sábado, 1 de outubro de 2011

Blog recebe denúncia de desmatamento em manguezal


Recebemos por e-mail uma grave denúncia de crime ambiental. A denúncia chegou na terça-feira (27), mas não sabemos por que cargas d’água o e-mail foi parar no Spam. Pedimos desculpas ao internauta Vinicios Viana (que nos enviou a denúncia) pela demora em postar o e-mail. A coisa é séria. Alguém estaria desmatando o mangue, e utilizando a madeira para fazer mourões. Os órgãos ambientais devem, o mais rápido possível, checar a denúncia. Confira:

Paulo Noel, na lagoa da chegada de Gargaú, perto da curva, tem aproximadamente 200 mourões de mangue cortados ilegalmente. Tentei comunicar ao IBAMA, mas não consegui.

Na tarde de terça-feira, chegaram mais 100 mourões, que estão escondidos no mato exatamente no meio da lagoa. É só pegar uma canoa e verificar. Estão destruindo o mangue!!! Isso tem que acabar!!! Então escolhi seu meio de comunicação para denunciar essa tragédia. Como repórter, acho que vc pode divulgar para que chegue aos órgãos responsáveis.

Vídeo mostra como será a sede da Estação Ecológica de Guaxindiba

As obras de construção da sede da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana, estão em fase de licitação. Com o vídeo abaixo se tem a noção de como ficará a obra.

Com bravura enfim termina a batalha contra o fogo na Mata do Carvão

Imagem: Google Earth
Vinícius Berto

Uma verdadeira batalha. É dessa forma que pode ser considerado o trabalho de voluntários, bombeiros e funcionários da Estação Ecológica de Guaxindiba. Os focos de incêndio foram controlados, e pelo menos por enquanto as equipes de combate ao fogo podem comemorar após dez dias de intensas atividades na Mata do Carvão, nome popular da Estação.

Trata-se de uma área que possui cerca de 3.260 hectares, e, após longos períodos de desmatamentos, houve uma alteração na mata que, atualmente, distribui-se por uma longa faixa com 1.200 hectares de vegetação com cerca de 5 km de comprimento por aproximadamente 2 km de largura, bem próxima à orla marinha da praia de Guaxindiba. Boa parte da floresta localiza-se em Área de Preservação Permanente por ser cercada naturalmente por recursos hídricos onde se destaca a vegetação de taboa entre os brejos da Floresta e Cobiça.

Após várias entradas na mata, as equipes comandadas por Vânia Coelho, chefe da Estação, conseguiram vencer o fogo que dia após dia ainda resistia. Durante a semana o problema maior encontrado dentro da mata foram três árvores que estavam queimando de pé. Foi um exemplar de Peroba, de aproximadamente um metro e meio de diâmetro e dois de Sapucaia, esses com cerca de três metros e meio de diâmetro. Uma pena, mas para o bem da mata essas árvores tiveram que ser derrubadas.

Em entrevistas à Rádio São Francisco FM durante a semana, Vânia comentou que a derrubada das árvores teve de ser feita em dois dias, já que eles tiveram que voltar ao local com moto serra de maior potência. Ela também contou que durante a trilha foram encontrados animais mortos, como lagartos, preguiças e cobras. Ainda será feito um levantamento da área atingida após quase duas semanas de incêndios. Mas aquela previsão inicial de 50 campos de futebol pode estar errada. O fogo atingiu mais a área da microbacia do Brejo da Cobiça, tipicamente cercada por vegetação de taboa, ou seja, a área de Mata Atlântica, felizmente, foi pouco afetada.

A área atingida deve levar um bom tempo para voltar a ser o que era antes. Nesses incêndios, o fogo não só consume o verde do lugar, mas também anos e anos de preservação ambiental por parte de funcionários, proprietários rurais conscientes e moradores, que com sustentabilidade aprenderam a conviver com a mata. O relato dramático de uma moradora de Nova Belém, comunidade no entorno da Mata do Carvão, comoveu aqui no Blog. E que o episódio sirva de alerta para os que ali ainda teimam em retirar madeira e caçar ilegalmente e queimar a palha de canaviais no entorno da Estação Ecológica. Não se pode mais admitir essas práticas. Aliás, a queima de um canavial foi apontada pela investigação preliminar como a principal causa do incêndio. A seca e os fortes ventos que atingem a região contribuíram para a propagação do fogo.

O Blog parabeniza o trabalho de Vânia Coelho, além de funcionários da Estação, funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, funcionários das brigadas de incêndio do Inea, Corpo de Bombeiros, órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro que cederam helicópteros para os trabalhos, mas acima de tudo aos voluntários, que com dedicação se juntaram às equipes.

Fotos: Inea
Brejos da Foresta e da Península, localizados no interior da Estação Ecológica.

Você sabia por que a Estação é mais conhecida como Mata do Carvão?
Descubra e leia mais sobre o assunto aqui no site do Inea.

Campeonato parado: domingo sem emoção nos gramados de SFI

O Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana está paralisado por uma rodada. A três rodadas do fim da segunda fase, o julgamento da partida entre Guaxindiba e Santo Amaro, marcado para terça-feira (04/10), foi o motivo da decisão de parar a competição. Portanto neste domingo (02) a bola não vai rolar nos gramados do município. Acontecerá apenas uma partida pela categoria Aspirante, Alegria enfrenta o Itabapoanense (de Barra do Itabapoana). É que a comunidade de Alegria dos Anjos está em festa, sendo assim os dirigentes solicitaram a realização do jogo, e o pedido foi atendido pela Secretaria de Esporte e Lazer.

Polêmica – No último domingo, 25, o Guaxindiba, jogando em casa, vencia o Santo Amaro por 1 a 0, e durante o intervalo da partida uma confusão se iniciou. O juiz Alex Gomes Rosa relatou na súmula que dirigentes do Guaxindiba e alguns torcedores cobraram dele uma melhor arbitragem, e que depois os torcedores partiram para agressão. O caso foi parar na 147ª Delegacia Legal de São Francisco. Alex, morador no Parque Santa Rosa, em Campos, registrou um boletim de ocorrência como vítima de agressão. Ele disse na Delegacia que foi agredido com socos e tapas nas costas. No meio do tumulto, não soube identificar os autores da agressão.

O departamento jurídico do Campeonato Municipal de Futebol vai analisar os fatos e decidir o caso com base na súmula, no boletim de ocorrência e na defesa apresentada pelo Guaxindiba.

Buena desiste – Com apenas um ponto nesta segunda fase em 12 disputados, mas ainda com chances de classificação, a diretoria do Buena, alegando dificuldades financeiras, desistiu da competição. Daqui pra frente, os times que enfrentarão o Buena terão a certeza da vitória por WO. Os três pontos serão somados, entretanto, caso precisem de gols para critério de desempate, terão um empecilho, já que a vitória por WO computa apenas um gol para a equipe vencedora.

Faltam três rodadas para o fim da segunda fase. Ao final se classificam as quatro primeiras equipes para a disputa da terceira fase, as semifinais, já no sistema mata-mata. O primeiro enfrenta o quarto, já o segundo pega o terceiro. Serão disputas de ida e volta. O primeiro e o segundo terão a vantagem de fazer o segundo jogo em casa. Quem passar pela semifinal disputa o troféu de campeão, já os perdedores disputam o terceiro lugar, que equivale a Taça Cidade de São Francisco. As regras acima valem para as duas categorias.

Clique aqui e confira a classificação da Categoria Principal.
Clique aqui e confira a classificação da Categoria Aspirante.

Comunidade católica de Gargaú comemora São Benedito

Recebemos e-mail da internauta Lidiane Sales solicitando divulgação para a Festa de São Benedito em Gargaú:

Boa tarde, Paulo Noel!

Pediram-me que fosse portadora desse e-mail em nome da comunidade católica da Igreja de São Benedito na Beira da Lagoa (perto do Clube ) em Gargaú, para que você pudesse divulgar via rádio e Blog a programação do Tríduo em honra a São Benedito. Segue abaixo a programação da parte religiosa e também do Fest Inverno que acontecerá antes. Desde já agradecemos e aproveitamos para convidar a todos para que venham participar conosco. Obrigada, Lidiane Sales.

6º Fest Inverno na Praça de São Benedito em Gargaú

• 30/09 ( sexta feira ) 18h - levantamento do mastro e as 20hs show .
• 01/10 ( sábado ) brincadeiras com as crianças na parte da manhã. Às 14h cabo de guerra “Buraco-fundo X Barra Velha”, organização do Tico. À noite danças variadas e show no trio elétrico.
• 02/10 (domingo) Almoço às 11 h e bingo às 14h. À noite, danças variadas e grande fechamento com trio elétrico e banda surpresa.

Tríduo de São Benedito em Gargaú

• Dia 02/10 – Celebração da Palavra com a MEDSC Iris Martins Andrade às 19h30min.
• Dia 03/10 – Santa Missa com o Pe. Francisco às 19h.
• Dia 04/10 – Celebração da Palavra com a MEDSC Kellen Martins Andrade às 19h30min.
• Dia 05/10 – Dia do padroeiro – Procissão percorrendo as ruas de gargaú a partir das 18h30min com a banda 2001. Na chegada da procissão Santa Missa com o nosso Pároco Pe. Lucas às 20h.

SFI presente em evento de educação ambiental e vigilância sanitária em Brasília

Recebemos e-mail de Virginia Ribeiro Pessanha, coordenadora de Ensino de Ciências e Ed. Ambiental da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana. Virginia conta como foi a participação de São Francisco de Itabapoana em evento sobre educação ambiental e vigilância sanitária, realizado em Brasília, dias 22 e 23 de setembro. Confira:

Boa Noite!

Reconhecendo a credibilidade deste Blog entre a população sanfranciscana, gostaria de solicitar a divulgação do evento realizado em Brasília/DF, no qual representantes da SMEC e Vigilância Sanitária, em parceria, estiveram presentes.

Coordenadora e Professores de Ciências da Rede Municipal de São Francisco de Itabapoana, juntamente com representantes da Vigilância Sanitária estiveram em Brasília para capacitação do Projeto EDUCANVISA, nos dias 22 e 23 de Setembro.

O evento reuniu, em Brasília, 70 professores e profissionais de vigilância sanitária e de secretarias de educação de 14 municípios de todas as regiões brasileiras (Pracuúba (AP), Serra do Navio (AP), Nortelândia (MT), Lucas do Rio Verde (MT), Tangará da Serra (MT), General Carneiro (PR), Pinhais (PR), Maria Helena (PR), São Fco. de Itabapoana (RJ), Solânea (PB), Água Branca (PI), Bezerros (PE), Piripiri (PI) e Pacatuba (SE).

Após a capacitação, desenvolvida ao longo de dois dias de palestras e dinâmicas, os professores aplicarão, no próximo ano, em sala de aula as atividades propostas pelo Projeto Educanvisa, abordando os seguintes temas trabalhados no curso: Saúde e educação; Vigilância Sanitária; Medicamentos e uso racional; Alimentação saudável; Propaganda e consumo de medicamentos e alimentos.

As atividades do Educanvisa pretendem envolver não apenas os alunos, mas alcançar também pais ou responsáveis e a comunidade. A ideia é tornar o aluno um multiplicador do conhecimento, repassando o que aprendeu na escola aos seus familiares, amigos e vizinhos. A proposta é desenvolvida em escolas públicas brasileiras de ensino básico (educação infantil, ensino fundamental e médio), e envolve desde crianças até jovens e adultos. A expectativa da Anvisa é que os participantes capacitados atuem juntos na promoção do uso adequado de medicamentos, da alimentação saudável, da prática de melhores hábitos de vida e da formação de uma consciência crítica quanto à influência da propaganda no consumo de produtos sujeitos à vigilância sanitária.

Virginia Ribeiro Pessanha
Coordenadora de Ensino de Ciências e Ed. Ambiental / SMEC - PMSFI
Professora de Biologia - UENF
Especialista em Educação Ambiental - IFF
Mestranda em Engenharia Ambiental - IFF

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Transmissão da Rádio no Blog momentaneamente fora do ar

O Blog está com um problema técnico na transmissão do som da Rádio São Francisco na internet. Pedimos desculpas ao internauta. Estamos trabalhando para resolver a questão.

Congresso Missionário da primeira Igreja Batista de SFI vai até 2 de outubro


Recebemos e-mail do Pr. Luciano Raimundo, Pastor de Missões da Primeira Igreja Batista de São Francisco, com informações do Congresso Missionário que vai até o dia 2 de outubro, cujo tema é MINHA VIDA, IMPACTO PARA A NAÇÃ0. (Abaixo o e-mail na íntegra).

Olá amigos da Rádio São Francisco. Gostaria, se possível, que vocês divulgassem a programação do CONGRESSO MISSIONÁRIO que será realizado a partir de hoje (30/09) até o domingo (02/10) na Primeira Igreja Batista em São Francisco de Itabapoana.

Neste Mês todas as Igrejas Batistas filiadas a Convenção Batista Brasileira, realizam a campanha de missões nacionais, com intuito de divulgar o trabalho feito pelos Missionários espalhados por todo território brasileiro, bem como levantar recursos para manutenção dos trabalhos e implantação de novo projetos, como o da CRISTOLÂNDIA, onde igrejas são abertas em plena cracolândias pelo Brasil, funcionado 24h para atender aos dependentes químicos, levando amor, carinho e a esperança de uma nova vida para elas.

O tema da campanha deste ano é MINHA VIDA, IMPACTO PARA A NAÇÃO, com a divisa em Atos 17:6b “Estes que tem Alvoroçado o mundo chegaram também aqui.” O congresso inicia-se nesta sexta-feira (30) com “O DIA DO ALVOROÇO”, estaremos concentrados em frente a Primeira Igreja Batista a partir das 19h e sairemos em caminhada evangelística até a praça onde estaremos realizando um culto missionário, com a participação do Ministério de Música SPE.

No Sábado e Domingo a programação segue na PIB com a presença do Missionário da Junta de Missões Nacionais atuante em Caxias do Sul - RS, o Pr JOCIMAR e sua esposa Missionária LARA, no louvor teremos a participação da BANDA ALPHALIFE.Contamos com a presença de todos e desde já agradecemos ao apoio.No Amor de Cristo,Pr. Luciano RaimundoPastor de Missões da PIB

Garotinho chega ao pátio da prefeitura de Campos onde é recebido pela Rosinha e filhos

Chegada do deputado federal Anthony Garotinho ao pátio da prefeitura de Campos dos Goytacazes, onde se encontrou com Rosinha e os filhos.
Imagens enviadas ao Blog pela editoria de fotografia:

Fotos: Antônio Cruz/Folha Da Manhã



Do TRE-RJ: Liminar mantém Rosinha Garotinho no cargo

Uma decisão liminar do desembargador federal Sérgio Schwaitzer manteve no cargo a prefeita de Campos dos Goytacazes, Rosângela Rosinha Garotinho, além de suspender a inelegibilidade imposta ao deputado federal Anthony Garotinho, marido da prefeita. A liminar é válida por 30 dias e acolhe o pedido feito dentro de uma Ação Cautelar, ajuizada pelo casal às 13 horas desta sexta-feira, dia 30. "Defiro a liminar, para conceder efeito suspensivo ao recurso eleitoral interposto, pelo prazo de 30 dias", redigiu o desembargador federal, na decisão publicada às 16h33.

O desembargador Schwaitzer concedeu a liminar com base em dois argumentos jurídicos. Primeiro, ele entendeu que seria plausível a alegação de Rosinha e Anthony Garotinho de que o casal teria direitos ameaçados pela decisão que cassou a prefeita e tornou o deputado federal inelegível. Em ações como a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra o casal, os Tribunais ainda não teriam consolidado a jurisprudência sobre como aplicar a redação da Lei Complementar 64/90, com as alterações introduzidas pela LC 135/2010, a Lei do Ficha Limpa.

Além disso, o desembargador federal lembrou que a decisão do Juízo da 100ª Zona Eleitoral era passível de ser revisada, após o exame do recurso pelo Colegiado do TRE-RJ. Constantes alterações na chefia do Poder Executivo municipal poderiam provocar o que o desembargador federal Schwaitzer classificou de "insegurança jurídica". Caso o mérito da Ação Cautelar não seja julgado em 30 dias, a decisão liminar perde efeito.

Na quarta-feira, dia 28, o casal Garotinho já havia ajuizado um Mandado de Segurança com pedido de liminar, mas que foi negado também pelo desembargador federal Sérgio Schwaitzer nesta sexta-feira, dia 30. Ele considerou que o instrumento jurídico utilizado não seria o adequado para obter o efeito suspensivo na AIJE que condenou o casal. "Nos termos da jurisprudência dos Tribunais Superiores, não é cabível mandado de segurança contra decisão judicial que se sujeita a recurso específico, como no caso em análise", explicou o desembargador.

Homem assassinado a golpes de facão em Barra do Itabapoana


Aluísio Moreira da Silva 59 anos foi morto a golpes de facão na casa da ex-nora por volta de 1 hora da manhã, desta sexta-feira, 30, no conjunto habitacional próximo ao farol da praia de Barra do Itabapoana em São Francisco de Itabapoana. Aluísio Moreira era conhecido pelo apelido de Baiano e era ex-presidiário segundo a PM.

Segundo apurou a Polícia Militar que esteve no local, a vítima estava bebendo em um bar com Jaildo Andrade de Moraes e uma mulher de nome Angela. Quando retornaram para a casa e já se preparavam para dormir, foram surpreendidos por um homem da raça negra que meteu o pé na porta e atacou Aluizio Moreira a golpes de facão e depois fugiu. O fato foi registrado no Boletim de Ocorrência da 147º DP de SFI enquanto o assassino continua foragido.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Deficiente auditiva assistida pelo Pinokio saiu ontem e não voltou mais




Diretora da instituição faz apelo para blog ajudar a localizar a jovem Marta Cristina, 27 anos (foto).





Bom dia Paulo Noel,



Estamos precisando da ajuda da Rádio, do blog e da comunidade de São Francisco de Itabapoana.Estamos à procura de Marta Cristina, 27 anos, que saiu ontem do Instituto Pinokio e não voltou.Ela já convive conosco a mais de 8 anos, e nunca aconteceu dela sair e não voltar. Às 17h30min ela ainda foi vista em nosso quintal, e, como não entrou para jantar, saímos a procura dela em volta da casa e na praia.Hoje de manhã um vizinho veio nos contar que lá pelas 20 horas de ontem um carro passou, deu marcha ré e parou em frente a nossa escola, um lugar onde ela poderia estar. Ela pode ter embarcado neste carro. Como ela é surda e muda estamos muito preocupados em ela não saber dizer onde mora e nem mesmo saber voltar para casa. Se alguém a ver andando pelas ruas, por favor, receba ela em sua casa, pois ela é boa pessoa, e nos telefone. O nosso numero é 27896144. Agradeço a cooperação.Lucia Maria Brito (Diretora do Instituto Pinokio)

Obras de abastecimento de água em São Francisco devem beneficiar cerca de 3 mil famílias

Foto: Alessandra Lemos

Prosseguem os trabalhos de extensão da rede de abastecimento de água potável nas localidades de Santa Clara, Praia do Sonho e Sossego. As obras foram solicitadas pelo Executivo Municipal e devem beneficiar cerca de 3 mil famílias.

Ao todo serão mais de 600 metros de rede na Rua Cajabame, em Santa Clara, e 18 mil metros de extensão de abastecimento nas Praias de Sossego e Sonho. O responsável técnico da CEDAE pelo abastecimento de São Francisco, Mário Antônio de Oliveira, acompanhou a visita ontem quarta-feira (28/09) com o prefeito Beto Azevedo e destacou a importância da iniciativa.

“O prefeito Beto trabalhou junto à CEDAE para que as obras saíssem do papel. O abastecimento vai atender a mais de 40 ruas nas localidades. Estão sendo investidos 2 milhões e 500 mil reais na extensão. É uma obra importante para a população” – declarou Mário.

Beto Azevedo ressaltou os benefícios da extensão da rede que está prevista para ser concluída até o fim do ano. “Buscamos entendimento desde o ano passado com o Wágner Victer (presidente da CEDAE) para a realização destas obras. Essa rede é uma solicitação antiga das comunidades e agora está se tornando realidade” – comemorou o prefeito.

A rede de água em São Francisco conta também com a ampliação do poço na localidade de Máquina que vai garantir o abastecimento em Praça João Pessoa e Travessão de Barra e ainda oferecer água de melhor qualidade em Barra do Itabapoana.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Manifestação contra saída de Rosinha

Fotos:Mariana Ricci/Folha da Manhã.

Imagens enviadas ao Blog do Paulo Noel pela editoria de fotografia da Folha da Manhã durante a manifestação com trio elétrico no pátio da prefeitura contra a saída da prefeita Rosinha Garotinho do cargo.







TRE-RJ divulga matéria sobre cassação de Rosinha

Do site do Tribunal Regional Eleitoral-RJ:

Casal Garotinho é condenado por abuso de poder econômico

A juíza da 100ª Zona Eleitoral de Campos, Gracia Cristina Moreira do Rosário, determinou, nesta quarta-feira, dia 28, a cassação dos diplomas da prefeita Rosângela Rosinha Garotinho e do vice Francisco Arthur de Souza Oliveira, que ficam inelegíveis por três anos, a contar da eleição de 2008. Também condenados no processo por abuso de poder econômico em razão de uso indevido de veículo de comunicação social, o deputado federal Anthony Garotinho e os radialistas Fábio Paes, Linda Mara Silva e Patrícia Cordeiro ficam inelegíveis. A sentença deve ser publicada amanhã, dia 29, quando começa a contar os três dias de prazo para recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi ajuizada pela Coligação "Coração de Campos" e pelo então adversário de Rosinha Garotinho na disputa à Prefeitura, Arnaldo França Vianna. A juíza Gracia Cristina Moreira entendeu haver provas de que a prefeita e o vice eleitos haviam sido beneficiados por propaganda eleitoral irregular veiculada em meio de comunicação do grupo O Diário. Os radialistas teriam utilizado o espaço concedido por meio dos programas em que atuam ou são dirigidos por Anthony Garotinho para promover a candidatura de Rosinha.

A Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes já foi comunicada, por ofício, sobre o teor da decisão que cassa a prefeita Rosinha Garotinho. Como as irregularidades ocorreram antes da aprovação da Lei Complementar 135/10, a lei do "ficha limpa", a juíza Gracia Cristina Moreira aplicou o prazo de 3 anos de inelegibilidade, previsto no artigo 22, inciso XIV, da Lei Complementar 64/90.

Caminhão derruba poste, e por pouco pedestres não recebem descarga elétrica

Fotos: Vinícius Berto


Um acidente ocorrido no centro de São Francisco de Itabapoana, na manhã desta quarta-feira (28), por pouco não termina em tragédia com pessoas eletrocutadas. Ao manobrar o caminhão Ford Cargo cinza placa MRS-4931 de Cachoeiro de Itapemerim – ES, o motorista Reinaldo Pereira da Silva, 56 anos, morador no distrito de Praça João Pessoa bateu em um poste na Rua Amélia Buechem. Com o acidente, parte da fiação de baixa tensão caiu provocando um grande curto circuito com muita centelha. Pedestres que passavam pelo local quase foram atingidos. Por sorte o fio de alta tensão ficou pendurado e não rompeu. Agentes da Emtransfi e Guarda Civil Municipal fecharam o trânsito e orientaram para que pessoas se afastassem para evitar descargas elétricas. Os fios ainda ficaram energizados por 20 minutos, até a chegada da equipe de emergência da Concessionária Ampla que desligou a rede.

O motorista disse que foi desviar de outro caminhão que vinha em sentido contrário e, ao fazer a manobra, o pára-choque traseiro “engatou” no poste. Ao arrancar com o veículo, puxou o poste provocando todo o estrago. Os moradores da Rua Amélia Buechem, além de outras ruas próximas, estão sem energia elétrica. Moradores reclamaram da demora da Ampla em restabelecer a energia. O acidente aconteceu às 10h45mim, e a equipe chegou para trocar o poste às 15 horas. No momento dessa postagem o trabalho dos técnicos não havia terminado.

Prejuízos

Sócia proprietária de um salão de beleza que fica quase em frente ao poste atingido, a cabeleireira Lidiane Gomes Oliveira reclamou da demora da Ampla. “Deixei de trabalhar hoje devido ao acidente, e depois em função da demora da Ampla. Fui obrigada a desmarcar várias clientes e amarguei prejuízos”, lamentou.

O acidente aconteceu às 10h45mim, e a equipe chegou para trocar o poste às 15 horas

Cassação de Rosinha Garotinho confirmada

(Do Blog do Cláudio Andrade)
A prefeita de Campos Rosinha Garotinho foi cassada por decisão da juíza da 100ª ZE de Campos de Goytacazes, Gracia Cristina Moreira do Rosário.A chefe do executivo municipal ainda não foi notificada do teor da sentença. (Blog do Cláudio Andrade)

(Do Blog Na Curva do Rio de Suzy Monteiro/Folha da Manhã )
A assessoria do TRE informou que acabou de falar com a juíza Gracia Cristina Moreira do Rosário e ela confirmou que já existe sentença sobre o caso Rosinha. O documento foi encaminhado para o presidente do órgão, desembargador Luiz Zveiter

(Do Blog Eu penso que...)
Consumada a decisão pelo afastamento da prefeita Rosinha e do vice-prefeito Chicão, não resta outra saída a não ser empossar o presidente da Câmara, Nelson Nahim, e percorrer os trâmites previstos para que seja revista a decisão, caso injusta ou equivocada. Convocar a massa para ir para frente da Prefeitura, parar ônibus, vans e, pior ainda, a prefeita dizer que só sai presa da Prefeitura traduz o quanto essa gente perdeu o senso do ridículo. Que se dê posse ao presidente da Câmara e recorre-se aos tribunais superiores

Do Blog do Garotinho sobre a cassação de Rosinha








Garotinho denuncia na Câmara todo o golpe praticado contra o povo de Campos

Garotinho faz discurdo indignado com a covardia feita em Campos (Imagem da TV Câmara)

Abaixo vocês poderão assistir o discurso de Garotinho, na Câmara dos Deputados, onde mostra passo a passo toda a armação montada para tirar a prefeita Rosinha Garotinho. Vocês ficarão estarrecidos com os fatos inusitados, contrariando tudo o que a lei estabelece, e que produziram essa sentença que é uma aberração jurídica. No final Garotinho tranqüilizou o povo de Campos: “Não tenho dúvidas de que em 48 horas será restabelecida a ordem jurídica em Campos”.
Luis Filipe Melo – Moderador
Mais de 3 mil pessoas já se encontram na frente da prefeitura de Campos em apoio à prefeita Rosinha Garotinho.




O clima na cidade está muito tenso. Vários estabelecimentos estão fechando as portas, e camelôs e ambulantes estão se dirigindo neste momento para a prefeitura, todos apoiando a prefeita injustamente perseguida pela Justiça Eleitoral. Rosinha disse agora há pouco numa entrevista a uma emissora de rádio de Campos, que tem muito respeito pelo presidente da Câmara, Nelson Nahim, mas que não vai sair da prefeitura, pois não cometeu nenhum crime e pediu ao povo que cerque a prefeitura. A multidão aumenta a cada instante. Daqui a pouco mais fotos e ñovas informações.

COMUNICADO

A secretaria de Administração de São Francisco de Itabapoana comunica a todos os servidores efetivos e concursados que se dirijam a sede da prefeitura para receberem seus novos cartões de alimentação. No ato do recebimento os funcionários devem trazer documentação e seus antigos cartões. O atendimento irá prosseguir até o dia 07 de outubro, das 9h às 16h.

Delegado Renato Perez faz palestra hoje no Rotary

Foto: Paulo Noel.



O Delegado da 147º DP legal de São Francisco de Itabapoana (RJ) é o convidado, hoje, 28-09, do Rotary Club São Francisco de Itabapoana para uma palestra sobre segurança pública e o papel da Delegacia Legal na comunidade às 20h30 no séde provisória do Rotary São Francisco no Restaurante Hotel Batelão em Santa Clara. Segundo o presidente do Rotary Coronel José Amilton Barreto a palestra do Dr. Renato Perez, segue o ciclo de palestras programadas pelo Rotary Club São Francisco de Itabapoana sobre temas importantes da sociedade. “Aproveito a oportunidade para convidar os presidentes das associações de moradores, a Loja Maçônica Luz do Itabapoana, membros de todos os movimentos religiosos em autoridades municipais e estadual”, completou José Amilton.

O que é o Rotary


Segundo explicações do atual presidente 2011/2012, do Rotary Club São Francisco de Itabapoana, José Amilton Barreto o Rotary o objetivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de Servir como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:

Primeiro: o desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

Segundo: o reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;

Terceiro: a melhoria da comunidade, pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e particular;

Quarto: a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Definição

Rotary International é a associação de todos os Rotary Clubs do mundo. Os propósitos do RI são: incentivar, promover, propagar e superintender o Rotary no mundo todo; coordenar e, de modo geral, dirigir as suas atividades.

Ambientalista resgata coruja de celeiro com asa ferida em São Francisco

Técnica ambiental exibe ave resgatada.

Uma ligação de uma ouvinte para a Rádio São Francisco, da localidade de Macuco de São Francisco, informava que havia naquele bairro uma coruja com ferimento em umas das asas. Imediatamente a emissora entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e, através da ambientalista Enilce Gonçalves a ave foi resgatada. Hoje, 28-09, por e-mail Enilce Gonçalves enviou as imagens da coruja e falou da importância do trabalho de divulgação da rádio.

____________

Olá Paulo Noel. Quero agradecer por nos ajudar com o resgate dos animais e divulgação do nosso trabalho. A coruja de celeiro, cujo nome científico é “tyto alba”, foi resgatada ontem, dia 27, e apresentava um ferimento na asa esquerda, sem quebradura.

A ave está bem. Ontem, pela tarde, conversei com um amigo veterinário e ele irá nos ajudar na recuperação do animal. Obrigada. Enilce Gonçalves- técnica ambiental.

Falta de quórum impede reunião da Câmara na noite de ontem em São Francisco

A votação do Decreto Lei que altera o número de cadeiras de 9 para 13 ficou para amanhã, quinta-feira, 29-09, tendo em vista que ontem a reunião plenária não pode ser realizada por falta de quórum. Enquato isso o julgamento do processo do vereador Fabinho do Estaleiro foi mais uma vez adiado pelo Tribunal Regional Eleitoral.


Processo que pode cassar novamente Rosinha deve ser julgado nesta quinta



A juíza da 100ª ZE de Campos de Goytacazes, Gracia Cristina Moreira do Rosário, vai julgar até esta quinta-feira, dia 29, o processo que pede a cassação do mandato da prefeita do município, Rosângela Rosinha Garotinho por abuso de poder econômico. Ela teria sido beneficiada por práticas panfletárias da rádio e do jornal do grupo O Diário durante a campanha eleitoral de 2008. O uso indevido de meios de comunicação social também levou a figurar como réus no processo o deputado federal Anthony Garotinho e outros três comunicadores da rádio O Diário. Caso condenados, o deputado e os radialistas Linda Mara da Silva, Patrícia Cordeiro Alves e Everton Fabio Nunes Paes podem ficar inelegíveis.

O casal Garotinho chegou a ser condenado neste mesmo processo em 2010, numa votação apertada, decidida pelo voto de desempate do então presidente, desembargador Nametala Jorge. O casal recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral e o ex-governador Anthony Garotinho pode concorrer a deputado federal naquele ano por força de uma decisão liminar concedida pelo TSE. No julgamento do recurso, o TSE entendeu ter havido supressão de instância, o que ocorre quando o Colegiado do Tribunal julga sem que haja sentença do juiz de primeiro grau.

A ação interposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) em 2008 não havia sido acolhida pela 100ª Zona Eleitoral, responsável pelo registro de candidaturas na eleição. Ao julgar o recurso do MPE, o Colegiado do TRE-RJ decidiu que o processo atendia às exigências legais e deveria ser julgado. Em vez de devolver a ação à 100ª ZE para o julgamento em primeira instância, porém, os sete magistrados que compõem a Corte entenderam, por maioria, que era possível aplicar o "princípio da causa madura", quando se considera que o processo reúne todas as condições para ser imediatamente julgado. Ao ser examinada no TSE, a sentença foi anulada e o processo reenviado para ser julgado em primeira instância. (Fonte: TRE)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Novos focos de incêndio na Mata do Carvão preocupam

Novos focos de incêndio voltaram a aparecer na tarde e noite desta segunda-feira (26) na Mata do Carvão. O Blog falou agora com Vânia Coelho, chefe da Estação Ecológica de Guaxindiba. Segundo Vânia, dois focos ainda preocupam em locais de difícil acesso. O fogo está concentrado numa pequena área de morro dentro da Estação. “Ontem tentamos combater o fogo com a ajuda de populares, pois achamos que daríamos conta, mas o local dessa vez fica distante do brejo, e hoje já acionamos equipes do Corpo de Bombeiros e um helicóptero para ajudar no combate ao incêndio”, disse Vânia.

Legislativo de São Francisco poderá contar com 13 cadeiras em 2013

Câmara de SFI coloca em votação em 2º turno hoje Decreto que altera numero de cadeiras de 9 para 13 vereadores

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana colocará em pauta, na reunião plenária desta terça-feira, 27-09, Projeto de Lei do Decreto Legislativo que altera o Artigo da Lei Orgânica do município aumentando o número de cadeiras de 9 para 13 vereadores. O Projeto já foi aprovado em 1º turno na última quinta feira (22/09) alterando o número de vereadores que vão compor o Legislativo a partir de 2013. Desde a última reunião, a Comissão de Constituição e Justiça já havia dado parecer favorável, cujo projeto colocado em votação foi aprovado por unanimidade. Assim tudo indica que na reunião plenária desta terça-feira, a matéria seja apreciada e aprovada passando a Câmara Municipal a contar com 13 cadeiras na próxima legislatura.

Bancários recusam proposta e cruzam os braços por tempo indeterminado a partir desta terça-feira.


Bancários recusam proposta e cruzam os braços por tempo indeterminado a partir desta terça-feira.

Agências fechadas. É o que as pessoas devem encontrar a partir desta terça-feira e por tempo indeterminado. Bancários de todo o País decidiram cruzar os braços, porque não aceitaram proposta de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos. A categoria quer aumento de 12,8%, mas a última proposta da Fenaban, apresentada na sexta-feira, foi reajuste de 8%, com um ganho real de 0,56%.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, Carlos Cordeiro, afirma que os pisos pagos pelos bancos no Brasil chegam a ser menores do que na Argentina. Cordeiro diz que, a Fenaban alega que os custos de um reajuste de 12,8% seriam muito altos. Para ele isso não é justificativa, pois o lucro dos seis maiores bancos cresceu 24% em média nos últimos dois anos e os gastos com custos subiram em média 7%.

Os bancários também reivindicam, por exemplo, aumento do vale-alimentação, mais contratações e mais segurança nas agências.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tartaruga com ferimento no olho encontrada morta no litoral de Atafona

Fotos: Fabrício Berto.

A Unidade do Corpo de Bombeiro do município de São João da Barra com sede em Atafona removeu nesta segunda-feira, 26-09, na parte da tarde, uma tartaruga que apareceu morta no litoral sanjoanense nas proximidades da Rua da Caixa D’água na Praia de Atafona em São João da Barra. Segundo o Biólogo da DTA Engenharia, Flávio Brito, trata-se de um macho adulto de cerca de 1 metro de comprimento (medida do casco) da espécie caretta-caretta.

Os bombeiros levaram a tartaruga para o Espaço da Ciência Maria de Lourdes Anunciação, no Balneário de Atafona. Em seguida foi encaminhada pela DTA Engenharia, firma que presta serviço de monitoramento ambiental para a LLX, para a UENF Universidade Estadual do Norte Fluminense, onde será feita necropsia para identificar a causa da morte.

Internauta relata drama de animais desorientados na Mata do Carvão, e cobra punição para responsáveis por incêndio

Recebemos um relato emocionante sobre o incêndio na Estação Ecológica de Guaxindiba. Trata-se de o testemunho de alguém que vivencia o dia-a-dia da Mata do Carvão. Em poucas palavras, Kelly Lemos Vieira narra a dor em ver parte deste santuário ecológico se perder em meio ao fogo. Ela cobra punição para os responsáveis pela queimada. O blog se coloca a disposição de internautas, ambientalistas e autoridades para discutirmos o problema. Há indícios de que o fogo teria começado em um canavial localizado no entorno da Estação.

Bom dia Paulo Noel, sou moradora de Nova Belém/Carrapato e gostaria de saber se vocês tem alguma informação sobre as providências que estão sendo tomadas para que o culpado pelo incêndio na mata do carvão seja punido, espero muito que o cara que fez isso tenha a justa punição, você não tem noção da tristeza que foi ver as capivaras e as lontras desconcertadas correndo para o fogo... É muito triste, nas terras do meu avô (de 99 anos) tinha um "pedaço" de mata preservado, que ele sempre teve a preocupação de cuidar para que permanecesse ali intacta, advinha o que aconteceu? O fogo chegou até lá e queimou tudo, fiquei de boca aberta quando vi a extensão da destruição. O culpado tem que ser punido.

Kelly Lemos Vieira

Bancada fluminense promete recorrer ao Supremo se Rio sair perdendo na distribuição dos royalties do pré-sal



Brasília – Ciente que o governo dificilmente chegará a um consenso que evite perdas aos estados produtores, principalmente ao Rio de Janeiro, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) disse à Agência Brasil que o estado não abrirá mão de nenhum recurso referente aos royalties do pós-sal ou do pré-sal de áreas já licitadas. Para tentar reverter a derrota em plenário, seja na apreciação do relatório do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ou da derrubada do veto presidencial sobre a distribuição desses recursos, já foi decidido que os representantes da bancada fluminense no Congresso Nacional levarão o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“Vamos arguir a inconstitucionalidade ao Supremo sobre todas as áreas já licitadas. Não podemos abrir mão disso”, disse Dornelles, adiantando as providências que os representantes do Rio no Parlamento tomarão diante de uma derrota já prevista caso a matéria vá a voto. Os parlamentares do estado, segundo ele, já decidiram marcar posição sobre a distribuição desses recursos antes de requerer um posicionamento do Judiciário sobre o assunto.

“Quero ter o direito de discordar. Eles [governo e estados não produtores] vão tentar alguma coisa”, disse Dornelles. O senador integra a comissão de parlamentares que negocia com o Executivo uma saída comum para União, estados e municípios.

Já entre a base aliada, a intenção é apresentar, até quarta-feira (28), um requerimento ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para que a matéria tramite em regime de urgência direto no plenário. Caso os governistas consigam votar as quatro medidas provisórias que obstruem a pauta, o projeto dos royalties poderá ser analisado logo após a análise dessas MPs.

O líder do PT, Humberto Costa (PE), disse que o assunto não pode esperar mais e que já deverá haver uma definição na próxima semana. “Nós temos que votar a proposição antes do dia 5 de outubro, quando o presidente Sarney pretende convocar o Congresso para votar o veto presidencial”.

No ano passado, depois de um acordo com os estados produtores – Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo –, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou a distribuição igualitária dos royalties entre os estados, conforme previsto na Emenda Ibsen, aprovada pelo Congresso,com base nos critérios adotados pelos fundos de participação dos estados e dos municípios.

Humberto Costa também comentou sobre a possibilidade de estados produtores e não produtores não chegarem a um acordo até o dia 5. “Não dá para agradar a todo mundo. Alguém vai sair perdendo nessa negociação. Estamos mexendo [na distribuição dos royalties pagos pela exploração de petróleo na camada pós-sal] e acho que o Vital [do Rego, o relator] mexerá também na participação especial”. Essa participação é uma das formas das empresas petrolíferas de compensar os estados produtores com recursos da exploração.

Na próxima semana, a intenção dos governistas é intensificar as negociações para uma última tentativa de acordo entre estados produtores e não produtores, segundo o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR). Ele também reforçou a importância de se encontrar uma solução antes de 5 de outubro. (Ag Br)

Funcionários dos Correios decidem manter a greve nacional


Os grevistas não aceitaram a proposta da diretoria da estatal, de reajuste de 6,87%, aumento real de R$ 50 e abono de R$ 800. Na manhã de dia 23-09, a federação que representa a categoria apresentou uma contraproposta de aumento linear de R$ 200, reposição da inflação e aumento do piso para R$ 1,6 mil.