quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Praia das Neves começa a receber romeiros: festa vai até dia 5

O trecho entre a divisa RJ/ES até a entrada para o Santuário das Neves foi asfaltado pelo Governo Capixaba




Uma festa que acontece há mais de 100 anos, no Santuário das Neves, que é considerada uma das mais concorridas realizada pela Paróquia Nossa Senhora das Neves da cidade de Presidente Kennedy no Espírito Santo a cada ano recebe mais sanfranciscanos que lá comparecem pela fé para pagar promessas por graças alcançadas.

O evento atrai romeiros de todos os Estados do Brasil. A tradicional Festa de Nossa Senhora da Neves teve início no domingo (31) e o ponto alto acontece nos dias 04 e 05 de agosto. Segundo informações da Paróquia de Presidente Kennedy (ES), o Santuário foi elevado ao estatus de patrimônio histórico artístico estadual. “Com essa conquista, não corremos risco de perder a nossa história”, explica a secretária de Arte e Cultura, Amanda Quinta Rangel.

Construída pelos Jesuítas no século XVII, a Igreja recebe, anualmente, mais de 50 mil visitantes e demanda um grande esforço para a sua preparação. “Sabemos da importância desta festa para a nossa população e para os devotos. Nos dias em que ela acontece, recebemos um número de visitantes mais de três vezes maior que a nossa população. Por isso, nos empenhemos muito para que tudo saia perfeito”, afirma o prefeito de Presidente Kennedy Reginaldo Quinta.

Lenda conta como surgiu a devoção à Nossa Senhora das Neves

Nossa Senhora das Neves é também conhecida como Santa Maria Maior. O título de Nossa Senhora das Neves se deriva de uma antiga lenda que segundo um casal romano, que suplicava à Virgem Maria luzes para saber como empregar todo o seu recurso aquisitivo. Em vista disso, recebeu em sonhos a mensagem de que Santa Maria desejava que lhe fosse dedicado um templo precisamente no lugar do monte Esquilino que aparecesse coberto de neve. Isto aconteceu na noite de 4 para 5 de agosto, em pleno verão. No dia seguinte, o terreno onde hoje está erguida a Basílica de Santa Maria Maior amanheceu inteiramente nevado.

Oração de Nossa Senhora das Neves

Ó Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, por aquela sublime lição que nos destes, conservando vossa Alma mais cândida que a mais pura neve, desde o feliz momento de vossa Imaculada Conceição, desejando levantar em nossos corações um templo místico consagrado ao vosso culto, pedimos-vos, todos, ó grande Virgem, a graça sublime de bem cuidar de nossa perfeição interior e principalmente de conservar casto a santa virtude da pureza.

Ó Virgem Senhora escutai os nossos pedidos e daí-nos a graça de termos um coração puro quanto à neve para que assim possamos servir com mais amor e disponibilidade o Reino que Vosso Filho nos confiou. Amém, assim seja.

Nenhum comentário: