sexta-feira, 15 de abril de 2011

Trânsito em Campos, um pandemônio

Enquanto isso cresce a indústria da multa.

Local onde o Siena esta estacionado.
.
O Blog flagrou hoje, 15, em Campos, por volta das 9 horas, nos fundos da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, no centro, uma ação da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes com apoio da empresa Pátio Norte, rebocando um Fiat Siena placa WSH- 2414. O proprietário teria estacionado em local proibido. O caminhão guincho atravessou a Rua e, durante cerca de 10 minutos, o trânsito ficou interrompido até que a operação fosse concretizada. O veículo teria sido levado para o Pátio Norte em Campos e o dono ao chegar, dando por falta do veículo, deve ter tomado um grande susto. Como saímos do local, não vimos sua reação. Provavelmente os comerciantes da área se incumbiram de avisá-lo.

Motoristas que circulam por Campos tem que estarem atentos. Os guardas estão aplicando multas com força. Um exemplo é na descida da Ponte Rosinha. O motorista que manobra na Rua Formosa, em direção ao Shopping Popular, se o Guarda estiver por perto, é multa na certa. Quanto não está cada um faz o que quer. A pergunta é a seguinte: será que há necessidade de impedir os veículos contornarem naquele trecho para pegar a Formosa? Com a palavra a Emut.

Prefeita Rosinha no lançamento do Central Park Shopping

Foto: Rogério Azevedo.
Por Verônica Nascimento.


.

A Prefeita Rosinha Garotinho participou, na tarde desta sexta-feira (15), do lançamento da pedra fundamental do Central Park Shopping, pelos presidentes da W3 Engenharia e da Pro-Mal, Ivan Wrobel e Gustavo Moreira de Souza e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Campos, Benedito Marques. O shopping, que conta com a parceria da prefeitura, está orçado em R$ 30 milhões.


O centro comercial, que terá lojas no térreo e três andares de estacionamento, será o primeiro edifício-garagem do município e marca o início do projeto de revitalização do Centro de Campos. O lançamento contou a presença do deputado federal, Anthony Garotinho; do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo; e do secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, entre outras autoridades. O presidente da W3, Ivan Wrobel, destacou o empreendimento, que ocupará o quarteirão da Avenida Alberto Torres junto à Praça São Salvador, no antigo estacionamento da Santa Casa. O obra tem previsão de 10 meses e empregará, diretamente, cerca de 150 operários. “Consideramos a área como peça chave do comércio da cidade e vai atrair pessoas para o Centro e movimentar a economia local. Quando apresentamos o projeto, ele foi autorizado pela Secretaria de Obras e Urbanismo e pelo Conselho de Definitório da Santa Casa, que terá sua a receita quintuplicada. Quando levado à prefeita Rosinha Garotinho, ela alertou o provedor Benedito Marques, dizendo que ele poderia pedir mais. Um simples comentário da prefeita surtiu efeito e resultou em uma empreitada que salvará vidas, pois vamos nos encarregar do novo centro de hemodiálise do Hospital Manoel Cartucho. Temos grande experiência nesse tipo de empreendimento e acreditamos no futuro da região e no desenvolvimento de Campos”, falou Wrobel. O deputado Anthony Garotinho falou que o empreendimento que surge da associação dos dois grandes grupos ajuda a revitalizar a área central: “Será um shopping mais voltado para estacionamento, mas que contará com bastante lojas e resolverá o problema de financiamento do hospital e com uma área que, antes de funcionar como estacionamento, apresentava muitos problemas. É uma área privilegiada e que abrigará um prédio criado por grandes empresas, uma delas sendo um dos maiores grupos do setor de shopping, responsável por empreendimentos como o Rio Sul”.


O provedor da Santa Casa diz que cobrará a entrega do shopping em março do ano que vem: “Este é um momento histórico, com tantas autoridades presentes no município e trazendo boas notícias, como a correção do traçado do corredor logístico, a municipalização do trecho urbano da BR 101 e o lançamento da pedra fundamental do primeiro edifício garagem de Campos. São ações que foram possibilitadas devido à ampla visão da Prefeita Rosinha Garotinho sobre o que deve ser feito pelo nosso município”. A prefeita frisou que Campos está crescendo e garantiu que crescerá muito mais: “Ontem, demos um passo importante e conseguimos a mudança do traçado do corredor logístico; hoje a duplicação da BR 101, começando depois do Contorno, onde construiremos uma entrada bonita para a cidade, urbanizada; também conseguimos a liberação para dar prosseguimento à obra em Guarus, que estava emperrada porque é preciso passar tubulação sob a linha férrea e, agora, com o lançamento da pedra fundamental do Central Park Shopping, temos parte da revitalização do Centro, atendendo à necessidade de estacionamento, pois serão 300 vagas no edifício. Grandes empreendimentos estão se instalando em Campos, gerando emprego e marcando o desenvolvimento. Agradeço aos empresários e garanto que não se arrependerão e terão grande sucesso”. Rosinha também agradeceu a participação da sociedade civil organizada e prometeu novidades para breve: “A sociedade civil organizada tem participado de nossas lutas, como a dos royalties e para mudar o traçado do corredor logístico. Essa participação é fundamental, para que surjam novas idéias que ajudarão o governo em suas decisões de forma a garantir o desenvolvimento de Campos com planejamento e responsabilidade. Em breve apresentarei outras ações em parceria com o governo federal, ações que busquei desde o começo de 2009, em minhas peregrinações em Brasília. Logo vamos comemorar novas conquistas”, concluiu a prefeita. (Site da prefeitura de Campos dos Goytacazes)

Procon de SFI consegue na justiça a abertura da Caixa Econômica

Após ter conseguido na justiça que os bancos de São Francisco de Itabapoana disponibilizassem funcionários para auxiliarem os munícipes nos caixas eletrônicos, desta vez, o Procon conseguiu que a Caixa Econômica Federal (CEF) do município abrisse sua agência para atendimento ao público. Visando a defender os interesses dos consumidores, o Procon ajuizou uma medida cautelar, em face da CEF, objetivando a concessão de medida liminar para que fosse contratado, em caráter de emergência e urgência, vigilantes/seguranças para a abertura da agência em SFI, uma vez que a greve dos vigilantes já dura mais de 15 dias. O pedido foi acatado pela Justiça Federal e ficou determinado que o banco deveria abrir suas portas e ainda providenciar segurança necessária para usuários e funcionários. O descumprimento dessa determinação acarretaria multa diária de R$50.000,00. O atendimento aos munícipes já está acontecendo desde quarta-feira (13/04). De forma geral os serviços têm sido cumpridos e os direitos dos consumidores resguardados. A coordenadora do Procon, Rita de Cássia Alexim Parente, comemorou mais essa conquista. “São Francisco é a única cidade da região em que a Caixa Econômica está funcionando. Essa decisão só mostra o quanto estamos preocupados com o bem de nossa cidade. Reitero que o direito de greve é garantido pela legislação, mas o consumidor não pode ser responsabilizado," destacou Rita. (Ascom - SFI)

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eike garante a Rosinha novo traçado do corredor logístico


Campos dos Goytacazes (Sergio Cunha)


A Prefeita Rosinha Garotinho ouviu nesta quinta-feira (14) a garantia do presidente do Grupo EBX, o empresário Eike Batista, de que será refeito o traçado do corredor logístico do Porto do Açu (Foto: Gerson Gomes)

.

A Prefeita Rosinha Garotinho ouviu nesta quinta-feira (14) a garantia do presidente do Grupo EBX, o empresário Eike Batista, de que será refeito o traçado do corredor logístico do Porto do Açu, de forma a respeitar o plano de desenvolvimento integrado de Campos. Eike determinou ao corpo técnico da LLX o início da revisão do projeto, com o primeiro encontro de trabalho tendo sido marcado, na sede da LLX, no Rio, para a próxima segunda-feira (18), às 15h, com a presença da Prefeita Rosinha e de engenheiros e técnicos da administração municipal. A prefeita Rosinha foi ao encontro na sede da LLX acompanhada da deputada estadual Clarissa Garotinho; do coordenador de Infraestrutura, Antonio José Petrucci; dos secretários Francisco Esquef (Finanças) e Linda Mara Silva (Particular).


A reunião com o presidente do grupo EBX durou mais de duas horas. O encontro foi iniciado com a apresentação de um vídeo sobre o projeto do Porto do Açu e do corredor logístico. A prefeita Rosinha disse que, desde o início do encontro, hoje o empresário Eike Batista se demonstrou aberto a atender à reivindicação de Campos: “O Eike iniciou a reunião com a apresentação do vídeo e disse logo em seguida que, se o traçado do projeto não era o mais indicado para o município, que ele fosse refeito. Eu expliquei que estávamos com o respaldo da sociedade civil organizada e que o projeto apresentado não respeita a área de expansão do município, isola as comunidades da Tapera e Ururaí, e que não se integra com o novo traçado do contorno da BR 101, pelo lado leste”, disse Rosinha.


A prefeita Rosinha defendeu a revisão do traçado, que foi acatada por Eike Batista, e também pontos que atendem a interesses do município. “Eu disse a ele que o corredor logístico deve prever a construção de viadutos sobre a BR 101 e sobre estradas vicinais, que são vias de escoamento para a produção rural”, pontuou a prefeita. Na segunda-feira (17), a prefeita Rosinha estará novamente no Rio para discutir a revisão do projeto autorizada por Eike Batista, com a presença do arquiteto e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, que presta consultoria à EBX. Rosinha, acompanhada de técnicos da prefeitura de Campos, como o coordenador Antonio José, defenderá ainda atenção para as desapropriações que serão feitas a partir da região da Baixada Campista.


“O corredor vai cortar propriedades rurais, mas não adianta desapropriar uma área e deixar uma faixa pequena, cortada pelo corredor logístico para o produtor, que não poderá fazer nada no pedaço de terra remanescente, é preciso desapropriar toda a área”, cita a prefeita Rosinha. - Foi uma reunião muito positiva, com Eike Batista reconhecendo que não tinha sido comunicado do que estava acontecendo. Ele determinou que sua equipe sentasse comigo para tratar da integração do projeto com o planejamento do município, inclusive na área de qualificação profissional. Informamos a ele que estamos rediscutindo o contorno da BR 101, trazendo a Campos nesta sexta-feira (15) o presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANNT), Bernardo Figueiredo, conseguindo que ele fosse duplicado, e que passasse pelo lado leste do município, próximo ao Porto do Açu e do complexo Farol-Barra do Furado – concluiu a prefeita Rosinha Garotinho. Postado por: Álvaro Sardinha - 14/04/2011 16:12:00

Greve de vigilantes: nova audiência no dia 18/4


Na tarde desta quarta-feira, dia 13 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região realizou audiência de conciliação entre o Sindicato das Empresas de Segurança Privada (Sindesp) e sindicatos que representam os vigilantes, em greve desde o mês passado.

A paralisação atinge cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro – entre elas, Campos e Macaé – e recentemente chegou à capital, afetando sobretudo as agências bancárias.

Durante a sessão, os representantes dos empregados reivindicaram um ganho real de 10% sobre o piso salarial da categoria. Já o sindicato patronal ofereceu aumento de 1,5%, além de correção inflacionária.

Em virtude do impasse, o desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, vice-presidente do TRT/RJ no exercício da Presidência da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic), designou nova audiência para o dia 18/4, às 13 horas, conclamando as partes a continuarem o debate.




Trabalhadores compareceram ao prédio-sede do TRT/RJ para acompanhar a audiência. O encontro ocorreu na Sala de Sessões da Sedic.

Com o objetivo de evitar danos à sociedade, o desembargador recomendou também que os representantes dos trabalhadores intercedam para manter vigilantes nas agências bancárias.

O presidente em exercício da Sedic e a procuradora Deborah da Silva Felix, representante do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, solicitaram ainda que o sindicato patronal examine a possibilidade de reduzir o desconto de 20% existente sobre o vale-alimentação pago aos vigilantes.

Caso não haja acordo entre as partes, o dissídio será julgado e também poderá ser examinada uma liminar do sindicato patronal.

A sessão será realizada no 9º andar do prédio-sede do Tribunal (Av. Presidente Antonio Carlos, n° 251 - Centro - RJ).

Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Câmara aprova lei que cria cargos para o Concurso de 2008

A Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana aprovou nesta terça-feira (12), com emenda substitutiva, o texto do anteprojeto que cria os cargos para provimento de vagas no Poder Executivo.

No texto original, enviado pelo Executivo, havia um número de cargos maior do que consta no edital do concurso 001/2008. Segundo informações obtidas pelo Blog, esse número maior era para dar legalidade a alguns cargos do Concurso de 2006.

Entretanto, a Câmara decidiu que o anteprojeto em questão verse apenas sobre a criação de cargos para preenchimento de vagas presentes no Edital do Concurso 001/2008. O texto com essa alteração foi aprovado por unanimidade e segue agora para sanção do prefeito Beto Azevedo.

É a primeira vez que o município aprova uma lei criando cargos no Executivo Municipal. Nos concursos anteriores não havia essa prática. Simplesmente a Prefeitura pedia autorização à Câmara para realizar concurso público, e o Legislativo autorizava.

Sebrae promove curso de "Técnicas de Venda" em SFI

O Sebrae vai realizar um curso de "Técnicas de Venda" de 25 até 28 de abril no horário de 18 às 22 horas no salão do supermercado Super Dujuca, na Joaquim da Mota Sobrinho, centro, São Francisco de Itabapoana (RJ). Inscrições abertas na Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de SFI. Preço do curso: R$ 55,00 para associados e R$70,00 para não associados.

Greve dos vigilantes: Tribunal Regional do Trabalho marcou julgamento para hoje

O Tribunal Regional do Trabalho marcou para esta quarta-feira (13) o julgamento da greve dos vigilantes. A categoria completa nesta data 22 dias de paralisação no norte e noroeste do Estado. A sessão foi marcada atendendo a um pedido do sindicato das Empresas de Segurança Privada. O presidente do Sindicato dos Vigilantes no Norte e Noroeste do Estado, Luiz Rocha, disse que a reunião pode ser um caminho para solucionar a questão das reivindicações da categoria, mas informou que o fim da greve só vai ser decidido após de uma assembleia com a categoria ainda sem data definida. O encontro, que vai ser presidido pelo desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond, vice-presidente do TRT e presidente da Seção Especializada em Dissídios Coletivos, vai acontecer às 16h na sede do Tribunal, na avenida Presidente Antônio Carlos, 251, no Centro do Rio. Segundo a Federação dos Vigilantes cerca de 300 agências e correspondentes bancários estão fechados em todo estado, totalizando uma adesão de mais de 20 mil profissionais de segurança privada. Na segunda-feira (11) os vigilantes de Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí, no sul do Estado, aderiam a greve. Na cidade do Rio de Janeiro, a paralisação foi parcial nesta terça-feira. (Fonte: Site R7 )

Policiais que interromperam massacre em Realengo são promovidos por bravura no Rio


Rio de Janeiro - Os três policiais militares que entraram na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, e interromperam a chacina no último dia 7 foram promovidos hoje (12), por bravura, no Quartel-General da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Um dos policiais atirou em Wellington de Oliveira, que já havia baleado dezenas de alunos, e impediu que o atirador continuasse o massacre.

O terceiro-sargento Marcio Alves foi promovido a segundo-sargento, enquanto os cabos Denilson Francisco de Paula e Edinei Feliciano da Silva tornaram-se terceiros-sargentos. O sargento Alves lembrou as 12 crianças mortas e as que ficaram feridas no tiroteio.

“Eu preferia que as crianças estivessem vivas e eu não estivesse recebendo essa homenagem. Vou continuar meu trabalho nas ruas, que já venho fazendo há 18 anos. Vou continuar me dedicando 100% a essa profissão”, disse.

Segundo o sargento, antes do massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, havia pelo menos seis anos que ele não disparava sua arma em serviço. “Nesse tempo, só atirei em treinamento”, afirmou o Alves, que já era terceiro-sargento há quatro anos.

Edinei Feliciano da Silva já está na polícia há 12 anos – os últimos três anos e meio como cabo. Já Denilson Francisco de Paula, que era cabo há apenas um ano, já está na Polícia Militar há nove anos.

A cerimônia de promoção por bravura dos três policiais contou com a presença do presidente da República em exercício, Michel Temer, além do governador fluminense, Sérgio Cabral, e do prefeito carioca, Eduardo Paes.

Em discurso durante a cerimônia, o comandante da Polícia Militar, coronel Mário Sérgio Duarte, disse que os policiais demonstraram coragem, profissionalismo e serenidade durante a ação em Realengo. O comandante citou o livro sagrado do islamismo, o Corão, como uma forma de afastar as ilações de que Wellington de Oliveira tenha cometido os assassinatos supostamente depois de se tornar muçulmano. Segundo o coronel, o Corão traz mensagens de tolerância e de amor às crianças.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Projeto de Educação Ambiental será pauta nesta quarta-feira em SFI

O projeto Pólen de São Francisco de Itabapoana vai realizar nesta quarta-feira (13/04), uma reunião com representantes do poder público municipal e com lideranças da sociedade civil organizada. O encontro visa a construir uma proposta de trabalho voltada para a conscientização ambiental na comunidade de Gargaú. A reunião está prevista para acontecer na sala de reuniões da prefeitura, no centro da cidade, às 14h.

A proposta faz parte do projeto “Reflexão, Ação, Transformação” Manguezal de Gargaú, coordenado pelo projeto Pólen de São Francisco. Diversos assuntos estarão em pauta, entre eles a instalação de uma Unidade de Conservação na cidade e a questão do defeso.

De acordo com a gestora de Educação Ambiental do projeto Pólen do município, Kíssila da Silva Rangel, a intenção é realizar uma proposta participativa. “Através da participação de todos, queremos unir conhecimento popular e científico na construção dessa proposta de trabalho. Desta forma todos poderão contribuir, de forma participativa, para as atividades de conscientização a favor do manguezal de Gargaú”, destacou Kíssila.

O Projeto

O Projeto Pólen é um projeto de formação de recursos humanos em Educação Ambiental no processo de gestão. As ações de conscientização têm o objetivo de alcançar alunos e pescadores da comunidade, público-alvo do processo.

O projeto é condicionante de Licenciamento Ambiental de Atividades de Produção, Tratamento e Escoamento de Petróleo realizado pela unidade marítima P-47 e Espadarte cuja realização é a exigência de Licenciamento Ambiental conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renovavéis (IBAMA).

Ascom-SFI

Lançamento do Programa Conviver - Alfabetização de Jovens e Adultos no Praia Clube Guaxindiba


Recebemos e-mail da assessoria de imprensa da Ferrous anunciando o lançamento do um programa de alfabetização de jovens e adultos.


A Ferrous Resources do Brasil convida-o(a) para o lançamento do Programa Conviver – Alfabetização de Jovens e Adultos.

O evento será realizado nesta quinta-feira (14.04), às 18h30, no Praia Clube Guaxindiba (Av. Campista, s/n – Guaxindiba – São Francisco de Itabapoana). Realizado em parceria com o Instituto Paulo Freire, o Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos pretende contribuir para diminuir o analfabetismo no município de São Francisco de Itabapoana.

O programa busca oferecer espaços de alfabetização e de formação de alfabetizadores de jovens e adultos numa perspectiva emancipadora e promotora da justiça socioambiental, econômica e cultural. Todo o processo – desde as formações até as aulas – é pautado nos princípios freirianos, que valorizam os saberes dos(as) educandos(as) e pretendem contribuir para que compreendam “seu estar sendo no mundo” e, além de “ler o mundo”, sejam capazes de reescrever sua história e de sua comunidade.

Ainda o concurso...



Atenção interessados no concurso de 2008, alguns órgãos de imprensa estão realizando uma grande confusão em relação ao assunto. O município não convocou os aprovados de 2008, e sim homologou o concurso. A convocação dependerá da aprovação de um projeto de lei, que já está na Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana, enviado pelo Executivo, que tem a finalidade de criar os cargos.


Segundo a advogada Fábia Chaves, aprovada no concurso de 2008, várias pessoas já estavam pensando em pedir demissão do atual emprego, achando, como alguns meios de comunicação divulgaram, que já estavam sendo convocados. “Não peçam demissão agora. É necessário esperar a convocação”, avisa Fábia.


A homologação foi publicada em Diário Oficial (DO) nesta segunda-feira (11). Aliás, o DO trouxe uma convocação do concurso de 2006, que em nada tem haver com o concurso de 2008. São concursos com cargos diferentes, e que não têm nenhuma relação. Esse concurso de 2006 está previsto para acabar a validade em 2011. É desse processo seletivo que aprovados foram convocados. Eles têm cinco dias, a partir desta segunda-feira (11), para comparecer à Secretaria de Administração. As orientações estão abaixo, em recorte do Diário Oficial feito pelo Blog. (Clique nas imagens para ampliá-las)



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ministério da Justiça antecipa para maio campanha do desarmamento

Tragédia de quinta-feira (7) em uma escola do Rio de Janeiro, que resultou na morte de 12 crianças e do atirador, fez o Ministério da Justiça adiantar para 6 de maio a campanha nacional do desarmamento. No Congresso, o senador José Sarney (PMDB-AP) apresenta amanhã (12) proposta de novo referendo sobre a questão.

Represetantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil visitam o Superporto do Açu

Autoridades da região visitam o Superporto do Açu

Representantes da LLX, empresa de logística do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, receberam nesta segunda-feira (11/04) a visita de autoridades no Superporto do Açu. Estavam presentes os responsáveis na região pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Guarda Municipal de Campos, Polícia Militar e Polícia Civil.

Autoridades do município de São João da Barra representaram a prefeita Carla Machado durante a visita. Na oportunidade as autoridades conferiram o andamento das obras do empreendimento, em construção em São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro, além de estreitar o relacionamento com representantes da empresa responsável pela construção do empreendimento. O Superoprto do Açu, que se posicionará entre os três maiores complexos portuários do mundo, está com obras adiantadas e tem previsão de início de operação no 2º semestre de 2012.

Visita solicitada pelo Coordenador de Segurança e ordem Pública

A visita foi solicitada pelo Coordenador de Segurança e Ordem Pública de Campos dos Goytacazes, Coronel Alcemir Pascouto, de forma integrada com demais órgão de segurança. "Nosso objetivo é conhecer melhor toda a dimensão do projeto, prever o desenvolvimento e traçar medidas de segurança para o futuro próximo. Tudo indica que teremos uma explosão de crescimento populacional e temos que nos preparar para isso", disse o coronel. Sobre a LLX A LLX foi criada em março de 2007 com o propósito de prover o país com infraestrutura e competências logísticas, principalmente no setor portuário. Seus empreendimentos possuem localização estratégica e profundidade adequada aos maiores navios, utilizando moderna tecnologia portuária.

Isso resulta em operações eficientes e de baixo custo. Atualmente a empresa desenvolve o Superporto do Açu, em São João da Barra, em construção no estado do Rio de Janeiro. O Superporto do Açu é um Complexo Portuário Privativo de Uso Misto, com área total de 90 km², profundidade inicial de 21 metros (com expansão para 26 metros) e capacidade para receber navios de grande porte. O Superporto contará com 2 conjuntos de terminais : TX 1, correspondente aos terminais offshore com uma ponte de acesso de cerca de 3 quilômetros de extensão já concluída. e TX 2 , terminal em torno do canal interno de navegação com 3,5 km de cais , 300 m de largura e até 18 m de profundidade. O TX1 contará com 9 berços dedicados a minério de ferro e petróleo. Já o TX2, contemplará mais de 30 berços para granéis sólidos como produtos siderúrgicos, carvão, ferro gusa, escória e granito além de granéis líquidos, carga geral e veículos. A previsão é que o Superporto do Açu movimente 350 milhões de toneladas por ano entre exportações e importações, com destaque para o petróleo, o que o posiciona entre os três maiores complexos portuários do mundo. No total serão investidos R$ 3,4 bilhões no Terminal Portuário Privativo de Uso Misto do Açu, sendo R$ 1 bilhão pela LLX Minas-Rio (responsável pela implantação do terminal portuário dedicado ao minério de ferro) e R$ 2,4 bilhões pela LLX Açu (responsável pela operação das demais cargas como produtos siderúrgicos, carvão, granéis líquidos e granito). A LLX já possui cerca de 70 memorandos de entendimento (MOUs) em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu. A previsão é que a operação do Superporto do Açu seja iniciada no 2º semestre de 2012. (Texto enviado pela jornalisa Simone Fraga da Assessoria de Imprensa da LLX)

Escola de Boca da Areia amanhece arrombada



A Escola Estadual Municipalizada Otávio Pinto de Oliveira, localizada em Boca da Areia, na Praia de Santa Clara amanheceu, hoje, 11-04, com sinais de arrombamento. O diretor da unidade escolar, professor Rodrigo Patrício de Barcelos, ao entrar no estabelecimento de ensino deu por falta de todo o estoque da merenda escolar e um rádio, e já registrou o arrombamento em boletim de ocorrência na 147º DP - SFI. Após a constatação do crime o diretor suspendeu as aulas após comunicar o fato a Secretaria Municipal de Educação. A Polícia Militar esteve no colégio e lacrou a cozinha até a chegada da perícia. Na terça-feira, 12, as aulas voltam ao normal, segundo o diretor.


Casas arrombadas em Sossego
Na madrugada desta segunda-feira (11) duas casas foram arrombadas na Praia de Sossego. Segundo informações de um morador, em uma das casas os ladrões fizeram um buraco na parede e levaram uma bomba d’água. Em outra casa, os bandidos furtaram uma TV, um receptor de parabólica, uma bomba d’água e um botijão de gás.

Publicada no D.O. a Portaria que homologa concurso público de SFI

Portaria que homologou o resultado do Concurso Público 01/2008 de São Francisco de Itabapoana. A referida portaria do Executivo Municipal, está publicada, hoje, 11-04, no Diário Oficial do município. O concusado interessado em adquirir o D.O. deve solicitar na portaria da prefeitura de SFI.



Acidente em Presidente Kennedy após encerramento de show da dupla João Neto e Frederico na ExpoKennedy

Caminhão de equipamentos da dupla bate em vários carros ao descer ladeira. Fotos: Bruno Terra .

Segundo informações do Blog Kennedense, o caminhão que trouxe equipamentos da dupla João Neto e Frederico, provocou um acidente na madrugada de sexta(08/04) para sábado, por volta das 4h, logo após o término do show da dupla, na 19ª ExpoKennedy, no parque de exposições “Afonso Costalonga”. Segundo informações de populares, o motorista teria perdido o controle de direção do caminhão após descer uma ladeira no parque de exposições. O motorista percorreu cerca de 100 metros com o caminhão com suspeita de falta de freio e, atingiu um Volkswagen Gol, um Chevrolet Classic , um Fiat Palio Weekend que ficou completamente avariado e, ainda, um Honda Civic que tombou após a batida. O caminhão só conseguiu parar quando colidiu com um ônibus deixando varias pessoas feridas que estavam na frente do veículo. As vítimas foram levadas para o Hospital Tancredo Neves em Presidente Kennedy, e uma vitima em estado grave foi encaminhada para a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim. A perícia chegou ao local, por volta das 7 horas liberando o tráfego de veículos. Já o motorista, foi levado para o pelotão da Policia Militar de Presidente Kennedy, para fazer o exame do bafômetro. ( Da redação com informações do Blog Kennedense) Confira mais imagens no www.kennedense.blogspot.com/.

domingo, 10 de abril de 2011

Chuvas alagam trecho da Estrada Praça João Pessoa a São Paulinho

Manilha obstruída teria causado a inundação
Fotos: Bruno dos Santos.


As últimas chuvas que caíram na Região de Praça João Pessoa deixaram a Estrada de acesso a localidade de São Paulinho alagada em um trecho conforme relata o internauta Bruno dos Santos Rangel em e-mail enviado ao Blog do Paulo Noel.

E-mail do Bruno:

“Boa tarde, estou lhe enviando algumas fotos da estrada que liga Praça João Pessoa à localidade de São Paulinho, que desde a chuva de terça-feira a estrada esta totalmente tomada pelas águas, pois uma manilha sob o aterro está obstruída com isso o nível da água subiu tomando passagem pela estrada, impossibilitando a circulação dos moradores da localidade. Acreditando que este seja um meio de comunicação idôneo agradeço desde já a postagem no blog para que as autoridades competentes possam fazer algo”.

Dilma chega nesta segunda à China


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff chegará amanhã (11) à China onde fica até o dia 18. É a terceira viagem internacional da presidenta e a primeira à Ásia. Em pauta, discussões econômicas e comerciais, assim como política internacional e direitos humanos, além de questões sociais. Um dos esforços de Dilma é ampliar e diversificar o acesso de produtos brasileiros na China – a segunda maior economia do mundo.

Dilma visita a China acompanhada por uma comitiva de ministros e de 250 empresários que representam distintos setores da economia, inclusive, o de ciência e tecnologia. Na China, Dilma terá reuniões com o presidente Hu Jintao, e o primeiro-ministro Wen Jiabao. Para os empresários brasileiros, o mercado chinês é fundamental, mas eles também cobram limites para as importações oriundas da China. Segundo os empresários, os baixos preços dos produtos chineses impedem a competição dos produtos nacionais. Em 2009, a China superou os Estados Unidos como parceiro comercial do Brasil. Nos últimos dois anos, houve um aumento de 45% nas relações comerciais entre os dois países. Em 2010, as exportações do Brasil para a China atingiram US$ 30,7 bilhões. Em geral, as exportações do Brasil para a China são baseadas nos recursos minerais e na soja registrando superávit – em favor do Brasil – de US$ 5 bilhões.

De acordo com os negociadores brasileiros, uma das expectativas é aumentar a exportação de carne para a China. O Brasil é o maior exportador de carne do mundo. Porém, a tendência, segundo eles, é ampliar as negociações relativas aos produtos de valor agregado do Brasil. Paralelamente, os países que integram o Bric – Brasil, Rússia, Índia e China – têm reuniões na China.

OAB defende nova discussão sobre desarmamento

Para o presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, o massacre que deixou 12 crianças mortas deve servir como reflexão para os riscos que a sociedade corre com o livre acesso de cidadãos a armas de fogo.

Limpeza em escola no Rio começa na segunda

A Escola Municipal Tasso da Silveira ficará fechada por uma semana e as aulas serão retomadas no dia 18 de abril, com um evento que contará com a participação de artistas famosos. O objetivo é diminuir o receio dos estudantes .

G1: Pais de modelo brasileira que morreu em Portugal duvidam de suicídio


Jeniffer Viturino, de 17 anos, caiu do prédio em que morava seu namorado.


Polícia de Lisboa analisa bilhete supostamente escrito por ela.


Vitor Sorano e Tadeu Meniconi Do G1, em Lisboa e em São Paulo A modelo Jeniffer Viturino.


(Foto: Álbum de família)


Os pais da modelo brasileira Jeniffer Viturino, de 17 anos, encontrada morta na sexta-feira em Lisboa, duvidam da hipótese de a filha ter cometido suicídio. “Acho impossível ela estar doente e eu não ter visto”, disse ao G1 Solange Corneau Viturino, de 39 anos, mãe da modelo. Ela afirma, porém, que não descarta a possibilidade.

.

O corpo de Jeniffer foi encontrado às 7h20 por um segurança do prédio do namorado – segundo a imprensa local, Miguel Alves da Silva, um empresário fornecedor do Estado. De acordo com a mãe da modelo, ele contou que os dois haviam terminado o relacionamento amoroso naquela noite e dormido separados – a jovem tinha ficado na sala, e ele, no quarto. “Jamais eu imagino que ela tenha se suicidado, não passa pela minha cabeça”, disse Girley Viturino Silva, o pai, que mora em Vitória (ES). Segundo ele, a jovem era inteligente, responsável e não tinha vícios.


O prédio em que ocorreu o incidente fica na área central Parque das Nações, uma das regiões mais prestigiosas e um dos principais destinos turísticos de Lisboa, construído para abrigar a Exposição Mundial de 1998. Um bilhete com pedido de desculpas foi encontrado no local e está sendo analisado pela Polícia Judiiária – equivalente, no Brasil, à Civil. “Não é a letra dela normal, mas é a letra dela. Mas o recado que ela deixou para mim era muito vago. Isso não era bem dela”, diz Solange. “Não sei te dizer como ela escreveu aquele bilhete.” Solange afirma que em nenhum momento Jeniffer deu algum sinal que a alertasse. “Ela era muito brincalhona, sorridente.” A mãe, entretanto, considera possível a hipótese de que a filha tenha se suicidado. “Pode ter dado algo na cabeça dela, sabe, aquela coisa de momento”, diz.


A imprensa local afirmou que três hipóteses eram analisadas: suicídio, homicídio ou acidente. Jeniffer e o namorado se conheceram em 2009, segundo a mãe da jovem, em um evento de moda no Algarve – região no sul de Portugal. A modelo, então, largou do namorado da época e começou a sair apenas com ele. O relacionamento dos dois era estável, e o homem frequentava a casa e eventos sociais da família da capixaba. A jovem dormia sempre na casa dele. “A semana passada ela passou praticamente toda lá. Essa semana, a última dela, (ela foi) segunda, terça, quarta. Segundo a mãe, a menina sabia que o namorado tinha relacionamento com outras mulheres, mas dizia que lidava bem com isso. “Ele levava ela para todos os lugares. Só não levava quando estava com as outras. Mas ela sabia.”, diz Solange

Artesãs sanjoanenses visitam feira no Rio de Janeiro


Um grupo de 30 artesãs integrantes do projeto “Artesanato é a Nossa Cultura” – projeto do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de São João da Barra - realizou visita e participou das oficinas da 5ª Rio Artes Manuais. O evento acontece no Centro Cultural da Ação da Cidadania Maurício Andrade no bairro da Saúde, região portuária da cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 10 de abril.

Segundo a organização, o local está abrigando 30 expositores e são realizadas diariamente cerca de 200 oficinas. A visita fez parte de um conjunto de ações que visam o aprimoramento técnico dos artesãos do município, além de proporcionar um intercâmbio com artesãos de outras cidades. Nesse sentido as sanjoanenses já visitaram a Feira da Providência no Rio de Janeiro, a Feira Internacional de Artesanato de Belo Horizonte e a Feira Luxo do Lixo, promovida pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, de Campos dos Goytacazes.


O grupo de São João da Barra participou de oficinas de fitas, pintura em porcelana, biscuit, bijuteria em couro, customização em roupas, tingimento, decoupagem e pintura em vidro. Dona Maria Lindaura das Neves Meireles, artesã moradora de Atafona, conta que essas viagens são de grande proveito para os trabalhos que realiza. “Sempre que posso eu viajo, considero que são momentos únicos para nós que trabalhamos com artesanato. É sempre uma nova técnica que a gente aprende, um jeito novo de fazer uma peça, uma forma mais eficiente e até mesmo mais barata”. Ivone Flores, responsável pela viagem, faz seus trabalhos artesanais em Grussaí e também não perde uma viagem. “Não perco mesmo, até porque é difícil encontrar um município que valoriza o trabalho do artesão. Quando falamos para artesãs de outras cidades que a Prefeitura de São João da Barra é que patrocina nossas viagens, elas nos falam que vão mudar para a cidade”, enfatiza Ivone.

Três adolescentes baleados em escola no Rio estão em estado grave

Brasília – Três adolescentes atingidos no massacre ocorrido na última quinta-feira (7) na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, permanecem internados em estado grave, segundo boletim médico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Os meninos estão internados em hospitais do Rio e em cidades da região metropolitana. Dois desses adolescentes foram atendidos no Hospital Estadual Albert Schweitzer que também fica em Realengo.

.

Um menino de 14 anos que foi baleado no abdômen e na mão permanece sedado, respira com auxílio de aparelhos e está sob cuidados intensivos. A outra paciente é uma menina de 13 anos atingida no abdômen e na coluna. Depois de operada no Albert Schweitzer, ela foi transferida para o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense) onde permanece sedada em acompanhamento rigoroso, respirando com ajuda de aparelhos.

.

Nesse hospital, há ainda o adolescente de 13 anos que foi baleado no olho direito e já foi operado. O paciente está sedado em estágio pós-operatório e também precisa de aparelho para respirar. Além desses adolescentes em estado grave, há sete em condições mais brandas. Um menino de 14 anos que sofreu uma lesão vascular grave no ombro direito foi operado, passa bem e está lúcido e internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) Pediátrico do Hospital Estadual Alberto Torres (em São Gonçalo). Já o menino de 13 anos que sofreu uma fratura de antebraço permanece em observação, sem previsão de alta, no Hospital Estadual Albert Schweitzer. O mesmo hospital operou um menino de 12 anos baleado no abdômen. O garoto está no CTI Pediátrico onde é acompanhado pela equipe de cirurgia geral, ortopedia e pediatria. No Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no centro do Rio, dois adolescentes de 13 anos, um menino e uma menina, passam bem após a cirurgia na enfermaria da pediatria. A adolescente foi baleada nas mãos e o menino, no braço.

.

No Hospital Universitário Pedro Ernesto (Vila Isabel), um menino de 13 anos, baleado na perna e no braço, se recupera com quadro estável, e está consciente e lúcido. Também passa bem o menino de 14 anos atingido na cabeça, mão e clavícula. Ele foi operado na quinta-feira e permanece internado no CTI Pediátrico. Ontem, dois adolescentes feridos receberam alta do Hospital Estadual Albert Schweitzer. Segundo a Secretaria de Saúde, o menino de 14 anos que teve uma lesão na perna, e a menina de 13 anos baleada no abdômen já foram liberados. Doze adolescentes foram mortos na chacina, dez meninas e dois meninos.