sábado, 11 de fevereiro de 2012

Último Luau da SMEC do verão 2012 é sucesso em Santa Clara


        Na noite desta sexta-feira (10/02) aconteceu a terceira e última edição do Luau da SMEC no verão deste ano. O evento foi na praia de Santa Clara e teve início às 23h 30min. Vários secretários municipais marcaram presença, entre eles, Yara Cinthya Nogueira, de Educação e Cultura e Cláudio Cardoso, de Administração. Um público de aproximadamente 2 mil pessoas curtiu a festa.
        Ao som de Sandro Bali, popular músico da região Norte e Noroeste Fluminense e Região dos Lagos, o público presente pôde aproveitar a noite. O repertório variou do pop rock ao MPB. Nos intervalos da apresentação o DJ Leandro Siqueira animou o público com vários estilos de música eletrônica.
        A estrutura da última edição do Luau foi otimizada para acolher melhor o público, sendo aumentada e repensada para o conforto dos espectadores do show. Pequenas tendas com iluminação foram montadas, tendo numa delas um lounge, um espaço com decoração relaxante e poltronas para o público descansar.
        A segurança do evento foi realizada através de um acordo entre a prefeitura, a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal. A PM manteve seu contingente e a GCM enviou um grande número de guardas para contribuir. A prefeitura contratou ainda vários seguranças particulares.

Armadilhas na ponte na divisa do ES com RJ

Internauta Fabiana Ribeiro enviou ao Blog do Paulo Noel as imagens da ponte na divisa do Estado do Rio de Janeiro com o Espírito Santo em estado precaríssimo. Dá para perceber as armadilhas que os motoristas encontram ao passar por lá.

São imagens impressionantes do descaso das autoridades de ambos os Estados. Agradeço a colaboração da internauta e peço providências urgentes. Olhem a lateral da ponte e os buracos na cabeceira do lado do Espírito Santo. Está passando da hora de uma reforma urgente.

 Fotos: Fabiana Ribeiro.
 


Corpo de Bombeiros do Rio manda prender 123 e ameaça expulsar comandantes que apoiam greve

Rio de Janeiro - O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro divulgou nota informando que, até a tarde de hoje (10), 123 guarda-vidas foram indiciados por falta ao serviço. Todos serão presos administrativamente. A nota informa ainda que o comandante do 2º Grupamento Marítimo (Gmar), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, tenente-coronel Ronaldo Barros, foi exonerado do cargo.

O comando-geral da corporação abriu conselho disciplinar para avaliar a conduta do cabo Benevenuto Daciolo, que está preso desde a noite do dia 8, além de 15 guarda-vidas que representam o movimento grevista.

Ainda segundo a nota, serão avaliadas as posturas do capitão Alexandre Marchesini e do major Márcio Garcia. “O procedimento definirá as punições cabíveis aos envolvidos, podendo chegar à exclusão defintiva do Corpo de Bombeiros”, finaliza a nota.

Número de policiais militares presos ou punidos já passa de 150 no Rio

Rio de Janeiro - Já chega a 159 o número de policiais presos ou punidos administrativamente no estado do Rio desde a decretação de greve da área de segurança pública, que também envolve bombeiros e policiais civis. O comando da PM divulgou nota no início da noite de hoje (10) informando que a Justiça decretou a prisão preventiva de 11 militares da corporação, por conclamar ou incitar a paralisação, dos quais nove mandados já foram cumpridos.

Outras medidas punitivas foram adotadas, incluindo a instauração de processos administrativos disciplinares contra 14 policiais, sete autuações em flagrante por crimes de desobediência e a instauração de 129 inquéritos policiais militares (IPM) contra PMs do Batalhão de Volta Redonda.

Na mesma nota, o comando da PM reiterou que considera normal a situação em todo o estado do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Comando informa que policiais do 8º BPM Campos voltaram ao trabalho


 Foto:Ururau.
Segundo o site Ururau, de acordo com o comando da corporação, os policiais do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM-Campos), já voltaram ao trabalho e por isso os policiais do BOPE que chegaram hoje a Campos para dar apoio a segurança,  seguiram para o Noroeste.



O assessor de imprensa da Polícia Militar (PM), capitão Ivan Blass, informou que policiais do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que haviam se deslocado de avião para Campos, já deixaram a cidade e seguiram para o município de Itaperuna, a 112 quilômetros de distância.

Prefeitura de São Francisco cancela programação de shows


Luau da SMEC, na noite desta sexta-feira, está mantido

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, por meio da secretaria de Turismo, informa que em razão da greve dos policiais militares do Estado do Rio de Janeiro, a programação de shows do fim de semana está cancelada. No entanto, o Luau da SMEC vai acontecer na noite desta sexta-feira, 10/02, na Praia de Santa Clara. O Luau foi mantido, após acordo entre o município e o comando da 3ª Cia Militar, que garantiu o efetivo durante o evento. A Guarda Municipal também vai estar presente como força de apoio.


São João da Barra divulga nota oficial sobre cancelamento de shows


NOTA OFICIAL

Em razão do movimento grevista, aderido por parte do efetivo dos órgãos de segurança do Estado do Rio de Janeiro, a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, a fim de garantir as condições de segurança da população e dos turistas, após ampla reunião que contou com a presença do Comando da 5ª Companhia de Polícia Militar; do Destacamento de Bombeiro Militar 3/5, do Corpo de Bombeiros; de órgãos da administração municipal e de entidades da sociedade civil organizada, como associações, clubes de serviços e outros legalmente representados, decidiu suspender a programação de trios elétricos e shows nacionais dos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012, em todo o Município, bem como a abertura oficial do Carnaval, que este ano seria antecipada para a quinta-feira.

Está assegurada a presença de todo o efetivo tanto da Polícia Militar, que terá inclusive reforço do 8º BPM, quanto do Corpo de Bombeiros, bem como da equipe de salva-vidas nas praias de São João da Barra; da Guarda Civil Municipal e da empresa de segurança privada, forças auxiliares, com o objetivo de manter a ordem e proporcionar tranquilidade aos cidadãos, assim como as equipes de resgate e saúde, que também manterão seu funcionamento normal. A Polícia Rodoviária Federal também manterá a Operação Verão na BR-356.

Os eventos cancelados já estão sendo remarcados pela Prefeitura de São João da Barra. Na próxima terça-feira, uma nova reunião com participação da representação da sociedade civil organizada e dos órgãos de segurança pública avaliará como ficará a programação para o Carnaval 2012.

São João da Barra, 10 de fevereiro de 2012.
Carla Machado
Prefeita

Eventos do fim de semana podem ser cancelados em SFI e SJB devido à greve de policiais

Em Campos, os shows do Farol de São Thomé já foram cancelados

Após Campos decidir parar os shows do fim de semana na Praia do Farol de São Thomé, devido à greve dos policiais civis e militares e bombeiros, os municípios de São Francisco de Itabapoana e São João da Barra decidem na tarde desta sexta-feira (10) se adotará a mesma medida.

Programado para acontecer na noite desta sexta-feira (10), em Santa Clara, o Luau da Smec pode não acontecer, assim como a programação de fim de semana no Espaço Cultural e os shows programados pela Secretaria Municipal de Turismo nas praias.

Os guardas municipais também não estão nas ruas. Por uma medida de segurança e em apoio à greve, a Associação dos Guardas Civis Municipais de SFI orientou os guardas a permanecerem na sede da corporação.

A Administração Municipal de São Francisco de Itabapoana está reunida para decidir as medidas a serem adotadas. A secretária municipal de Educação e Cultura, Yara Cinthia disse que está trabalhando com o Prefeito Beto Azevedo a fim de não paralisar a programação, mas se não houver uma alternativa viável para oferecer segurança nos eventos, provavelmente esses não acontecerão.

São João da Barra - Segundo o diretor de jornalismo da Secretaria de Comunicação de SJB, Bruno Costa, às 18 horas haverá uma reunião da prefeita Carla Machado com seu staff administrativo, Defesa Civil, Guarda Municipal, Polícia, Bombeiros e Ministério Público para decidir sobre os eventos do fim de semana.

Apesar da greve, Polícia Civil de SFI mantém plantão

O delegado de polícia da 147ª DP Legal de São Francisco de Itabapoana, Renato Perez, disse ao Blog que o plantão policial, apesar da greve, atenderá os casos de urgência, como crimes enquadrados na Lei Maria da Penha, homicídios e furtos de veículos. "Os policiais civis avaliarão caso a caso as ocorrências que surgirem na 147ª DP Legal, mas estamos apoiando a grave", disse.


Guarda Civil de SFI solidária à greve das polícias

Por motivo de segurança e em solidariedade ao movimento grevista de policiais civis e militares e bombeiros, a Associação de Guardas Civis Municipais de São Francisco de Itabapoana orienta os Guardas Municipais a permanecerem na sede da coorporação.

O presidente da Associação de Guardas Civis de São Francisco de Itabapoana, Rodrigo Pantaleão, acompanhado do tesoureiro da entidade Carlos Eduardo e da guarda municipal, Déborah Marta, esteve, agora pela manhã, visitando a Rádio São Francisco FM, quando na oportunidade disse que a Guarda Municipal de SFI está solidária à greve da Polícia. "Como a Guarda Civil depende do apoio da Polícia Militar para atuar, a nossa entidade entendeu que seria arriscado o trabalho em área pública", disse Pantaleão.

Pantaleão concede entrevista à Rádio São Francisco FM.



Segundo o presidente da Associação de Guardas Civis, a orientação a todos os guardas é de que permaneçam na sede da entidade. "Não estamos fazendo greve, apenas não vamos para a Rua por medida de segurança. Vamos aguardar o desenrolar do movimento no Estado do Rio em nossa sede", diz.

DP Legal de São Francisco de Itabapoana em greve

O prédio da 147º DP Legal de São Francisco de Itabapoana amanheceu,hoje, 10-02 com adesivos na principal porta de entrada anunciando que a polícia civil aderiu a greve deflagrada a zero hora desta sexta-feira no Rio de Janeiro.  Fotos: Paulo Noel.
com o
Entretanto em frente ao prédio da 3º Cia ( 8º BPM ) de São Francisco de Itabapoana não há nenhuma faixa ou adesivo anunciando a greve. Encontramos apenas as viaturas estacionadas em frente ao prédio.   

Policiais e bombeiros do Rio decidem entrar em greve.


Rio de Janeiro - Policiais militares, policiais civis e bombeiros decidiram, em assembleia geral, decretar greve a partir desta sexta-feira (10). Entre as principais reivindicações, estão o estabelecimento de um piso salarial de R$ 3,5 mil e a libertação do cabo bombeiro Benevenuto Dalciolo, preso ontem (8) à noite, após retornar de Salvador, onde acompanhava a greve dos policiais baianos.



A concentração na Cinelândia, em frente à Câmara de Vereadores, começou por volta das 17h e a decisão pela greve foi tomada às 23h21, quando os cerca de 1,5 mil presentes, segundo organizadores, aprovaram a paralisação por aclamação. A recomendação das lideranças foi para que os policiais e bombeiros sigam para suas unidades, mas se recusem a sair.

O secretário da Defesa Civil e comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, anunciou na parte da tarde que o Exército disponibilizou 14 mil soldados para patrulhar o estado. Também são esperados 300 homens da Força Nacional de Segurança, que trabalharão nos serviços prestados pelos bombeiros.

Com a proximidade do carnaval, a preocupação é garantir segurança aos milhares de turistas que chegam ao Rio para a festa. Segundo o comandante dos bombeiros, o carnaval será realizada com a segurança feita pelas forças federais e de efetivos que não aderiram à greve.

Ainda o caso da Escola Moranguinho de Santa Clara


O Blog recebeu de Dorielson Gonçalves Xavier ( Dorielsongx@hotmail.com) uma solicitação para publicação de um e-mail narrando a atual situação do prédio da Escola Moranguinho, na praia de Santa  Clara.  


Meu caro Paulo Noel. Sou comerciante na Praia de Santa Clara, e tenho dois filhos que estudam na Escola Municipal Moranguinho. Quero expor para os ouvintes e leitores deste blog a situação atual daquela escola, que deveria servir para acolher nossos filhos e zelar pelo seu bem estar, mas o que esta acontecendo não é isso. Infelizmente não só nós, mas professores e funcionários sabem da situação daquela escola. Precisamos de uma reforma urgente naquele local, pois as paredes das salas de aula se encontram em escombros, rachadas. O prédio necessita de pintura, as paredes estão com buracos. A fossa esta exposta do lado de fora, com um mau cheiro terrível, o que proporciona mal estar, inclusive em nossas crianças, que não são obrigadas a merendarem num local sem o mínimo de conforto e higiene. Os funcionários infelizmente não podem fazer muita coisa, pois a situação não é para faxina, e sim reforma. Por isso, peço através deste meio de comunicação, que sejam tomadas providencias urgentes das autoridades, para que esta instituição volte a dar prazer, sabedoria e conforto aos nossos filhos. Sem mais, aguardo com ansiedade uma providência dos nossos políticos e secretários, e insisto, que venham até o local para poderem tirar suas próprias conclusões. Dorielson Gonçalves Xavier

Comentário do Blog
Caro Dorielson. O assunto já foi debatido em nossa rádio, em várias oportunidades, através de uma mãe chamada Leandra, que sempre liga relatando a precária situação da escola. Hoje, a Leandra voltou a ligar informando que fará um abaixo assinado reivindicando a reforma da escola ou a construção de uma outra em Santa Clara. O abaixo assinado, segundo a Leandra, será encaminhado às autoridades municipais e do Legislativo (vereadores).

O Blog coloca-se a disposição da Secretaria Municipal de Educação para o contra-ponto. O que precisamos saber é se existe algum projeto que prevê a construção de uma escola em Santa Clara ou se a atual será reformada.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Prazo para agricultores familiares renegociarem dívidas com vantagens vai até 29 de fevereiro

Em 2011 foi aberta uma nova linha de crédito voltada para renegociação de dívidas para agricultores familiares devedores ou em dia com financiamentos do Pronaf e do Proger. O problema é que poucos agricultores de São Francisco de Itabapoana estão sabendo da possibilidade. E o prazo para acessar essa linha de crédito para renegociamento de dívidas se encerra no dia 29 de fevereiro de 2012. Os interessados devem procurar o Banco do Brasil.

Podem participar os pequenos agricultores com contratos de custeio fechados até a safra passada e de investimentos feitos até agora. O limite de crédito é de até R$ 30 mil com prazo de quitação de 10 anos e carência de 12 meses para o início do pagamento. Os juros serão de 2% ao ano e a taxa de adesão é de 3% do valor do empréstimo.

“Tudo foi pensado de forma a alcançar o maior número de produtores possível”, conta Francisco Albuquerque, coordenador do CMN, Conselho Monetário Nacional.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, cerca de 250 mil pequenos agricultores devem aos bancos. “O objetivo é dar possibilidade para que todos os agricultores familiares que tiveram problemas de pagamento no passado, e que continuam tendo algum tipo de problema, possam retomar o crédito, recompor as dívidas, ficar adimplente e voltar a ter crédito”, explica Laudemir Muller, secretário de Agricultura Familiar.

Quem utilizar a linha de crédito vai ter acesso ao Seguro Agrícola e ao programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar.

Da Redação com informações do MDA

Concurso de Marchinhas premia finalistas na sexta-feira


A grande final do 2º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra acontece na próxima sexta-feira (dia 10), no Cine Teatro São João, a partir das 20h30. Assim como em 2011, as 10 melhores marchinhas escolhidas durante a fase eliminatória vão compor um CD que será distribuído para os foliões no município. O CD já foi gravado.

A fase eliminatória do Concurso aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, no Cine Teatro São João. Este ano, 34 composições foram inscritas na competição, quase o dobro da primeira edição, quando participaram 18 canções. A segunda edição do concurso homenageia o compositor de marchinhas Eleacir Cajueiro, do Bloco Chinês de São João da Barra.

Cinco marchinhas de Campos dos Goytacazes, quatro de São João da Barra e uma de Bom Jesus do Itabapoana são as finalistas do concurso. “Verão em Grussaí”, de autoria de Jorge Bambu e Dom Américo (de Campos) e interpretada por Dom Américo, foi a que mais pontuou na fase eliminatória, seguida por três canções sanjoanenses: “Nossas Marchinhas”, composta e interpretada por Milena Amaral; “Carnaval em São João”, de Benedito Jr. Gregório e interpretada por Viviane Moreira e Raquel Cunha; e “Milagre no carnaval sanjoanense”, composição de Lecy Pontes e interpretação de Manuela Ferreira.

Em seguida foram classificadas outras quatro músicas de Campos: “Não quero brigar”, de Hélio Coelho, Kalú Coelho e Rodrigo Mesquita, com interpretação de Hélio Coelho; “Bebeu caiu”, escrita e interpretada por Márcia Cristina da Cruz; “O padroeiro”, composta e interpretada por Eros Lopes; e “Olá, muito prazer, sou o Eleacir Cajueiro”, com composição e interpretação de João Damásio.

A nona colocada na fase eliminatória foi a sanjoanense Janine Gaia, campeã do ano passado, com a marchinha “Amor e tradição”. Quem fecha o repertório do CD é a canção “Natureza em Esplendor”, composta e interpretada por Paulinho Natividade.

O evento é patrocinado pela LLX e OSX, empresas do Grupo EBX, que investiu R$ 98 mil no patrocínio do evento, que promove a tradição do Carnaval de Rua de São João da Barra, já conhecido como um dos maiores do interior do estado do Rio de Janeiro.

Premiação – O primeiro colocado na competição vai receber R$ 6 mil, o segundo R$ 3 mil e o terceiro lugar levará para casa R$ 2 mil. O melhor arranjo e o melhor intérprete ganharão R$ 1.250 cada. Já o Prêmio Especial “Ezinho”, uma novidade nesta edição do concurso, vai dar R$ 1,5 mil àquele que o público presente na final do concurso escolher. Além do dinheiro, todos os premiados vão receber troféus.

Com informações da Assessoria da LLX

Fatalidade: menor de 4 anos morre com tiro na cabeça disparado acidentalmente por adolescente de 12


 O tiro foi disparado com arma do avô.

Fotos: Ururau  
Espingarda estava em cima do armário num dos quartos da casa

Uma adolescente de 12 anos atirou acidentalmente contra a cabeça de um dos sobrinhos gêmeos de quatro anos, na manhã desta quinta-feira (09/02), por volta das 10h, na Rua Padre Carmelo no Parque Califórnia, em Campos.

Segundo a assessoria do Hospital Ferreira Machado (HFM), os tios das crianças teriam tentado socorrer Kaike de Barros dos Santos, de apenas quatro anos, que já teria chegado sem vida à unidade.
 

De acordo com informações da Polícia, a arma seria uma velha espingarda de caça, calibre 36, do avô das crianças e estaria em cima do armário de um dos quartos da residência.


Ainda de acordo com a PM a mãe da vítima teria passado mal e sido levada para o Hospital Ferreira Machado (HFM), Já o avô dos menores estaria fazendo serviços numa roça. Ele deverá ser localizado e conduzido à 134ª Delegacia de Polícia (Centro).

A adolescente foi conduzida para a delegacia, pela Polícia Civil, em companhia de uma tia.

De acordo com o conselheiro Davi Araújo, do Conselho Tutelar de Campos, se nenhum responsável pela menor estivesse presente, caberia ao órgão, conduzir a menor à DP, caso contrário caberia à própria polícia fazer o encaminhamento. Neste caso o delegado de plantão deverá solicitar a presença do Conselho Tutelar.  (Da redação com informações do Ururau )

Mudança na coleta de lixo em SFI

Vinícius Berto
Da Redação do Blog


Após três anos atuando na coleta de lixo em São Francisco de Itabapoana, a Tales não é mais a responsável pelo serviço no município, a informação foi confirmada pelo gerente da empresa, Manoel Gomes do Nascimento, em entrevista à Rádio São Francisco. Manoel ligou para a Rádio após alguns ouvintes reclamarem da demora da coleta de lixo, na edição desta quinta-feira (9) do Jornal São Francisco é Notícia.

Após a entrevista do representante da Tales, o secretário municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Fauazi Ribeiro Cherene, explicou que nesta quarta-feira (08) foi realizada uma nova licitação. Ele confirmou o fim do contrato com a Tales e anunciou a empresa vencedora do certame licitatório, a Vital Engenharia. O novo contrato contemplará a coleta e o transporte do lixo doméstico até o Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, novo destino do lixo produzido em São Francisco de Itabapoana, como adiantou aqui o Blog após reclamações de moradores de Alegria dos Anjos, local de um antigo lixão.

A assinatura do contrato será nesta sexta-feira (10), e, segundo o secretário, a nova empresa começa a recolher o lixo na segunda-feira (13). Enquanto isso, ele garantiu que o serviço continuará funcionando com seis caminhões da Prefeitura.

Preocupado com as questões sociais que envolvem as famílias que dependem da reciclagem do lixo, o blog cobrou um apoio do Poder Público. Fauazi disse que estuda implantar uma parceria com essas famílias com um projeto de coleta seletiva no município. Com isso, boa parte do lixo reciclável ficará gerando renda em São Francisco de Itabapoana. O blog pede a atenção da população, pois para isso funcionar, em um futuro próximo, teremos de estar habituados a separar em nossas casas o lixo seco (reciclável) do úmido (orgânico).

Pensando sempre no progresso, o Blog espera que o serviço da Vital seja melhor que o da Tales. Estamos de olho!

Poste da Ampla precisa ser trocado no Centro de SFI



Olhem só como está esse poste localizado na esquina das Ruas Daud Salomão Acruche com Lions Clube, no Centro de SFI! E já se vão dois meses que o poste está nessas condições. As imagens foram enviadas por Tânia Paes, moradora na Rua Lions Clube. Atenção AMPLA, os senhores vão deixar o poste assim até quando? Confira o e-mail:

Bom dia, equipe da Rádio São Francisco.

Estou encaminhando estas fotos para que possam ser mostradas no blog. Há mais ou menos dois meses, um caminhão em manobra encostou no poste danificando-o, de forma a apresentar risco de cair a qualquer momento. A AMPLA já foi avisada protocolo nº 76500439. O poste está localizado na Rua Daud Salomão Acruche em frente a casa nº18, esquina com a Rua Lions Club (Rua da Caixa Econômica). A Rua em questão é de grande circulação. Se não for tomada nenhuma providência no sentido de substituição do poste a consequência será desastrosa e certamente com vítimas, não só para os que passam pelo local e principalmente para os moradores das casas no entorno.

Att, Tânia Paes

Carnaval 2012: Bloco Siri na Lata em Gargaú na segunda-feira (20)

O diretor do “Siri na Lata”, Denilson Santos, informou ao Blog sobre o desfile do Bloco que alegra o carnaval de Gargaú. Será na segunda-feira de carnaval, 20 de fevereiro.

Prezado Paulo Noel, O Siri na Lata novamente este ano fará um baile de carnaval no sábado dia 18 de fevereiro no Gargaú Praia Clube, onde só terá entrada aqueles que comprarem o abadá antecipadamente. Os mesmos estão sendo vendidos ao preço de R$ 17,00 cada e ainda darão direito a participação na concentração do bloco na segunda-feira de carnaval dia 20 de fevereiro com posterior desfile pelas ruas de Gargaú. Os abadás estarão prontos neste final de semana, mas as reservas já estão sendo feitas com a Professora Lourialva Lima. Lembrando ainda que os abadás são limitados, e ano passado já na sexta-feira não havia mais nenhum à venda. Mais detalhes podem ser vistos no Blog do Siri: http://bloco-siri-na-lata.blogspot.com/

Abraços,
Denilson C. Santos.

Ex-presidente da Câmara de Campos, Ederval Venancio morre no Hospital Dr. Beda

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Ederval Venancio, 65 anos, morreu de insuficiência respiratória na madrugada desta quinta-feira(09/02), na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Dr. Beda, em Campos, onde estava internado desde o dia 21 de janeiro.

Ederval tinha uma grave inflamação nos pulmões provocada por uma artrite remautoide. Nos últimos dias, ficou sob efeito de sedativos e respirava com ajuda de aparelhos. O local do velório será divulgado durante a manhã desta quinta-feira
Ederval era recordista de mandatos na Câmara de Vereadores de Campos, tendo sido eleito pela primeira vez em 1976.

Fonte: Campos 24 Horas

Homenagem a Dona Zizi

Recebemos um pedido por e-mail do Cláudio Fernando Teixeira de Faria, de Barra do Itabapoana, para publicar uma homenagem a Dona Zizi, moradora tradicional de Barra do Itabapoana, que faleceu esta semana. Confira:

PAULO,

SE POSSÍVEL, GOSTARIA QUE VC PUBLICASSE NO BLOG O CONTEÚDO DO DOCUMENTO ANEXO. SÃO ALGUMAS PALAVRAS EM HOMENAGEM A MINHA MÃE, ELZI DA CONCEIÇÃO TEIXEIRA DE FARIA (DONA ZIZI), FALECIDA NO ÚLTIMO DE 06 DE FEVEREIRO E SUPULTADA NO CEMITÉRIO DE BARRA DE ITABAPOANA.

Cláudio Fernando Teixeira de Faria

DONA ZIZI - ALGUMAS PALAVRAS
UMA MULHER CUJO OBJETIVO SEMPRE FOI A PRESERVAÇÃO DA FAMÍLIA.
QUANDO SE VIU SOZINHA PARA CRIAR OS TRÊS FILHOS, ENCAROU A TAREFA QUE DEUS LHE RESERVOU, COM MUITA CORAGEM E A AJUDA DE NOSSA INESQUECÍVEL TIA NENÊ.ISSO AOS VINTE E CINCO ANOS DE IDADE. ABDICOU DE CONSTITUIR NOVA FAMÍLIA, COMEÇOU A TRABALHAR E TRAÇOU COMO OBJETIVO A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS. GRAÇAS A DEUS, CONSEGUIU ORIENTAR SEUS FILHOS NO CAMINHO DE UMA VIDA DIGNA E LUTOU INCANSAVELMENTE PELA INTEGRIDADE DE SUA FAMÍLIA. DONA ELZI CONSEGUIU SEU OBJETIVO. NADA, NADA MESMO, DO QUE OS FILHOS FIZERAM POR ELA, PODE SER COMPARADO AOS SACRIFÍCIOS QUE ELA ENFRENTOU PARA NOS CRIAR. ENFRENTOU MUITOS OBSTÁCULOS, MAS SEMPRE CONSEGUIU ULTRAPASSÁ-LOS COM SUA FÉ EM DEUS. CONSEGUIU ADMINISTRAR OS PROBLEMAS FAMILIARES COM SUA GRANDE CAPACIDADE DE CONCILIAÇÃO.HOJE, VEMOS FAMÍLIAS SENDO DESTRUÍDAS PELO EGOÍSMO DOS CASAIS. CADA UM CUIDA DE SI E OS FILHOS SÃO DEIXADOS DE LADO.

DONA ELZI DA CONCEIÇÃO.
QUE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO INTERCEDA POR ELA, QUE DEUS ILUMINE NOSSOS CAMINHOS E NOS AMPARE NA DIFÍCIL TAREFA DE CONVIVER COM SUA AUSÊNCIA.PARECE QUE SOMENTE AGORA MEU CORDÃO UMBILICAL FOI CORTADO. VAI FALTAR SUA PRESENÇA E SEU OMBRO AMIGO, MAS ESTARÁ SEMPRE PRESENTE EM NOSSO PENSAMENTO E EM NOSSAS ORAÇÕES.SIGA EM PAZ, MINHA MÃE.

CLÁUDIO FERNANDO TEIXEIRA DE FARIA

Jaime Lerner e Carla Machado apresentam propostas para revisão do Plano Diretor em São João da Barra

"Um momento único na história do município"




“Um momento único na história do Município”. Com essa definição, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner deu início, ao lado da prefeita Carla Machado, à apresentação das propostas de revisão do Plano Diretor de São João da Barra, nesta quarta-feira (08/02). Consolidadas após um ano de trabalho desenvolvido pelos técnicos da Prefeitura de São João da Barra em conjunto com o escritório de Lerner, as propostas serão avaliadas em audiências públicas e, em seguida, enviadas pelo Executivo à Câmara Municipal para apreciação e aprovação.

Elaborado com o objetivo de induzir e fomentar o crescimento ordenado do Município, que passa por um processo de desenvolvimento em decorrência da implantação do Complexo Industrial do Superporto do Açu, o maior empreendimento privado da América Latina da atualidade, a revisão do Plano Diretor vai nortear as políticas públicas no Município para os próximos anos. 

- Nossa meta é fazer com que São João da Barra tenha um crescimento com qualidade de vida. É necessário que a população faça sua parte para receber todo esse desenvolvimento, mas que também possa obter benefícios em relação a isso. Por esse motivo, recorremos a um técnico experiente para que possamos ter um crescimento de forma ordenada, evitando problemas enfrentados por outros municípios que também tiveram um crescimento rápido. É importante ressaltar que estamos pensando também na preservação de nossa identidade enquanto município, que tem uma cultura muito própria, ressaltou a prefeita.

 Lerner destacou que “não se trata apenas de um crescimento econômico, com previsão de investimento de 40 bilhões de reais. Trata-se de uma oportunidade para todos. Oportunidade para o empresariado, oportunidade para os agricultores, para os pescadores, para os jovens, para os trabalhadores”. Junto a isso, segundo ele, é preciso que haja uma visão mais ampla: “temos que pensar em oportunidade e qualidade de vida para todos. A cidade é uma estrutura viva, de trabalho e de movimento. Quando as coisas são separadas, seja por classe social, idade ou qualquer outra coisa, não costuma dar certo. Existe a necessidade de uma cidade para todos e eu não trabalharia em um projeto que não tivesse essa missão”, explicou.

Propostas do Plano Diretor - Todos os eixos de desenvolvimento do município foram lembrados no projeto. Estão previstas, também, áreas de proteção ambiental, corredores de expansão urbana, áreas para expansão agrícola, zonas de implantação de empreendimentos comerciais e de serviços, novas vias públicas, com projeção para implantação do sistema de transportes coletivos e a previsão de gabaritos para as construções verticalizadas.

Uma das principais preocupações da administração municipal é além de ordenar a instalação de empresas, tanto do setor industrial, como de comércio e serviços, garantir que as vocações locais sejam contempladas em um projeto que possa impulsionar o desenvolvimento econômico e social. Conter as ocupações irregulares é um dos efeitos do crescimento que a Prefeitura vai atuar. Daí a importância da nova legislação, que regula toda a ocupação e o uso do solo.

Por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura e a REX (empresa de desenvolvimento imobiliário do Grupo EBX), Lerner recebeu a incumbência de desenvolver os estudos para as mudanças que serão implementadas na revisão do Plano Diretor. Essas propostas têm foco nos diversos eixos de desenvolvimento local, levando em consideração as vocações tradicionais – como a agricultura e o turismo, e as novas alternativas da economia – indústria, comércio e serviços, que serão impulsionadas com o Complexo Industrial. O urbanista também foi contratado pela REX para conceber o projeto de um novo bairro em São João da Barra.

Atualmente com mais de 33 mil habitantes, São João da Barra tem 464 quilômetros quadrados, sendo uma das cidades que mais cresce no Brasil. Estudos apontam para um crescimento do PIB – Produto Interno Bruto – local superior a 700%, até 2025, e um crescimento populacional que poderá levar o número de moradores a algo em torno de 250 mil. Com cerca de 22 mil domicílios, segundo o Censo do IBGE (2010), o município precisará de mais 84 mil unidades, e em 2025, deverá ter 995 salas de aula e 670 leitos hospitalares. Da redação com Ascom - SJB.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Volta às aulas no Colégio Estadual São Francisco de Paula dia 13



Começa dia 13 de fevereiro, segunda-feira próxima, o ano letivo 2012 no Colégio Estadual São Francisco de Paula. A informação é da diretora geral daquela unidade escolar , professora Jane Lima.  

Deputado pede reforma urgente da ponte na divisa do Estado do Rio com o Espírito Santo


Roberto Henrique com Dr. Henrique dos Santos Ribeiro do DER-RJ
Em audiência realizada nesta quarta-feira (08/02) com o Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro -  DER-RJ, Henrique dos Santos Ribeiro, o Deputado Roberto Henriques encaminhou pedido de recuperação da ponte sobre o Rio Itabapoana no Municipio de São Francisco de Paula, ponto em que se dividem  os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Em visita ao local, a uma semana atrás,  o Parlamentar constatou a urgência da intervenção do governo do Estado face a importante ligação entre os dois Estados. O Presidente do DER-RJ, explicou que, por se tratar de uma ponte de divisa com outro ente federativo, faz-se necessária a intervenção em conjunto com o Governo do Estado do Espírito Santo.

Prontificando-se, de imediato, a entrar em contato com a Presidente do Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo - DER-ES Tereza Maria Sepulcri Netto Casotti e iniciar os entendimentos para a recuperação da ponte.

Santa Clara será palco de mais um Luau SMEC 2012

Mais uma vez Santa Clara será palco do Luau organizado pela secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana (SMEC). A festa está programada para acontecer nesta sexta-feira (10/02), às 23h, com a apresentação do cantor Sandro Balli.

Nesta temporada do verão 2012, este será o terceiro Luau. A festa tem atraído milhares de pessoas de todas as idades que entram a madrugada embalados pela alegria, ao som de muita música.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Yara Cínthia Nogueira, o evento está alcançando o objetivo esperado. “Todos os luaus são abertos ao público, padronizados de acordo com o estilo típico do evento e regados a muita música durante toda a noite. Graças à boa aceitação das pessoas, temos conseguido oferecer o melhor para os nossos veranistas e turistas”, completou Yara.

Ascom-SFI

Cantor Wando morre aos 66 anos

Wando numa de suas apresentações
Wando será enterrado em Belo Horizonte, diz hospital

O cantor Wando morreu aos 66 anos no Biocor Instituto, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde estava internado desde o dia 27 de janeiro. Segundo o cardiologista particular, João Carlos de Souza Dionísio, ele teve uma parada cardiorrespiratória às 8h.

A assessoria do hospital Biocor Instituto informou que o cantor Wando vai ser enterrado às 17h desta quarta-feira (8) no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte.

Em nota, médicos e familiares informaram que, a partir das 5h40, houve um súbito agravamento do quadro de saúde. O óbito aconteceu na presença da mulher de Wando, Renata Costa Lana e Souza. O cardiologista particular do cantor disse que foram feitas manobras de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Segundo boletim médico divulgado na terça-feira (7), ele apresentava quadro estável e melhora progressiva, mas a recuperação ainda era considerada de alto risco.

No domingo (5), o cantor enviou um bilhete para os fãs. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!”. Ele lutava contra o entupimento das três artérias coronárias. O cantor chegou a ser submetido a duas cirurgias e havia tido um infarto agudo dentro do hospital.

Wando foi hospitalizado com quadro de angina de peito, e exames apontaram que as artérias do coração estavam entupidas por placas de gordura. Ele estava com 110 quilos no momento da internação, 30 a mais do que o recomendado, segundo o cardiologista particular.

Veja mais no G1

Festival de Novos Talentos da Música entra na reta final


Após as eliminatórias do Festival, o som ficava por conta da Banda Som Di Bar e Mazinho e Banda

A edição 2012 do Festival Novos Talentos da Música está chegando ao fim. Foram realizadas eliminatórias durante o Espaço Cultural Itinerante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de São Francisco de Itabapoana em Gargaú, Barra do Itabapoana e por último Guaxindiba. O concurso classificou dois candidatos de cada categoria: MPB e Gospel para participarem da grande final que acontece no Espaço Cultural em Santa Clara, no dia 11 de fevereiro, às 20h. Os candidatos concorrem a prêmios em espécie. O Festival faz parte da programação cultural do Verão 2012 da Smec.

Confira abaixo a relação dos classificados.

Guaxindiba

MPB: Leticia Moraes
Jéssica Castro
Gospel: William da Silva
Rebeca Freire de Souza

Gargaú

Gospel:Ana Carolina da Silva
MPB:José Ricardo Santos

Barra do Itabapoana

Gospel: Maisa Junqueira
MPB: Alcione Batista

Com informações da Ascom-SFI

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Ainda a barraca da Festa de Guaxindiba

Recebemos e-mail da internauta Nair Michel Abílio com o desfecho do caso contado aqui no Blog sobre uma barraca montada na calçada em frente à casa da internauta. O barraqueiro prometeu que desmontaria o estabelecimento assim que terminasse a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, dia 03 de fevereiro. Entretanto, segundo Nair, não foi isso que aconteceu. O blog se coloca a disposição do barraqueiro para ouvi-lo também. Confira:

Palmeira plantada pela internauta ficou dentro da Barraca
Venho mais uma vez agradecer ao blog e esclarecer sobre o desdobramento da invasão da barraca na frente da minha casa. Quando comuniquei ao blog que o caso estava resolvido foi porque o Fiscal Municipal “Pantera” foi até o local e na presença do barraqueiro ligou do celular para mim, que estava em Campos, induzindo e apelando para o meu lado sentimental, para permitir a permanência da barraca até dia três, pela manhã, para eu concordar, empenhou a sua palavra. Mas não foi bem assim o desfecho, a barraca só foi retirada ontem à tarde, dia seis. Espero que nos próximos eventos haja uma fiscalização efetiva com credibilidade que evite constrangimentos, tenho certeza que não há proprietário que fique feliz com barracas em suas calçadas. A palmeira que ficou por dentro da barraca acabou sem parte das folhas.
Obrigada, Nair.

Futevôlei nas areias de SFI

No último final de semana mais um torneio de futevôlei masculino agitou as areias de São Francisco de Itabapoana. Desta vez foi realizado na praia de Santa Clara e empolgou as torcidas. As premiações foram em espécie e contemplaram até o terceiro lugar.

O primeiro lugar foi conquistado pela dupla Wallace e Felipe de Guaxindiba. Com muito suor, Fábio e Bruno de Gargaú, ficaram no segundo lugar. O terceiro ficou com a dupla Luciano e Frank de São Fidelis.

No próximo final de semana tem mais jogos no litoral do município. No sábado (11/02), às 9h, haverá Futevôlei em Barra de Itabapoana. Às 16h será realizado um torneio de Vôlei em Manguinhos. Ambos serão na categoria masculina.

No domingo (12/02) acontecerá a rodada final da Copa Verão na modalidade Sub-20. As partidas acontecerão às 9h, 16h e 17h30 no Estádio Cenilton Guedes, em Guaxindiba.

Com informações da Ascom-SFI

O Marimanda antes do naufrágio

Essa foto enviada ao blog por um internauta mostra o barco Marimanda de Barra do Itabapoana, oito dias antes do naufrágio, ancorado no cais do Rio Itabapoana. As famílias seguem sem nenhuma informação sobre os pescadores Clayton de Oliveira Ventura (Quequel), 28 anos, Dídimo de Oliveira, 49 anos, Ivan Lins Guimarães Curitiba, 22 anos, Rondinele Mota da Conceição, 32 anos e Claudemir Ferreira Mota (Mico), 41 anos.

Já se vão 24 dias após a fatídica madrugada do dia 14 de janeiro de 2012. Os náufragos saíram para pescar na madrugada de quinta (12-01), passaram o dia capturando iscas, já na sexta-feira (13) trabalharam o dia todo. Por volta das 2h30min da madrugada de sábado (14), enquanto normalmente apenas um pescador fica de vigia e os outros dormem, o mestre do barco Quequel pediu socorro pelo rádio, anunciando que a embarcação estava afundando. No início da noite de domingo (15-01) funcionários de uma plataforma de petróleo na Bacia de Campos, a 120 km da costa de Arraial do Cabo, Região dos Lagos Fluminense, encontram o Marimanda como na foto abaixo, com apenas o bico da proa para fora da água.

Quase um mês após o desaparecimento dos pescadores, muitos questionamentos ainda são feitos. O barco bateu em alguma rocha? Foi colido por algum navio? Já saiu para alto-mar com algum problema? Alguns desses questionamentos poderão ser respondidos após a marinha divulgar os primeiros desdobramentos do inquérito aberto pela Delegacia da Capitania dos Portos de Macaé, que investiga o naufrágio. Na inspeção que o Marimanda foi submetido, os mergulhadores fotografaram o barco, e, segundo o sócio proprietário do Marimanda, José Augusto Alves Reis, o laudo que pode apontar as possíveis causas do acidente deve sair em 60 dias. Após essa vistoria, a Marinha concluiu que não havia necessidade de manter o barco na superfície ou rebocá-lo para a costa, e o Marimanda foi ao fundo a uma profundidade estimada em 2500 metros.

Confira o e-mail enviado ao Blog com a foto acima:

Essa foto foi tirada oito dias antes de acontecer o naufrágio, que aconteceu dia 14 de janeiro. Um primo meu que tirou essa foto. Ele tava visitando Barra, gostou muito da paisagem daqui e resolveu tirar fotos do rio, do mangue e das outras belezas naturais que Barra tem. Depois que ele tirou as fotos me pediu pra gravar um cd. Peguei a câmera dele, passei as fotos para o computador e gravei o cd . As fotos ficaram salvas no computador. Passados alguns dias, meu irmão olhando as fotos, me chama e diz: olha aqui a foto do barco MARIMANDA! Eu fiquei surpreso. Fiquei imaginando a foto do barco naufragado e essa foto, onde esse mesmo tava ancorado aqui em Barra. Todos nós que moramos aqui em Barra , estamos ligados há essas famílias num sentimento de esperança. Eu sei que é difícil, mas para Deus nada é impossível .

Que Deus abençoe cada membro das cinco famílias !!!!! Um abraço para essa grande equipe !!
Que Deus os abençoe!!!

Manoel Mendes !!!!!

Fotos: Capitania dos Portos

Mergulhador faz vistoria no Marimanda, e ao fundo aparece o Navio Gurupá P46 da Marinha
Marimanda com apenas o bico da proa para fora da água 
Imagem mostra a data da foto do Marimanda ancorado no Rio Itabapoana, 06/01/12,  oito dias antes do naufrágio

Cavaleiros e amazonas têm blog segmentado em SFI

Recebemos e-mail da ministra da eucaristia de Valão Seco, Rita de Cassia de Campos Netto, que em nome da ACASFI (Associação de Cavaleiros e Amazonas de São Francisco do Itabapoana) anuncia a criação de um blog voltado para um segmento que cresce em SFI: os amantes das cavalgadas. Confira:

Boa noite, família Berto.

Faço parte da família ACASFI (Associação de cavaleiros e amazonas de São Francisco do Itabapoana). Criei um e-mail e um Blog para divulgar o funcionamento, as atividades, as cavalgadas, reuniões, etc. Gostaria de convidar todas as pessoas que gostam de participar de cavalgadas, para fazer parte desta família, que cresce a cada dia. É um esporte saudável e que nos dá muito prazer. Venha você também, fazer parte conosco. Abraços, Rita de Cassia de Campos Netto Valão Seco

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Ladrões furtam Gol de estofador de Macuco de São Francisco


Genilson Cruz conhecido por "Pega Véia" está triste com o furto do Gol.


O estofador Genilson Cruz Andrade, 72 anos, morador da Rua João Barros Carneiro, 62, em  Macuco de São Francisco compareceu a 147º DP Legal de SFI,  para comunicar o furto do veículo de sua propriedade: um Gol caixote cor branca placa - 8438- modelo, 1991, com insufilme e um adesivo com a mensagem: "Foi Deus que me deu".  Veículo avaliado em R$7 mil reais.

Como foi.
Segundo Genilson, por volta de 17 horas, deste domingo, 05-02,  estacionou o veículo ao lado da Torre da Ôi na Praia de Santa Clara e saiu com a esposa para passear no calçadão da Praia. Quando retornou, por volta das 19 horas já não encontrou o veículo.

O fato foi comunicado imediatamente a Polícia Militar que passou informação via rádio para todas as viaturas policiais, mas até o momento o veículo não foi encontrado. Segundo Seu Genilson o carro estava todo legalizado. 

Genilson (foto) que é conhecido como "Pega Véia",  esteve na Rádio São Francisco FM e ao falar ao Blog disse que investiu para "arrumar" o carro instalando som, peneus novos, lanternagem. O carro estava "lindo" disse. Os documentos (verdinho e habilitação) ficaram no cofre do carro, além de CDs e um vidro de perfume. "Nunca pensei que meu carro fosse ser furtado. Quando sai, travei as portas direitinho e quando voltei só encontrei o rastro das rodas na areia da Rua da torre da Operadora ôi", lamentou.  


PM recupera Fiat Uno furtado na Praça dos Quiosques em Gargaú

No domingo, 05-02, um outro veículo, um Fiat Uno Placa LAE 4554-RJ, foi furtado na Praça dos Quiosques de Gargaú. Entretanto, neste caso, uma guarnição da PM no comando do Tenente Janes, da 3ª Cia 8ª BPM de SFI, conseguiu recuperá-lo 1 hora após o furto do veículo.

A guarnição no comando dos sargentos Edson, Castelar e Guilherme, numa operação de busca , acabou por encontrar o veículo sendo conduzido por um elemento que o abandonou na Estrada Velha de Gargaú.

Segundo o Sargento Guilherme, o elemento no momento da abordagem, jogou o Fiat contra a viatura policial e depois colidiu com um poste. Já fora do carro, o elemento fugiu por uma cerca de arame farpado entrando no mato. Perseguido pelos PMs, foi preso e levado para a 134ª DP Legal de plantão no domingo, 05-04.

Após os procedimentos de praxe, constatou-se que o elemento era o  Alex Machado Cardoso, 29, vulgo Lequinho, morador de SFI, que estava em liberdade condicional e fora novamente reconduzido ao presídio.

O proprietário do Fiat, apesar de  recuperá-lo avariado, ainda ficou satisfeito, pois se não fosse o trabalho da PM não encontraria mais o veículo, que hoje estaria em algum "desmanche" na Região.
 
  

Mais uma vítima do golpe do torpedo premiado em Santa Clara


Foto:Divulgação.
Uma moradora da Praia de Santa Clara, no município de São Francisco de Itabapoana (SFI), caiu no golpe do torpedo premiado e na ânsia de ganhar um carro 0Km, perdeu R$ 1.500,00 em dinheiro. A Polícia orienta pessoas que não participaram de concursos ou promoções a desprezar este tipo de mensagem e a procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima de sua residência.

De acordo com a Polícia, a vítima recebeu uma mensagem no telefone celular avisando que havia sido premiada com um carro 0Km. No entanto, deveria depositar R$ 1.500,00 em uma conta da Caixa Econômica Federal (CEF) para custear os gastos com o frete e o emplacamento do veículo, que seria entregue em três dias.

Pensando tratar-se do seu dia de sorte, a dona de casa não perdeu tempo e pegou todas as suas economias e depositou o valor na conta bancária indicada na mensagem. Ocorre que, como o carro não chegou, ela procurou a Polícia e só então descobriu que caíra num golpe.

A ocorrência foi registrada para investigação na 147ª Delegacia de Polícia (DP/SFI). Os policiais acreditam que a conta bancária e o celular de onde partiu a mensagem tenham sido usados apenas para praticar o golpe e já desprezados pelos golpistas. (Fonte: Campos24horas)

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Agressão à natureza

Utilizaram a Praia de Lagoa Doce num domingo de lazer e deixaram o lixo para trás. Um péssimo exemplo de pessoas que não tem o mínimo de conscientização do que é preservar o meio ambiente. A lente do Blog flagrou.



Últimos dias de inscrição para o pré-vestibular CEDERJ 2012 em SFI




A diretora do pólo CEDERJ de São Francisco de Itabapoana, professora  Marta de Fátima Silva informa que as inscrições para o pré-vestibular CEDERJ encerram-se no próximo dia 8 de fevereiro, quarta-feira.

O consórcio Cederj, oferece cursos universitários gratuitos, a distância, em todo o Estado do Rio de Janeiro

Segundo Marta, podem se inscrever quem já concluiu ou cursará a última série do Ensino Médio em 2012. O curso oferece ainda gratuitamente os livros e almoço.

As aulas (de todas as disciplinas do Ensino Médio) acontecem aos sábados, das 8 às 17 horas. Inscrições pela internet no site: www.pvs.cederj.edu.br

Mortes de crianças no trânsito caem com uso de cadeirinhas

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o total de mortes de crianças até 7 anos em acidentes nas estradas caiu 41,18%, no primeiro semestre de 2011, em comparação ao mesmo período em 2010, quando a lei sobre o uso obrigatório das cadeirinhas ainda não estava em vigor.

A ponte e a Lojas Americanas

Uma citação de Eike Batista que ficou gravada em minha memória: "Senhores pais, qualifiquem seus filhos. Esta Região terá um crescimento reto e sem parar durante os próximos 30 anos".

Ele falou isso em palestra proferida em uma churrascaria em São João da Barra para centenas de políticos, empresários, imprensa e lideranças comunitárias que foram lá ouvir o mega empresário falar sobre os investimentos no complexo portuário do Açu.

Antes, havia concedido entrevista coletiva no gabinete da prefeita Carla Machado. Este blogueiro e radialista estava lá e quis saber do empresário sobre a importância da construção da inacabada ponte João Figueiredo em todo este contexto de desenvolvimento. Ele, admirado com a pergunta, lançou outra: 

Que ponte? Teve que ser "socorrido" pela prefeita Carla. " Eike, é uma obra inacabada que corta o Rio Paraíba do Sul dividindo dois importantes municípios: São João da Barra e São Francisco de Itabapoana". Ah! tá... Mas ficou por aí. 

Agora, recentemente, o governador Cabral volta ao assunto e diz que não é de conversa fiada, reúne políticos no palanque em São João da Barra e diz: "Nós vamos construir a ponte".

O internauta: "E aí Paulo Noel o que tem haver Lojas Americanas com a ponte?"

Obviamente, que nada. Só estou analisando a situação do crescimento populacional no decorrer dos próximos 30 anos. Se vem todo este progresso anunciado pelo Eike, a construção desta ponte seria de suma importância para o município sanfranciscano. Ou São João da Barra tem território que suportaria toda a infra estrutura que se anuncia?

Que venha a Lojas Americanas conforme estou sabendo no Blog do Esdras, mas que não se esqueçam da conclusão das inacabadas obras da ponte, "um monumento ao desperdício do dinheiro público" conforme ouvi do Dr. Marcelo Lessa. 



Lojas Americanas em São João da Barra

Quem duvidava do progresso na região deveria ver a pesquisa que indicou o potencial para instalação de uma Lojas Americanas em São João da Barra. E ela deve ter sido das melhores, pois a rede vai se instalar no município com uma loja full. As negociações da área para construção estão indo de vento em popa com um grupo supermercadista. Os empreendimentos deverão ser vizinhos. Um negócio super bom para todo mundo.