sábado, 23 de abril de 2011

Motorista da prefeitura de SFI encontrado morto na Estrada de Amontado próximo a um canavial

O motorista da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, Francisco Ribeiro da Mota neto, 58 anos, conhecido por Daxil, que atualmente estava de licença médica com problemas cardíacos, foi encontrado morto na manhã deste sábado de páscoa, na Estrada de Amontado, localidade de São Francisco de Itabapoana, próximo a um canavial, há cerca de um quilômetro da casa onde mora a filha Andréia. Francisco Ribeiro, segundo familiares, saiu de casa na noite de ontem, 22, na tentativa de conseguir um melhor sinal do telefone celular para se comunicar com o irmão. Preocupados com a ausência de Francisco que não retornou para casa, familiares somente tiveram notícia dele, hoje, 23, com a informação de que estava caído morto às margens da Estrada de Amontado próximo de um canavial. Familiares suspeitam que Francisco teria falecido de mal súbito ou de enfarto tendo em vista os problemas de saúde que estava passando. O corpo de Francisco ainda estava no local, até o momento em que postamos esta matéria, às 15h49m, aguardando a chegada do rabecão.



Sepultamento



O sepultamento de Daxil aconteceu às 13 horas, deste domingo, 24, no cemitério de Barra do Itabapoana.

Motociclista morre em acidente numa curva da RJ-224 em São Francisco

Moto derrubou muro da Igreja Assembléia de Deus de Volta Redonda após o impacto.






Um acidente ocorrido na manhã deste sábado de páscoa, 23, por volta das 10h30 minutos tirou a vida de mais um motociclista de São Francisco de Itabapoana (RJ): Josué da Silva, 34 anos que morava na localidade de Volta Redonda, onde aconteceu o acidente.

Josué, segundo populares, retornava de São Francisco no sentido do Bairro de Volta Redonda, em uma Moto Honda sem placa, quando na curva, perdeu o controle da moto e colidiu com o muro de uma Igreja da Assembléia de Deus.
O serviço de resgate da secretaria municipal de Saúde de SFI esteve no local, mas Josué já estava morto quando a equipe de paramédicos chegou.
O corpo está estirado no acostamento da RJ-224 coberto por um lençol aguardando o rabecão do IML Instituto Médico Legal. Ele era filho de Noel Gomes da Silva e Cleuza Felício da Silva (já falecida). Uma viatura da Polícia Militar e outra da Guarda Civil Municipal controlam o trânsito na referida Rodovia até a chegada do IML.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Eleita e empossada nova diretoria da Amoratra de Travessão de Barra

Vidal Viana o novo presidente da Amoratra

Fotos: Max Rodrigues


Vidal Viana com o vereador Claudio Henrique e a cerimônia de posse na sede da associação.
.

Eleita por aclamação, no dia 06 de abril, a nova diretoria da Associação de Moradores e Amigos de Travessão de Barra (Amoratra) tomou posse ontem, 20, em cerimônia realizada na sede da entidade. A nova diretoria ficou assim constituída:

.
Presidente: Vidal Viana
Vice Presidente: Wellington Batista Soares
Primeiro Secretário: Leandro Luíz Couto Lemos
Segundo Secretário: Jucirlei Miranda Oliveira Couto Machado
Diretor Financeiro - Hillano França Caldeira

CPI das Estradas em São João da Barra tem uma nova convocação na próxima segunda


Continua efervescente o momento político em São João da Barra. Ontem, quarta-feira, 20, por conta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Estradas o secretário de Meio Ambiente do município, Marcos Antonio de Sá Machado compareceu ao Legislativo conduzido por uma oficial de justiça e reforço policial segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal.

O Secretário Marcos Sá afirmou que não compactua com ilegalidade e, que aquela CPI estava irregular. “Judicialmente deveria fazer parte também daquela comissão o vereador Aluizio. Na opinião de Marcos Sá, o poder legislativo não obedeceu ao comando constitucional de representação proporcional partidária. (Leia mais aqui )

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sepultamento de Tamires será nesta quinta, às 9 horas

Familiares informaram que o velório de Tamires França acontece no salão da Igreja Assembléia de Deus na Rua do Chaveiro na localidade de Macuco de São Francisco. O sepultamento está previsto para esta quinta-feira, 21 de abril às 9 horas no cemintério de São Francisco de Itabapoana.

Jovem de São Francisco vítima de acidente com bicicleta morreu agora no Ferreira Machado

Tamires França em foto do álbum de família. Ela deixa uma filha de um ano e dois meses.

Em São Francisco de Itabapoana o clima é de muita tristeza dos amigos e conhecidos da família de Tamires.



Um acidente envolvendo duas bicicletas ontem, 19, por volta das 19 horas fez uma vítima fatal: uma jovem mãe de apenas 18 anos, Tamires França que trabalhava numa Pizzaria próxima ao portal da cidade.



Segundo informações de populares, Tamires França, como fazia todas as noites, saiu de Macuco de São Francisco onde mora e foi, de bicicleta, trabalhar na pizzaria. Quando chegava ao Posto Franciscano, uma bicicleta conduzida por uma rapaz de nome André da comunidade de Santa Rita, colidiu com a bicicleta de Tamires que caiu na pista tendo ferimentos graves na cabeça onde formou-se uma poça de sangue.



Socorrida para o Ferreira Machado, pelo resgate da saúde, Tamires que é casada com Fabiano conhecido pelo apelido de "Motozinho" e também trabalha na pizzaria, estaria em coma induzido com traumatismo craniado. Infelizmente veio a notícia, agora, de que Tamires faleceu, não resistindo aos ferimentos "traumatismo craniano". Os pais estão no Ferreira Machado.



Os pais de Tamires são de Santa Rita, e, conscidentemente os pais também do rapaz André também são moradores de Santa Rita.

Entretanto Tamires últimamente, após casamento, morava em Macuco de São Francisco e, ontem, 19 , foi o último dia que foi para o trabalho na pizzaria onde era muita querida por todos tendo em vista o seu perfil alegre e jovem. Aos familiares os sinceros pesames do Blog do Paulo Noel.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Estudantes se unem para proporcionar alegria na páscoa dos especiais


Uma ação de alunas da turma 2003 do Curso Normal do Colégio Estadual São Francisco de Paula proporcionou nesta terça-feira (19) uma páscoa feliz aos alunos do Arco-íris de Luz e da APAE, entidades que assistem portadores de necessidades especiais em São Francisco de Itabapoana. Os especiais vibraram com a presença da coelhinha da páscoa que distribuiu ovos de chocolate para todos. No semblante dos alunos era visível a felicidade.

É a segunda vez que as futuras professoras se unem em prol desta boa causa. No ano passado, a iniciativa fez parte de um trabalho escolar, todavia esse ano emanou das próprias alunas, não tendo ligação com o colégio. “Fomos despertadas para promover esse gesto no ano passado e resolvemos repetir esse ano. Vamos continuar repetindo esses trabalhos. Nossa turma é muito unida e caridosa”, conta a aluna Rayssa Costa Coutinho, 16, moradora em Barra do Itabapoana, que se vestiu de coelhinha.

Rayssa e sua colega Priscila Valério Costa, 17 anos, moradora em Gargaú, foram convidadas para contarem essa experiência na Rádio São Francisco FM. Elas serão entrevistadas no “Jornal São Francisco é Noticia” desta quarta-feira (20).

O trabalho das jovens é voluntário, e serve de exemplo para outras pessoas também proporcionarem alegria ao próximo. No Brasil existem várias ações similares, mas a que mais se destaca é de iniciativa da ONG Doutores da Alegria, entidade que leva alegria a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde, através da arte do palhaço.

A páscoa dos alunos do Arco-íris de Luz teve um sabor especial

Estudantes também proporcionaram alegria a alunos da APAE

As alunas Priscila e Rayssa - A ação motivou o convite para uma entrevista na Rádio São Francisco

Páscoa com carnaval fora de época em Praça João Pessoa

Clique na imagem para ampliá-la


Certidão da Justiça Eleitoral informa que o PSC está com grupo político de Pedrinho Cherene


Foto extraída do Blog do Tinhinho vereador.


Informações constantes em certidão extraída do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retratam o conteúdo dos assentamentos da Justiça Eleitoral, com dados partidários que indicam nomes da diretoria da comissão provisória do Partido Social Cristão (PSC) pertencentes ao grupo político de Pedrinho Cherene, ex-secretário municipal de Saúde de São Francisco de Itabapoana. Fazem parte do órgão partidário, portando, o PSC, na condição de comissão provisória com abrangência em São Francisco de Itabapoana com início de 24 de março e fim de vigência indeterminado os seguintes membros:



Presidente: Otacílio Barros Calisto
Vice-presidente: Efraim Luiz Louro da Silva
Secretário: Pedro Jorge Cherene Junior
Tesoureiro: Florenilda Lemos Cerqueira
Primeira Vogal: Ana Carolina Barreto Sales
Segundo Vogal: Ana Paula Lemos Manhães
Terceiro vogal: Ronnie Manhães Tavares.
O PSC tem como endereço a Estrada Morro Alegre, 198, em Pingo D’água em São Francisco de Itabapoana.

Lavrador vítima de atropelamento morre no Ferreira Machado


Foto: Álbum de família.

O lavrador Evanilto da Silva Sobrinho, 34 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (19) no Hospital Ferreira Machado (HFM). Caçulinho, como era conhecido, foi atropelado por uma motocicleta na noite de sábado (16), em Morro Alegre, e não resistiu aos ferimentos.






Segundo a esposa do lavrador, Verônica dos Santos Pereira, 35, como de costume, Caçulinho, que residia na Rua da Jaca 2, saía todo fim de semana para comprar salgado em um bar de Morro Alegre. “Ele desceu do nosso Chevett, atravessou a rua, não encontrou o salgado, e quando retornou para o carro foi atropelado por uma moto, que, segundo algumas pessoas, estava toda apagada”, conta Verônica.


A família e os amigos de Caçulinho lamentaram o ocorrido. “É uma tristeza muito grande pra mim. Ele era uma pessoa ótima, um homem honrado e trabalhador”, disse o amigo Júlio Batista. “Perdemos uma pessoa alegre e que estava sempre pronta para o trabalho. Vai deixar saudade”, lamentou o produtor rural Luiz Freitas.


Documentos desaparecidos – Na manhã desta terça-feira (19), durante entrevista ao Jornal São Francisco é Notícia, a irmã de Caçulinho, Jocilda deu um desabafo. Após o acidente os documentos do rapaz desapareceram, e a família suspeita de furto, já que ele havia recebido o dinheiro de uma semana trabalhada na lavoura. “Como um ser humano perde o valor, e diante de uma pessoa agonizando apanha uma coisa que não é dele”, reclama Jocilda. Caçulinho deixa, além da esposa Verônica, quatro filhos.



O motociclista atropelador está internado em estado grave no Hospital Ferreira Machado. O Blog ainda não teve acesso à identidade dele.


Segundo informações de familiares o sepultamento será nesta quarta-feira, às 8 horas. O velório acontece na Igreja de Nossa Senhora da Penha em Santa Rita.

Cidadão que entregar arma não será obrigado a se identificar na Campanha do Desarmamento deste ano


Brasília – Quem entregar uma arma nos postos de coleta da campanha de desarmamento não precisará fornecer dados pessoais para receber a indenização. Essa é uma das novidades da campanha deste ano, que será iniciada no dia 6 de maio. Nas duas campanhas nacionais anteriores, o cidadão que devolvia uma arma de fogo tinha de dar informações pessoais, como o número do CPF e de uma conta bancária, para o governo depositar a indenização. Na nova campanha, ao entregar a arma, o cidadão vai receber um protocolo para retirar o valor em uma agência do Banco do Brasil ou em caixas eletrônicos. Ao manter o anonimato, o governo espera receber mais armas em comparação às outras campanhas, inclusive ilegais. “A nossa intenção não é saber a procedência da arma”, disse a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, após a primeira reunião do Conselho de Desarmamento. Os valores de indenização continuam os mesmos, variam de R$ 100 a R$ 300 dependendo do tipo de armamento. O Ministério da Justiça reservou R$ 10 milhões para o pagamento das indenizações. O secretário executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, informou que o cidadão não terá direito a indenização por munição entregue. Ele explicou que a legislação atual não prevê o ressarcimento para entrega de munição, somente para armas. A campanha do desarmamento deve durar até o final do ano.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Quiosques do litoral de Santa Clara: esconderijo de marginais e imagem de abandono

Até quando?

.

Recebemos e-mail do internauta Wanderson que relata, em seu texto, o abandono dos Quiosques no litoral de Santa Clara. Nunca é demais afirmar que já está passando da hora, da prefeitura de São Francisco de Itabapoana tomar providências para por fim a mais uma novela que só envergonha os turistas e moradores que frequetam Santa Clara.

.

Muitos destes quiosques estão parcialmente destuidos pelos donos. Outros servem de encontros de marginais e pontos de droga. Alguma providência, urgente, tem que ser tomada. Foi o internauta Wanderson Machado quem, através de e-mail, chamou a atenção para o problema que também já foi abordado aqui neste espaço. Quero agradecer ao Wanderson o e-mail que vem corroborar com o que temos comentado tanto na Rádio São Francisco como no Blog.

.

“Olá, querido Paulo Noel. Sou morador de Santa Clara, e não me omito em declarar minha profunda tristeza, ao ver minha querida praia abandonada pelos governantes atuais. Existem até vídeos no youtube denegrindo a imagem de nossas praias, devido ao mau cheiro gerado pelos quiosques que se encontram em situação de total abandono, sendo usado atualmente como banheiros de submundo e como ponto de repasse de drogas e estupros e esconderijo de marginais, sem falar no mau cheiro. Ninguém mais sente prazer de caminhar numa tarde de domingo no calçadão de Santa Clara. Além do mau cheiro que é muito forte não é seguro. Esses quiosques abandonados funcionam hoje como esconderijo de marginais. Amigo Paulo Noel,será tão difícil assim organizar nossa orla e construir banheiros públicos aqui em Santa Clara? O que fazer se você leva um filho pequeno na praia e essa criança sente vontade de fazer suas necessidades fisiológicas?”

OSX recebe encomenda para três FPSOs e praticamente dobra sua carteira de pedidos

Maior estaleiro das Américas no Complexo Industrial do Superporto do Açu

.

A OSX, empresa do Grupo EBX que planeja a construção do maior estaleiro das Américas no Complexo Industrial do Superporto do Açu, recebeu de sua cliente OGX a encomenda de três novos navios-plataforma do tipo FPSO (Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de Óleo e Gás), a serem afretados por 20 anos pela OGX. Assim, a carteira de encomendas confirmadas da OSX praticamente dobrou de valor, evoluindo de US$ 2,5 bilhões para cerca de US$ 4,8 bilhões. Com mais esses três pedidos, a OSX passa a contar com sete equipamentos em sua carteira de encomendas: cinco FPSOs e duas WHPs, plataformas fixas adequadas para águas rasas. Os três novos FPSOs da OSX, que ainda serão construídos, terão um importante diferencial: seguirão o conceito “Flex”, que permitirá o processamento de diferentes tipos de óleo. Para Luiz Eduardo Carneiro, da OSX, “a confirmação da encomenda dessas unidades materializa as expectativas para o plano de negócios da OSX. É mais uma demonstração das excelentes perspectivas para a produção de petróleo no Brasil.” Já o estaleiro da OSX deve começar a ser construído ainda neste semestre. A empresa já obteve a Licença Previa e, obtendo a Licença de Instalação, as obras podem ser iniciadas em seguida e terão previsão de conclusão em dois anos. Quando entrar em operação, o empreendimento irá gerar 10mil empregos diretos.

.

Sobre a OSX A OSX é uma companhia aberta privada brasileira com atividade no setor de equipamentos e serviços para a indústria offshore de petróleo e gás natural, com atuação integrada nos segmentos de construção naval, fretamento de unidades de exploração e produção (E&P) e serviços de operação e manutenção (O&M).

Motociclista atingido por Caminhonete na RJ-224 em Imburi morre no Ferreira Machado

Fotos: Raphael Carlos Macedo


Fatalidade: Caminhonete rodou na pista molhada vindo a colidir com motocicleta na RJ-224. Motociclista não resistiu aos ferimentos.





O acidente que ocorreu, hoje, 18, por volta das 7 horas na localidade de Imburi de Campos, em São Francisco de Itabapoana (RJ) próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Estadual ( BPRv), acabou ceifando a vida do motociclista Cristiano, morador no Parque Nova Brasília em Campos dos Goytacazes. Segundo relato do internauta Raphael Carlos Macedo, de Travessão de Barra-RJ, em e-mail enviado ao Blog do Paulo Noel e à Rádio São Francisco FM, a Camionete Ranger, placa MSP 8591 (Itapemirim/ES) rodou na pista molhada e foi de encontro a Moto azul, pilotava por Cristiano, que foi socorrido em estado gravíssimo para o Hospital Ferreira Machado onde acabou falecendo não resistindo aos ferimentos. O motorista da Ranger teve apenas escoriações leves. As imagens do acidente são do internauta Raphael que passava no momento do trágico acidente.

Morador de Guaxindiba se destaca nas ondas do radioamadorismo


O blog escolheu o dia 18 de abril, Dia Mundial do Radioamador, para contar a história de um apaixonado pelo radioamadorismo que reside na Praia de Guaxindiba, em São Francisco de Itabapoana. O que o funcionário público Gilson Dutra (foto) tem em comum com os milhares de radioamadores espalhados pelo Brasil? Fazer da prática, considerada um hobby, uma ferramenta para ajudar o próximo. Em situações de emergência estão sempre eles lá para servir a sociedade. Foi assim na catástrofe climática da Região Serrana, em enchentes que isolam cidades e até na divulgação de informações sobre as buscas ao avião da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009.

Em São Francisco de Itabapoana, Gilson se orgulha em poder ajudar vários pescadores, que ainda carecem de uma base de apoio equipada com rádios comunicadores. De sua estação, intitulada Califórnia, na Praia de Guaxindiba, o radioamador acompanha barcos pesqueiros, auxiliando no que for preciso.

Blog – E para ampliar sua comunicação, Gilson acaba de implantar o Blog PX DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA. “Esse é um blog destinado aos radioamadores que tem a intenção de propagar através das ondas de rádios muita honestidade, seriedade, companheirismo, bem como fazer do rádio um instrumento de utilidade pública”, revela Gilson.

O blog traz curiosidades da linguagem utilizada pelo radioamador, como gírias do PX, os códigos fonético e “Q”, freqüências de PX, além de registros de conversas. O último diálogo registrado foi entre Gilson em um radioamador de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

História do radioamadorismo (Fonte: Guia do Curioso)

O radioamadorismo se inicia com os experimentos do Padre brasileiro Roberto Landell de Moura e do italiano Guglielmo Marconi, que realizaram as primeiras transmissões de rádio no final do século XIX e início do século XX. Não apenas mais um hobby, mas um verdadeiro "passatempo científico", já que o mesmo envolve eletrônica e é uma oportunidade de comunicar-se com pessoas do mundo inteiro por meio de uma estação de rádio.

Radioamador é a pessoa devidamente habilitada pelos órgãos competentes a operar uma estação radioamadora, nas freqüências organizadas mundialmente pela UIT (União Internacional de Telecomunicações). Em tais freqüências não é permitida a operação para fins comerciais ou desviada para qualquer outra finalidade. O amante do radioamadorismo pode adquirir seu equipamento no comércio ou, o que é muito mais emocionante, montar sua própria estação de rádio, sendo somente para recepção, transmissão ou ambos.

Essa é a característica que mais atrai os aficionados por eletrônica: a possibilidade de exercer a "veia científica". A experiência do radioamadorismo é responsável pelo melhoramento de várias tecnologias e e serviços presentes em nosso cotidiano, a exemplo dos sistemas de radiocomunicação empresarial, a telefonia celular e até mesmo o sistema de forno de microondas. Além do papel tecnológico, o radioamador também desempenha uma função social. São muitos os relatos de pessoas ajudadas durante tragédias naturais, seqüestros e na localização de veículos roubados. Os radioamadores são verdadeiros representantes de seu país, promovendo a imagem do mesmo lá fora. Para eles não existem barreiras éticas, religiosas, etárias, ideológicas, ou de naturalidade. Uma relação internacional de amizade e cordialidade é o lema do radioamador.

Sem acordo: greve dos vigilantes será julgada pelo TRT/RJ


A concentração dos grevistas em frente ao prédio-sede do TRT/RJ começou às 10h

Apitaço, fogos de artifício e gritos de guerra marcaram a concentração dos vigilantes privados em frente ao prédio-sede do TRT/RJ. A manifestação dos grevistas antecedeu a sessão de conciliação realizada às 13h desta segunda-feira, na Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do Tribunal.

Mais uma vez, as partes não chegaram a um acordo. Por este motivo, foi deferida liminar pelo desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, vice-presidente do TRT/RJ em exercício na presidência da Sedic, determinando que ao menos 30% do empregados continuem trabalhando. A medida também impõe que cada agência bancária tenha pelo menos um vigilante em serviço. Foi ainda fixada multa de R$10 mil, por dia, para o sindicato que descumprir as determinações.

O próximo passo será a apresentação de defesa pelos sindicatos dos empregados, o que deverá ocorrer até a próxima segunda-feira (25/4). Em seguida, os autos do processo serão remetidos ao Ministério Público do Trabalho, que proferirá parecer. Após, a ação será distribuída a um desembargador relator integrante da Sedic que, em sessão futura, julgará o dissídio coletivo, decidindo sobre o índice de reajuste e sobre a legalidade do movimento grevista.

Na sessão desta tarde, o desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond reiterou a sugestão de suspensão do dissídio para que as partes pudessem continuar a negociação.

Os sindicatos dos vigilantes acenaram favoravelmente à suspensão. Já o Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Rio de Janeiro (Sindesp-RJ) manteve a proposta apresentada na sessão anterior e, assim, declarou o desinteresse no adiamento da audiência.

Entenda o conflito

O dissídio coletivo de greve foi ajuizado pelo Sindesp-RJ, sindicato que representa os empregadores, a partir da paralisação iniciada em março pelos vigilantes e demais empregados de empresas de vigilância e segurança do Estado do Rio de Janeiro.

Na ação judicial, as empresas pleiteiam que a greve seja julgada ilegal, pois a paralisação dos vigilantes prejudicou a compensação bancária e o funcionamento das agências, afetando, consequentemente, os serviços prestados à população.

Já os empregados iniciaram a greve por não concordarem com o índice de reajuste oferecido pelas empresas, de 8%, que engloba a correção inflacionária mais 1,5%. A categoria reivindica 10% de reajuste acima da inflação do período.

O sindicato patronal também propôs majorar em 8% o valor do auxílio-refeição, e o aumento de 3% para 8% do valor pago a título de adicional de risco. Segundo as empresas, somados todos esses índices, o ganho real para os trabalhadores será de 14,62%.

A greve atinge várias regiões do Estado, como os municípios de Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Macaé, Nova Friburgo, a Região dos Lagos e o Sul Fluminense, além da capital.

Assessoria de Imprensa do TRT-RJ

domingo, 17 de abril de 2011

Brasileiros terão vacina contra dengue antes de vencer problema de saneamento básico, prevê secretário

Brasília – Cientistas esperam que a população brasileira possa, daqui a cinco anos, ser imunizada contra os quatro tipos de vírus da dengue. O prazo para resolver o problema epidemiológico é bem inferior ao tempo de que o país precisa para universalizar o saneamento básico, apontado como uma das causas para a prevalência da dengue. Segundo o governo federal, apenas em 2030, todos os brasileiros terão água encanada e rede coletora de esgoto em suas casas. “Um dos problemas da dengue e outras doenças negligenciadas é que elas cresceram onde não há infraestrutura adequada. As pessoas têm que armazenar água, as prefeituras não conseguem recolher o lixo. Isso vai levar anos, talvez décadas para que a gente consiga resolver completamente”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. “Muitas dessas doenças negligenciadas são de pessoas negligenciadas”, assinala Barbosa, ao lembrar da incidência de tuberculose, hanseníase e de doenças parasitárias entre as pessoas que vivem em domicílios com pouco espaço e muitos moradores. “São pessoas que vivem em condições insalubres”, acrescenta, ao dizer que o tratamento médico gratuito não é suficiente para melhorar a vida das pessoas.(AgBrasil)

Rompimento de estação de tratamento de esgoto arrasta carros e deixa feridos em Niterói

Rio de Janeiro - A estacão de tratamento de esgoto localizada na Rua Visconde do Rio Branco, esquina com a Praça Doutor Azevedo Cruz, próximo ao Mercado de São Pedro, em Niterói, região metropolitana do Rio, se rompeu na tarde de hoje (17). Os dejetos arrastaram carros, invadiram a entrada dos prédios e deixaram pelo menos oito pessoas feridas, segundo a Policia Militar. Os comerciantes do tradicional ponto de venda de peixes e de restaurantes do Mercado de São Pedro tiveram que contratar um caminhão-pipa para a limpeza. Mesmo assim, poucos clientes conseguiram permanecer no local. Técnicos da empresa Águas de Niterói, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto do município, estão no local analisando as causas do rompimento. O rompimento também causou um grande engarrafamento na região, já que várias ruas tiveram que ser interditadas. (AgBrasil)(