sábado, 12 de fevereiro de 2011

Audiência pública discute termoelétrica nesta quarta em São Francisco


A termoelétrica movida a gás será instalada em Deserto Feliz.
.
Foto ilustrativa da termoeletrica de Cuiabá (MT)
.
Segundo o Blog apurou, na próxima quarta-feira, (16) a partir das 19:00 horas, acontecerá no auditório professora Walquiria, no Colégio Estadual São Francisco de Paula, a audiência pública sobre os benefícios e riscos que deverá representar para a localidade de Deserto Feliz em São Francisco de Itabapona (RJ) a instalação de uma termoelétrica movida a gás.

.
Na pauta deverão figurar questões como a emissão de gases nocivos à saúde humana na atmosfera, o desafio da geração de energia para os setores produtivos do país e até o efeito estufa.
Toda a comunidade está sendo convidada a fazer parte desse debate.


Há de se ressaltar que esta informação não chegou ao Blog através da empresa interessada na instalação da Termoelétrica.

.
É importante que estas audiências públicas tenham a devida publicidade para o procedimento de licenciamento do Estudo Prévio de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto do Meio Ambiente ,e, que sejam amplamente debatida com participação maciça do público e de representantes das Secretarias de Meio Ambiente (Estadual e municipal) do Ministério Público Federal e também do Estadual, vereadores e prefeito.

Empreendedor Individual foi tema de palestra no Rotary São Francisco

Palestra explicou em detalhes o que é Empreendedor Individual".


O público assiste atento a palestra do consultor do SEBRAE-RJ

Presidente 2010/2011 - o comerciante Demilton Sales entrega ao consultor do SEBRAE, Jorge Augusto o certificado de participação na palestra . A secretária Amarilsa Sales, rotarianos e visitantes observam.
.
O consultor do SEBRAE (RJ) Jorge Augusto Junior, proferiu, quarta-feira, dia 9-2, palestra no Rotary Club São Francisco de Itabapoana em que abordou o tema Empreendedor Individual. Segundo o consultor os empreendedores informais de São Francisco de Itabapoana já podem se inscrever como Empreendedor Individual. O cadastramento é gratuito e deve ser feito pela internet, no Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/).
.
Segundo dados do SEBRAE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), referente ao ano de 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que juntos, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm mais de quatro dos 11 milhões dos empreendedores informais existentes no país, público potencial do Empreendedor Individual. A meta dos órgãos que operam o mecanismo é formalizar 10% desse público, ou seja, 1,1 milhão.
.
O consultor do SEBRAE-RJ destacou que, sobre o ponto de vista fiscal, legal e social o programa visa trazer a Pessoa física para a formalidade. “Quem trabalhe por conta própria de forma individual e se dedique as atividades de comércio, indústria ou serviços e fature até 36 mil reais por ano, sendo permitido ter até 1 empregado que receba o salário mínimo, este é o perfil que se enquadra no programa”, disse. Jorge Augusto citou como exemplo: mecânicos, feirantes, artesãos, eletricistas, bombeiros, doceiras, pipoqueiros, costureiras, e muitos outros.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Secretaria de Saúde de SFI realiza semana de conscientização contra a hanseníase

A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana realizou nesta semana ações de conscientização contra a Hanseníase. A intenção foi sensibilizar a população e os profissionais da área de saúde sobre a doença. A iniciativa foi coordenada pelo programa de Hanseníase, juntamente com o Programa de Tuberculose e Vigilância Epidemiológica do município.




Foram realizadas diversas ações, entre elas, capacitação com os funcionários sobre os sintomas da hanseníase; exposição das formas de manifestação clínica da doença; instalação de tenda no centro da cidade para a realização de testes nos pacientes com manchas suspeitas e divulgação da enfermidade em todo o centro da cidade com faixas, cartazes e distribuição de folders.De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, o dia nacional contra Hanseníase já passou, mas a luta continua.
"Procuramos fazer uma divulgação em massa para alcançar o maior número de pessoas, exibimos, inclusive, vídeos informativos sobre a doença nas salas de espera das Unidades de Saúde. As ações terminaram, mas não podemos nos esquecer que devemos estar sempre em alerta para que juntos eliminemos a Hanseníase", salientou o secretário que também lembrou a questão do preconceito da doença que ainda existe.

"O mais importante são as pessoas vencerem o preconceito e procurarem as Unidades Básicas de Saúde, pois a Hanseníase tem tratamento e cura", finalizou o secretário. (Assessoria de Imprensa da prefeitura de SFI)

Inter TV cancela entrevista com concursados em São Francisco

Concursados frustrados com a não homologação do concurso e com o cancelamento da entrevista com a Inter TV, acabaram concedendo entrevista a Rádio São Francisco FM.

A professora Rachel não compareceu para explicar que a entrevista fora adiada. Quando a Rádio São Francisco FM e o Blog chegaram, ainda foi possível conversar com oito concursados que aguardavam na sombra de uma árvore em frente a Praça dos Tres Poderes.
.
A Inter TV, emissora afiliada a rede Globo de televisão, cancelou a entrevista que faria com um grupo de concursados da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, segundo informações da professora Rachel moradora da praia de Guaxindiba em São Francisco de Itabapoana. A própria professora foi quem ligou, hoje, 11-02, para a Rádio São Francisco FM convidando os concursados a comparecerem, às 14 horas, desta sexta, na Praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana onde haveria uma manifestação e em seguida uma entrevista.
.
Momentos antes da entrevista, por volta das 13h20m, a professora Rachel voltou a ligar para a Rádio São Francisco informando do cancelamento da entrevista, ao programa Sintonia Gospel, apresentado por Emilce Nunes.
.
Entretanto muitos dos concursados já estavam na Praça dos Três Poderes, na sombra de uma árvore, em frente a prefeitura onde a Rádio São Francisco FM compareceu e ouviu depoimentos de oito dos concursados que aguardavam a emissora de TV.
.
A entrevista, com cerca de 20 minutos de gravação, vai ao “ar” neste sábado, no programa Tribuna Livre que ouvirá o contraponto do procurador do Município Enaldo Barreto que já havia adiantado para o Blog que também havia sido convidado pela Inter TV para falar em nome da prefeitura. O que disse o procurador é que não surgiu nenhuma novidade ainda, sobre o tema, já que a decisão da homologação do concurso pelo prefeito Beto Azevedo, depende de um TAC- Termo de Ajustamento de Conduta – que está aguardando manifestação da Justiça sanfranciscana.

Após 30 anos no poder, ditador Hosni Mubarak renuncia no Egito



DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS


Foto do AFP
Após 18 dias de intensos e violentos protestos que tomaram diversas cidades do Egito, o ditador Hosni Mubarak, 82, renunciou ao poder depois de comandar uma ditadura com mão de ferro durante 30 anos.

.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente egípcio, Omar Suleiman, na TV estatal. Em poucos minutos, centenas de milhares estavam em festa e aos gritos na praça Tahrir, epicentro das manifestações de oposição.
.
Além de exigir a renúncia imediata de Mubarak, os egípcios protestaram por mais de duas semanas contra altas taxas de desemprego, pobreza, censura, abusos do regime ditatorial e sobretudo por reformas políticas e econômicas.
.
O ditador ascendeu na Força Áerea, principalmente pelo seu desempenho na guerra de Yom Kippur com Israel-- e tornou-se vice-presidente em 1975.
.
Ele assumiu a Presidência quando islamitas mataram a tiros seu antecessor, Anwar Sadat, em um desfile militar em 1981.
.
Mubarak se beneficiou de artigos da Constituição egípcia que ditam mandatos presidenciais de seis anos com um número de reeleições indefinidas. Além disso, alterações à lei fizeram com que a vitória de candidatos de outro partido que não o seu fosse praticamente impossível.
.
Sob denúncias de corrupção e em meio a diversas acusações de abusos de autoridade e prisões tornadas possíveis devido ao estado de emergência, em vigor há 30 anos no país, a imagem de Mubarak deteriorou-se ao longo dos anos.
(Do site Uol - com Folha de São Paulo)

Eike Batista destaca vantagens da instalação do estaleiro da OSX no Açu

Durante teleconferência com investidores e jornalistas realizada nessa semana, o empresário Eike Batista destacou as vantagens de instalação do estaleiro da OSX, empresa de equipamentos e serviços offshore para a indústria de óleo e gás do Grupo EBX, no Complexo Industrial do Superporto do Açu, em São João da Barra.


Segundo Eike, além das oportunidades de sinergia com outras empresas a serem instaladas no Superporto do Açu, a economia no consumo de energia, as condições climáticas e a proximidade com a Bacia de Campos foram consideradas vantagens decisivas para o projeto.


Em parceria com a MPX, a OSX prevê a redução de 30% no consumo de energia do estaleiro no Açu, em comparação com o projeto previsto para a cidade de Biguaçu (SC), considerada inicialmente como opção de local para instalação do estaleiro. Além disso, o Açu registra 25% menos dias chuvosos por mês, o que aumenta em 5% o incremento de produtividade no período.


A aproximação com a Bacia de Campos também traz vantagens logísticas para o transporte dos equipamentos a serem produzidos no estaleiro. O estaleiro da OSX representa um investimento de US$ 1,7 bilhão e prevê a geração de 3,5 mil empregos diretos na fase de construção e outros 10mil durante a operação.

Juventude Batista do Leste Fluminense promove congresso em março


Recebemos e-mail do presidente da Juventudade Batista do Leste Fluminense, Thadeu Gomes Couto anunciando a realização do CONJUBALEF 2011 no período de 5 a 8 de março no Colégio Estadual São Francisco de Paula.

.
Gostaria muito de utilizar o seu meio de comunicação e sua grande audiência para a divulgação do Congresso de Jovens Batistas do Leste Fluminense - CONJUBALEF 2011. Este evento vai ocorrer no C.E. São Francisco de Paula de 5 à 8 de março, vai ter a participação de jovens e adolescentes de todo o município e de municípios vizinhos. Ficaria muito feliz se fosse possível.


Desde já agradeço.

Thadeu Gomes Couto
Presidente da Juventude Batista do Leste Fluminense

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Petrobras promove a soltura de tartarugas do Projeto Tamar, em Macaé

A Petrobras convida crianças e adultos para acompanharem a soltura de filhotes de tartarugas do Projeto Tamar, na manhã deste sábado (12), na Praia dos Cavaleiros, em Macaé.

.
O evento contempla a soltura de, aproximadamente, 50 exemplares e uma palestra do biólogo marinho Jorge Assumpção, coordenador do Projeto Tamar na região da Bacia de Campos, sobre a importância da preservação do meio ambiente e das espécies marinhas.

Trabalho de campo, no mar e nas praias

O Projeto Tamar, parceria do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a Fundação Pró-Tamar, possui patrocínio da Petrobras, há 30 anos, para o desenvolvimento de pesquisas, a proteção e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil - todas ameaçadas de extinção: cabeçuda (Caretta caretta), de pente (Eretmochelys imbricata), verde (Chelonia mydas), oliva (Lepidochelys olivacea) e de couro (Dermochelys coriacea).

O Tamar protege cerca de 1,1 mil quilômetros de praias, através de 23 bases de pesquisa mantidas em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas dos Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco (Fernando de Noronha), Rio Grande do Norte (Pipa), Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Na temporada de 2008/2009, o Projeto registrou um total aproximado de 18 mil desovas, considerando os ninhos do litoral e das ilhas oceânicas. O Tamar protege cerca de 900 mil filhotes a cada nova temporada e alcançará a marca de 10 milhões de filhotes lançados ao mar.

Começa entrega de carnês do IPTU em São Francisco

Já estão disponíveis, na Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, os carnês para o IPTU (Imposto Territorial Predial Urbano). Para retirá-lo, o contribuinte deve comparecer ao setor de Arrecadação, na sede da Prefeitura, entre 8h e 17h. Também há a possibilidade de retirada do carnê pela internet através do IPTU online. Nesse caso, o endereço eletrônico a ser acessado é www.pmsfi.rj.gov.br
.
Para o pagamento em parcela única, será oferecido um desconto de 20% até o dia 28 de fevereiro de 2011. Outra opção é o parcelamento em até 60 meses, sem desconto e com limite mínimo de parcela de R$ 17,00. Para os contribuintes que possuem débitos com dívida ativa não ajuizada, um desconto de 80% nas multas e juros está sendo oferecido.
.
Segundo o secretário de Fazenda, José Carlos Azevedo, serão montados outros postos de arrecadação de IPTU para a maior comodidade do contribuinte. “Para as próximas semanas, serão montados postos de arrecadação em Santa Clara e Guaxindiba para evitar que o contribuinte precise se locomover.” noticiou José Carlos. O secretário ainda falou sobre a importância da arrecadação. “Vale lembrar que ao contribuir o morador está fazendo a sua parte na melhoria da qualidade de vida do município,” frisou o secretário.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Falando em carnaval...

Que nos ligou hoje foi o carnavalesco Josuel Albernaz (Jô Cabeleireiro). Ele garantiu que a Escola de Samba Acadêmicos do Status vai desfilar no Carnaval 2011 em São Francisco. Jô confessou que estava desanimado, e pensou em não realizar o desfile este ano. Até o Carnaval restam 24 dias, e superar o fator tempo com muita garra para fazer bonito na avenida é o lema entre os integrantes da Escola. Segundo Jô, é hora de arregaçar as mangas. “Convoco todos os meus amigos para nos unirmos e fazer um lindo carnaval. Conto com a ajuda de todos. Quem chegar para somar conosco será muito bem vindo”, disse Jô.

Surge mais um bloco carnavalesco em SFI

Mais um bloco carnavalesco surge em São Francisco de Itabapoana. O bloco Os DeSKOLtrolados promete trazer muita alegria para o carnaval de Santa Clara. Assim como o Bloco Siri na Lata, que vai desfilar em Gargaú, o Blog abri alas para mais um bloco carnavalesco. Entendemos que esses amigos precisam de apoio, afinal carnaval é cultura, representa uma das maiores, se não a maior festa popular do país.

Segundo um dos organizadores do bloco, Tancredo Cherene, a ideia nasceu em janeiro deste ano, em uma reunião de amigos, devido à necessidade de criar um grupo recreativo e carnavalesco com o objetivo de resgatar a cultura do carnaval.

“Utilizaremos um carro de som, que percorrerá a avenida principal da praia, com paradas programadas em pontos pré-estabelecidos na rua, possibilitando acesso direto para todas as pessoas. Será um carnaval alegre e descontraído”, projeta Tancredo, que divide com Alcimar Duarte a responsabilidade de organizar o bloco.

Os DeSKOLtrolados é formado por jovens do município, amantes do carnaval. Em seu primeiro desfile os organizadores esperam levar às ruas cerca de 180 foliões para brincar e festejar o carnaval local. Acima está uma prova de como ficará o abadá, que será vendido em breve em São Francisco. Para visualizá-lo melhor basta clicar na imagem.

Programa Rio Leite em SFI

Momento da chegada a Pingo D'Água (SFI) dos tanques de expansão para resfriamento de leite do Programa Rio Leite.




Chegou a São Francisco, nesta semana, o primeiro tanque de expansão para resfriamento de leite do Programa Rio Leite. Com capacidade para 1.200 litros, o tanque (semelhante ao da foto acima) irá atender aos pequenos produtores da localidade de Pingo D’água. O projeto que resultou na vinda do equipamento para São Francisco é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de São Francisco e a Secretaria de Agricultura do Estado.

O uso do tanque trará várias melhorias para o produto dos beneficiados. O leite, que antes era transportado para tanques de produtores de maior porte, poderá ser armazenado no tanque da comunidade, sem custo. Também não haverá mais a necessidade do transporte que era feito através de caminhões para esses tanques o que causava transtorno a alguns produtores.
Como resultado dessas mudanças haverá uma melhoria na qualidade do produto. Com a qualidade melhorada o leite terá mais valor agregado e os produtores aumentarão a margem de lucro por litro do produto. Além disso, o custo com frete feito pelos caminhões será eliminado e os produtores terão mais liberdade para a negociação já que não dependerão de outros produtores.

Nesta quinta-feira (10/02) haverá uma reunião com os pequenos produtores da localidade de Pingo D’água para tratar dos procedimentos de uso do equipamento.
Outros tanques devem vir para o município em um futuro próximo, mas não há data prevista.

Ascom-SFI

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Espaço Cultural encerra atividades em SFI



O Grupo de MPB Som Di Bar e a turma da Caravana da Alegria participaram do último dia do Espaço Cultural.

Aconteceu neste sábado (05/02) o encerramento da programação do Espaço Cultural da SMEC, (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) em São Francisco de Itabapoana. O evento aconteceu na praia de Santa Clara e teve início às 20h. A abertura foi realizada pelo grupo Teatro da Alegria e teve seguimento com a banda Som di Bar. Com fluxo muito expressivo de pessoas ao longo do dia, o evento foi até 0h. Várias autoridades do executivo municipal compareceram para prestigiar o evento.

Segundo a diretora de cultura da SMEC, Maenilse Gonçalves, o evento superou as expectativas. “Sem dúvida esse foi o melhor dia do Espaço Cultural. O fluxo de pessoas que tivemos hoje (05/02) foi impressionante”, expressou Maenilse.

Para a secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthya Nogueira, todo o projeto do Espaço Cultural foi um grande sucesso. “Fomos muito elogiados pelos moradores e turistas. Todos gostaram muito da programação,” informou Yara que ainda lembrou a importância da programação na integração entre secretarias municipais. “Além de animar os turistas e moradores, o Espaço Cultural ajudou a integrar mais as secretarias envolvidas. Durante este último dia, os produtos da FEMARTE (Feira Municipal de Artesanato), da SMTAPS (Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência e Promoção Social) ficaram com desconto,” lembrou a secretária.

A programação do Espaço Cultural está encerrada, mas o parque de diversões funcionará até o fim do verão.

Ascom-SFI
Fotos enviadas pela Smec
Matéria atualizada em 10-02-11 com imagens

Leitora do Blog quer informações sobre ônibus universitários

Olá, sou Lina Ribeiro Velasco, moradora de Travessão de Barra e gostaria de saber se os ônibus que levam os estudantes para as faculdades em Campos já estão atendendo. Precisamos de informações, também, quando as carteirinhas se estão disponíveis e onde? Segundo a secretaria de transporte de São Francisco, as carteirinhas iriam estar no site da prefeitura no sábado dia 5 de fevereiro, mas nem ontem nem hoje se encontram lá. As minhas aulas começam hoje e gostaria de ter uma previsão. Desde já agradeço a atenção. Abraços. Lina Ribeiro Velasco.

.

Atualizado às 10h30m: Segundo informações, por telefone, da Assessoria de Comunicação da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, os ônibus dos estudantes universitários estarão disponíveis para os estudantes a partir do dia 15 de fevereiro.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A natureza como você merece

Imagens desta manhã de domingo ensolarado da Lagoa de Gargaú, praia do litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ)




.
Um convite, para quem deseja deixar o estresse de lado: a Lagoa de Gargaú com águas mornas e, de cortesia da natureza, os ventos soprando do Norte. Turistas, moradores aproveitam a manhã de sol deste domingo, 06-02, na Lagoa de Gargaú onde passamos agora, e, fizemos estas imagens.
.
Observem as torres do Parque de Energia Eólica (GESA) de outro ângulo, exatamente da Lagoa onde turistas brincam nos “pedalinhos” em forma de gansos na Lagoa da Praça dos Quiosques.