geração cara pintada” participou da luta do passado por um ideal, sem remuneração.

Segundo o produtor rural Luiz Freitas, que falou ao Jornal São Francisco é Notícia desta quarta-feira (18), uma das donas de casa que participam do movimento, segurando a faixa, disse que está ali pelo dinheiro que recebe, não tem nada contra nem a favor ao prefeito, e apenas trabalha segurando a faixa.

O pagamento feito às mulheres foi confirmado por Christiane Azevedo, moradora em Santa Clara. Ela procurou a Rádio para denunciar uma agressão a uma mulher que segura a faixa. Em sua participação, Christiane disse que paga R$ 30 a cada mulher para ficar 4 horas segurando a faixa. Perguntada sobre quem financia essa campanha, Christiane disse que não estava autorizada a falar. “Pagamos sim R$ 30 a algumas, mas têm outras que trabalham de maneira voluntária”, disse.

Sobre a agressão, Christiane disse que na tarde desta terça-feira (17) dois homens desceram de uma moto na Praça de São Francisco, rasgaram a faixa e chegaram a agredir a mulher. Os dois estavam de capacete e não foram reconhecidos. Trata-se de uma covardia, e o blog recrimina a atitude. As mulheres envolvidas optaram em não registrar boletim de ocorrência na Delegacia.

Sobre a cassação, como juízes, os nobres edis irão analisar os fatos e decidirem o futuro do prefeito Beto, que até está quinta-feira entrega sua defesa à Comissão Processante. Aliás, os vereadores de SFI deveriam assistir à entrevista concedida pelo novo presidente do STF, Ministro Carlos Ayres Brito, ao Jornal Nacional desta terça (17). Ele falou sobre o julgamento do mensalão, que será marcado ainda para o primeiro semestre deste ano. Mas a fala de Ayres Brito vale para qualquer decisão importante que tenha de ser tomada. Confira trechos da entrevista:

“Eu gosto de perceber o que está conforme o modo de sentir a vida da população como um todo. E procuro auscultar os anseios coletivos para ver se eles comportam uma formatação jurisdicional fundamentada, tecnicamente fundamentada. Se isso for possível, é a conciliação do direito com a vida”.

“Não há predisposição para absolver ou condenar. Vamos objetivamente analisar a prova dos autos e agir como sempre agimos. Com imparcialidade, com, metaforicamente, sem faca nos dentes e sem ramalhete de flores nas mãos. A sociedade quer juízes equilibrados, serenos, atentos a prova dos autos”.

Enfim, o povo quer uma resposta, e essa decisão é de foro íntimo. Deve refletir os anseios do povo? Sim. Afinal o vereador foi eleito pelo povo. Todavia essa decisão não pode sair após pressões políticas, partidárias ou financeiras, seja de que lado vier.

Candidatos disputam bolsa em projeto de incentivo à leitura

O Blog noticiou em outubro do ano passado (lei aqui) uma iniciativa da Secretaria Estadual de Cultura que pretende incentivar à leitura. Trata-se do Programa Agentes de Leitura, que concederá 200 bolsas de complementação de renda, de R$ 350,00 mensais, cada, a participantes com idades entre 18 e 29 anos, que tenham habilidades para a ação e a difusão cultural. Os selecionados atuarão como Agentes de Leitura em comunidades.

Foi divulgado um período de inscrições, e algumas pessoas se interessaram em disputar as 11 vagas para São Francisco de Itabapoana. O processo seletivo está na reta final. A diretora de Cultura da SMEC, Maenilse Gonçalves enviou ao blog uma lista com 14 pessoas que disputarão as 11 vagas. Segundo Maenilse, os selecionados estão convocados para próxima etapa, composta de prova escrita (redação), prova oral (leitura de texto) e entrevista, dia 29/04, às 8h, na E. M. Macarino Rosa de Moraes (Volta Redonda).

Os cartões de confirmação serão entregues na semana que vem através do site www.cultura.rj.gov.br. “Quem tiver dificuldade em retirar o cartão pode procurar o Departamento de Cultural”, disse Maenilse.

Confira a lista dos selecionados:

1-CINTIA MOREIRA COSTA
2-DAMIANA CRISTINA RODRIGUES SILVA
3-DARLEN GOMES HENRIQUES
4-DENISE RODRIGUES DA SILVA
5-FERNANDA CHAVES DE OLIVEIRA
6-GILVANA DOS SANTOS SENA
7-KELI BONIFACIO PIMENTA
8-LUCIANA SOUZA BRAGA SENA
9-PAULA RENATA SILVA FIRMO DE ALMEIDA
10-RAMILLE PESSANHA FREITAS
11-RENATA DA SILVA ROCHA
12-ROZIANE DA SILVA FERNANDES
13-VERÔNICA DUARTE FERREIRA
14-WILKER NOGUEIRA MACEDO

terça-feira, 17 de abril de 2012

Greve dos motoristas de ônibus em Campos: prefeitura obtém liminar para garantir 30% da frota de ônibus

A Procuradoria Geral da prefeitura do Município de Campos dos Goytacazes obteve liminar na 3ª Vara da Justiça do Trabalho para garantir que 30% da frota de ônibus se mantenham em circulação, preservando os direitos da população que depende dos serviços de transporte coletivo. A ação foi movida contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Campos e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campos, que terão que pagar multa diária de R$ 30 mil em caso de descumprimento da determinação.


A Procuradoria Geral entrou com um pedido de manutenção de 50% dos ônibus em circulação, mas a Justiça do Trabalho concedeu a margem de 30% da frota de ônibus de cada linha. - Não se discute o direito constitucional à greve dos trabalhadores, contudo, por se tratar de serviço essencial, o funcionamento mínimo deve ser preservado, para reduzir os prejuízos da grande maioria da população que depende diariamente do transporte coletivo -, informa o Procurador Francisco de Assis Pessanha Filho. Fonte: Site da prefeitura de Campos em matéria postada por Álvaro Sardinha - 17/04/2012 17:01:00


Foto:Ururau.
Segundo usuários Vans estão cobrando
 pela passagem até R$3,00


Greve segundo sindicato é por tempo indeterminado.

Em greve desde 0h desta terça-feira (17/04), os rodoviários de Campos querem equiparação do piso salarial com os trabalhadores do setor no município do Rio de Janeiro, onde o salário dos motoristas e cobradores é de R$ 1.618,06. Atualmente os rodoviários de Campos recebem R$ 1.283,40. Eles reivindicam ainda plano de saúde, cesta básica e novos uniformes. “Queremos a equiparação com os trabalhadores do Rio tanto salarial como as condições de trabalho”, disse Roberto Virgílio, presidente do Sindicato. Sem os ônibus nas ruas, os usuários precisam ainda mais do transporte alternativo, as vans, nesta terça estão na maior parte lotadas, mas não há muito o que fazer. (Ururau)

Festa de Imburi também com shows católicos


Recebemos informações através de e-mail enviado por Edemir Silva, da comunidade de Imburi, que a Festa de São Jorge por lá também terá shows católicos. No dia 22/04 se apresenta o Ministério Frutos do Espírito (foto) e no dia 23/04 será a vez da cantora Aline Brasil (foto). Ambos os shows começam às 21 horas.


Festa de N. S. da Penha leva multidão à Praia de Atafona


As festividades de Nossa Senhora da Penha levaram milhares de católicos, romeiros vindos de várias partes do Brasil, à Praia de Atafona, que neste ano de 2012 completa 390 anos de fundação. Tanto a missa, celebrada pelo Bispo Diocesano de Campos dos Goytacazes Dom Roberto Ferreria e concelebrada pelo Padre Gustavo, quanto a procissão terrestre foram prestigiadas por um grande público.

Encerrada nesta segunda-feira, 16-04, o evento é considerado uma das festas religiosas mais importantes do calendário católico do Estado do Rio de Janeiro. Atrai uma multidão de romeiros e devotos vindos de vários estados brasileiros.

O vice-presidente da Irmandade de N. S. da Penha Fábio Pedra disse no encerramento da encenação teatral, que culminou com a coroação da milagrosa Santa, que a cada ano que passa, aumenta cada vez mais a responsabilidade de todos que estão envolvidos na organização. "O público prestigia, e a cada ano temos que caprichar ainda mais na programação", diz.

Na "sala dos milagres" e diante do altar de Nossa Senhora as pessoas deixam réplicas em cera de parte do corpo onde havia uma enfermidade, e, através da fé da Milagrosa Santa, aconteceu a cura. Deixam também mensagens e pedidos. Uma jovem, após a procissão, adentrava a Igreja de joelhos. Pessoas que alcançaram graças entre adultos e crianças acompanharam a procissão.

Assim que a Imagem chegou à Igreja era visível a emoção dos devotos, que se esticavam para tocar a Santa, nem que fosse com a pontinha dos dedos. Quem se aproximava percebia os fiéis compenetrados orando e agradecendo por alguma graça alcançada.

Em silêncio todos oravam, e em cada mente um pedido ou um agradecimento. Assim, é a festa religiosa de Nossa Senhora da Penha: um misto de devoção, fé e religiosidade. No ano que vem todos voltam, nem que seja para segurar por alguns segundos o manto da Milagrosa Santa.

De São Francisco de Itabapoana, como é tradicional, moradores de Gargaú e São Francisco acampam durante o período da festa em barracas em local com infraestrutura com tendas e banheiros, oferecido pela Colônia de Pescadores de Atafona.

Encenação da coração com atrizes
filhas de pescadores de Atafona.
É comum o encontro de sanfranciscanos durante a festa. Antes da emancipação já existia este elo entre os moradores. Após a emancipação a confraternização continuou entre moradores dos dois municípios neste período de festas.

A festa ocorre em parceria entre a prefeitura de SJB, a paróquia São João Batista e a Irmandade de Nossa Senhora da Penha. Durante oito anos de governo, a prefeita Carla Machado deu todo apoio às festividades.

Políticos das mais variadas correntes partidárias também aproveitam a oportunidade para comparecerem à tradicional festa.


Um momento único para os católicos: a coroação de Nossa Senhora da Penha.

Confira aqui, mais imagens da Festa de Nossa Senhora da Penha do link do Blog do Paulo Noel

Fotos: Fabrício Berto.

Com depressão homem desaparece na Comunidade de Arueira

Recebemos e-mail de Paulo Vitor, morador em Arueira, que conta o drama de seus familiares que estão a procura de um homem de 34 anos que sofre de depressão. Manoel Jorge Barbosa do Rosário (foto) saiu de casa na manhã desta segunda-feira (16) e não voltou. Ele é solteiro e mora com a mãe. O internauta que nos escreve é primo de Manoel. Confira o e-mail:

Paulo Noel, venho por meio deste documento solicitar a sua ajuda para que possamos encontrar um rapaz desaparecido nesta segunda feira dia 16/04/12, por volta de 6 horas da manhã. Trata-se de Manoel Jorge Barbosa do rosário, 34 anos morador de Arueira. Segundo sua mãe, ele tinha tomado café pela manha e logo saiu, e ela não viu para onde ele foi. Os moradores próximos e parentes iniciaram uma busca. Desde já agradecemos a sua ajuda.

Paulo Victor M. F.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Primeira Festa do Facebook

O Facebook está na crista da onda mesmo, tanto que em São Francisco de Itabapoana será tema de uma balada que promete agitar os amantes da rede social, maiores de 18 anos é claro. O blog recebeu a programação da Primeira Festa do Facebook. Confira a programação:

(Clique no programa para ampliá-lo)

Buena comemora São Jorge no fim de semana

Recebemos e-mail do William da Silva Cerqueira com a programação religiosa da Festa de São Jorge em Buena. Confira:

FESTEJOS DA CAPELA DE SÃO JORGE
(BUENA)

PROGRAMAÇÃO.
DE 19 A 23 DE ABRIL.

19/04/2012
18:00 - AVE MARIA.
18:30 - LEVANTAMENTO DO MASTRO.
19:30 - CELEBRAÇÃO DA PALAVRA COM ADORAÇÃO – MINISTRO CONVIDADO CHARLES.

20/04/2012
18:00 - AVE MARIA.
20:00 - MISSA CELEBRADA POR PADRE FAGNER.
22:00 - LOUVOR CONSAGRADOS PARA AMAR (JÚNIOR.)

21/04/2012
14:00 - PROGRAMAÇÃO INFANTIL (TEATRO, BRINCADEIRAS E MUSICAS) COORDENADOS PELOS CATEQUISTAS.
18:00 - AVE MARIA.
20:00 - MISSA
22:00 - LOUVOR COM MINISTÉRIO DE FRUTOS DO MEDJUGORJE.

22/04/2012
14:00 - PROGRAMAÇÃO JOVEM (TEATRO, BRINCADEIRAS E MUSICAS E MOMENTO DA PALAVRA E ORAÇÃO) COORDENADOS PELO GRUPO JOVEM AMPRO.
18:00 - AVE MARIA.
20:00 - MISSA CELEBRADA POR PADRE WALDO.
22:00 - LOUVOR COM FABIANO OLIVEIRA.

23/04/2012
18:00 - AVE MARIA.
19:00 - PROCISSÃO COM SANTO PADROEIRO.
20:00 - MISSA CELEBRADA POR PADRE FAGNER
22:00 - LOUVOR COM MINISTÉRIO AOS PÉS DA CRUZ.

CONTAMOS COM A PRESENÇA DE TODOS PARA ESSE GRANDE ENCONTRO DE LOUVOR E ADORAÇÃO AO SENHOR JESUS!


Frutos de Medjugorje e Fabiano Oliveira estão na programação de shows católicos

Emoção e um cenário perfeito na encenação da Paixão de Cristo em Barra





O Grupo Teatral Semeadores de Cristo enviou e-mail ao Blog onde conta a emoção de encenar a Paixão de Cristo na Semana Santa de Barra do Itabapoana. A emoção tomou conta de todos que estiveram presentes na sexta-feira santa (06-04-12) acompanhando a encenação. Sobretudo no momento da crucificação, quando uma ventania surgiu em Barra, acompanhada por raios, trovões, relâmpagos e nuvens carregadas. Se em Barra do Itabapoana apenas armou o temporal, criando um cenário perfeito para a peça, em São João da Barra o mau tempo impossibilitou a encenação da Paixão de Cristo, que foi apresentada no sábado de aleluia.

Confira o e-mail do Grupo Teatral Semeadores de Cristo:

Somos o Grupo Teatral "Semeadores de Cristo", da Igreja Católica Imaculada Conceição e São Sebastião de Barra do Itabapoana. Somos um grupo formado apenas por jovens, e já há alguns anos fazemos encenações teatrais aqui na Igreja Matriz. No ano passado nos apresentamos aí em São Francisco e em Buena, nas Festas dos Padroeiros. A nossa meta é levar a palavra de Deus através da fala e da expressão. Jesus disse: “Ide pregai o Evangelho a toda criatura”. Na sexta-feira Santa apresentamos, aqui na Igreja Católica de Barra, a encenação da Paixão de Cristo, na pracinha da Igreja.

A encenação começou já era quase noite. O tempo começou a se fechar, o céu escuro, relâmpagos, um cenário perfeito para encenação. O tempo se fechou, e era o que queríamos, mas não dessa forma tão intensa que foi. Parecia o filme a "Paixão de Cristo". Na parte final da encenação, Jesus (Moisés) disse: “Pai, nas tuas mãos entrego meu espírito”, nesse momento surgiu em Barra uma ventania tão grande que parecia que a cruz ia sair do lugar. Junto da cruz estavam os outros dois ladrões Renan e Pedro que tiveram a mesma sensação!!

Foi obra de Deus, as pessoas que estavam ao redor, prestigiando a encenação, se emocionaram, uns choraram relembrando o que Jesus passou na Cruz. Queremos agradecer a Flori Fernandes, o Floriano daqui de Barra, que tirou as fotos!! E também ao Senhor Paulo Noel pela publicação deste e-mail.

Desde já agradecemos. Que Deus os abençoe.
"Semeadores de Cristo"

domingo, 15 de abril de 2012

Concurso suspenso por falhas do Cepuerj

A Secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard, informa que a Prefeitura de Campos determinou a suspensão do Concurso Público Municipal, em função da identificação de falhas na organização e aplicação das provas pela instituição contratada, o Centro de Produção da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (CEPUERJ), neste domingo (15).


A Secretária informa também que estão sendo adotadas todas as medidas administrativas cabíveis para aplicar sanções contratuais, em virtude das falhas cometidas no decorrer dos dois turnos de provas aplicadas pelo CEPUERJ, impondo a esta instituição a responsabilidade pela promoção do concurso em nova data, a ser anunciada, o mais breve possível, sem prejuízos aos candidatos inscritos. (Fonte: Site prefeitura de Campos)

________________________________________


Versão do Blog do Fernando Leite

MP prende 7 envolvidos em cola eletrônica em concurso de Campos
Imagem adicionada pelo blog 
Além da confusão generalizada do concurso publico da prefeitura de Campos, que restou no cancelamento das provas, uma ação foi cumprida, discretamente, pelo Ministério Público Estadual, que identificou, provavelmente, uma quadrilha que fraudou a segurança da prova, com cola eletrônica.

O GAP cumpriu diligências em quatro locais distintos, durante a manhã, constatou a veracidade da denúncia prévia e prendeu 7 pessoas que, neste momento, estão sendo, devidamente, qualificadas na 146a Delegacia de Policia Civil.

O esquema cumpriu o seguinte roteiro: uma pessoa, devidamente, preparada fez a prova e transmitiu os resultados para candidatos que esconderam aparelhos celulares dentro de peças íntimas e que se beneficiariam. A trama foi descoberta e desbaratada, sem prejuizo do concurso.