sábado, 10 de dezembro de 2011

Festa católica em Brejo Grande

Recebemos e-mail da internauta Ana Paula Mota Faria, da comunidade católica da localidade de Brejo Grande, com informações da festa religiosa de Santa Luzia. Clique no programa da festa para ampliá-lo.

Caro Paulo Noel,

Nos dias 10,11,12 e 13 de Dezembro, a Comunidade Católica de Santa Luzia, em Brejo Grande, realizará a Festa da nossa Padroeira Santa Luzia, visando a entronização da nova imagem. Se for possível, gostaríamos que fosse divulgado em seu BLOG este evento religioso.

Certos que a presente solicitação será avaliada com o bom senso de sempre, tônica da Rádio São Francisco e do Blog do Paulo Noel, desde já agradecemos.

Segue em anexo, a programação do evento.

Comunidade Católica de Brejo Grande

SJB celebra o Dia da Bíblia neste sábado, dia 10




O Dia da Bíblia será comemorado em São João da Barra neste sábado, dia 10, do outro lado da Lagoa de Grussai, terceiro distrito do município. E para celebrar a data, o público poderá conferir os shows de Charles Henrique, a partir das 20h e, logo após, Marquinhos Gomes encanta com os seus louvores, também no palco oficial. O evento é uma realização da prefeitura, por meio da secretaria de Turismo.
Para fazer a abertura dos shows, ministérios locais farão a apresentação de seus louvores, entre eles: Ministério Uma Nova História, Labareda de Fogo, Hineni e o Ministério Sobrenatural.
O Dia da Bíblia é um dia especial e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
O Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
De acordo com o secretário de Turismo, Alexandre Rosa, a celebração do Dia da Bíblia é um marco para os cristãos. “Esse é um dia para que possamos nos atentar ainda mais da necessidade da leitura da Bíblia. Assim como temos que passar também aos nossos filhos essa importância”, disse o secretário.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Desbravando as Américas sobre duas rodas

Argentinos passam por SFI rumo ao Alaska



*
A busca da realização de um sonho a vontade de conhecer a própria capacidade física e emocional motivou a história dos músicos Gustavo Nemitz de 29 anos e Santiago Sarmento de 34 anos, que saíram do seu país, a Argentina, e decidiram conhecer as três América de uma maneira diferente. A dupla viaja sobre duas rodas levando a mensagem da necessidade de preservação do meio ambiente.

O projeto da viajem é intitulado Eco Volta. Em cima de uma bicicleta, os amigos saíram no dia 15 de outubro de Buenos Aires cruzando o Uruguai e chegando ao Brasil pelo Rio Grande do Sul. Parando em várias cidades e ficando um dia em cada uma delas, os argentinos estão subindo pela costa brasileira, percorrendo 100 quilômetros por dia em cerca de sete horas de pedaladas diárias, o que no final da aventura, com término previsto para daqui a dois anos e meio, somará um total de 60 mil quilômetros percorridos.

Na noite desta quarta-feira, a dupla chegou a São Francisco de Itabapoana, depois de pedalarem cerca de 3.600 quilômetros, passando por mais de 50 cidades diferentes. Em cada parada, os dois argentinos contam com o apoio das pessoas para encontrarem um lugar para comer e dormir. Em São Francisco de Itabapoana contaram com o apoio do Hotel e Restaurante Baletão de Santa Clara, que cedeu a hospedagem para a dupla. Eles também foram recepcionados pelo Rotary Clube São Francisco de Itabapoana, e participaram da reunião da última quarta-feira (07). Também deram apoio aos ciclistas: o diretor de Pesca de SFI José Armando e as Ambientalistas Simone Pedrosa e Enilce Gonçalves, que levaram os visitantes para conhecer a orla do município, assim como o mangue e o Parque Eólico de Gargaú.

Na manhã desta quinta-feira (08) Gustavo e Santiago estiveram na Rádio São Francisco FM, onde concederam entrevista contando da aventura em cruzar as Américas sobre duas rodas. “Nós nos conhecemos através da música. Precisava de um baterista, e há sete anos conheci o Gustavo, que é baterista profissional. Depois desse tempo trabalhando juntos em estúdio tivemos a idéia de fazer viagens de bicicleta”, conta Santiago. “Começamos como uma diversão. Fazíamos viagens curtas de 100 quilômetros. Aí o Santiago teve a idéia de viajar até o Alaska, e perguntou se eu topava. Acho que ele perguntou a pessoa errada, pois eu aceitei, e aqui estamos nós”, disse com bom humor Santiago, que nasceu no Brasil, e aos cinco anos se mudou para a argentina. “Temos o apoio do Rotary Clube Internacional de Buenos Aires, e sempre que chagamos as cidades procuramos um Rotary”, completou.

Em passagem também por Campos, os ciclistas corajosos revelaram ao Site Ururau que são pessoas comuns, que não são ricos, que vivem da música e que simplesmente tiveram uma idéia e foram realizar. Eles disseram ainda que procuram passar isso para as outras pessoas.

“Quando chegamos a uma cidade, procuramos ir a algumas escolas, conversamos com a diretora, explicamos o nosso objetivo, pedimos autorização para dar uma palestra aos alunos sobre ecologia e contar a esses jovens sobre o sonho que estamos realizando, incentivando eles a lutarem pelos seus ideais incluindo no final músicas brasileiras e argentinas,” revelou o ciclista.

Sem o uso do GPS, Gustavo e Santiago que não são profissionais e praticam uma espécie de cicloturismo, chegam aos lugares com a colaboração de um mapa de papel e se orientando através da ajuda da população dos locais por onde passam.

Eles carregam em suas bikes, barracas, material para fogueira, chuveiro de camping, sacos de dormir, instrumentos musicais, mantimentos, além dos sete litros de água mineral que bebem por dia. Tudo isso, com o patrocínio de lojas de equipamentos esportivos argentinos.

Os argentinos deixaram o município de São Francisco de Itabapoana na manhã desta sexta-feira com direção ao Espírito Santo.

Da redação do Blog com informações do site Ururau
* Foto Carlos Grevi

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Bispo antecipa abertura da campanha da fraternidade no auditório da Santa Casa em Campos

Tema será polêmico: fraternidade e saúde pública





O Bispo diocesano de Campos dos Goytacaz Dom Roberto Francisco Ferrería Paz antecipou o lançamento da Campanha da Fraternidade 2012 com o polêmico tema “Fraternidade e Saúde Pública”. O evento aconteceu às 20 horas, de ontem, 07-12, no salão nobre da Santa Casa de Misericórdia de Campos e se estendeu até as 22 horas.

Segundo o Bispo foi um primeiro encontro de motivação e reflexão sobre a campanha da fraternidade 2012.

É um tema complexo já que o Brasil vive um momento difícil em todos os setores da saúde.

O Bispo explicou que na verdade os temas são escolhidos com dois anos em assembléia com representação de todas as pastorais. “São temas que expressam a necessidade de demanda da sociedade, e, ao mesmo tempo uma necessidade de mudar e converter-se ao plano de Deus e Cristo

Dom Roberto disse por que resolveu antecipar a campanha.

“Estamos reduzindo a campanha só ao tempo da quaresma e da páscoa. A intenção da CNBB é trabalhar durante todo o ano litúrgico”, concluiu.

O evento contou com a presença de representantes da prefeita Rosinha Garotinho na mesa principal. De São Francisco de Itabapoana participaram o Padre Lucas Mendes, administrador da paróquia de São Francisco de Paula e as Ministras de eucaristia Nilma Cruz Pessanha coordenadora de catequese paroquial de Imburi e Elma Saturninho dos Santos, de Praça Imaculada e coordenadora das ministras em São Francisco de Itabapoana

Os impactos ambientais das obras dos Portos do Açú e da Ferrous em SFI

Duas localidades em São Francisco de Itabapoana , Gargaú e Barra do Itabapoana são as que mais vão receber de forma direta o impacto ambiental resultado dos investimentos dos portos do Açú em São João da Barra e da Ferrous na divisa de SFI com o ES.

Tanto as autoridades estaduais quanto as municipais já deveriam estar projetando uma infra-estrutura para estas localidades tendo em vista o que vem por aí em termos de desenvolvimento.

Não podemos ficar isolados aguardando o surgimento de favelas nestas localidades com a chegada de milhares de pessoas de todos os cantos do planeta. O caso e sério. Se nada for feito agora, estas comunidades sofreram muito no futuro.

O e-mail que recebemos hoje do inernauta Luiz Silva luizgeronimo@gmail já espelha a realidade que as autoridades terão que enfrentar, dando toda atenção a Gargaú e Barra do Itabapoana.

Ainda voltaremos ao assunto a respeito do tema “impacto ambiental” com as obras dos portos, pois pelo visto os proprietários responsáveis por estes mega empreendimentos não estão levando em conta estes dados nos relatórios de impacto ambiental. Tanto no RIMA quando no EIA que não inclui São Francisco de Itabapoana como área de impacto direto deste progresso.


Paulo Noel. Bom DIA!

Quero agradecer o espaço cedido nesse blog que é hoje um importantíssimo meio de comunicação em nosso Município.


Também, quero manifestar aqui a minha indignação, ao ver as ruas de Gargaú no estado em que se encontram. É um absurdo, é um desrespeito para com aqueles que pagam os seus impostos em dia, que pagam o IPVA (não me interessa se é destinado ao Governo Federal) dos seus carros e tem que transitar em ruas com verdadeiras "CRATERAS". Outro dia, ouvi de um morador o seguinte relato: "Ontem fiquei de 17:00 até as 22:00 retirando a água que se acumulou em frente a minha casa, devido as chuvas, impossibilitando o meu acesso a minha própria casa, água essa acumulada em uma "cratera". Isso tudo depois de trabalhar duro durante todo o dia" .

Como pode uma localidade como a nossa, que participa diretamente do desenvolvimento do Município, com a sua economia, "cedendo" terreno para a construção da Usina Eólica, a qual fez o nome do Município ser reconhecido em todo o Brasil, ser tratada dessa forma, isso é inadmissível. Hoje 90% das ruas de Gargaú estão intrafegaveis, sem falar da escuridão que toma conta das mesmas, sendo que nós pagamos uma taxa de iluminação pública, imagina se não pagássemos.

Pode ser que algum internauta, leia está nota e diga "ele pensa que é só em Gargaú que tem isso". Já me adianto e digo que sei que não é só em Gargaú, mas cada um tem que fazer o seu papel, o que está acontecendo em Gargaú e redondezas é BRINCADEIRA, e tem mais, agora que estamos chegando ao final do ano, periodo que começam as festividades, começaram a operação "tapa buracos",sendo que vieram tapando até a entrada de Gargaú e pararam, não sei por qual motivo.

O povo tem o poder, mas ele tem que ser posto em ação, caso contrário, nada será feito.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Futebol ao “vivo” neste domingo na Rádio São Francisco FM


Decisão do Campeonato Municipal de Futebol de SFI, direto de Volta Redonda com transmissão da Rádio São Francisco FM neste domingo, 11-12.

Tudo pronto para as finais do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana neste domingo, dia 11 de dezembro a partir das 13 horas no Estádio Municipal de Futebol, de Volta Redonda.

Primeiro jogo: São Francisco e Nova Belém disputam à Taça Cidade de São Francisco.

A partir das 15 horas, a bola vai rolar com as emoções da decisão do campeonato 2011 entre: Guaxindiba e Amprajope de Praça João Pessoa.

A Rádio São Francisco FM e o Blog do Paulo Noel transmitem a partida com flashes ao vivo a partir das 13 horas, sendo que às 15 horas em definitivo, direto de Volta Redonda com as emoções da decisão do campeonato: Guaxindiba e Amprajope.

Apoio:

01- Super Dujuca – o maior espaço para suas compras com o menor preço da região

02- Terezinha Magazine – líder em vendas também em materiais esportivos

03- Souza & Araújo Materiais de Construção – onde você encontra tudo para sua construção com preço qualidade e entrega rápida.

04- Oliveira Gás – representante exclusivo em São Francisco da Nacional Gás o gás do Brasil. Ligue 2789.2290, e

05- Rabi construtora -

Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana – transmissão ao vivo pela Rádio São Francisco FM , também no esporte a primeira em audiência.

Moradores de Praça João Pessoa reclamam de sinal da operadora de celular



Celulares não funcionam quando falta energia
Recebemos e-mail do internauta Reinaldo de Praça João Pessoa com reclamações contra a operadora de celular da Vivo. O Blog está solidário com os moradores e apela a Vivo para que o problema seja resolvido. Vamos ao e-mail.


Caro Paulo Noel me chamo Reinaldo, moro em Praça João Pessoa e estamos enfrentando um problema serio com o sinal da vivo. Toda vez que falta energia na localidade (o que vem acontecendo com frequencia) em seguida a torre para de transmitir sinal, assim causando transtorno a toda a localidade que fica isolada do mundo através do celular, logo apos o restabelecimento da energia, a torre continua sem sinal por ate 48 horas.

Eu e outros amigos e sócios da Amprajope (Associação de moradores de Praça João Pessoa) estamos organizando uma lista de abaixo assinado pedindo que a operadora mande um técnico resolver essa situação. Já liguei varias vezes para a Vivo. O atendente informa que tenho que ligar quando estiver acontecendo o problema pois naquele momento a torre encontrava-se normal no sistema deles.

Em minha opinião, o problema da torre pode ser a bateria de sustentação na falta de energia pois a torre já tem cerca de 12 anos e não sabemos se algum dia essa bateria foi trocada. Mas para isso a Vivo tem que mandar um técnico ao local para conferir de perto e se for o caso realizar a substituição da bateria.
Paulo Noel.

Quero contar com sua ajuda nessa luta, pois hoje a Rádio São Francisco FM e e o Blog do Paulo Noel são ferramentas importantes para tornar público os problemas que não conseguimos resolver sozinhos para nossa localidade. Desde já agradeço.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Plano de ação para o verão 2012 será tema de reunião em SFI com autoridades da área de segurança pública


Foto: Felipe Paes

Uma reunião a ser marcada no auditório da prefeitura de SFI para definição de um plano de ação na área de segurança para o verão 2012 foi o que ficou acertado, nesta segunda-feira, 05-12, durante visita a São Francisco de Itabapoana do comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM - Campos dos Goytacazes) Tenente-Coronel Lúcio Flávio Baracho .

Segundo o Tenente Coronel Baracho a visita de hoje, foi de cortesia ao prefeito Beto Azevedo. Mas Baracho ressaltou a importância de uma reunião para que seja traçado um programa de apoio a segurança durante o período de férias e de festas de Natal e fim de ano. A reunião ficou de ser marcada pela prefeitura no dia em que a Secretaria de Turismo estiver com toda a programação de verão pronta.

Além das autoridades de segurança pública serão convidados ainda representantes de associações de moradores, Maçonaria, Rotary, vereadores e lideranças.

O Ten. Cel Baracho foi recebido no gabinete do prefeito Beto Azevedo onde estavam também o, presidente da Emtransf – Empresa Municipal de Trânsito Joison Melo, o procurador do município Enaldo Barreto, o comandante da Guarda Municipal, comandante Gomes e a equipe de assessoria de imprensa da prefeitura.

O CEL Baracho agradeceu a hospitalidade em São Francisco e destacou a importância de uma ação conjunta com o município. “Desde 2009, os índices de criminalidade vêm diminuindo em São Francisco de Itabapoana, mas o trabalho continua. É muito importante esta atuação do governo municipal no auxílio à prevenção de crimes, garantindo o bem estar da população” - declarou o Coronel.

Durante a reunião, o Prefeito Beto Azevedo ressaltou, principalmente, os cuidados com a segurança da população, as ações nas divisas e o apoio do efetivo, por causa do aumento do fluxo de pessoas nas praias do município. “São Francisco teve uma melhora consistente na segurança pública desde que estamos à frente do governo. Para esse verão, estamos convocando uma reunião com todos os órgãos relacionados à segurança pública para garantir, com um trabalho conjunto, a tranquilidade de moradores e turistas.” – alertou o prefeito.

Parlamentares fecham cerco contra bebida alcoólica


A subcomissão sobre drogas, criada no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, sugere em seu relatório final a proibição da propaganda de bebidas alcoólicas, a restrição da comercialização do produto, o aumento de impostos e também a integração entre os diversos níveis de governo com o mesmo objetivo. A proposta será votada na próxima terça-feira (6)

domingo, 4 de dezembro de 2011

Lupi sai do Ministério do Trabalho culpando a imprensa



Brasília – Alvo de denúncias de desvio de recursos públicos de convênios assinados com organizações não governamentais para capacitação de trabalhadores, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, acaba de pedir demissão do cargo. Em nota publicada agora há pouco no site do ministério, ele disse atribuiu sua saída à "perseguição política e pessoal da mídia".

Eis a íntegra da nota: "Tendo em vista a perseguição política e pessoal da mídia que venho sofrendo há dois meses sem direito de defesa e sem provas; levando em conta a divulgação do parecer da Comissão de Ética da Presidência da República – que também me condenou sumariamente com base neste mesmo noticiário sem me dar direito de defesa - decidi pedir demissão do cargo que ocupo, em caráter irrevogável.

Faço isto para que o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras deste país contra o trabalhismo não contagie outros setores do governo.

Foram praticamente cinco anos à frente do Ministério do Trabalho, milhões de empregos gerados, reconhecimento legal das centrais sindicais, qualificação de milhões de trabalhadores e regulamentação do ponto eletrônico para proteger o bom trabalhador e o bom empregador, entre outras realizações.

Saio com a consciência tranquila do dever cumprido, da minha honestidade pessoal e confiante por acreditar que a verdade sempre vence.

Adeus doutor Sócrates


O ex-jogador Sócrates morreu neste domingo, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de infecção generalizada. Ídolo do Corinthians, Sócrates, de 57 anos, havia sido internado pela 3ª vez desta vez em virtude de infecção intestinal. A infecção, porém, se generalizou, afetando os rins.

É com imensa tristeza que eu posto está notícia. Sócrates foi e será sempre o ídolo do futebol brasileiro. Adeus doutor Sócrates, descanse em paz. (Fonte: Blog da Dilma)