sábado, 13 de novembro de 2010

Aventura de dois menores em alto mar

Foto: Arquivo
Barco de pesca de Atafona, a deriva com duas crianças, é resgatado em Barra do Itabapoana


Socorro foi possível graças ao sistema de comunicação de rádio PX

Uma aventura, em alto mar, marcará a vida de dois menores. Ontem, 12-11, por volta das 10h30, três menores estavam em um barco de pesca na praia de Atafona, na foz do Rio Paraíba do Sul, brincando de pesca de anzol, quando a corda da amarração rompeu e o barco foi levado pelas correntes marítimas para alto mar. Um dos menores pulou no mar e foi nadando até a margem em busca de socorro. Mas o barco desapareceu, e os dois menores passaram a noite no mar sem que o amigo pudesse ajudá-los.

.

Hoje, sábado, 13-11, graças à insistência das crianças pedindo ajuda através do radio PX de comunicação do barco é que acabaram sendo ouvidos na praia de Barra do Itabapoana. Segundo informações da tesoureira da Colônia de Pesca Z1 de SFI, Diviane Chagas, um pescador identificado apenas como Dudu de Barra do Itabapoana foi quem ouviu o pedido de SOS das crianças, e conseguiu com ajuda de amigos resgatar o barco. As crianças foram levadas até Gargaú, e encaminhadas para São João da Barra em um barco da Defesa Civil com o apoio do conselho tutelar de SFI.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Eike Batista diz que avaliará SBT, se for colocado à venda

RIO – O empresário Eike Batista, conhecido por entrar em diferentes áreas de negócios no Brasil, deixou em aberto a possibilidade de negociar com o SBT.
.
Após a divulgação das irregularidades no Banco Panamericano, o canal de televisão poderia ser colocado à venda, já que está entre as garantias oferecidas pelo empresário Silvio Santos ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) para liberar o aporte de R$ 2,5 bilhões.

O presidente do grupo EBX disse que está analisando todas as possibilidades de investimento no Brasil. “Tudo o que é bom e o que dá para arbitrar a gente olha.”
O executivo afirmou que jamais tentaria competir, por exemplo, com a Ambev, Submarino e Embraer, por considerar as empresas competidoras de excelência mundial. No entanto, ele lembrou que existem no país diversos setores ainda ineficientes. “Tudo que é ineficiente no Brasil, nós enxergamos um espaço gigante.”
Perguntado se seria interessante ter um canal de televisão para a nova empresa de entretenimento, com quem fechou uma joint venture ontem - a IMG Worldwide -, o executivo respondeu que “sim, claro”. No entanto, ele não quis dizer se já existe algum tipo de negociação direta com Silvio Santos. Ele limitou-se a afirmar que “estuda de tudo”.
Eike participou hoje da premiação Rio Export 2010, promovida pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan). (Fonte: Juliana Ennes - Jornl Valor)

Programa Brasil Alfabetizado, alunos recebem diplomas



Em cerimônia realizada no salão Ana Festas na noite de quinta-feira, 12-11, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a formatura dos alunos do Programa Brasil Alfabetizado. Na ocasião, de 120 formandos receberam o certificados.

O Ministério da Educação e Cultura realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é desenvolvido em todo o território nacional, com atendimento prioritário de 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando a garantir aos alfabetizandos a continuidade dos estudos.

Em São Francisco, o programa já foi implantado em 15 localidades. Alguns bairros possuem mais de uma turma. Ao todo, o município tem 17 turmas com alunos a partir dos 15 anos de idade.
A secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, contou que só recentemente o programa foi resgatado no município. “Há dois anos nosso município está sem o programa. Só em meados do ano passado conseguimos aderi-lo novamente. Estamos muito felizes com esta conquista porque através dele podemos resgatar as pessoas que não tiveram oportunidade de estudar ou que tiveram que parar”, afirmou Yara.

O prefeito Beto Azevedo se emocionou ao lembrar da dificuldade de estudar que teve na infância. “Eu estou muito feliz por estar aqui com vocês hoje porque também tive dificuldade para me formar. Quando eu era criança minha mãe teve que escolher entre mim e meu irmão Carlinhos para estudar em Campos. Meu irmão se formou em Direito enquanto eu cuidava da nossa padaria. Só depois de adulto tive condição de me formar. Se puderem não parem por aqui, estudem mais um pouco”, aconselhou Beto.

Antes da entrega dos certificados, os alunos de várias localidades fizeram apresentações. A turma de Nova Belém leu versículos da Bíblia. A professora Jociele Silva e Silva explicou a escolha. “A maioria dos alunos da minha turma eram evangélicos e tinham muita vontade de ler a Bíblia”. Também houve homenagem às professoras e à aluna Domingas Marques Cordeiro, que com 83 anos era a mais velha entre os formandos. Ao final do cerimonial, foi exibido um vídeo com depoimentos de professores e alunos, além do sorteio de brindes. Vereadores e a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas, também participaram da festa

Esmeralda Buechen interditada

Internauta Fred Pinheiro envia fotos da Rua Esperalda Buechem em São Francisco de Itabapoana.

.
Caro Paulo Noel, seguem as fotos da Rua Esmeralda Buechen em São Francisco, alagada e interditada hoje pelos moradores. Quero salientar que esse problema vem se arrastando por vários meses, inclusive já existe requerimento, junto com abaixo assinado dos moradores da referida Rua, feito pelo Vereador Claudinho Viana e aprovado em plenário por todos os vereadores. Após o requerimento, o pessoal da PMSFI, já esteve fazendo obras no local e mesmo assim, o problema não foi solucionado. Att, Fred Pinheiro

Por falta de quorum mais uma reunião do Legislativo sanfranciscano é cancelada



Apesar de não ter sido realizada a sessão de ontem, o Vereador Pintinho (PDT) foi convocado para posse dia 16 de novembro no lugar da vereadora cassada Adriana Coelho
Foto: Fátima Marques.
.
Mais uma reunião da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana não pode ser realizada, ontem, quinta-feira, 11-11, por falta de quorum. Compareceram apenas os vereadores Florentino Cerqueira (DEM), Sérgio Elias (PMDB), Caboclo (PMDB) e Cláudio Henriques (PP). Na oportunidade, o presidente do Legislativo, Florentino Cerqueira convocou o suplente José Pinto Filho (PDT) para posse na próxima reunião, dia 16, no lugar da vereadora cassada Adriana Coelho (PDT).

EDITAL Nº 003/2010
CONVOCAÇÃO

O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, pelo presente, em cumprimento a determinação do Juízo da 130ª ZE, e em conformidade com o ATO EXECUTIVO exarado por essa Presidência, devidamente publicado no Diário Oficial da Câmara Municipal de São Francisco no dia 11 de Novembro de 2010, CONVOCA os Senhores Vereadores que compõem este Poder Legislativo para Sessão Solene desta Câmara, que será realizada no dia 16 de Novembro do corrente ano, às 16:00 horas, para a posse do Exmo. Sr. José Pinto de Souza Filho, em conformidade com o Regimento Interno da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana/RJ.

Câmara discute proposta orçamentária municipal com sociedade civil organizada


Orçamento previsto para 2011 de R$77,9 milhões
.
.
Apenas quatro vereadores compareceram, ontem, 11-10, ao plenário da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana para a audiência pública que discutiu com a sociedade civil organizada a proposta orçamentária enviada pelo Executivo Municipal em 30 de agosto de 2010. Além do presidente Tininho (DEM), compareceram no início da audiência os vereadores Sérgio Elias (PSDB) e Kadmar Cordeiro (Caboclo) (PMDB). Na metade da audiência chegou o vereador do PSDB Cláudio Viana, e já no final o vereador do PP Cláudio Henriques.

Propostas apresentadas

O secretário do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais, Cirábio Ramos foi o primeiro a utilizar o microfone para defender as propostas apresentadas pelo Sindicato que foram: inclusão de verbas no orçamento para reajuste do vale alimentação e que o Executivo inclua todos os funcionários que recebem piso salarial no aumento salarial de 5,5% aprovado pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Beto Azevedo.

Guarda Civil Municipal
Representante da Associação de Guarda Civil Municipal, Rodrigo Pantalião Alves, apresentou propostas de mais investimentos em segurança do município com a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública; seguro de vida para os guardas e vale transporte.

Creche para Santa Clara
O presidente da Associação de Moradores de Santa Clara (Amprasc) solicitou inclusão de verbas para construção de uma creche na área da Associação, e sugeriu contrato de comodato de 20 anos com o Executivo.

Rotary entregará proposta até dia 18

O Rotary Club São Francisco de Itabapoana, aproveitando o prazo de 7 dias concedido pelo presidente Tininho a todas as entidades, propôs levar para discussão e apreciação de todos os rotarianos a proposta orçamentária 2011. Este blogueiro representou o Rotary. Somente após aprovação em reunião do Rotary São Francisco é que a entidade levará proposta para o Orçamento. O presidente Tininho concedeu um prazo até o dia 18, próxima quinta-feira.

Justificativas de ausências

Justificaram ausência por motivo de força maior as seguintes entidades: Instituição da Criança Pinokio e Colônia de Pescadores Z1 de SFI.


Gargaú presente no final
Gargaú apresentou proposta de reforma do barracão tombado pelo patrimônio histórico do Estado. Hebert Lins representou a Associação de Moradores.

Ao final, após lida a Ata pelo consultor técnico Roberto Acruche, todos os membros das entidades assinaram.

Vereador contesta o Blog

Atualizado no dia (16-11) às 09h27m: O vereador Cláudio Viana (PSDB) procurou o Blog contestando a informação de que teria chegado na "metade" da reunião da audiência pública. Segundo o vereador ele chegou atrasado, com cerca de 10 minutos do início da reunião e não conforme o Blog divulgou.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Meningite: Ministério da Saúde agenda reunião para tratar do assunto com Governo Municipal de SFI

O diretor clínico do Hospital Manoel Carola Dr. Hober Caminhas Fasciani Júnior, através de e-mail, informa que dois ofícios foram enviados ao Governo do Estado e ao Ministério da Saúde relatando a situação do município de São Francisco de Itabapoana com relação aos seis casos registrados de megingite.

.
Dr. Hober informou que o pedido da prefeitura está provocando o Estado e o Ministério da Saúde. “Através desses dois pedidos oficiais, o Ministério da Saúde agendou uma reunião com o secretário da saúde Dr Fabiano e equipe”, revelou.

Dia importante

Para o diretor clinico do Manoel Carola esta quinta-feira será um dia importante para a história da meningite no município. “Estamos indo com um estudo epidemiológico completo e satisfatório para a reunião no Rio de Janeiro com o responsável da vacinação do Ministério da Saúde, onde faremos um resumo dos casos e, defenderemos diretamente com o Ministério, a vacinação da nossa população que tanto necessita”, disse.

Segundo ainda Hober Caminhas, a Secretaria de Saúde agendará uma reunião para a próxima semana com o Governo do Estado, com o Secretário Estadual de Saúde Dr. Sergio Cortes. “Neste encontro pediremos o apoio do governo e vamos relatar a nossa luta para proteger a população”, concluiu Caminhas.


Governo do Estado enviou ofício a pedido da Secretaria de Saúde ao Ministério da Saúde. Abaixo, na íntegra, o texto do ofício.

Exmo. Senhor
GERSON PENNA
Secretário de Vigilância em Saúde/MS
Esplanada dos Ministérios – Edifício Sede, 1º andar
Brasília/DF – CEP: 70058-900
Telefone: (61) 3213-8280

Senhor Secretário,
Foram notificados, no período de abril a novembro de 2010, 06 (seis) casos de Meningite sem vínculo epidemiológico no município de São Francisco de Itabapoana (Tabela 1), estado do Rio de Janeiro, tendo, um dos casos, ocorrido após realização de quimioprofilaxia. O município com uma população de 47.500 habitantes, não teve nenhum caso notificado entre os anos de 2004 e 2009.

Dos seis casos notificados, três foram confirmados como causados por meningococo C e outros dois, apesar da provável etiologia bacteriana, estão sob investigação. Diante disto, considerando o intervalo de ocorrência dos casos, a série histórica do município e a taxa de ataque, neste caso superior a dez por 100.000 habitantes, solicitamos a intervenção profilática com vacina antimeningocócica C no município de São Francisco de Itabapoana, ratificando o pedido feito pela nossa Gerência de doenças de transmissão respiratória ao GT meningites/SVS em sete de outubro do corrente ano.
Respeitosamente,
NATÁLIA DIAS DA COSTA ALVES
Subsecretária de Vigilância em Saúde
Matrícula n° 866.446-8

Governo ameaça responsabilizar teles por atrasos no plano de banda larga

Brasília - O governo deverá recorrer das ações movidas pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) contra o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU 3) e a participação da Telebras no Plano Nacional de Banda Larga. Segundo o secretário especial da Presidência da República e presidente do Conselho de Administração da Telebras, Cezar Alvarez, as concessionárias serão responsabilizadas pelos possíveis prejuízos à população decorrentes da “judicialização” dessas questões.
“[As concessionárias] serão responsabilizadas pelo prejuízo que trouxeram ao povo brasileiro no sentido de continuar atrasando a chegada da banda larga boa e barata na casa de todos. Nessa disputa judicial que eles estão travando conosco, o prejuízo será monetarizado e eles [os concessionários] serão responsabilizados por isso”, afirmou Alvarez à Agência Brasil. Segundo ele, o governo está aberto à negociação, mas as ações judiciais devem ser retiradas.
Ontem (9), o SindiTelebrasil, que representa 29 empresas de telefonia fixa e móvel, divulgou que entrou na Justiça Federal no Rio de Janeiro para que a Telebras não seja a única operadora do PNBL. Segundo a entidade, a escolha da Telebras como operadora única é anticompetitiva e fere o princípio da igualdade de tratamento aos agentes do mercado.
O sindicato também entrou com uma ação na 30ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro pedindo a anulação do PGMU 3 que, segundo a entidade, estaria em desacordo com os contratos de concessão e com a Lei Geral de Telecomunicações (LGT). O PGMU 3 estabelece metas de universalização dos serviços às concessionárias de telefonia fixa para o período de 2011 a 2015 e tem como objetivo aumentar progressivamente a oferta de telefones individuais e coletivos para ampliar o acesso da população.
“O plano é um avanço tremendo, tem elementos de cidadania, e nós estranhamos essa judicialização de um tema em construção”, disse Alvarez. (Ab)

Justiça Federal proíbe MEC de divulgar gabarito do Enem

Brasília - A Justiça Federal no Ceará informou que a divulgação dos gabaritos das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 está proibida. O Ministério da Educação iria divulgar as respostas às 18h de ontem dia 9.
.
Na terça, dia 8, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal, já havia determinado a imediata suspensão, em caráter liminar, do certame do último fim de semana. Mais de 3 milhões de candidatos fizeram o Enem, que foi marcado por erros que podem interferir na nota dos estudantes.
.
A assessoria do tribunal esclareceu que a liminar que suspendeu o Enem, além de contemplar a divulgação de gabaritos, também impede o recebimento de recursos.

Legislativo sanfanciscano: mais uma reunião cancelada por falta de quorum

A ausência dos vereadores Jamilton Marcelino (PSB), Jaredio Azevedo (PSDB) , Renato de Buena (PP) e Claudio Viana (PSDB)) na reunião plenária de ontem, 09-11, acabou não dando quorum para a sessão legislativa da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. Compareceram: Florentino Cerqueira, (DEM), Sergio Elias, (PMDB), Claudio Henrique (PP) e Caboclo (PMDB). Havia uma expectativa da posse do suplente de vereador José Pinto Filho, (PDT) na vaga da vereadora cassada Adriana Coelho, o que acabou não acontecendo. A próximo reunião será amanhã, quinta-feira, dia 11 de novembro. Vamos aguardar o que pretende fazer os vereadores.

FEBRE AFTOSA X MENINGITE

Recebemos e-mail com pedido de publicação do texto abaixo de autoria do internauta Tarcizo Martins da Fonseca. Morador de Gargaú.
.
Não poderia ficar calado diante da nota divulgada pelo BLOG, no que tange o carinho e cuidados com o rebanho bovino de SFI como segue a nota: “Terá início na próxima segunda-feira (08/11) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa bovina em São Francisco de Itabapoana. A prefeitura disponibilizará cerca de cinco mil doses da vacina, gratuitamente, para todo o pecuarista cadastrado que possua até 25 cabeças de gado. O período de vacinação será até o dia 30 de novembro”. E nós seres humanos como ficamos diante do quadro de Meningite que assusta e mete medo, pavor a todos nós, principalmente aos moradores de Gargaú. Será que a nossa vida vale menos do que a saúde de um boi? Onde está este mesmo poder publico que cuida da saúde do rebanho bovino de SFI e dá as costas à população deste mesmo município? É lamentável o que anda acontecendo com a nossa saúde principalmente no que diz respeito à prevenção de doenças fatais como é o caso da meningite, onde sabemos que a vacinação em massa ainda é a forma mais benéfica e economicamente falando para o município e o estado. Alguém tem noção do custo de uma diária de um paciente internado com suspeita ou mesmo a confirmação da meningite? Uma diária daria para comprar quantas doses da vacina? Alguém tem parâmetros para avaliar a dor e sofrimento de uma família que tenha um parente com meningite? Bem, se o nosso município só se dispõe a distribuição gratuita da vacina contra a febre aftosa porque não fazer este mesmo esforço em relação à vacina contra a meningite que custa atualmente R$ 130,00 (cento e trina reais) para quem desejar se vacinar por conta própria. Não é justo expor a nossa população a este sacrifício financeiro, quando sabemos que muitos não podem pagar pelo que seria um dever do Poder Publico. Espero que a Secretaria de Saúde do nosso município de SFI, reflita, avalie e mude de atitude em relação ao comportamento atual que é de total omissão em prestar mais este socorro à tão sofrida Gargaú.
Atenciosamente
Tarcizo Martins da Fonseca. Morador de Gargaú

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ministério Público obtém liminar de afastamento de cargo do Prefeito de Cambuci


Foto do Ururau.

.


A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do núcleo Santo Antônio de Pádua obteve decisão judicial de afastamento liminar de cargo do Prefeito de Cambuci, Oswaldo Botelho, em medida cautelar ajuizada perante a Vara única de Cambuci, tendo como fundamento a prática de atos de improbidade administrativa, sobretudo decorrentes de fraudes em procedimentos licitatórios e desvio de verbas públicas.


A decisão fundou-se em elementos colhidos pelas Promotoras de Justiça Carolina Maria Gurgel Senra e Renata Felisberto Farah, titulares, respectivamente, da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva - núcleo Pádua e da Promotoria de Justiça de Cambuci, a partir de inúmeras representações formuladas por cidadãos locais, dando ensejo à instauração de diversos procedimentos no âmbito de suas atribuições.


No mês de agosto do corrente ano, a Promotoria de Justiça de Cambuci ofereceu duas denúncias por crimes de fraude em licitação e formação de quadrilha, sendo decretada a prisão preventiva dos envolvidos, entre eles o filho do Prefeito, Oswaldo Ábido Botelho, que atuava como prefeito "de fato" de Cambuci, o qual se encontra foragido.


Na última semana, foram ajuizadas quatro ações civis públicas em face do Prefeito do Município de Cambuci, Oswaldo Botelho, além de outros agentes públicos e particulares envolvidos em fraudes em licitações e desvio de verbas públicas na atual administração municipal.


A urgência da medida foi constatada, ainda, em razão de recentes depoimentos colhidos pelo Ministério Público, prestados por dois vereadores e um secretário municipal de Cambuci, os quais declararam que a Prefeitura estava sendo ocupada por pessoas alheias ao quadro de servidores municipais, a quem teria sido "alugada" pelo Prefeito Oswaldo Botelho, que em troca receberia a quantia de R$ 160.000,00 mensais.


Conforme narrado pelo juiz em exercício na Comarca de Cambuci, Dr. Marco Antonio Novaes de Abreu, a medida liminar de afastamento do Prefeito Oswaldo Botelho se deu "como garantia da ordem pública e administrativa, seriamente ameaçadas pelos inúmeros atos de improbidade administrativa praticados pelo réu, conforme até aqui apontados, bem como de modo a assegurar a boa instrução processual das ações civis públicas já propostas em face do mesmo réu Oswaldo Botelho, por conta dos mesmos atos de improbidade administrativa, diante da necessidade de oitiva de testemunhas e produção de prova testemunhal e, por fim, para assegurar a boa continuidade da Administração Pública Municipal e assegurar a integridade das verbas públicas, que devem servir ao bem comum e não aos interesses do réu e de seus familiares e colaboradores".


Foi determinada a comunicação da decisão à Presidência da Câmara de Vereadores de Cambuci e ao Tribunal Regional Eleitoral, para imediato acionamento do procedimento legal de substituição do Chefe do Poder Executivo do Município de Cambuci, intimando-se o Presidente da Câmara para, no prazo de 24 horas, adotar as medidas próprias para substituição do Prefeito pelo Vice-Prefeito. (Fonte: http://www.mp.rj.gov.br/ )

Cassação de mandato: vereadora se defende de acusação de compra de votos

Cassação de mandato foi surpresa para a vereadora Adriana Coelho.
.
Disse, ainda, que por coincidência cassação do mandato, todas as duas vezes, foi após apresentar denuncias contra o Executivo.
.
Fotos: Rosane Berto.

.
A vereadora cassada Adriana Coelho (PDT) participou, hoje, terça-feira, 09-11 do jornal “São Francisco é Notícia” na Rádio São Francisco FM. Ao começar a sua fala a vereadora fez agradecimentos a Deus, aos filhos, a família, aos poucos, mais verdadeiros amigos, aos vereadores Jamilton, Jaredio, Tininho, Claudinho, Renato de Buena, aos advogados que compõe o seu corpo jurídico e aos seus 1078 eleitores que não jogaram o voto fora.

Vereadora diz que não houve compra de votos

A vereadora disse que não usou combustíveis para compra de votos. “O que aconteceu foi uma busca e apreensão em um posto de combustíveis onde foram apreendidos tickets no valor de R$256 reais, doação, para minha campanha”, argumentou.

A vereadora, que ao citar o nome do Juiz Leonardo Cajueiro D’azevedo trocou o sobrenome de Azevedo por Amaral, disse que o meritíssimo está cumprindo com sua obrigação, fazendo o que tem que ser feito. “Assim como eu também vou recorrer, porque tenho plena convicção que não usei o poder econômico e não posso ser enquadrada no Art. 41ª, captação ilícita de sufrágio.”

Em seguida lembrou que na mesma Comarca existem dois processos parecidos com o dela que é do prefeito Beto Azevedo e do vereador Sergio Elias que também estão enquadrados no 41ª e até agora nada foi feito. “Gostaria que a justiça que foi feita para mim, seja feita também para o prefeito e o vereador Sergio Elias”

Suspeitas e perseguições

“É muito interessante que em setembro de 2009 quando comecei a fazer alguns pedidos de informações ao Executivo, principalmente a respeito da empresa Talles, que atua na coleta de lixo, e recebe cerca de R$300 mil reais por mês, cinco dias depois, após este pedido de informação, tive meu mandato cassado”, retrucou a vereadora Adriana Coelho.

Vereadora diz que não consegue entender cassação



Em outro forte depoimento a vereador Adriana Coelho diz: “Agora, mais uma vez, quando tomei a decisão de estar vistoriando obras no município, fiscalizar a educação com escolas superlotadas, prédios em má condições de uso, professores que tiveram o plano de cargo e salário votado na Câmara em 30 de dezembro do ano passado e, até hoje não receberam. Quando começo a lutar pelo povo, mais uma vez, vem a minha cassação. Não consigo entender”, completa.


A vereadora lembrou que a sentença esta assinada desde o dia quatro revelando que a reunião do Legislativo onde fez os seus questionamentos ocorreu dia 3. E deixou a pergunta: Será que é coincidência?


Vereadora reclama de perseguição

“Eu tenho sido perseguida desde o dia em que venci as eleições”, disse. Meu suplente chegou a afirmar que não assumiria o cargo, mais fui diplomada.

Disse que em nenhum momento questiona a decisão da justiça

A vereadora Adriana Coelho disse que não esta questionando a decisão do Juiz Leonardo Cajueiro. Disse que iria recorrer da decisão por ter convicção que não participou de compra de votos e que não poderia ser enquadra do Art. 41 A capitação ilícita de sufrágio. "O valor de R$256,00 que foi apreendido no posto de combustível, volto a repetir, consta na prestação de contas que foi aceito pelo mesmo Juiz sem ressalvas”, diz.

“Não consigo ainda entender, porque estou enquadra no Art. 41 A. E, quando eu disse das perseguições eu não me referi ao doutor Juiz. As perseguições que venho sofrendo são por parte do Executivo. Em plenário, por duas vezes consecutivas, cheguei a ser intimidada pelo vereador Kademar Cordeiro”, conta.

Cassação do mandato foi surpresa

A vereadora disse que tinha plena convicção, depois que as testemunhas foram ouvidas no processo que o Juiz mudaria sua decisão. “Infelizmente o Juiz optou por manter a cassação. Todas as testemunhas afirmaram que não houve denuncia em nome da vereadora Adriana Coelho e sim em nome do candidato a prefeito do PDT, Fauazi Cherene no momento em que houve busca e apreensão no Posto de Combustível”, reclama. A vereadora alega que infelizmente haviam alguns vales de combustíveis para abastecer carros de som, que consta da prestação de conta no Posto. “Eu não participei da busca e apreensão e não sabia nada disso, eu não fiz compra de votos”, desabafou mais uma vez a vereadora.

“Com 256 reais é impossível comprar 1068 votos, isso é uma questão de lógica”, argumenta.

Por fim disse a vereadora: “Vou lutar para que todas as irregularidades denunciadas contra Executivo sejam apuradas e quanto ao meu processo, tenho fé em Deus que conseguirei a vitória , confio em Deus e na minha equipe jurídica. Mas se não for da vontade de Deus voltarei a minha profissão de educadora”, concluiu.

Duplo assassinato em Guaxindiba. Casal morto a tiros durante a madrugada na Avenida Atlântica

A Polícia Militar registrou um duplo assassinato ocorrido por volta de 1 hora da madrugada desta terça-feira, 09-11, na praia de Guaxindiba. Segundo ainda a PM – foram assassinados a tiros Cárida Fabiane Brandão, 32 anos e seu companheiro, o mecânico de moto Romildo Rabelo Jordão, de 31. O casal morava na Avenida Atlântica, 493 na praia de Guaxindiba. Um irmão de Romildo, Carlos Eduardo Brandão disse que dois elementos encapuzados teriam sido visto em um veículo não identificado rondando a casa do casal. Os assassinos teriam utilizado uma espingarda 12 e um revolver 32 segundo apurou a PM. A Guarnição de policiais que esteve no local é de Santa Clara e informou que os corpos já foram removidos para o IML em Campos. O casal estava morando em Guaxindiba há cinco meses e teria vindo do Espírito Santo.

Claumir Mota assume a liderança do Campeonato de Mountain Bike

O ciclista Claumir Mota assumiu a liderança do Campeonato de Mountain Bike de São Francisco de Itabapoana ao vencer, neste domingo (07/11), a quarta etapa da competição. A prova aconteceu na localidade de Gargaú. Os atletas sanfranciscanos fizeram bonito e conquistaram as primeiras posições. Além do primeiro lugar, ficaram com o quarto (Renan) e o quinto lugares (Jones Chagas). A segunda e a terceira posição ficaram com os campistas Robson e Jerônimo Ribeiro.

Os cinco primeiros colocados receberam medalhas e os três primeiros troféus. Os participantes percorreram um total de 36 km em 15 voltas. A competição é realizada pela secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Associação de Ciclismo de São Francisco (AFC).

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Valdney Carvalho, os demais atletas ainda têm chance de conquistar o campeonato. “Com mais esta vitória o Claumir pode respirar mais aliviado, mas os demais competidores também têm chance de conquistar o campeonato. Porque na Final, no dia 19 de dezembro, a pontuação será dobrada”, contou Carvalho.

Futebol

No último domingo (07/11) o time do Palmeirinha ficou com a quarta vaga da semifinal do Campeonato Municipal de Futebol na categoria Aspirante. A vaga foi conquistada após o empate em 0 a 0 com a equipe do Gargaú. Como o Palmeirinha tinha vencido no primeiro confronto por 1 a 0, tinha a vantagem de poder ficar com a vaga caso empatasse. Os times de Buena, Guaxindiba e Nova Belém também já estão classificados para a próxima fase.

Ascom-SFI

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Deus é Show 10 anos: está chegando o grande dia


Adriana Coelho estará ao "vivo" nesta terça na Rádio São Francisco FM

A vereadora Adriana Coelho confirmou agora, pelo telefone, que estará nesta terça-feira, na Rádio São Francisco FM falando aos eleitores e a comunidade sanfranciscana sobre a sua cassação e dos recursos que o seu departamento jurídico está providenciando junto ao TRE. A entrevista de Adriana Coelho irá ao "ar" a partir das 08h30.

Suplente de vereador José Pinto Filho (Pintinho) deve assumir nesta terça


O suplente de vereador do PDT José Pinto Filho (Pintinho) deverá assumir o lugar da vereadora Adriana Coelho nesta terça-feira, 09 de novembro durante reunião plenária da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. Pelo menos é o que se comenta no meio político sanfranciscano. A posse do vereador, no entanto, ainda não foi confirmada pelo presidente do Legislativo Florentino Cerqueira. Na foto o vereador Pintinho quando recebia o diploma no salão do Júri do Fórum de São Francisco de Itabapoana em foto do arquivo do Blog.

A sentença que cassou Adriana Coelho


Com a decisão, Fauazi Ribeiro Cherene e Luciano da Mata também ficam inelegíveis






Sentença do Juiz Dr. Leonardo Cajueiro D'Azevedo inclui, ainda, como declarados inelegíveis por oito anos, o ex-vereador e candidato a prefeito por SFI nas eleições passadas, Fauazi Ribeiro Cherene e Luciano Pessanha da Mata. Veja nas imagens a sentença. (Clique para ampliar)

Advogado: vereadora irá recorrer da sentença

Wescley Ribeiro, advogado da vereadora Adriana Coelho (PDT), disse agora, no interior do Fórum de SFI, num encontro que teve com este blogueiro, que está aguardando comunicação oficial da sentença e da publicação no Diário Oficial para conhecimento da sentença do Juiz Leonardo Cajueiro. “Tão logo estejamos a par do conteúdo da sentença, vamos juntar recursos e entrar com uma ação cautelar para tentar a liminar”, disse Wescley. Na oportunidade pedimos que o advogado fosse portador de uma solicitação do Blog e da Rádio São Francisco FM para uma entrevista com a vereadora Adriana Coelho para se manifestar sobre a decisão da justiça. Pelo celular e pelo telefone fixo o Blog não consegue falar com a parlamentar.

Justiça Eleitoral de SFI cassa mandato da vereadora Adriana Coelho


Foto arquivo do Blog (Posse da Adriana Coelho no salão do Júri do Fórum de SFI)

A motivação foi abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos) na distribuição de gasolina durante o período eleitoral.


O Cartório Eleitoral de São Francisco de Itabapoana acaba de informar à Rádio São Francisco FM e ao Blog que a Justiça Eleitoral cassou o mandato da vereadora Adriana Coelho (PDT). A vereadora perdeu o mandato com base numa ação movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) que denunciou abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos) na distribuição de gasolina durante o período eleitoral. Desta vez, na sentença do Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo, a vereadora fica inelegível por oito anos. O primeiro suplente da vereadora Adriana Coelho é José Pinto Filho (PDT), o Pintinho. A vereadora já foi informada da decisão pelo Cartório Eleitoral, e neste momento quem está sendo informada é a Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana. Pelo celular não conseguimos falar com a vereadora. Mais detalhes em instantes.

domingo, 7 de novembro de 2010

Orçamento para 2011 em discussão na Câmara

A Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana realiza nesta quinta-feira, 11 de novembro, audiência pública para conhecer, debater e receber proposições a Lei Orçamentária para o exercício de 2011. Os representantes de entidades que queiram fazer uso da palavra em plenário devem comparecer à Câmara e realizar inscrição até o dia 09 de novembro, das 9 às 15 horas, munidos de ofício instruído e cópias de estatuto, identidade, CPF e ata de criação.

Sindicato dos Servidores comemora 10 anos de existência


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana (SSEPSFI) completa neste mês de novembro 10 anos de existência. E no dia 19 de novembro de 2010, um dia após a marca histórica, o Sindicato organiza o I Ciclo de Palestras sobre RPPS – Regime Próprio de Previdência Social, às 13 horas, na Câmara Municipal. Na ocasião, estarão presentes alguns dos palestrantes mais renomados nesta área do Brasil. Devido à importância do evento, a procura foi grande. No dia 28 de outubro, o presidente do SSEPSFI, Cláudio Heringer, concedeu entrevista à Rádio São Francisco FM, e fez o convite para os interessados assistirem às palestras. Na última sexta-feira (05-11) faltavam pouquíssimas vagas. Aliás, o presidente explicou que as vagas foram limitadas em função do pequeno espaço na Câmara. O blog parabeniza a entidade pelo 10º aniversário.