segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Apenas um posto avançado



Falta de médico perito na Agência do INSS de SFI impossibilita acesso a benefícios e realização de perícias médicas. Agendamentos são feitos para Campos dos Goytacazes.

Vinícius Berto, da redação

As vésperas de completar dois anos de inaugurada, a Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Francisco de Itabapoana mais parece um “posto avançado”. No local os segurados não conseguem requerer benefícios nem tão pouco fazer perícias médicas, um descaso.


Fruto do Programa de Expansão da Rede de Atendimento do INSS (PEX), a Agência de SFI apenas faz serviços de consultas e agendamentos, além de atendimento ao público com orientações e informações.

Segurada do INSS, a empregada doméstica Ângela Maria Francisca dos Santos, moradora em São Francisco, foi submetida a uma cirurgia em junho deste ano, e para realizar uma perícia teve que sair de São Francisco de Itabapoana para Campos. Além desse transtorno, pois estava recém operada, o INSS direcionou o pagamento do benefício dela para a agência do Banco Itaú em Goytacazes, na Baixada Campista, um verdadeiro contrassenso.

A agência do INSS foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 2010. O prédio é moderno e conta com dois pontos de recepção, quatro pontos de atendimento especializado, dois consultórios de perícia médica, banheiros, salas de reuniões, entre outros. O prédio ainda possui toda a infraestrutura adequada para atender pessoas com necessidades especiais, com acessos para deficientes físicos e leitor braile para deficientes visuais.

Resposta – O Blog procurou a gerência da Agência do INSS de São Francisco de Itabapoana, mas o gerente Bruno Batista Barreto encontra-se de férias. No local os funcionários nos atenderam muito bem. Eles não estão autorizados a falar em nome do INSS, mas o Blog conseguiu apurar que o problema é a ausência de médicos peritos lotados em São Francisco de Itabapoana.

Esse problema seria solucionado com a convocação de médicos aprovados no último concurso público, feito em fevereiro deste ano. No edital (clique aqui para ler) havia previsão de uma vaga de médico perito para São Francisco de Itabapoana. O problema é que não há médicos aprovados para essa vaga, como se pode comprovar no resultado (clique aqui para ver).

O problema seria resolvido com a convocação de médicos aprovados para atuarem na Gerência Executiva do INSS em Campos (veja aqui a convocação de médicos peritos para atuarem na Gerência Executiva do INSS).

A população de São Francisco aguarda uma solução.

Nenhum comentário: