sábado, 28 de janeiro de 2012

Gambá morre atropelada mas filhotes sobrevivem



Lenice Santos moradora de Barra do Itabapoana, Praia de São Francisco de Itabapoana conseguiu salvar dois filhotes de Gambá após a mãe ter sido atropelada em uma Estrada próximo a Barra.

Através de e-mail Lenice conta a história de Vitor e Vitória, nomes dados por ela aos dois animaizinhos silvestres.

"Paulo Noel, sou moradora de Barra e venho por meio deste e-mail te contar um pouco da historia de Vitor e Vitória.

Vitor e Vitória, são dois Gambazinhos que salvamos no último dia 18 de janeiro quando voltávamos da festa de São Sebastião em Barra. Por volta de 1 hora da madrugada passamos e vimos quando uma Gambá fora atropelada,no meio da Rodovia, quando começou a parir os sete filhotes ali mesmo.

Cinco nasceram mortos e dois sobreviveram, a mãe Gambá também morreu, ficando assim os dois órfãos.

Não pensei duas vezes e trouxe eles pra minha casa onde sigo cuidando até que comecem a comer frutas e possam ser soltos na mata. Eles tomam leite e seguem fortes e saudáveis.

Quando for a hora de soltá-los se vocês quiserem podem documentar. Eles são lindos! Com este gesto quero expressar todo o meu respeito pelos animais. Muitas pessoas já viram os gambazinhos que são criados com muito carinho".

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Começa nesta segunda em SFI o cadastramento para o transporte universitário gratuito



A secretaria de Transporte de São Francisco de Itabapoana vai realizar entre os dias 30 de janeiro a 10 de fevereiro, o cadastramento e o recadastramento dos estudantes para o transporte universitário gratuito 2012. O atendimento será realizado na sede da secretaria, localizada atrás da prefeitura, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Menores de 16 anos devem trazer a documentação e a autorização, por escrito, dos pais ou responsáveis. O atendimento será dividido em duas partes. Entre os dias 30 de janeiro a 03 de fevereiro será realizado o recadastramento dos alunos que utilizaram o transporte em 2011. No ato da inscrição, os estudantes devem levar comprovante de matrícula do ano letivo de 2012, uma foto 3/4 e a carteirinha utilizada no ano anterior.

Para os estudantes que ainda não possuem o cadastro, o período de inscrição será de 06 a 10 de fevereiro, portando uma foto 3/4, comprovante de matrícula do ano letivo de 2012, cópia do CPF, identidade e do comprovante de residência.

Segundo o secretário de Transportes, Sandro Santana, as duas formas de atendimento irão ajudar tanto a equipe de trabalho como aos alunos. “Todos os anos a secretaria recebe um grande número de estudantes interessados em utilizar o transporte universitário. Neste ano, dividimos em dois grupos para que toda a equipe da secretaria trabalhe de forma mais dinâmica e atenda melhor aos interessados”, completou Sandro. (Ascom SFI)

Tradicional festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Guaxindiba com intensa programação religiosa

Vasta programação na festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Guaxindiba

Fotos: Arquivo do Blog do Paulo Noel.


Com uma vasta programação religiosa, a tradicional festa em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes, que teve início esta semana, prosseguirá até o dia 02 de fevereiro. A festividade é organizada pela capela local e a paróquia de Barra e conta com o apoio da prefeitura. Estão na programação missas, adorações, louvores e procissão marítima e terrestre. A cantora católica Adriana fará o encerramento das festividades.

A programação religiosa teve início na terça-feira (24/01) com o começo da novena. Já este final de semana está recheado de atrações. No sábado (28/01), logo após a celebração das 20h, haverá louvor com o ministério Nova Semente. Domingo (29/01), às 8h, acontece a missa e em seguida a tradicional procissão marítima. Logo após, às 12h, será realizado um almoço beneficente. À noite, a partir das 20h, além da celebração acontecerá um louvor com a banda campista Novo Céu.
Segunda (30/01) e terça-feira (31/01) a programação seguirá com missa e adoração. Na quarta-feira (01/02), às 20h, o novenário contará com a presença do bispo diocesano Dom Roberto Francisco. Na mesma noite, será realizado um acústico com o grupo Filhos do Céu. Na quinta-feira (02/02), dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a missa solene será realizada às 18h e 30min, seguida de procissão pelas principais ruas da comunidade e a coroação. Encerrando os festejos com chave de ouro, show com a cantora Adriana.

De acordo com o administrador paroquial, padre Fagner Ribeiro, a festividade tem um cunho evangelizador. “Preparamos toda a estrutura do novenário com a intenção de evangelizar um maior número de pessoas, principalmente nesta temporada em que nossa região recebe um grande número de turistas. Não deixem de participar, todos estão convidados”, completou o padre que ainda disse que a procissão marítima será com os barcos nas cores azul e branco.
Outras atrações
No período dos festejos, Guaxindiba também será palco de muito esporte e cultura. Nesta sexta (27/01), a partir das 23h, acontece o luau da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), na Avenida Atlântica da localidade. O cantor Sandro Balli e o DJ Leandro Siqueira vão animar a noite.

No sábado (28/01), será realizado um torneio de futevôlei masculino, às 9h30min, e outro de vôlei feminino, às 16h. Ambos serão realizados na orla da praia, o no final da Avenida Principal de Guaxindiba. Também prossegue no domingo, a Copa Verão 2012 de futebol no Estádio Cenilton Guedes com as disputas da categoria Sub 20. (Ascom - SFI)

Gargaú vai ter blitz do controle da dengue no fim de semana




A secretaria municipal de saúde de São Francisco de Itabapoana promove, neste sábado (28/01), a partir das 9h, uma blitz de controle da dengue na localidade de Gargaú.

De acordo com o coordenador de vigilância ambiental de São Francisco, Carlos Henrique Ribeiro da Silva, 40 agentes, entre técnicos de saúde e de endemia, vão atuar oferecendo panfletos informativos alertando sobre a prevenção da doença e ainda esclarecer dúvidas. Além disso, os agentes vão estar de prontidão, preparados para qualquer necessidade de intervenção.

O secretário municipal de Saúde, Cristiano Salles Rodrigues, comentou a iniciativa. “É uma das prioridades para a saúde no governo Beto Azevedo, o trabalho preventivo. Na blitz, os técnicos vão estar preparados para informar e agir, quando necessário, para garantir o bem estar de todos no município” – destacou o secretário. (Ascom SFI)

Jibóias capturadas na Praia de Sossego em SFI

O fiscal do meio ambiente José Matozinho, içando a cobra.
Fotos: Enilce Gonçaolves.


O frango foi regurgitado na hora em que a equipe compareceu ao local.

Os animais foram soltos em uma propriedade na localidade de Santa Rita.

Funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SFI capturaram duas cobras da espécie jibóia dentro de um galinheiro, em uma residência da Praia de Sossego.

Segundo a ambientalista Enilce Gonçalves, a jibóia maior mede aproximadamente 1,75cm e já havia engolido um frango conforme mostra a imagem, registrada na hora em que a equipe compareceu ao local. "Jibóias adoram comer aves e roedores", diz Enilce.

Os moradores da Praia de Sossego fizeram o correto, pois chamaram a equipe de resgate de animais da Secretaria de Meio Ambiente não machucaram os animais", disse Enilce.

Segundo ainda Enilce, os amimais estão invadindo as casas, pois seu habitat está sendo destruído. "O que resta é buscar abrigo e alimento nas residências", diz.

Matar qualquer animal silvestre é crime, lei 9.605 de crimes ambientais. Caso tenha encontrado algum animal selvagem ligue para o Meio ambiente fone: 2789.2085.


As jibóias são importantes,pois mantém estabilizada populações de ratos, sapos,etc. Além de servir de alimentos pára outros animais.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Hoje tem “Quinta Verão mais que Abençoado” em Guaxindiba



Nesta quinta-feira (26), a Primeira Igreja Batista de Guaxindiba realiza mais uma Quinta Verão Mais Que Abençoado, evento que tem atraído muitos evangélicos as quintas-feiras no calçadão de Guaxindiba. O Pastor Rodrigo Rocha nos enviou um e-mail com os detalhes da programação e imagens do último evento, confira:

Queridos Amigos Vinícius e Paulo Noel.

Venho através deste, pedir que vcs estejam divulgando, o evento que estamos fazendo todas as quintas no “Calçadão em Guaxindiba.” Tem sido uma benção!!!!! E chamamos de “Quinta Verão Mais Que Abençoado”. Com uma programação bem diferenciada, muita música, coreografias e a Palavra de Deus aos corações que precisam...

Nesta quinta, em especial, teremos o grupo de Pagode Gospel “Sacerdotes”, comemorando seu Primeiro Aniversário. E a participação dos grupos SPE e Renovação!!!! Convidamos a todos para que estejam conosco e tragam suas famílias!!!!!

Primeira igreja Batista em Guaxindiba “Uma igreja Viva a Serviço Do Deus Vivo”

Pr. Rodrigo Rocha

Defesa Civil e bombeiros tentam encontrar desaparecidos em desabamentos no Rio





Brasília – Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro intensificaram hoje (26) as buscas por vítimas dos desabamentos de três prédios no centro da cidade. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas – quatro homens e uma mulher – e 20 estão desaparecidas. Cães farejadores identificaram dois focos onde, possivelmente, existam pessoas soterradas. Por segurança, a área, que é bastante movimentada, foi interditada desde a madrugada.

Policiais investigam as causas dos desabamentos. A suspeita mais provável, segundo os investigadores, é de colapso nas estruturas dos prédios, como falhas nas projeções. Foram descartadas motivações provocadas por vazamento de gás nos edifícios. O trabalho é dificultado pela poeira e a sujeira no local.

Para atender às famílias, foram montados dois núcleos de atendimento – um na Câmara Municipal do Rio e outro em uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF). Os dois locais estão próximos aos prédios que desabaram. Os atendimentos são feitos por funcionários da Defesa Civil e a prefeitura.

As cinco pessoas feridas foram retiradas dos escombros e levadas para o Hospital Municipal Souza Aguiar. Não há detalhes sobre o estado de saúde dos quatro homens e mulheres.

Os desabamentos ocorreram ontem (25) à noite e atingiram três prédios antigos da região central. Os edifícios que desabaram tinha 20, 10 e quatro andares. O menor deles estava entre os outros dois, por isso, inicialmente, não foi informado o terceiro desabamento. Um grupo de 80 homens do Corpo de Bombeiros, com o apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil, trabalham na área.

Vários carros que estavam estacionados na região ficaram cobertos de poeira em decorrência dos escombros. Edifícios localizados em volta dos prédios desabados também ficaram encobertos, como o prédio no qual funcionava uma agência do Banco Itaú e uma padaria. Nas proximidades. (Matéria e fotos da Agencia Brasil )

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Sérgio Cabral: "Nós vamos fazer a famosa ponte ligando SFI a SJB"

Fotos: Paulo Noel






Nesta última foto, de autoria de Rosane Berto, à esquerda, este blogueiro pergunta ao Governador sobre a ponte, logo que ele saiu no palanque. Sérgio nos atendeu com gentiliza e atenção, e garantiu que a obra será concluída. Acompanhe, pela Rádio São Francisco FM, nesta quinta-feira, o jornal São Francisco é Notícia com a entrevista na íntegra.

O Governador Sérgio Cabral, durante pronunciamento no Ginásio Esportivo Gladys Teixeira em São João da Barra, quando lançou o programa Renda Melhor no município, nesta quarta-feira, 25-01, chamou para perto dele os prefeitos Beto Azevedo e Carla Machado, o Vice Governador Pezão e os deputados João Peixoto e Roberto Henrique. A partir da formação dessas autoridades, diante do público que lotou o ginásio esportivo e da imprensa ele disse:

"Já temos a verba disponível para conclusão das obras da ponte João Figueiredo. Obra que vai fazer o sonho de São João da Barra, o sonho de São Francisco de Itabapoana. Vem cá Beto, Carla e Pezão, fiquem aqui no meio. Isso aqui não é conversa fiada, eu nunca fiz promessa que não poderia cumprir. Roberto Henrique, João Peixoto e o público presente, quero garantir a vocês aqui, nós vamos fazer a famosa ponte e a estrada ligando São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, trinta anos abandonada".

"Desde que esta Região teve um deputado Federal que tinha prestígio no Governo Federal, o Alair Ferreira, a obra começou e parou. Nós vamos fazer. É dinheiro financiado pela CAF - Comissão Andina de Financiamento. É uma instituição como o Banco do Brasil para os países Andinos, para toda America do sul. Temos 500 milhões para fazer algumas obras e a daqui (a ponte) temos R$190 milhões", declarou o governador em alto e bom som.

Luau da SMEC em Guaxindiba com expectativa de grande público

Acontece nesta sexta-feira (27/01),em São Francisco de Itabapoana,o Luau da SMEC (Secretaria de Educação e Cultura). O evento será realizado em Guaxindiba, na Av. Atlântica, onde será montada uma grande estrutura à beira mar. A atração principal éo show do cantor Sandro Balique terá início às 23h. Em virtude do sucesso dos anos anteriores, um grande público é aguardado.

O local será preparado para receber milhares de pessoas. A decoração vai ser montada para tornar o clima de verão mais aconchegante para o público. Oshow do músico Sandro Bali promete muita MPB e outros estilos variados. Sandro Bali tem uma grande aceitação nas regiões Norte e Noroeste Fluminense, além da Região dos Lagos. Também haverá apresentação do DJ Leandro Siqueira que vem se destacando cada vez mais no cenário musical regional.

Segundo a secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira, assim como em Santa Clara o luau de Guaxindiba será um sucesso. “Como prevíamos em Santa Clara, nosso luau, que já virou tradição do verão, foi um grande sucesso. Temos nos esforçado muito para isso, e em Guaxindiba não será diferente”, comentou a secretária.

Barra recebe Espaço Cultural Itinerante

Nesta quinta (26) e sexta (27) será a vez de Barra do Itabapoana receber o Espaço Cultural Itinerante da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Confira a programação:

26/01-
16h Oficina de artesanato
16h Parque
20h Apresentação dos Carochinhas do Brasil
21h Eliminatória do Concurso de Dança
22h MPB

27/01
16h Oficinas de artesanato
16h Parque
17h Recreação
20h Eliminatória do Concurso de Novos Talentos da Música
22h MPB

Sobre o Festival de Dança, o blog recebeu e-mail de Max Souza com mais detalhes. Confira:

Amanha acontecerá a penúltima eliminatória do Festival de Dança da Secretaria de Educação e Cultura em Barra do Itabapoana, no Espaço Cultural Itinerante, às 21h.

Ainda há tempo para se inscrever!!

Os melhores grupos de cada eliminatória irão para a Final, que acontecerá em Santa Clara, no dia 09 de Fevereiro.

Os prêmios são:
1° Lugar – R$1.000,00
2° Lugar – R$600,00
3° Lugar – R$400,00

POUCOS GRUPOS SE INSCREVERAM!!

A última eliminatória será no dia 02 de Fevereiro, em Guaxindiba. Inscreva seu grupo de dança, gospel ou secular, e participe! Regulamento, Inscrições e Informações no Espaço Cultural Itinerante, no Espaço Cultural em Santa Clara, ou na Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Palestra sobre INSS no Cras da Ilha dos Mineiros

Recebemos e-mail da Secretaria Municipal de Promoção Social com informações sobre palestra nesta quinta-feira no Cras da Ilha dos Mineiros, comunidade no entorno da Praia de Guaxindiba, SFI. Confira:

Vimos por meio deste, solicitar por gentileza que a Radio São Francisco faça a divulgação da palestra em Homenagem ao Dia do Aposentado que acontecerá no CRAS da Ilha dos Mineiros dia 26/01/2012, quinta- feira, às 14 horas,tendo como tema: BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS E ASSISTENCIAIS com a assistente social Vania do Programa de Educação Previdenciária do INSS de Campos dos Goytacazes.

Aproveito para enviar votos de estima e consideração.
Atenciosamente,
Barbara A.F.N. de Carvalho - Psicóloga do CRAS
Mirela Aparecida Pereira - Assistente Social do CRAS

Ana Percília, um ano de saudades em Barra do Itabapoana



O Blog foi procurado pelo Renato Louro da Silva, morador em Barra do Itabapoana, que solicitou divulgação de missa de um ano de falecimento de sua esposa Ana Percília Tavares Jordão Silva. Ana faleceu aos 44 anos, no dia 31 de janeiro de 2011 (relembre aqui). A missa acontecerá neste domingo (29), às 20 horas, na Igreja de São Sebastião.

Marinha encerra buscas por pescadores de Barra do Itabapoana

A Marinha do Brasil divulgou nesta quarta-feira (25/01) que foram encerradas as buscas pelos pescadores de São Francisco de Itabapoana que naufragaram no dia 14 de janeiro. Segundo a assessoria da Marinha, as buscas passaram do tempo estipulado, e hoje não há mais a esperança de encontrar os pescadores.

De acordo com a assessoria da Capitania dos Portos, os trabalhos no oceano passaram das 72 horas, prazo estipulado para buscas em casos como o dos pescadores de São Francisco de Itabapoana. Ainda segundo a Marinha, as possibilidades de encontrar algum dos pescadores ainda vivo, é remota.

Os pescadores, Clayton de Oliveira Ventura (Quequel), 28 anos, Dídimo de Oliveira, 49 anos, Ivan Lins Guimarães Curitiba, 22 anos, Rondinele Mota da Conceição, 32 anos e Claudemir Ferreira Mota (Mico), 41 anos, que estavam na embarcação, saíram de Barra do Itabapoana, distrito de São Francisco, no dia 12 de janeiro. Dois dias depois, 14 de janeiro, eles fizeram uma última transmissão pelo rádio, informando que o barco estava naufragando.

No dia 15 de janeiro a Capitania dos Portos divulgou que o barco dos pescadores tinha sido encontrado há 120 quilômetros da costa de Arraial do Cabo, e desde então as buscas estavam concentradas nas imediações, mas como nenhum vestígio dos pescadores foi encontrado, a Marinha decidiu encerrar as buscas.

Foto: Marinha
Fonte: Ururau

Polícia Militar recupera moto furtada após denúncia anônima

Após uma denúncia anônima, a Polícia Militar logrou êxito na recuperação de uma moto que havia sido furtada na Praia de Guaxindiba, na madrugada deste sábado (21). Trata-se de uma Honda XRE 300, cor preta, ano 2011, placa LLP4530-RJ. Por volta das 8 horas da manha desta quarta-feira (25), os Sargentos Edson, Guilherme e Castelar do DPO de Santa Clara foram averiguar a denúncia, e encontraram a moto abandonada em um canavial, às margens da RJ-232 (São Francisco a Guaxindiba), na localidade da Fazendinha. O local é o mesmo onde semana passada os policiais recuperaram um Gol Special cinza, que também havia sido furtado em Guaxindiba.

“Nós policiais agradecemos à população de São Francisco, que tem nos ajudado com suas denúncias. Este mês já foram para Casa de Custódia vários elementos envolvidos em crimes como tráfico de drogas, furto de veículos, furto de aparelhos de som em veículos e arrombamento em residências. Somente nossa guarnição recuperou quatro veículos furtados na área, sendo que um foi retirado o motor, os outros três foram encontrados intactos, e todos já entregues aos seus respectivos donos”, relata Sargento Guilherme.

Eleições para o Conselho Tutelar de SFI dia 12/02

Recebemos e-mail do Conselho Municipal de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Francisco de Itabapoana, que pede divulgação para o resultado preliminar da Prova Suplementar do Conselho Tutelar. Vencida está etapa, os cinco candidatos aptos concorrerão a três cargos de conselheiro e dois de suplente. A eleição está marcada para o dia 12/02/12. Todo eleitor de São Francisco de Itabapoana poderá votar. Confira o e-mail:

Olá!!

Gostaríamos de publicar o Resultado Preliminar da Prova Suplementar do Conselho Tutelar , cuja a eleição será no dia 12/02/2012 das 8h às 17 horas no Pequeno Franciscano (antigo Curumim) no Centro de São Francisco de Itabapoana.

Segue em anexo a Resolução com o nome dos Candidatos e o Número de suas inscrições que constará na cédula de votação.

Atenciosamente,

Alaildo Gomes Barreto
Presidente do CMPDCA – SFI

CONSELHO MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Rua Joaquim da Mota Sobrinho, n°180 – São Francisco de Itabapoana-RJ
CEP: 28230-000 – Telefone (22) 2789-1928
E-mail: cmpdca_sfi@yahoo.com.br

RESOLUÇÃO CMPDCA Nº03/2012, de 25 de Janeiro de 2012.

• A Comissão Especial Eleitoral, no uso de suas atribuições legais torna público as seguintes informações: número da inscrição e nome dos candidatos aprovados na prova de aferição do processo seletivo suplementar do Conselho Tutelar, para a gestão já vigente do período de 16 de fevereiro de 2010 a 16 de fevereiro de 2013, que concorrerão as eleições; local, data e hora da eleição e os documentos necessários a serem apresentados pelos eleitores na hora da votação.

Candidatos Aprovados:
  • Heliane da Silva Gaspar - Número do Candidato: (01)
  • Jucirlei Miranda Oliveira Machado - Número do Candidato: (05)
  • Juliana da Silva Rangel - Número do Candidato: (07)
  • Rodrigo Patrício de Barcelos - Número do Candidato: (02)
  • Saionara Chaves de Souza - Número do Candidato: (04)
Local, Data e Hora da Eleição

• Local: Pequeno Franciscano (antigo Curumim) de São Francisco de Itabapoana, localizado no centro da cidade na Rua Valdir Gonçalves Belmiro S/N.
• Data: 12/02/2012.
• Horário: das 8h às 17 horas.

Documentos Necessários

• Titulo de Eleitor e documentação com foto.

Alaildo Gomes Barreto
Presidente do CMPDCA - SFI

Última eliminatória do Concurso de Marchinhas de SJB nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (25), a partir das 20 horas, acontece a última etapa eliminatória do 2º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra. Na ocasião será feita a contabilidade geral das 34 participantes e serão conhecidas as dez finalistas do concurso que sobem ao palco novamente na grande final no dia 10 de fevereiro.

Os dez finalistas irão gravar um CD que será distribuído gratuitamente entre participantes, patrocinadores e foliões nos dias de carnaval. A novidade do 2º Concurso de Marchinhas Carnavalescas de São João da Barra fica por conta do Prêmio Especial que leva o nome do folião sanjoanense “Ezinho” que durante décadas esteve à frente da tradicional Banda Maluca. Este prêmio será concedido pelo voto popular na final do concurso.

“Mais uma vez o alto nível dos participantes garante o sucesso do evento. Em todas as etapas eliminatórias o Cine Teatro São João esteve lotado por crianças, jovens, adultos e cidadãos da melhor idade. A grande final é o esquenta para os dias de folia”, comemora o jornalista Bruno Costa, criador e organizador do concurso.

O primeiro lugar leva para casa a quantia de R$ 6 mil mais troféu, o segundo ganha R$ 3 mil e troféu e o terceiro colocado fica com R$ 2 mil mais troféu. O melhor arranjo, assim como o melhor intérprete, levam R$ 1.250,00 cada um mais troféu, e o Prêmio Especial “Ezinho” vai premiar com R$ 1,5 mil mais troféu àquele que for merecedor na visão da plateia que estiver presente na final do concurso.

Foto: JB Rocha
Leia mais em www.concursodemarchinha.com.br

Cabral anuncia em SJB Ponte João Figueiredo para 2012

Fotos: Paulo Noel


A conclusão da Ponte João Figueiredo, que irá ligar São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, enfim voltou a figurar como destaque nos planos do governador Sérgio Cabral para 2012. Em 2010, antes da campanha eleitoral, Cabral prometeu concluir a obra. Após passar o ano inteiro de 2011 sem ações efetivas que sinalizassem para a retomada das obras, e ainda ter de ver seu principal adversário político, o deputado federal Garotinho contra-atacar com uma emenda ao orçamento da União específica para a conclusão da Ponte, o governador parece ter batido o martela: “Nós vamos fazer, é uma obra de 190 milhões de Reais, financiada pela Corporação Andina de Fomento, que vai disponibilizar 500 milhões ao Estado e nós vamos concluir esta obra que está parada há 30 anos”, disse o governador, que acredita que em cinco meses todo o processo para a retomada das obras deve estar concluído.

Cabral deu essa declaração durante o lançamento dos programas Renda Melhor e Renda Melhor Jovem, no município de São João da Barra no final da manhã desta quarta-feira (25).

O blogueiro e radialista Paulo Noel acompanhou toda a solenidade e trará mais detalhes em instantes. O Jornal São Francisco é Notícia desta quinta-feira está imperdível, com a cobertura completa da visita do governador Sérgio Cabral.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O governador em São João da Barra nesta quarta


 Foto: Divulgação.

Obras inacabadas da ponte um monumento ao desperdício do dinheiro público.
Prefeita Carla Machado tem uma excelente oportunidade para indagar do Governador Sérgio Cabral sobre a promessa de conclusão das obras da Ponte João Figueiredo ou Alair Ferreira.

Aproveite Carla, já que o Governador visita o município. Não deixe de perguntar. E faça isso durante o lançamento do programa Renda Melhor, diante do público.

Ainda esta semana li na "Folha On line" que a obra será retomada. Carla, apesar da matéria, temos que ouvir do governador o que ele prometeu nos palanques antes das eleições. E ninguém melhor que você que é amiga dele e dos dois municípios para fazer a pergunta.

Temos que cobrar, sei que você é guerreira, e não vai dexiar escapar esta oportunidade. Tanto São Francisco de Itabapoana quanto São João da Barra esperam isso de você.

A Folha "On line" publicou que a obra será retomada. Todavia, uma recente enquete produzida pelo Blog (veja aqui) revela os internautas céticos com relação ao assunto. De qualquer forma, vamos ao que saiu na Folha:


Obra de ponte João Figueiredo será retomada até junho
Paralisadas há mais de 30 anos, as obras da ponte sobre o rio Paraíba do Sul, que ligará São Francisco de Itabapoana a São João da Barra — inicialmente batizada de João Figuei-redo — devem ser retomadas no primeiro semestre deste ano, atendendo a antigas perspectivas econômicas dos dois municípios e oferecendo uma rota alternativa de escoamento para o Porto do Açu. A previsão inicial era de que a licitação fosse realizada ainda em 2011, mas o projeto ainda está em fase de elaboração. De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), os estudos no local de implantação da ponte já fo-ram realizados e, agora, o projeto está em fase de levantamento de custos, para, então, ser encaminhado para a elaboração de edital e, em seguida, para processo licitatório, que ainda não tem data definida. O DER informou que o atraso foi causado pela necessidade de priorizar outras obras no Estado, como as de emergência na região Serrana. A expectativa pela construção da ponte cresce no mesmo ritmo do andamento das obras do Porto do Açu. Segundo o prefeito de São Francisco, Beto Azevedo, além de atender aos grandes empreendimentos em instalação no município vizinho, a ponte é importante pa-ra o escoamento da produção agrícola e para atender ao aumento do fluxo turístico. — A construção tem importância muito maior para São Francisco do que para São João Barra, porque o nosso município também pode ser beneficiado pelos investimentos do porto, se pudermos contar com a ponte. Sem falar no crescimento do turismo, com a ligação litorânea entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro — ressaltou o prefeito. O município de São Francisco já se dedica a estudos para a criação de um distrito industrial, em área a ser desapropriada, inicialmente de 500 mil metros quadrados, para atender a demanda do Complexo Portuário do Porto do Açu, já que, com a ponte, a distância entre os municípios será de apenas 15 quilômetros. Paralisação logo após colocação de pilares Os dois municípios aguardam, há pelo menos 30 anos, a conclusão da ponte, que será também uma alternativa à BR 101, a partir da integração do novo anel rodoviário à Rodovia do Sol, no Sul do Espírito Santo. As obras começaram na década de 70, mas foram interrompidas assim que os 18 pilares foram colocados. A estrutura mede 882 metros de comprimento e 14 de largura. Ano passado, durante visita à região, o vice-governador e secretário estadual de Obras, Luiz Fernando Pezão, se comprometeu em agilizar a retomada das obras, que, orçadas em R$ 100 milhões, seriam feitas a partir de um empréstimo de R$ 1 bilhão.

Placas indicativas de acesso ao Espírito Santo, uma necessidade em Barra do Itabapoana

Foto: Divulgação.

Caro Manoel Mendes (manoel.mendes20@gmail.com) concordo com você. Acho que passou da hora da implantação de uma sinalização com placas orientando os turistas que desejam visitar o Espírito Santo passando pela divisa de São Francisco de Itabapoana com aquele Estado.

A Rodovia do Sol, passando pela Praia das Neves é muito procurada. Por entender importante o seu e-mail, estamos publicando, esperando que as autoridades tanto do Espírito Santo quanto do município sanfanciscano colaborem para incrementar ainda mais o turismo nas duas Regiões. Grande abraço da equipe do Blog do Paulo Noel.

O e-mail enviado.


Venho aqui informar que Barra do Itabapoana precisa de placas informando a localização do Estado do Espirito Santo. Moro aqui em Barra e, a quantidade de turistas que passam aqui é enorme .

Eles param o carro e perguntam aonde ficam as praias das Neves, Marataízes , Marobá e outras praias capixabas.

E muitas vezes entram em ruas erradas aqui , porque Barra é um lugar extenso . Em cada ponto aqui em Barra tem que ter placa informando onde fica o Estado do Espirito Santo .
Desde já agradeço !! Manoel Mendes (manoel.mendes20@gmail.com)

Carla Machado recebe Sérgio Cabral nesta quarta-feira em São João da Barra


Foto: Guedes de Freitas no lançamento do programa Renda Melhor em Silva Jardim.



A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, e o secretário de Assistência Social Trabalho e Direitos Humanos, José Amaro Martins de Souza, o Neco, receberão a visita do governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vice governador Pezão e do secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, nesta quarta-feira, às 10h, na E.E.M. Ciep Professora Gladys Teixeira, Centro.

De acordo com o secretário Neco, a visita será pautada na concretização da implantação do Programa Renda Melhor que beneficiará cerca de 1200 famílias de diversas localidades do município através do benefício de transferência de renda a partir do mês de março. “Nossa equipe estará no local à disposição dos beneficiários visando tirar dúvidas e informar os detalhes do programa”, ressaltou o secretário.

O Programa Renda Melhor, elaborado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos a partir de orientação do Governador Sérgio Cabral, é parte integrante do Plano de Erradicação da Pobreza Extrema no Rio de Janeiro. O objetivo assistir com benefício financeiro as famílias que são integrantes do Programa Bolsa Família, do Governo Federal.

O Governo do Rio de Janeiro visa assim alinhar-se ao desafio nacional pela superação da pobreza extrema, lançado pelo Governo Federal, com o Plano Brasil Sem Miséria. Os benefícios podem variar de R$ 30,00 a R$ 300,00, de acordo com a condição de vida de cada família.

Além do benefício mensal do Renda Melhor, o plano de erradicação da pobreza extrema do Estado do Rio de Janeiro inclui também o Programa Renda Melhor Jovem, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, que oferecerá incentivo financeiro para que o jovem se mantenha no fluxo regular de ensino e conclua o Ensino Médio. (Secom SJB - Fabrício Berto)

Produtor rural de Bom Jardim picado por cobra




O produtor rural Helio Correia de Freitas, 58, anos, morador em Campos dos Goytacazes, irmão do também produtor rural Luiz Freitas, foi picado por uma cobra venenosa na perna hoje (24-01) pela manhã.

Ele estava em sua propriedade rural fazendo um trabalho de capina, quando foi surpreendido por uma cobra que o atacou.

Luiz Freitas, irmão de Helio, que também tem uma propriedade em Bom Jardim, disse que no local tem muitas cobras. Helio Freitas foi socorrido pelo resgate e já está sendo atendido no Hospital Manoel Carola.

Fomos informados agora que no Hospital Manoel Carola não tem o soro antiofídico e Helio Freitas foi removido, pelo resgate da Saúde, para o Hospital Ferreira Machado que está em condições de atendimento ao paciente.

Segundo Luiz Freitas o irmão ligou para ele da propriedade pedido socorro. "Meu irmão, fui picado por uma cobra o que faço?", perguntou desesperado Helio Freitas. O Luiz Freitas pediu que ele fosse para as margens da pista (RJ- 224) e solicitasse uma carona até que chegasse o resgate. " O mais incrível é que no Hospital Manoel Carola não tem o soro antiofídico", lamentou o produtor rural Luis Freitas.

Como é feito e como age o soro antiofídico?
Socorro a galope

Eqüinos produzem os anticorpos que barram o veneno das cobras

1. O primeiro passo para se produzir o soro é extrair o veneno de uma serpente — ou de um grupo delas do mesmo gênero, se o objetivo for uma vacina "multiuso". Para coletar o veneno das glândulas que secretam a substância, basta pressioná-las com as mãos ou aplicar um pequeno choque. Em pouco tempo, a serpente repõe sua peçonha

2. Um cavalo recebe o veneno em pequenas e sucessivas doses, que não prejudicam a sua saúde. Ele então começa a produzir anticorpos contra a peçonha. Por que são usados os cavalos? "Poderia ser qualquer animal, mas o cavalo é dócil e tem um rendimento maior na produção de anticorpos que outros mamíferos", diz a bioquímica Hisako Higashi, do Instituto Butantan

3. Após dez dias, amostras de sangue são retiradas do cavalo até se constatar que já há anticorpos suficientes no corpo do animal — o que leva, em média, 15 dias. Quando isso ocorre, até 16 litros de sangue são colhidos. Então, separa-se o plasma, parte do sangue onde ficam os anticorpos. O restante é reintroduzido no animal

4. O plasma do sangue é purificado em reatores e diluído. Aí o soro já está pronto. Quando uma pessoa é picada por um cobra peçonhenta, precisa receber a substância salvadora o mais rápido possível. No organismo da vítima, os anticorpos do soro se misturam com o veneno, neutralizando sua ação pouco a pouco. Em geral, o paciente se restabelece após um dia de tratamento

Do site http://mundoestranho.abril.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Veranista reclama de infestação de escorpiões em Santa Clara


Uma veranista, moradora em Belo Horizonte, pede ajuda da Prefeitura de SFI para eliminar infestação de escorpiões em terreno próximo a casa onde mora em Santa Clara. Ela conta o problema em e-mail enviado à redação da Rádio São Francisco FM.


Prezados colegas da Radio São Francisco e do Blog do Paulo Noel.

Sou moradora de Belo Horizonte -MG.
Tenho uma casa na praia de Santa Clara desde os anos 70 próximo a antiga residência do ex prefeito Barbosa Lemos, próximo a residência da Dinha ( Salão de beleza), próximo também a uma matinha no final da rua da banca de jornais do Carlinho.

Desde que que chegamos para aproveitar o período de verão com a minha família, estamos sofrendo com infestações de escorpiões em toda aquela vizinhança (escondidos embaixo de colchões, tapetes, dentro de armário, banheiro).
Os meus vizinhos também estão horrorizados e preocupados com a situação, devido as crianças e idosos.

Gostaríamos de aproveitar e solicitar dos orgãos da PMSFI , principalmente do CCZ, uma visita a região, pois acreditamos que exista um foco em uma casa abandonada próximo ao local.
Segue os nomes:
Maria de Lourdes Pereira ( Campos)
Rui Augusto Barcelos (Campos)
Luis Carlos Pereira ( Campos)
Marcos Antônio Pereira ( Itaperuna)
Paulinho e Izabel (Moradores de Santa Clara)

Desde já agradeço a enorme ajuda.
-
Atenciosamente,

Elaine Bomtielle Bomves
Assistente Social - PMBH

    1 - ESCORPIÕES

Os escorpiões, dentre os aracnídeos, são os que mais freqüentemente causam acidentes. Os mais comuns no Brasil são: Tytius bahiensis (escorpião preto) - fig. 1 e Tytius serrulatus (escorpião amarelo) - fig. 2.


Freqüentemente, a picada de escorpião é seguida de dor (moderada ou intensa) ou formigamento do local do acidente.

Tais sintomas (dor, formigamento) podem ser tratados com analgésico ou bloqueios anestésicos locais, além de observação do surgimento de outros sintomas por, no mínimo, 6 a 12 horas, principalmente em crianças menores de 7 anos e idosos.

São sintomas de gravidade que merecem ser observados com atenção:

  • Náuseas ou vômito
  • Suor excessivo
  • Agitação
  • Tremores
  • Salivação
  • Aumento da freqüência cardíaca (taquicardia) e da pressão arterial,

Neste caso, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de soroterapia anti-escorpiônica, levando o animal para identificação, se possível. (Fonte:http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/peconhento.htm )

domingo, 22 de janeiro de 2012

Criança de 9 anos morre afogada na Praia de Lagoa Doce

Praia de Lagoa Doce, no litoral de São Francisco de Itabapoana, recanto de águas calmas, com pequenas ondas, transforma-se no paraíso das crianças
Fotos: Paulo Noel.


Lagoa Doce, uma praia com águas mornas e rasa, localizada numa enseada no Oceano Atlântico, no litoral de São Francisco de Itabapoana muito procurada pelos banhistas, ideal para o banho de mar das crianças. Foi neste cenário tranquilo que, neste domingo, 22-01, por volta das 10 horas, aconteceu uma tragédia para a família Vaz.

Uma menina de apenas 9 anos Tailane Miranda Vaz, logo que chegou a praia, correu para o mar em companhia da irmã Luene Miranda Vaz de 12 anos, e acabaram se afogando. Tailane, não teve sorte, acabou se afogando vindo a falecer. Luene ainda foi salva com vida e levada pelo resgate para o Hospital Manoel Carola onde está no repouso e não corre risco de morte.

Como foi

Segundo apurou o Blog, a família Vaz que mora em Campos dos Goytacazes, comandada pelo avô das crianças José Nilson Batista Gomes, chegou a Praia de Lagoa Doce para o domingo de lazer.

Enquanto o Sr. José Nilson colocava a barraca de praia no ponto escolhido para se divertir , as meninas saíram correndo para o mar.

"Foi tudo muito rápido", disse um banhista que ajudou a socorrer as crianças. "Conseguimos tirar das águas a Luene, entretanto Tailane desapareceu e só foi encontrada já sem vida duas horas após", disse.

O Blog foi informado, ainda, que o avô desesperado queria levar a criança direto para Campos. Mas, os policiais de plantão do DPO de Praça João Pessoa o convenceu a levar a criança para o necrotério do Hospital Manoel Carola, onde aguarda a chegada do rabecão do IML

Além do avô, outros familiares como avó, tia e outras crianças estão no Hospital aguardando a remoção do corpo da pequena Tailane para o IML em Campos dos Goytacazes.

Olha o que fizeram com uma calçada recentemente construida na Praia de Santa Clara?

Esta Rua inaugurada em Santa Clara no centro, ao lado de uma Padaria, no acesso ao palco de show, teve parte da calçada toda destruída. A referida calçada também foi construída na época da inauguração da Rua.

Segundo um comerciante, de nome Fábio, que tem uma pastelaria em frente a calçada o estrago teria sido provocado por um caminhão cujo motorista estacionou em cima da calçada para almoçar.

Fazemos um apelo a prefeitura para que envie ao local uma equipe da Secretaria de Obras para recuperar a calçada que serve de apoio aos banhistas e idosos que por alí caminham


Operação da PM nas Praias de SFI resulta na apreensão de dezenas de motos

Motos levadas para o Pátio Norte em Campos dos Goytacazes.


A Polícia Militar 3º Cia do 8º BPM, DPO da Praia de Santa Clara, litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ) apreendeu dezenas de motos numa operação realizada na tarde e noite de sábado, 21-01, nas Praias de Santa Clara e Guaxindiba.

Segundo informou a PM, a apreensão das motos foram motivadas por documentação irregular referente ao IPVA atrasado, falta de habilitação e motociclista sem capacete.

No entanto a Polícia Militar informou que a infração que mais causa apreensão dos veículos é a falta de habilitação do motoqueiro

Os veículos apreendidos são levados para um pátio administrado pela Pátio Norte em Campos dos Goytacazes. A PM explicou que as motos vão a leilão após ficarem três meses no local, caso os donos não as retirem mediante pagamento de multa.

Por esse motivo, algumas motos com muitas multas acabam abandonadas no pátio, pois os donos desistem de buscá-las.

Lixo urbano

Lixão de Alegria dos Anjos com dias contados


Cumprindo a Lei que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos que lança uma visão moderna na luta contra um dos maiores problemas do planeta: o lixo urbano, a prefeitura de São Francisco de Itabapoana está elaborando um projeto que pretende acabar de vez com o lixão da localidade de Alegria dos Anjos.

A informação é do prefeito do município Beto Azevedo em entrevista pelo telefone ao Blog, logo após a manifestação dos moradores de Alegria dos Anjos que querem o fim do lixão e do transporte de lixo da ex-usina de reciclagem instalada na Fazenda Cobiça na localidade de Vilão.

Lei que acabar com lixões a céu aberto frequentado por urubus


Com a lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a tarefa das prefeituras ganha uma base mais palpável com princípios e diretrizes, dentro de um conjunto de responsabilidades que tem o potencial de mudar o panorama do lixo no Brasil.

A cena comum no Brasil dos lixões a céu aberto frequentado por urubus, com riscos ao meio ambiente e à saúde, está com os dias contados. Os municípios têm hoje obrigação legal de erradicar essas áreas insalubres no prazo de quatro anos. (Até agosto de 2014).

A lei passa a exigir a colocação dos rejeitos em aterros que seguem normas ambientais.

Lixo de São Francisco será destinado a um Centro de Tratamento de Resíduos


Todo o lixo de São Francisco de Itabapoana deverá ser destinado ao Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) instalado numa área de 990 mil metros quadrados com capacidade para receber até 300 toneladas de lixo domiciliar por dia. No local, está prevista ainda a construção de um Centro de Educação Ambiental. Por enquanto, no CTR, vai ser aterrado apenas lixo da Região Norte do município

Processo licitatório

Segundo informações de Fábio Moraes, Sub-secretário de controle interno da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, o problema do destino do lixo já vinha preocupando o prefeito Beto Azevedo. "Nós já vínhamos buscando uma solução à tempo", conta.

Fábio Moraes explica que no inicio de janeiro de 2012 foi iniciado o processo licitatório do novo contrato de coleta e destino final do lixo de acordo com a lei.

"Este processo de licitação deve finalizar no final de fevereiro", diz. Segundo ainda Fábio Moraes ao iniciar o contrato e decretar o termino do lixão São Francisco de Itabapoana passa a ser um dos primeiros municípios do Norte e Noroeste Fluminense a cumprir o que determina a Lei dando, assim, exemplo a municípios vizinhos com arrecadação maiores que a de SFI.

"O contrato consiste em coleta domiciliar do lixo e envio direto a um CTR(Centro de Tratamento de Resíduo) devidamente licenciado conforme a lei",diz.

Outro detalhe importante ressaltou Fábio Moraes é que o município sanfrancisco com a implantação do projeto passa a se beneficiar do recebimento através do Inea - Instituto Estadual do Ambiente de R$20 a R$28 reais por tonelada de lixo entregue ao CTR.

"O município passa a ter direito ao recebimento de ICMS verde, além de estar apto, ainda, a receber verbas com o destino de fechamento e reflorestamento do lixão existente no município e principalmente uma melhor qualidade de vida para a população de SFI", concluiu.