sábado, 15 de janeiro de 2011

Tragédia na região serrana do Rio de Janeiro já passa de 600 mortos


O último balanço parcial do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil sobre a tragédia na região serrana do Rio diz que o número de mortos chegou a 591. São 267 mortos em Nova Friburgo, 257 em Teresópolis, 49 em Petrópolis e 18 em Sumidouro. Entretanto, outros sites informam que o número de mortos já deve ter ultrapassado o de 600. Bombeiros ainda não conseguiram chegar a dezenas de casas soterradas.
.



Enterros sem velório e oração no cemitério de Teresópolis


Teresópolis (RJ) - No quarto dia seguinte à enxurrada que deixou mais de 240 mortos em Teresópolis, o sepultamento dos corpos é feito às pressas, sem velório e nem sequer uma prece. A rapidez se explica pelo adiantado estado de decomposição em que se encontram os cadáveres. O Instituto Médico Legal (IML) da cidade só tem lugar em câmaras refrigeradas para seis corpos. Os demais ficam dentro de um prédio, à espera de reconhecimento. Quando isso ocorre, eles são colocados em dois caminhões frigoríficos e depois em caixões.

Na avenida principal da cidade, a todo momento carros de funerárias passam apressados, abrindo caminho à força no trânsito lento. Quando chegam no cemitério, os funcionários retiram os caixões rapidamente e os colocam em uma das 303 covas abertas pela prefeitura.

“Nem tive tempo de sepultar o meu irmão. Eles jogaram o caixão de qualquer jeito e cobriram de terra”, reclamou o pedreiro Cláudio Oliveira de Almeida, que perdeu 16 parentes no bairro de Campo Grande, um dos mais atingidos pela avalanche na madrugada de quarta-feira (12).

O último boletim da prefeitura, na manhã de hoje (15), apontava 240 mortes e 147 sepultamentos, números que mudam a cada hora. Enquanto corpos são reconhecidos e levados para sepultamento, outros são resgatados e dão entrada no IML improvisado. Por causa do ritmo frenético, os sepultamentos ocorrem em intervalos de cinco a dez minutos, provocando filas de rabecões e de caixões à espera do enterro.

A doméstica Rosimar Gomes Vieira chorou a perda de uma sobrinha e de mais 13 pessoas de sua família. Elas moravam no bairro da Posse, um dos mais destruídos. “Ouvimos um estrondo e saímos de casa. Muita gente correu para a praça, quando veio a avalanche e matou a todos”, contou Rosimar, que ficou a pouco metros do local onde ocorreu o rápido sepultamento da sobrinha.

Os corpos que ficarem sem reconhecimento terão impressões digitais e material extraídos para exames posteriores de comparação com DNA de parentes. (Vladimir Platonow - Agencia Brasil - Enviado Especial)

São Francisco comemora 16 anos de emancipação político-administrativa


Nesta terça-feira (18/01), São Francisco de Itabapoana completará 16 anos de emancipação político-administrativa. Em comemoração, a prefeitura preparou uma programação social e religiosa. Neste ano, a festa continuará dentro dos festejos da tradicional homenagem a São Sebastião, em Barra do Itabapoana.

Para festejar o aniversário de São Francisco, às 6 da manhã, está prevista a alvorada, saindo do trevo das praias indo até a praça dos Três Poderes, em frente à prefeitura. Em seguida, acontecerá a solenidade cívica com hasteamento da bandeira, apresentação da banda da Polícia Militar e culto ecumênico.

À noite, a partir das 19h, na igreja de São Sebastião, em Barra do Itabapoana, será realizada uma missa. Às 22h, Dom Américo se apresentará no palco principal da localidade.

Mais festa

Dando continuidade aos festejos, a secretaria de Turismo e a paróquia de São Sebastião programaram uma série de atrações.

O secretário de Turismo Jairo Batista disse que a intenção de ampliar as homenagens é para que todos comemorem juntos tanto o aniversário da cidade quanto a tradicional festa do padroeiro de Barra.

Segue a relação dos eventos em Barra do Itabapoana:

19/01 – (palco principal) Show com a banda Tudublu;

20/01 – Dia de São Sebastião
10h-Missa solene em homenagem ao padroeiro São Sebastião;
18h-Procissão com o padroeiro São Sebastião percorrendo as ruas da comunidade;
20h-Show com a cantora de axé católico Jake e banda;
22h-Show com grupo de pagode Zona Sul.


A emancipação

Até o ano de 1995, São Francisco de Itabapoana pertencia ao município de São João da Barra. A emancipação foi sancionada pelo governador Marcelo Alencar, em 18 de janeiro de 1995. Antes, os moradores sofriam com a dificuldade de acesso à sede do município bem como à aquisição de serviços públicos que devem ser oferecidos pela prefeitura .

“Os serviços públicos essenciais eram precários”, relembrou o agricultor Antônio José de Oliveira (52 anos) de Praça Imaculada.

Hoje, os moradores de São Francisco têm acesso fácil aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). A cidade possui hospital, escolas, rede bancária, Detran, Ministério Público, Fórum, agência do INSS e outros.

De acordo com o prefeito Beto Azevedo muitos avanços ainda estão para acontecer. “Nossa cidade está crescendo e crescerá ainda mais. Tenho buscado diversos recursos para o desenvolvimento da infraestrutura sanfranciscana. Além dos investimentos já concluídos, daqui a pouco tempo contaremos com a Delegacia Legal, o Centro Cultural, o Estádio Poliesportivo, a rodoviária e outros. A população da cidade pode esperar cada vez mais benefícios”, concluiu Beto.

Ascom-SFI

Nota convoca universitários para cadastro nos ônibus dos estudantes


A Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana divulgou na tarde desta sexta-feira, 14-01, nota sobre o prazo das inscrições dos universitários para utilização dos ônibus que os levarão até Campos dos Goytacazes no primeiro semestre de 2011.

NOTA

A secretaria Municipal de Transportes informa que as inscrições para o ônibus escolar 2011 começarão no dia 20/01/2011 e irão até o dia 31/01/2011.

Os alunos interessados devem procurar a secretaria, no horário de 8h às 12h ou 13h às 17h. Apenas serão inscritos estudantes de cursos universitários ou de escolas técnicas.

Segue abaixo a relação da documentação necessária:

• 1 foto ¾;
• Cópia da carteira de identidade;
• Cópia de CPF;
• Cópia de comprovante de residência;
• Comprovante de renda familiar;
• Comprovante de matrícula do ano letivo de 2011;
• Comprovante da grade horária semanal do curso.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Acidente no centro de São Francisco deixa dois feridos



Dois jovens da Praia de Guaxindiba se envolveram em um acidente na Avenida Vereador Edenites da Silva Viana, antiga Joaquim da Mota Sobrinho, no centro de São Francisco de Itabapoana, às 22h15min desta sexta-feira, 14-01. Jackson Lucas Porto Silva (24 anos) e Tiago Azeredo Porto (21) estavam na moto Honda XR-250, cor preta, placa LBW-0650 de Campos dos Goytacazes (RJ), quando houve a colisão com o Fox, de mesma cor, placa MSE-8665 de Vitória (ES). No Fox estava um casal do Rio de Janeiro que nada quis declarar. Segundo testemunhas, moto e carro seguiam no sentido Centro-Praias, quando o motorista do Fox resolveu entrar na Rua Lions Clube, ao lado da Caixa Econômica, e não percebeu a motocicleta já na tentativa de ultrapassar. Com a batida da moto na lateral esquerda do carro, Tiago (piloto) e Jackson (carona) foram parar na calçada da loja Wee Shop. Ambos foram levados para o Hospital Manoel Carola, e o estado de saúde deles inspira cuidados.

SOS Nova Friburgo

Água mineral que chegou à Rádio São Francisco FM hoje, 14, até o momento. Esperamos ainda muito mais, já que um caminhão levará toda doação direto a Cruz Vermelha ou a Defesa Civil em Nova Friburgo.

.
A Rádio São Francisco FM começou, hoje, 14, uma campanha SOS Nova Friburgo com objetivo de atender o mais rápido possível a população desabrigada daquela Região Serrana cuja cidade foi duramente afetada pelas chuvas nos últimos dias. Dezenas de famílias perderam tudo. Muitos estão apenas com a roupa do corpo em abrigos e outros desalojados em casa de parentes. Nossa cidade jamais iria ficar parada vendo o sofrimento dos nossos irmãos que além da perda material muitos perderam famílias inteiras soterradas nas encostas. Já está sendo considerada uma das piores tragédias ocorridas no Brasil.

.

Rotary entra na campanha

Hoje, o presidente do Rotary Club São Francisco de Itabapoana ligou para a Rádio São Francisco FM e resolveu abraçar a campanha SOS Nova Friburgo em conjunto com o Blog e a Rádio São francisco. A partir de hoje, todos os rotarianos também entram firme na luta em favor dos desabrigados da Região Serrana.

.

Os pontos de recolhimento dos fardos de água mineral oferecido pelo Rotary Clube São Francisco são: em Santa Clara, no Silvino Materiais de Construção; em Gargaú nas Casas Gargaú , em São Francisco na loja Mercedeck ou na cidade de São Francisco de Itabapoana na séde da emissosra.

.
Solidariedade
A Rádio São Francisco FM, na cidade de São Francisco de Itabapoana, está recebendo doações em galões e fardos de água mineral. Está faltando água em Nova Friburgo. Já há informações que, em razão da escassez, uma garrafa de 500 ml já está custando R$9 reais. Um galão de 20 lts estaria custando R$40 reais. São informações extra-oficiais que carecem de confirmação. Mas de qualquer forma, o Blog e a Rádio estão convocando os voluntários de São Francisco de Itabapoana que levem até a sede da emissora o que puder levar: um fardo ou dois de garrafinhas de água mineral. Quem puder participar com mais, tudo bem. O importante é a nossa participação. Hoje, em contato com o Secretário de Planejamento da prefeitura de SFI, Marcelo Garcia este ficou de conversar com o prefeito para liberar um caminhão para levar os fardos com água mineral até a cidade de Nova Friburgo. Nosso objetivo é continuar no final de semana com a campanha,e, na segunda 17 de janeiro enviar toda a água arrecadada. Seja você também um voluntário da campanha SOS Nova Friburdo. Não há tempo a perder, vamos ajudar. Os moradores de Nova Friburgo estão precisando de nossa ajuda.

.
Primeira Igreja Batista de São Francisco
O pastor Ademir Ramos, da Primeira Igreja Batista de São Francisco, ligou hoje cedo para a Rádio São Francisco FM informando que a Primeira Igreja Batista da cidade entrou na campanha arrecadando donativos em roupas usadas e alimentos não perecíveis.

.
Sindicato dos Servidores
O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de SFI, Claudio Henring também anunciou, hoje, que o Sindicado entrou na campanha. Donativos podem ser entregue na sede da entidade
.

Cães somem em Guaxindiba, e proprietários oferecem recompensas

Somente ontem (13-01) recebemos dois e-mails solicitando divulgação do sumiço de dois cães, e a coincidência é que os dois casos aconteceram em Guaxindiba.


O empresário Fabinho do Estaleiro nos enviou a foto do cão Lupi que é de propriedade do Paulo Ricardo, filho de Fabinho. O animal sumiu na tarde de terça-feira (11-01). “Oferecemos grande recompensa a quem encontrá-lo”, disse o empresário. Qualquer informação por ser passada pelos telefones (22) 9232-3513 e 2727-2638.


O outro caso aconteceu com a cadela Ivi da raça Pinscher Nº 1, de cor preta (uma cadela semelhante a da foto acima). A proprietária da cachorrinha é Cristina Corrêa, Ministra da Eucaristia da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes de Guaxindiba. Ela disse que também dará recompensa a quem devolver a cadela. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro de Ivi ligue para (22) 9828-5924.

Suspeito de ser o falso motorista de lotada e comparsas presos em Guaxindiba

O Gol, modelo caixote, utilizado pela quadrilha para roubar as vítimas. A quadrilha foi reconhecida ontem, 13, na 147ª DP de São Francisco de Itabapoana.




O motorista de camiseta com o investigador, o falso cobrador e a falsa passageira.
.
Um motorista e seus comparsas que fingiam trabalhar em lotada são suspeitos de assaltaram pelo menos três vítimas em São Francisco de Itabapoana. O bando teve a prisão temporária decretada, ontem, pela Justiça do município. Os elementos foram presos em operação da Polícia Militar na praia de Guaxindiba, após denúncia na tarde de ontem, 13, por volta das 14 horas, e levados para a 147ª DP, onde foram reconhecidos pelas vítimas.

Os presos são Edmilson Correa dos Santos, 33 anos, Júnior César da Silva Barreto, 41 e Rosemary Sizenando dos Santos, 39. Eles são acusados de roubarem passageiros que entravam no Gol branco, modelo caixote, placa KYG-9177 – Campos dos Goytacazes, mediante ameaça com arma.

Segundo o delegado de polícia da 147ª DP, Renato Perez, neste carro viajavam dois elementos na frente e uma mulher no banco traseiro, simulando ser uma passageira para atrair as vítimas.

Os elementos estavam veraneando em Guaxindiba, numa casa com pintura descascada, janelas com madeira quebradas e com dois portões de madeira localizada na Rua do Valão, s/n. Todos são moradores do Bairro Guarus, em Campos dos Goytacazes.

Ontem mesmo os três elementos foram removidos para a Casa de Detenção em Campos, onde vão aguardar a conclusão do inquérito policial e a manifestação da justiça sanfranciscana com relação ao julgamento. Em função da consistência da denúncia, com o reconhecimento das vítimas, os três deverão ter a prisão temporária prorrogada.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Marinha vai montar hospital de campanha em Nova Friburgo



Rio de Janeiro – A Marinha do Brasil vai instalar amanhã (14) um hospital de campanha em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. O pedido de instalação da unidade hospitalar móvel no município – um dos mais atingidos pelas chuvas que castigam o estado - foi pedido feito ontem (12) pelo governador Sérgio Cabral ao comandante da Marinha, almirante Júlio de Moura.

Ontem à noite, a Secretaria de Saúde e a Defesa Civil estavam montando um hospital de campanha em Teresópolis - outro município da região serrana atingido pela enxurrada.

A Petrobras, atendendo também a pedido do governo do estado, vai enviar hoje (13) helicópteros que serão usados em operações de busca nas áreas rurais e de difícil acesso em Nova Friburgo.

A Companhia de Águas e Esgoto do estado (Cedae) envia também hoje (13) caminhões-pipa aos municípios de Teresópolis e Nova Friburgo para ajudar no abastecimento de água a população.

Douglas Corrêa. Repórter da Agência Brasil

Ao lado de Dilma, Sérgio Cabral afirma que não tem do que reclamar da ajuda federal

Brasília – O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, negou hoje (13) que o estado tenha deixado de receber dinheiro do governo federal para reconstrução de cidades destruídas pelas chuvas. De acordo com a organização não governamental (ONG) Contas Abertas, o município de Angra dos Reis (no litoral sul do estado), atingido pelos temporais no réveillon do ano passado, ainda aguarda a liberação de 30% dos R$ 80 milhões prometidos pelo governo federal.

Segundo Cabral, nos últimos quatro anos, o Rio de Janeiro recebeu mais de R$ 500 milhões em verbas federais para socorrer cidades afetadas pelas chuvas. Segundo ele, em Angra dos Reis, as obras estão em andamento, orçadas em R$ 110 milhões. Apesar da burocracia, o governador afirmou que os recursos têm sido liberados em uma velocidade considerada satisfatória.
“Não há nenhuma reclamação da nossa parte”, disse Cabral, que concedeu entrevista ao lado da presidenta da República, Dilma Rousseff, que sobrevoou de helicóptero as cidades da região serrana atingidas pelos temporais do início da semana. (Carolina PimentelRepórter da Agência Brasil)

Petrópolis tem cerca de 6,5 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas


Rio de Janeiro - Pelo menos 6,5 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, por causa das fortes chuvas que atingiram o município na madrugada da última quarta-feira. Boletim divulgado pela prefeitura no início da tarde de hoje (13) informa que 39 pessoas morreram no distrito de Itaipava, onde ficam as localidades do Vale do Cuiabá, de Boa Esperança, da Estrada do Gentio e de Madame Machado, e que cerca de 40 pessoas estão desaparecidas.

Os corpos das vítimas estão sendo levados para o Instituto Médico Legal (IML), no bairro de Corrêas. A Justiça montou um sistema emergencial no IML para apressar o reconhecimento e a liberação dos corpos. “As pessoas que necessitam informar ou buscar informações sobre o desaparecimento de parentes, amigos ou conhecidos devem se dirigir ao Centro de Cidadania”, informa a prefeitura.

O número de feridos ainda não foi contabilizado. Segundo a prefeitura, as vítimas estão sendo atendidas em hospitais das redes pública e particular em localidades que não foram atingidas pela catástrofe, como o centro histórico e o bairro do Quitandinha.

O Vale do Cuiabá, em Itaipava, foi a região mais afetada. As equipes de resgate encontraram no início da tarde de hoje 26 pessoas isoladas em meio a um cenário de destruição de casas, pontes quebradas, lixo e árvores caídas. Todas foram levadas para os abrigos da prefeitura em uma escola e em três igrejas.

Nos abrigos, as famílias estão recebendo comida, água, material de higiene e colchonetes doados pelo governo do estado, prefeitura, instituições privadas e empresários.

Ainda no distrito de Itaipava, pelo menos oito pontes foram destruídas pelas águas. Mais de 100 carros foram arrastados, jogados no rio ou destruídos.
Cristiane RibeiroRepórter da Agência Brasil

Número de mortos na região serrana do Rio passa de 400


Rio de Janeiro - Subiu para 416 o número de mortos por causa das fortes chuvas que atingiram a região serrana do estado do Rio de Janeiro na madrugada do dia 12. O município de Nova Friburgo foi o mais atingido e, segundo a prefeitura, o número de mortos chega a 186. A cidade está coberta pela lama e, em muitos bairros, os moradores ainda estão sem luz, água e gás.


Em Teresópolis, o último balanço aponta 172 mortos. Em Petrópolis, 39 corpos já foram encontrados até agora. Em Sumidouro, 19 pessoas morreram, de acordo com o último levantamento. Os números mudam a todo o momento, pois ainda há muitas pessoas desaparecidas nos municípios atingidos pelo temporal.


A Defesa Civil do estado informou que voltou a chover na região serrana e que o órgão está em alerta. A previsão é que a chuva continue a castigar a serra fluminense até sábado.

Cristiane RibeiroRepórter da Agência Brasil

Cartaz do 16º Aniversário de Emancipação Político Administrativa de SFI e Festa de São Sebastião em Barra do Itabapoana

Clique na imagem para ampliá-la.
Ascom-SFI

Internauta questiona aumento de passagens SFI/Campos

Olá, Amigo Paulo Noel, venho através deste e-mail fazer um questionamento. O valor da passagem, São Francisco a Campos, cobrado até o inicio de janeiro de 2010 era de R$5,00. Com o aumento de 7% em janeiro de 2010, as passagens teriam que custar R$5,35. A empresa 1001 arredondou para R$5,50 (3% a mais) e todas as vans aumentaram para R$6,00 (13% a mais).
.
Hoje, janeiro de 2011 com acrescimo de 7% as passagens São Francisco /Campos teria de custar R$5,73 e não R$5,90 cobrado pela empresa 1001 e MUITO MENOS R$7,00 que algumas vans ensaiam cobrar.
Portanto o valor de R$6,00 cobrado hoje, ja é suficiente, vistos que os aumentos foram alem das porcentagens. OBS: Esse e-mail é da minha sobrinha. Meu nome é Francisco da Silva.

Moradora de São João da Barra em busca de notícias da família Veiga de Nova Friburgo que mora no Bairro Prado

Lurdes (foto) está nervosa e preocupada porque não consegue notícias dos parentes que moram no Bairro Prado em Nova Friburgo (RJ).

"Desde que começou o temporal não consigo falar com Nova Friburgo", diz.

.

Moradora de São João da Barra, Maria de Lurdes Veiga não consegue notícias da família (mãe, irmãos e tios) que mora no Bairro do Prado em Nova Friburgo. Lurdes ligou para a Rádio São Francisco FM pedindo ajuda. Ela quer saber se o Bairro Prado, onde mora a família foi atingido pelo temporal. "Não consigo notícias. Estou tentando desde terça-feira, 11, pelos telefones fixo e celular e não consigo falar com ninguém", diz. Ela faz um apelo aos internautas de Nova Friburgo para que mandem notícias aqui para o Blog utilizando o o e-mail radiosaofrancisco@gmail.com. Ela quer saber como está a família Veiga no Bairro Prado. O Blog também faz um apelo aos rotarianos de Nova Friburgo, aos maçons e aos blogs daquela Região Serrana, para que entrem em contato com a Rádio São Francisco FM ou com o Blog do Paulo Noel. Favor ligar para os telefones 22- 2789.2187 ou para o celular 22- 9915.2187 ou ainda para o e-mail da rádio.

Moradores reclamam dos serviços de telefonia, energia e água em SFI



Nesse verão, das reivindicações que chegaram à Rádio e ao Blog, Ampla e Vivo são campeãs em reclamações. Ambas têm prestado um péssimo serviço em todo o município. Há também em outras cidades relatos de reclamações contra a Vivo, como é o caso de São João da Barra e Farol de São Thomé. Nas praias de São Francisco de Itabapoana está praticamente impossível fazer uma ligação.

Moradora na Praia dos Sonhos, a diretora de Comunicação da AMASS (Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonhos) Virgínia Lupini deu um desabafo na Rádio São Francisco FM durante o Jornal São Francisco é Notícia desta quarta-feira (12-01). Por lá o problema foi a falta de energia elétrica. “É sempre a mesma cena, prejuízos com equipamentos eletrônicos queimados, alimentos estragados e noites mal dormidas sem poder ligar um ventilador. Temos que dar um basta nisso”, disse. Segundo Virgínia, um quarteirão inteiro próximo à Rua Pernambuco, na Praia dos Sonhos, ficou 24 horas sem energia. A interrupção durou de terça-feira (11), às 17h, até o final da tarde de ontem (12). “Um curto circuito danificou a rede e o transformador. E só depois do problema acontecer é que a Ampla colocou os separadores nos fios para evitar mais curtos. Toda a rede deveria ter isso”, concluiu. Ela propôs a união de todas as Associações de Moradores de São Francisco de Itabapoana a fim de brigar por melhorias.

Leitor assíduo e seguidor do Blog, o biólogo Tarcizo Martins da Fonseca, morador em Gargaú, nos escreveu um e-mail (publicado na sessão de comentários dessa postagem) onde narrou toda a sua indignação com as concessionárias de serviços públicos Ampla e Cedae.

Com relação à Cedae foi a primeira reclamação que recebemos nesta temporada. A gerência da empresa explicou no início do ano que ampliou a vazão d’água na região, e que até o carnaval pretende aumentar ainda mais a capacidade da estação de captação em Gargaú, com a entrada em operação de dois poços que estão em fase de construção.

Ao que tudo indica, a reclamação do internauta não está ligada à falta d’água, que tem diminuído, e sim à qualidade dessa água. No e-mail, Tarcizo fala de uma água “onde se vê grande quantidade de material orgânico em suspensão como fragmentos de algas, de folhas e até mesmos pequenos insetos”.

Já sobre a Ampla, em outro trecho do e-mail ele fala especificamente sobre a rede de Gargaú. “A malha que distribui a energia elétrica dentro de Gargaú mais parece uma colcha de retalhos de tantos reparos e remendos efetuados. Não existe aquilo que chamamos de rede ‘limpa’ onde todos os fios/cabos estejam ajustados (esticados)”, reclama Tarcizo. Aliás, esse problema apontado pelo internauta, associado com o vento predominante na região, contribui para os curtos circuitos e constantes quedas na energia elétrica.

Ele propõe maior participação do Poder Público, e alerta para a necessidade de uma audiência pública dentro de Gargaú. No fim de novembro do ano passado, após proposição do Vereador Sérgio Elias (PMDB), uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de SFI para tratar dos problemas que a população vem enfrentando com a Ampla. Parece que as melhorias ainda não começaram.

E você, morador ou visitante, o que tem achado das concessionárias de serviços públicos? Como têm funcionado em sua localidade os serviços de água, luz e telefone? Deixe a sua opinião na seção de comentários.

Moradora de Santa Clara conta o drama da irmã que mora em Teresópolis

A nossa ouvinte Eliana que mora em Santa Clara, praia de SFI postou comentário no Blog do Paulo Noel contando o drama da irmão que mora em Teresópolis. “A minha irmã mora em Teresópolis e conversamos por telefone. Ela está horrorizada com essa tragédia, pois além de ver familiares que perderam móveis, carros e outros objetos, ainda enfrenta a dor de perder amigos soterrados em suas casas. Graças a Deus a casa dela não foi atingida e diante dessa graça do Senhor em estarem protegidos ela e seus familiares, resolveram ajudar os desabrigados e desalojados.”

Número de mortos chega a 271 na Região Serrana

Foto: G1
As buscas por vítimas na Região Serrana do Rio, onde o número de mortos chega a 271, terão o apoio de helicópteros nesta quinta-feira (13). Durante a madrugada, uma chuva fraca atingiu as cidades de Teresópolis e Petrópolis, mas sem registro de novos deslizamentos. Em Nova Friburgo, a comunicação ainda é precária, já que o sistema de telefonia foi atingido.A procura por desaparecidos continuou durante a madrugada em Friburgo e Teresópolis, mas teve que ser interrompida em Petrópolis, onde a falta de luz prejudicou os trabalhos. Segundo bombeiros, por volta das 7h, os trabalhos recomeçam na cidade. Vários bairros da Região Serrana foram atingidos.
Na quarta-feira (12), o governador do Rio, Sérgio Cabral, pediu ajuda à Marinha no trabalho de resgate. Em resposta, a Marinha disponibilizou dois helicópteros (um Esquilo e um Super Puma) para o transporte de pessoal e equipamentos dos bombeiros. Esses helicópteros se juntam a outros cinco do governo do estado na missão de carregar equipes e equipamentos serra acima. Cabral visitará a região nesta quinta. A presidente Dilma Rousseff, que já liberou R$ 780 milhões para os municípios do Rio de Janeiro e São Paulo atingidos pelas chuvas, também vai sobrevoar a Região Serrana nesta quinta.De acordo com a Defesa Civil, em Teresópolis, morreram 130 pessoas no que o governo do estado chegou a descrever como a maior tragédia da história da cidade. Em Nova Friburgo, morreram 107 pessoas, de acordo com o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão. Em Petrópolis, os mortos são 34, a maioria deles no Vale do Cuiabá, no Distrito de Itaipava. ( Com informações do Site G1.com.br)

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Chuva já matou 144 pessoas no Rio

Foto: G1.com.br

Rio de Janeiro - Até o momento, 144 pessoas já morreram em consequência das chuvas em Teresópolis, Petrópolis e Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro. O cálculo foi feito por autoridades dos três municípios, que acreditam que o número pode ser ainda maior. Em Teresópolis são 114 mortos; em Petrópolis, 18; e em Friburgo, 12.

Na tarde de hoje (12), o secretário de Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, anunciou que o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, e o programa Morar Seguro, do governo do estado, vão oferecer cerca de 1,4 mil casas para as famílias desabrigadas pelas chuvas na região serrana.

Minc sobrevoou de helicóptero, hoje à tarde, os municípios de Teresópolis, Friburgo e Petrópolis. Segundo ele, 15 frentes de ações emergenciais foram abertas para garantir soluções à catástrofe que atingiu a região.

De acordo com Minc, em Teresópolis são cerca de 2 mil famílias desabrigadas, sendo que 200 já foram atendidas com aluguel social. “As demais serão recebidas em bairros vizinhos e por programas de habitação dos governos estadual e federal."

O município de Nova Friburgo montou um hospital de campanha, ao lado da prefeitura, para atender às vitimas. Até as 16h, 20 pessoas com ferimentos leves ou em estado de choque haviam sido medicadas. Entre os mortos estão três bombeiros que foram soterrados. Outros três bombeiros foram resgatados com vida e um quarto bombeiro continua desaparecido.

Em Friburgo, os moradores estão sem luz, água e gás. O transporte coletivo também não funciona e o acesso à cidade pelas estradas está prejudicado por causa da queda de barreiras. Os trechos obstruídos foram parcialmente liberados para a passagem dos carros de socorro e resgate. A chuva parou e durante toda a tarde moradores tentavam contabilizar os prejuízos, retirando lama de casas e o que sobrou de móveis. (Cristiane Ribeiro - repórter da Agência Brasil)

Temporal em Teresópolis: 48 mortes até o momento


Tevê já informa que número de mortos passa de 60.


A Prefeitura de Teresópolis informa que o temporal que atingiu o município durante cinco horas na madrugada de terça para quarta, 11 para 12 e janeiro, representou o equivalente a um mês de chuvas, causando uma série de danos, como alagamentos, quedas de barreiras e interdições de várias áreas. Estão confirmadas até o momento 48 mortes, número que lamentavelmente poderá aumentar até o final do dia.

De acordo com registros da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, nas últimas 24 horas foram registrados 140mm de chuva, volume considerado excessivo.

Os bairros mais atingidos foram os de Poço dos Peixes, Caleme, Vale Feliz, Fazenda da Paz, Posse, Paineiras, Jardim Serrano, Parque do Imbuí, Granja Florestal e Barra do Imbuí, na zona urbana, e as localidades de Pessegueiros e de Bonsucesso, no interior do município.

Por volta das 3 horas da madrugada, o Prefeito Jorge Mario acionou o Gabinete de Emergência e iniciou o Plano de Atendimento às vítimas. Cerca de 800 pessoas estão na operação de atendimento aos atingidos pela chuva. Toda a equipe de secretários e funcionários municipais está mobilizada numa união de esforços no sentido de prestar socorro às vítimas do temporal e solucionar os problemas imediatos.

Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e voluntários estão trabalhando desde duas horas da madrugada, percorrendo a cidade e prestando atendimento às famílias atingidas.

As famílias desabrigadas e desalojadas estão sendo encaminhadas para o Ginásio Pedro Jahara – “Pedrão”. Uma estrutura emergencial está sendo montada, com tendas e salas para o recolhimento de alimentos e donativos. As doações estão sendo centralizadas no Ginásio Pedrão, localizado na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, centro da cidade.

Outros locais estão sendo preparados para o acolhimento das vítimas com a estrutura necessária. Equipes com vans e ônibus estão circulando nos bairros atingidos e conduzindo as pessoas para essas instalações.

O Prefeito Jorge Mario está em contato permanente com o Governador do Estado, Sérgio Cabral, e o Vice Luiz Fernando Pezão, que desde o início da manhã já disponibilizaram toda a sua estrutura de apoio.

A Prefeitura de Teresópolis pede a colaboração de todos para a doação de alimentos não perecíveis, roupas, colchonetes, cobertores e material de higiene pessoal (sabonete, pasta de dentes, fralda e absorvente higiênico). Todos os donativos devem ser levados para o Ginásio Pedrão.

O Município está avaliando a situação a fim de que seja expedido pelo Prefeito decreto de estado de emergência ou de calamidade pública.

Encontram-se em Teresópolis para apoiar as ações do Governo Municipal no atendimento às vítimas o Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, o Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e a Presidente do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), Marilene Ramos.

Às 17 horas a Assessoria de Comunicação vai liberar nota oficial atualizada.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Jornalista a procura de cadelas que fugiram


.
A jornalista Nelita, que trabalha da Secretaria de Comunicação Social da prefeitura de São João da Barra está divulgando as imagens de duas cadelas que fugiram de casa, no Parque Santo Amaro, no dia 2 de janeiro. Os animais são da raça, Labrador amarelo (coleira rosa) e vira-lata marrom (coleira roxa). “Por favor, nos ajudem a encontrá-las”, apela a jornalista que anuncia, também, uma recompensa para quem der alguma informação. Contatos pelos telefones (22) 8818-2616/ (22) 9236-6385 / (22) 2733-2326 / (22) 8818-9755

Barco de Apoio Marítimo de SJB proporciona tranquilidade à classe pesqueira




Objetivando proporcionar maior tranqüilidade à classe pesqueira, a Secretaria de Pesca de São João da Barra está desenvolvendo o Projeto Barco de Apoio Marítimo, que oferece serviços de reboque em caso de pane da embarcação em alto mar.

Segundo o secretário de Pesca, Joãozinho dos Santos, os pescadores que estiverem trabalhando e precisarem do serviço devem entrar em contato com a Secretaria de Pesca pelo telefone (22) 99037479. “Estamos atendendo um pedido da prefeita Carla Machado e nos empenhando bastante para manter esse importante serviço”, disse Joãozinho.

O projeto funciona em regime de escala com duas equipes que revezam entre si. “A nossa maior preocupação é atender bem o pescador trazendo-o com segurança para sua casa”, comentou.

Na última sexta-feira a equipe de plantão saiu para uma operação às 14h com destino a praia do Farol de São Thomé onde rebocaram a embarcação denominada Pai de Cristo, que apresentava problemas na caixa do reversor (caixa de marcha).

Fabrício Berto / Secom-SJB

Dilma parabeniza Marta pela escolha como melhor jogadora de futebol do mundo




Brasília - A presidenta Dilma Rousseff divulgou há pouco nota em que parabeniza a jogadora de futebol Marta, escolhida hoje (10), pela quinta vez consecutiva, como a melhor do mundo.

No comunicado, Dilma ressalta que a conquista de Marta “enche de orgulho a todos nós brasileiros”, principalmente porque Brasil será sede da Copa do Mundo, em 2014, e das Olimpíadas, em 2016.

“Quero enviar minha saudação à brasileiríssima Marta, eleita pela quinta vez consecutiva a melhor jogadora de futebol do mundo. A conquista de tantos títulos, e ainda em sequência, é um feito sem precedentes, que enche de orgulho a todos nós brasileiros. Especialmente agora que o nosso país se prepara para sediar os dois maiores eventos esportivos do planeta: a Copa do Mundo e a Olimpíada”, diz a nota.

São Francisco realizará 4ª Conferência Municipal de Saúde




Nesta quarta-feira (12/01), São Francisco de Itabapoana realizará a 4ª Conferência Municipal de Saúde. O evento será realizado no salão Ana Festas, no centro da cidade, das 8 às 17 horas. O encontro acontece a cada quatro anos e visa discutir problemas de saúde e do controle social para estabelecer novas metas e melhorar o Plano de Saúde do município. A iniciativa do Conselho Municipal de Saúde (CMS), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
A conferência terá como tema “Saúde e Qualidade de vida: Política Municipal de Desenvolvimento”. Dentro do cronograma, serão realizadas palestras com a sub-secretária de Saúde de São João da Barra, Luciana Moulin e a auditora em saúde, Cíntia Farias.
O presidente do CMS, Dr. Fabiano Córdova, falou da importância do evento. “A Conferência tem por finalidade contribuir para o aprimoramento e fortalecimento das ações contínuas que fundamentam o Sistema Único de Saúde (SUS) do nosso município. Através dela serão elaboradas os novos rumos pensando no bem-estar dos munícipes de nossa cidade”, concluiu Dr. Fabiano.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Final de semana de praias lotadas e mais um congestinamento no retorno do litoral

Foto: Paula Berto.


A Avenida Edenites da Silva Viana ( antiga Joaquim da Mota Sobrinho), no trecho entre o trevo das praias de Guaxindiba e Santa Clara até o centro da cidade, em direção a BR-101, desde as 15 horas de domingo, 9 , já estava com cerca de três quilômetros de congestionamento. E foi assim, até às por volta das 20 horas. Foi o resultado de um final de se de praias lotadas no litoral de São Francisco de Itabapoana.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Ciclista da localidade de Bom Jardim atropelado e morto na RJ-224


Chegou a informação ao Blog, agora, que por volta das 22 horas, deste domingo, (9) um ciclista identificado por Eduardinho de Bom Jardim foi atropelado e morto na RJ-224, entre Volta Redonda e Bom Jardim. Segundo populares, o carro atropelador teria sido um ônibus da cor branca, cujo motorista não parou para prestar socorro.

Ainda segundo informações, Eduardo retornava com o filho de 11 anos, da localidade de Volta Redonda com destino a Bom Jardim. No trecho do atropelamento, Eduardo empurrava a bicicleta na companhia do filho que não chegou a ser atingido pelo veículo.
.
Um motociclista que chegou ao local, logo após o acidente disse que presenciou o filho pulando no asfalto desesperado dizendo que iria matar que fez isso com o pai.
Foi um atropelamento pavoroso já que o ciclista perdeu a cabeça, que foi toda esfacelada no asfalto pela roda do veículo atropelador. No local, o corpo de Eduardo, já sem a cabeça, está estirado na pista coberto por um lençol. Uma viatura da Polícia Militar está no local aguardando a chegada do rabecão do IML. A criança de cerca de 11 anos foi levada para casa da mãe em Bom Jardim que não morava mais com o pai.
O internauta que passou pelo local e fez alguma imagem do acidente pode enviar para nosso e-mail ( radiosaofrancisco@gmail.com). Pode ser uma imagem também da carteira de identidade.