sábado, 23 de outubro de 2010

Baleia da espécie Minke encalha e morre na praia dos Sonhos, litoral de SFI


Conhecido também por baleia "Anã", o animal virou a atração para crianças e turistas na praia dos Sonhos.



.
Uma baleia da espécie Minke, também conhecida por baleia Anã, foi encontrada, hoje, 23-10, pela manhã, por banhistas na praia dos Sonhos no litoral de São Francisco de Itabapoana. Segundo a ambientalista Enilce Gonçalves, a baleia encalhada na praia dos Sonhos pode ser da espécie Minke. “Analisando a baleia, aparentemente ela é idêntica a balei Minke, também conhecida como baleia anã”, disse Enilce. “Esta espécie pode ser vista em toda a costa sanfranciscana e pode ter morrido por doença ou fadiga, já que aparentemente não estava ferida por colisões, ” comentou.

Informações sobre a Baleia-minke
NOME POPULAR: Baleia-minke, Baleia-anã
NOME CIENTÍFICO: Baleanoptera acutorostrata
TAMANHO: 8 a 10 metros de comprimento
PESO: 8 a 13 toneladas

Uma das menores espécies de baleias do mundo. Costumam viver em pequenos grupos e as vezes são vistas sozinhas. Sendo vistas em grupos somente no período de alimentação. São encontradas em águas tropicais, temperadas e frias de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como em oceânicas. Ocasionalmente, pode penetrar em baías e estuários em águas de pouca profundidade. No verão, alimenta-se próximo dos pólos, no inverno migra para regiões mais quentes para se reproduzir e criar seus filhotes. Em algumas regiões, são conhecidas populações residentes durante todo o ano, que realizam apenas pequenos deslocamentos. No Brasil, são vistas em toda costa.

Suas principais características, corpo afilado, esguio e hidrodinâmico. É a menor baleia existente dentro da ordem dos Misticetos. Sua coloração é preta ou cinza-escura no dorso, na região da barriga a coloração é branca. Em alguns indivíduos podem ocorrer manchas brancas em ambas as nadadeiras peitorais que são pequenas e pontudas. Alguns adultos apresentam marcas claras no corpo, acima das nadadeiras peitorais, em forma de parêntesis, como pode ser visto na ilustração. A nadadeira dorsal é alta e falcada e localiza-se atrás do meio do dorso. Apresenta de 50 a 70 pregas ventrais, que não chegam a se estender atrás do umbigo. A cabeça é estreita e pontiaguda, com apenas uma quilha central. Possui de 105 a 415 pares de barbatanas que medem cerca de 30cm e são de coloração branco-amarelada, cinza-escura ou preta. O borrifo é indefinido ou pouco definido em forma de coluna e atinge cerca de 2m de altura.

Existem dois tipos de baleias-minke no Hemisfério Sul que diferem de acordo com a cor padrão, caracteres morfométricos e coloração das barbatanas: a forma anã de menor tamanho, com mancha branca e a forma usual de maior tamanho e sem a mancha branca.

Sua maturidade sexual é atingida entre 7 e 8 anos. Sua gestação dura aproximadamente 10 meses. Com a amamentação durando de 4 a 6 meses. O filhote ao nascer pode pesar até 300Kg e medir 3m. O intervalo médio entre as crias é de 2 anos.

Alimentam-se de krill, pequenos peixes que forma cardumes e lulas. Geralmente são encontradas sozinhas, em duplas ou em pequenos grupos. Grandes concentrações podem ocorrer nas áreas de alimentação. Ocasionalmente é vista na companhia de outras baleias e golfinhos. Nada rapidamente, quando salta fora da água, em geral, mergulha de cabeça sem provocar muito barulho. Raramente expõe a nadadeira caudal quando mergulha. Aproxima-se de embarcações. As vocalizações incluem pulsos de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos.

Apesar da moratória da caça de baleias ter sido decretada em 1986, proibindo a caça comercial de baleias no mundo. Atualmente a caça é realizada pelo Japão, Islândia e Noruega. Se não forem atrapalhadas pela caça podem viver pelo menos, 47 anos.

Fonte: www.pick-upau.org.br

Duplo assassinato em Santa Clara

Os corpos foram encontrados pela manhã deste sábado, no interior de uma casa próximo à Rua Mini Cris, com perfurações à bala




O períto não permitiu a entrada da imprensa na casa onde os dois homens foram encontrados mortos. A família de Genivaldo também pediu para que o interior da residência não fosse fotografado, no que respeitamos.
.
Um duplo homicídio chocou a praia de Santa Clara, neste sábado, 23-10, ocorrido na residência da Rua 25 de Dezembro, próximo à conhecida Rua Mini Cris. Segundo informações da Polícia Militar, os corpos foram encontrados um de lado e outro deitado para cima. As vítimas, segundo informações da Polícia Civil, foram o aposentado José Aparecido Pereira de Souza, 54 anos, (foto do RG), e o pedreiro Genivaldo da Silva, 34 anos. Ambos estavam morando na mesma casa, de propriedade de Genivaldo, há cerca de um mês, após o Genivaldo ter se separado da esposa Josane Gomes Ferreira. Segundo uma pessoa da família de Genilvaldo, que não quis se identificar, foi o próprio Genivaldo quem convidou José Aparecido para morar com ele. Foi justamente a ex-mulher de Genivaldo, Josane, a primeira pessoa a encontrar o ex-marido morto. “Josane, hoje pela manhã, por volta das 8 horas, levou a filha para passar o sábado com o pai. Abriu o portão, e a menina de três anos foi na frente. Quando empurrou a porta da sala, que estava aberta, voltou e disse para a mãe que tinha um homem caído no chão, e que o pai estava com sangue na cabeça também no chão”, disse uma irmã do Genivaldo.
.
A notícia logo se espalhou pela Praia, a Polícia Militar foi comunicada, e ninguém mais pode entrar na residência enquanto a perícia da Polícia Civil não chegasse. Mesmo com a chegada do perito, a imprensa não teve autorização para entrar na casa. O boletim de ocorrência do duplo homicídio foi registrado na 147º DP de SFI, que solicitou o rabecão para remoção dos corpos para o IML. A Polícia Civil, logo após a informação, começou a investigação do crime.
.
No local, nenhum vizinho ouviu disparos de tiros e movimentação na casa. Ninguém quis falar a imprensa, imperando a lei do silêncio. O que apuramos foi que o aposentado José Aparecido Pereira morava em Belo Horizonte, MG, e que há dois anos veio morar em Santa Clara para se recuperar de uma enfermidade. Já sobre o pedreiro, atualmente estava sem trabalhar.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Audiência pública em SFI: Ferrous garante atuar de forma sustentável com a implantação do porto em Presidente Kennedy- ES

Público lotou o espaço da audiência pública Altos da Padaria Real

O superintendente de meio ambiente da Ferrous Cristiano Parreira disse, em sua fala, durante a audiência pública da empresa realizada ontem, 21-10, em São Francisco de Itabapoana que o empreendimento do porto da Ferrous atuará de forma sustentável. “Assumimos o compromisso de promover o desenvolvimento nas comunidades vizinhas com ações que possam trazer benefício concreto incluindo São Francisco de Itabapoana que não será esquecida”, garantiu.
.
Foi Cristiano Parreiras, quem apresentou o projeto da empresa, que contempla, além do terminal portuário para embarque de minério de ferro, a construção de uma planta de filtragem e estruturas administrativas de apoio à operação. O investimento da Ferrous será de R$ 2,5 bilhões.

A audiência pública foi realizada para discussão do estudo de impacto ambiental (EIA) e do relatório de impacto ambiental (RIMA) do empreendimento “Terminal Portuário Privativo para embarque de minérios Feerrous”.

Público
Cerca de 250 pessoas compareceram ao salão Altos da antiga Padaria Real, no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana, desta quinta-feira, 21 de outubro. Por medida de segurança muitas pessoas ficaram do lado de fora e não puderam entrar. A sessão foi conduzida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), responsável pelo processo de licenciamento ambiental.

Coordenadora geral de educação de SJB morre de infarto

A coordenadora geral da Secretaria de Educação de São João da Barra, Graça Maria Vicente Viana, 56 anos, morreu nesta sexta-feira (22), vítima de infarto. Apesar de ter casa em Grussaí e ser uma apaixonada por São João da Barra, Graça foi sepultada no fim da tarde no Cemitério Campo da Paz, na cidade de Campos dos Goytacazes, onde residia atualmente.
.
Sua carreira profissional teve inicio em 1975, como professora do Colégio Estadual Dr. Thiers Cardoso em Campos. Em 1987, ingressou na Prefeitura Municipal de São João da Barra, trabalhando na parte burocrática da Secretaria de Educação e Cultura. No 1997, exerceu o cargo de assessora de Educação. Em 2005 foi nomeada em cargo de confiança, no período de 4 de abril de 2008 até 31 de dezembro de 2009 foi secretária de Educação e Cultura, na gestão da prefeita Carla Machado. Em janeiro de 2010 assumiu a Coordenadora Geral de Educação.

.
Para a prefeita Carla Machado, foi uma perda muito grande para São João da Barra. “Graça era uma pessoa amiga, parceira, prestativa, guerreira, bondosa, educada, dedicada e ao trabalho. Sempre recebeu a todos muito bem. Era uma mãe exemplar que vivia em prol da filha e uma pessoa de garra com muita vontade de viver”, disse a prefeita, emocionada.
Segundo o secretário de Educação e Cultura, Antônio Neves, Graça gostava do que fazia desempenhando suas funções com muita seriedade e responsabilidade. “Apesar de ter tempo pra se aposentar, isso não passava pela sua cabeça”, comentou o secretário.
Graça era filha de Turíbio Vicente e Maria do Carmo Rocha Vicente, e tinha oito irmãos: Carmem Lúcia, Maria de Lurdes, Rosimery, Dalva, Rosangela, Jorge, Roseli e Dalmir, esses últimos falecidos. Foi casada com Denílson da Conceição Viana (falecido) com quem teve uma filha, Raiana Vicente Viana.

Buena e Guaxindiba decidem a taça do Campeonato Municipal de Futebol

No próximo domingo (24/10), o time do Buena e o do Guaxindiba decidem a taça do Campeonato Municipal de Futebol de São Francisco de Itabapoana. A partida está prevista para começar às 15h30, no estádio municipal de Volta Redonda. A decisão do terceiro lugar acontece às 13h30 entre as equipes do São Francisco e do Flôr de Maio. O vencedor desta disputa receberá a Taça São Francisco.
De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, Valdney Carvalho, a taça São Francisco é tão bonita quanto a do Campeonato Municipal. “Nosso objetivo ao criar uma taça para disputa do terceiro lugar foi motivar as duas equipes. Se elas fossem apenas disputar o terceiro lugar não teriam a mesma motivação. Com os times motivados quem ganha é o público”, explicou Carvalho.

Ciclismo

No domingo (24/10), será realizada a terceira etapa do Campeonato de Mountain Bike, a partir das 9h, na Praça São Francisco de Paula, no Centro. O destino dos ciclistas é a Praça São Joaquim, na localidade de Barra do Itabapoana, percorrendo um total de 60 Km. A competição é realizada pela secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Associação de Ciclismo do Rio de Janeiro.
Os cinco primeiros colocados receberão medalhas e os três primeiros lugares, troféus. A final está prevista para o dia 19 de dezembro deste ano.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pescador com problemas mentais foge para o mar, e Corpo de Bombeiros é chamado


Homem nadou de Guaxindiba a Santa Clara. Resgate teve um final feliz, e paciente já está internado em hospital psiquiátrico. Mãe contou o drama do filho agressivo.


Até a chegada do Corpo de Bombeiros, funcionários da Saúde acompanharam o pescador


Os soldados não tiveram muito trabalho para retirar o paciente psiquiátrico da água. Alguns curiosos ouviram a transmissão pela Rádio SF, e foram acompanhar o resgate.

Dona Elenir também acompanhou o resgate: "Ele mistura bebida e cigarro com os medicamentos e quebra tudo dentro de casa".


Um pescador com problemas mentais nadou de Guaxindiba, onde mora, até a praia de Santa Clara para fugir de uma equipe de enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, que tentava levá-lo para internação em um hospital psiquiátrico de Campos. Ao perceber a chegada da equipe a sua casa, às 13 horas, Franciele da Conceição Silva, 30 anos, fugiu para o mar e foi margeando o litoral até a direção do Hotel Mineirão. Com a preocupação do pescador nadar para alto mar a Secretaria de Saúde acionou o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), que enviou uma equipe para realizar o resgate.

Entre Guaxindiba e Santa Clara uma equipe da Saúde acompanhou o homem de perto. Ele parecia não se importar com a presença dos enfermeiros. Na praia de Santa Clara, diante de curiosos, familiares, profissionais médicos e soldados do Corpo de Bombeiros, Franciele foi retirado da água por dois homens do 5º GBM, que com paciência e sem usar de muita força realizaram o trabalho. Às 16h15min ele foi colocado na ambulância e sedado.

Segundo a mãe do pescador, dona Elenir Maria da Conceição, o filho tem sérios problemas psiquiátricos. “Ele chegou a ficar internado por dois meses. Voltando para casa continuou misturando bebida e cigarro com os medicamentos, e passou a ficar muito agressivo, quebrando tudo dentro de casa”, contou a mãe. Foi após provocar um desses quebra-quebra, na manhã desta quinta-feira (21-10), que a família solicitou a ajuda da Secretaria Municipal de Saúde.

A mãe acompanhou todo o resgate feito pelo Corpo de Bombeiros. Ela pediu uma ajuda do Blog para tentar localizar os seus documentos perdidos na terça-feira, 19-10. Dona Elenir contou que essa não foi a primeira vez que Franciele foge para o mar. “Na última terça feira meu filho apanhou a minha carteira e sumiu pro mar, nos dando muito trabalho. Conseguimos tirá-lo da água em Buena. Não sei onde ele perdeu os meus documentos, mas peço para vocês me ajudarem a localizar”, implora.

Franciele foi encaminhado para o Hospital Psiquiátrico Henrique Roxo.

Pescador, sedado, já esta na ambulância


Ele será levado para um hospital psiquiátrico em Campos,

O pescador Franciele da Conceição Silva, 30 anos, já está na ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e, neste momento, devidamente sedado será encaminhado para um hospital psiquiátrico em Campos. A mãe do pescador Franciele, Dona Elenir acompanhou todo o serviço de resgate feito pelo Corpo de Bombeiros e, agora, segue com o filho já na ambulância.

Corpo de Bombeiro chega a praia de Santa Clara

Resgate chega a um final feliz
.
Muitos curiosos e uma grande equipe de resgate da saúde e corpo de bombeiros acompanham na beira mar o drama da família e assistem o trabalho dos médicos aguardando o momento de aplicá-lo algum sedativo.
.
Começou agora o resgate do pescador em Santa Clara, os bombeiros estão se aproximando do Franciele com muita cautela. Segundo o repórter Vinícius Berto, os bombeiros estão agindo com muito profissionalismo e muita tranqüilidade e o pescador não está criando dificuldades. A mãe do pescador acompanha o resgate. “Ele ficou internado durante dois meses. Ele mistura bebidas com medicamentos, fica nervoso e quebra tudo dentro de casa”, disse a mãe.

Resgate de homem no mar de Guaxindiba mobiliza Corpo de Bombeiros

Pescador continua nadando e já chegou a praia de Santa Clara.
Familiares e equipe medica acompanham. Corpo de Bombeiros ainda não chegou
Foto: Blog do Paulo Noel.

Um pescador com problemas psiquiátricos está neste momento no mar de Guaxindiba nadando em direção a praia de Sossego, no litoral de São Francisco de Itabapoana (RJ). Uma operação que mobilizou o resgate da Secretaria de Saúde, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, tenta trazer o homem para às margens. Segundo informações de familiares, o pescador Franciele da Conceição Silva, 30, necessita de tratamento médico psiquiátrico. Foi a própria mãe dona Elenir Maria da Conceição, casada com o pescador conhecido por Neném Gaucho quem solicitou a presença de uma equipe do resgate da Secretaria Municipal de Saúde para levar Franciele para o Hospital Psiquiátrico. Acontece que com a chegada da ambulância, Franciele fugiu para o mar e começou a nadar, e, ninguém conseguiu segurá-lo. O fato está acontecendo agora, 15h30 desta sexta-feira, 21-10, e o repórter da Rádio São Francisco FM, jornalista Vinícius Berto está no local acompanhando de perto o drama da família do pescador Franciele. Ainda segundo os familiares o pescador estava agressivo e precisava ser medicado e levado para um Hospital. Imagens feita agora na praia de Santa Clara.

CENSO 2010 - Um país que se conhece só tem a ganhar.

Bom dia.
Gostaria de solicitar mais uma vez o apoio da imprensa na divulgação do Censo 2010. Essa grande pesquisa nacional que acontece apenas a cada 10 anos se iniciou em 1º de agosto e será concluída em 31 de outubro, mas ainda há domicílios não recenseados em alguns municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Para os moradores que ainda não foram recenseados, favor entrar em contato através do e-mail atendimentocensorj@ibge.gov.br ou pelo link http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php, além do telefone 0800 721 8181.
.
Agora, estamos na reta final da pesquisa e o IBGE precisa do apoio e da participação de todos para concluir o Censo 2010. Sua participação é indispensável. Contamos com você.
Para acompanhar a coleta do seu município acesse, no site do Censo 2010, o link http://www.censo2010.ibge.gov.br/resultados.php.
.
Solicito, se possível, que divulguem essas informações, pois o Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. É através dele que são coletadas informações para a definição de políticas públicas em nível nacional, estadual e municipal. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos. Além disso, a partir deles, é possível acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução de outras características da população ao longo do tempo.
.
Mais notícias e informações através do site:
http://www.censo2010.ibge.gov.br/ ou http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/.
Agradeço desde já o apoio que a imprensa sempre tem nos dado na divulgação destas importantes informações para a população de todo o Estado.

Ônibus levará interessados para audiência pública


A Ferrous disponibilizou quatro ônibus em itinerários diferentes para levar os interessados em participar da audiência pública na noite desta quinta-feira no Centro de São Francisco. Todos os coletivos saem às 18 horas.

Ônibus 1 – Barracão de Gargaú – Hotel Mineirão em Santa Clara – Mercearia do Ralphe em Sossego – Estádio Cenilton Guedes em Guaxindiba.

Ônibus 2 – Grupo Escolar de Floresta – Abrigo de passageiros de Imburi – Santa Rita.

Ônibus 3 – Praça João Pessoa – Alegria dos Anjos – Valão Seco – Morro Alegre – Nova Belém – Ponto de Cacimbas.

Ônibus 4 – Lagoa Feia – Terminal Rodoviário de Barra – Retiro – Guarixima - Brejo Grande – Amontado – Buena

São Francisco terá audiência da Ferrous hoje (21)


Após determinação do IBAMA, a empresa de mineração Ferrous Ressource do Brasil vai realizar na noite de hoje (21/10) audiência pública no município de São Francisco de Itabapoana para apresentar e discutir o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório do Impacto Ambiental (RIMA) do Terminal Portuário de Presidente Kennedy (ES). A sessão começa às 19 horas, e será realizada no Salão Altos da antiga Padaria Real, rua Vereador Edenides da Silva Viana, nº 183 – Centro, ao lado da Guarda Municipal de São Francisco do Itabapoana.

Nesta quarta-feira (20) a Ferrous realizou audiência pública no município de Marataízes (ES).

Festival de Primavera em São João da Barra tem início neste domingo com Maria Gadú


Sucesso de público em sua primeira edição, no ano de 2009, o Festival de Primavera, iniciativa da prefeitura de São João da Barra, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, volta a proporcionar entretenimento e música de qualidade a partir do próximo domingo, dia 24, no Novo Balneário, em Atafona. Para abrir a temporada 2010, ninguém menos que Maria Gadú. Grande revelação da Música Popular Brasileira, a artista subirá ao palco às 16h.

A principal proposta do evento é levar ao palco do Novo Balneário grandes nomes da música nacional durante os próximos 10 domingos que antecedem o mês de janeiro. Considerado uma prévia da programação de verão do espaço, onde nomes consagrados do cenário musical brasileiro vêm se apresentando nos últimos anos, sempre nos fins de tarde de domingo, o Festival de Primavera, já em seu segundo ano, se torna também uma referência de bom gosto musical neste período que antecede a alta temporada.

Além da boa música, os freqüentadores do Festival podem aproveitar toda a estrutura oferecida pelo Novo Balneário, que conta com área para churrasco, camping, complexo esportivo com campos de futebol, quadras de futevôlei e voleibol, quadra coberta poliesportiva, banheiros amplos e áreas destinadas ao público infantil, com diversos brinquedos.

O que de melhor existe no artesanato local também ficará a disposição do público com a presença já confirmada do projeto Artesanato é nossa Cultura, que reúne dezenas de artesãos na confecção e venda de uma ampla variedade de produtos que vão desde peças em tábua, bijuterias, biscuit, pinturas até doces caseiros.

Outro atrativo na abertura desta segunda edição do Festival de Primavera será 1º Fashion Dran, desfile de moda com início previsto para às 14h e que irá mostrar as tendências da primavera das lojas que se destacam no comércio sanjoanense. “É uma forma de valorizar ainda mais os produtos de nossa terra”, destacou João Feliphe Amaral, organizador do evento.

Secom-SJB / Maurício Barreto

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

TRE-RJ vai diplomar eleitos no Teatro Municipal

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na Cinelândia, foi o local escolhido pelo TRE-RJ para a diplomação dos eleitos em 3 de outubro. Deputados estaduais e federais, senadores e suplentes, governador e vice, recebem o diploma das mãos do presidente do TRE-RJ, desembargador Nametala Jorge, no dia 16 de dezembro, às 14 horas, na cerimônia que representa a última etapa do processo eleitoral. O passo seguinte, a condução da solenidade de posse dos políticos, é uma atribuição do Poder Legislativo.

Programa de visitas "Nosso Porto Nosso Futuro" com inscrições abertas

Se você tem interesse em conhecer as obras do Super Porto do Açu basta entrar em contado com a prefeitura de São João da Barra. Hoje, por e-mail, recebemos da LLX um comunicado que prova, por outro lado, o interesse da empresa responsável pela construção do Super Porto a receber de braços abertos os moradores da Região para conhecerem a evolulação das obras. Isso é bom, aproxima a comunidade do empreendimento.
O comunicado
O programa de visitas ao Superporto do Açu, o “Nosso Porto Nosso Futuro”, promovido pela Prefeitura de São João da Barra em parceria com a LLX, está completando um ano neste mês de outubro. Entre as 1,5 mil pessoas que já participaram do programa e visitaram o empreendimento estão pescadores, estudantes e moradores do município. No encontro, eles podem obter informações e acompanhar as obras do empreendimento. As inscrições para as visitas, que acontecem sempre às quintas-feiras, são feitas na sede da prefeitura sanjoanense.

São Francisco de Itabapoana forma 190 novas artesãs nesta quarta-feira


A Secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana vai realizar nesta quarta-feira (20/10) a formatura das alunas do curso de artesanato do departamento de Geração de Trabalho e Renda (GTR). O evento está previsto para 13h30min no salão Ana Festas.

Na ocasião as 190 formandas receberão o certificado de conclusão do curso. O GTR oferece diversos cursos, entre eles o de: Biscuit, Decopagem, Taboa e Costura.

Palestra sobre liderança empresarial na ACIC


A filósofa e gestora de processos e serviços, especializada em processos estratégicos na área de recursos humanos em empresas, Michelle Vergueiro, estará proferindo palestra, nesta quarta-feira, dia 20, às 19h, na sala de multimídia da Associação Comercial e Industrial de Campos - ACIC. De acordo com o presidente da Associação, Amaro Ribeiro Gomes, o objetivo é oferecer aos empresários da região mais uma ferramenta para melhorar o desenvolvimento profissional e pessoal dos funcionários de sua empresa. Michelle é responsável pela formação e treinamento dos "Consultores-Girassóis", apoiados pelo Método PICE (Proteger, Inspirar, Construir, Encorajar). A palestra é aberta ao público.

Assessoria de Imprensa da Acic

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Blogueiros conhecem de perto obras do Super Porto do Açu



O blog de volta ao Super Porto do Açu constata: obras seguem em ritmo acelerado
Dentre os blogueiros convidados registramos: André Pinto, Vitor Menezes, Rose Davi, Ricardo André, Julia Maria, Roberto Moraes, Jane Nunes e Paulo Noel.
.
Enorme Complexo Industrial contíguo onde serão instalados diversos tipos de indústrias, como siderúrgicas, usina termoelétrica, cimenteiras, pólo metal mecânico, usinas de pelotização de minério, unidade de tratamento de petróleo, além de retro área para armazenamento e movimentação de produtos, com previsão de inauguração para 2012
.
Lagartos do rabo verde e pererecas bem próximos do concreto, mas salvos em área de preservação ambiental.
.
Um gigantesco canteiro de obras, onde lagartos do rabo verde e as pererecas tem garantido seus espaços em uma área de cerca de quatro mil e 600 hectares destinada a preservação de toda a espécie de bichos nativos da região.

Assegurada a responsabilidade socioambiental e comprometida em não degradar o meio ambiente a LLX segue em ritmo acelerado o trabalho de construção do superporto, numa retro área de nove mil hectares, enquanto é anunciada para o ano de 2012 a inauguração e operação, de um dos mais modernos e eficientes portos do mundo, como os da Ásia e Europa.

Para conhecer de perto as obras, a assessoria de imprensa da LLX convidou todos os integrantes da rede social de blog da Região, que nesta terça-feira, 19-10, saiu de Campos dos Goytacazes em ônibus especial com destino a praia do Açu. Chegamos às 9 horas na sede da empresa que como de praxe, os convidados são recepcionados com um “coffee break” e, em seguida, a exibição de um vídeo de 20 minutos narrando a evolução das empresas X.

De ônibus, até a ponte de acesso ao porto de 3 quilômetros de extensão a visão, por onde passamos é de um canteiro de obras, onde tudo chama atenção pela grandiosidade: pedras estocadas para construção do quebra-mar, em andamento, cuja finalização será feita com estruturas de concreto, conhecidas por core-loc.

Esses blocos de concreto serão encaixados uns aos outros e formarão a carapaça de proteção do quebra-mar. Eles serão instalados com o auxílio de GPS. Totalmente feito de concreto, cada estrutura de core-loc pesa 10 toneladas e possui um chip de localização. Diariamente são produzidas cerca de 60 peças no próprio empreendimento. No total, serão utilizadas aproximadamente 21,4 mil peças, atualmente cerca de 14 mil já estão prontas. Segundo informações no site da LLX, a previsão é que a construção do quebra-mar seja concluída no final de 2011. No total serão utilizados mais de 1,8 milhão de m³ de blocos de pedras – o equivalente ao Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.


Geração de empregos
Cerca de 3 mil pessoas trabalham na construção do porto. Mas quanto o porto e Complexo Industrial estiverem funcionando, a previsão é que sejam gerados cerca de 50 mil postos de trabalhos diretos. Além disso, a estimativa é que o superporto do Açu irá atrair US$ 36 bilhões em investimentos para a região.

Segundo a LLX, já estão assinados cerca de 60 memorandos de entendimento em negociação com empresas que querem se instalar ou movimentar cargas no Superporto do Açu.

Superporto do Açu

Localizado no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro, o Superporto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto. Em fase de construção, o empreendimento contará com dez berços de atracação, sendo quatro para minério de ferro, dois para movimentação de petróleo, um para carvão e três para produtos siderúrgicos, escória, granito e ferro-gusa. Com uma profundidade de 18,5 metros, chegando a 21 metros em uma segunda fase, o superporto já conta com uma ponte de acesso de 2,9 km de extensão que permitirá a atracação de navios Capesize com capacidade de até 220.000 toneladas. Possui grande potencial para o negócio de Óleo e Gás por causa da proximidade da bacia de Campos.

Visita dos blogueiros ao Super Porto do Açu









Produtores de Leite de SJB recebem incentivos para legalização

A Secretaria de Agricultura de São João da Barra reuniu nesta segunda-feira (18), produtores de leite do 1º e do 6º distritos do município. A finalidade foi conscientizá-los da importância da legalização para fazerem parte do projeto de implantação de postos de resfriamento de leite e formação de uma comissão para que, junto com a Secretaria de Agricultura, participe do desenvolvimento agropecuário no município.

O secretário de Agricultura, Osvaldo Barreto, ressaltou que o projeto trará diversos benefícios para o produtor, como o melhoramento genético do gado, melhoramento da pastagem, controle sanitário, agregação de valores ao leite, busca de novos mercados consumidores e aumento da renda familiar mensal.

Segundo a veterinária da Secretaria de Agricultura, Aline Mineiro da Costa, a implantação do posto vai atender à Instrução Normativa nº 51 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde o leite in natura deverá ser refrigerado a uma temperatura de até 4ºC e transportado em caminhões com tanques isotérmicos para as plataformas de recebimento das Usinas de Laticínios.

A próxima reunião será nesta quarta-feira, dia 20, às 19h, no Auditório Municipal. “Na oportunidade será composta a Comissão de Produtores de Leite e marcada um novo encontro para os Produtores de Leite do 5º Distrito”, finalizou Osvaldo Barreto.

Secom-SJB / Fabrício Berto

Prova para cursos gratuitos do Prominp será neste domingo


Da Assessoria de Imprensa da Petrobras

Neste domingo, 24 de outubro, mais de 200 mil candidatos de 13 estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo) deverão fazer as provas do processo seletivo para os cursos de qualificação gratuitos oferecidos pelo Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural). Eles concorrem a cerca de 28 mil vagas em cursos de níveis básico, médio, técnico e superior, todos voltados para o setor de petróleo e gás.

Até esta quarta-feira, dia 20, os candidatos deverão receber os cartões de confirmação de inscrição, via Correios, no endereço informado na ficha de inscrição, e conferir os dados impressos. Quem não receber o cartão, onde consta, entre outros dados, a categoria escolhida e o horário e local de realização da prova, poderá consultar a confirmação da inscrição no site da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), instituição responsável pela aplicação das provas. A confirmação deverá ser impressa e as informações conferidas.

Caso alguma informação referente à categoria e/ou localidade esteja incorreta, ou haja algum equívoco relacionado a pessoas que necessitem de condições especiais para a realização das provas, os candidatos deverão entrar em contato com a Cesgranrio, até sexta-feira, dia 22, pelo telefone 0800 701 2028 ou por e-mail (prominp@cesgranrio.org.br). O atendimento é das 9h às 17h, horário de Brasília. Eventuais erros de digitação no restante dos dados poderão ser corrigidos no dia da prova.

Instruções para o dia da prova

As provas terão três horas de duração para todas as categorias e serão baseadas nos conteúdos programáticos especificados no Edital do Processo Seletivo Público. É preciso chegar ao local das provas com uma hora de antecedência em relação ao horário marcado no cartão de confirmação, levando caneta esferográfica de tinta preta.

Ainda de acordo com o edital, só poderão entrar em sala para fazer a prova os candidatos que apresentarem o cartão de confirmação de inscrição e um documento original válido (Cédula Oficial de Identidade ou carteiras expedidas por órgãos ou Conselhos de Classe ou Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Certificado de Reservista ou Passaporte), necessariamente com fotografia. Caso alguém não possa apresentar um desses documentos originais por motivo de roubo, perda ou furto, deverá entregar um registro de ocorrência em órgão policial, expedido, no máximo, 90 dias antes da realização das provas. Nessa situação, o candidato será submetido à identificação especial, com coleta de dados, assinatura e impressão digital. Isso poderá ocorrer também com quem portar documento de identificação que deixe margem a dúvidas sobre fisionomia ou assinatura do portador.

Será impedido o uso de armas, aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, como agendas, calculadoras, relógios não convencionais, relógios digitais, telefones celulares, pagers, microcomputadores portáteis. Candidatas que precisarem amamentar durante a prova, além de solicitar atendimento especial, deverão levar acompanhante, que ficará em sala reservada e será responsável pela guarda da criança.

As respostas poderão ser copiadas apenas no verso do cartão de confirmação. Os gabaritos serão divulgados, via internet, no dia seguinte à prova. O candidato terá os dias 26 e 27 de outubro (terça e quarta-feira da próxima semana) para apresentar recurso.
A divulgação do resultado final no Diário Oficial da União e nos sites do Prominp e da Cesgranrio acontece no dia 18 de novembro. As provas dos ciclos anteriores se encontram disponíveis para download no site do Prominp, na área de Qualificação Profissional.

Todas as informações sobre o atual processo seletivo podem ser obtidas no edital, que está disponível para consulta e download nos sites do Prominp (www.prominp.com.br) e da Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

Final do Campeonato Municipal entre Buena e Guaxindiba será neste domingo (24)

São Francisco e Flor de Maio fazem a preliminar, e decidem a Taça Cidade de São Francisco

Uma reunião acorrida nesta segunda-feira (18) entre os clubes finalistas do Campeonato Municipal de Futebol e a Secretaria de Esporte e Lazer definiu a final em jogo único, neste domingo (24-10). Buena e Guaxindiba jogam em campo neutro, o Estádio Municipal em Volta Redonda, às 15h30min. A entrada será gratuita para mulher e R$ 5,00 para homem. A renda será dividida entre as duas equipes.

Flor de Maio o São Francisco fazem a preliminar, às 13h30min. O confronto vale o terceiro lugar e também a Taça Cidade de São Francisco. Para incentivar essa disputa, a Secretaria de Esporte decidiu premiar o terceiro lugar com a taça. Em anos anteriores, a premiação era destinada ao campeão do primeiro turno, mas como a competição teve uma nova forma de disputa, com duas fases de classificação mais a fase mata a mata, foi decidido contemplar o terceiro lugar.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Instituto Pinókio em São Francisco recebe o Ressoar Solidário


.
O Instituto da Criança Pinókio, localizada na praia de Guriri, em São Francisco de Itabapoana, recebeu, neste domingo (17/10), o projeto Ressoar Solidário da TV Record. Durante o dia inteiro o evento promoveu muita animação infantil, brincadeiras e recreação. Também foram distribuídos brinquedos e doces para toda criançada.
Neste ano, o Ressoar aconteceu no mesmo dia, em todo o território nacional. O objetivo principal é atender às Instituições carentes e procurar ajudar aos assistidos proporcionando um dia diferente, com muita alegria e animação.
O projeto contribuiu com doações de três toneladas e meia de alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene pessoal, além de uma TV de LCD com 32 polegadas. O ônibus da instituição, que passou por uma reforma feita pela prefeitura em parceira com o grupo Record, também foi entregue na ocasião.
O chefe do gabinete, Luciano Favorete representou o prefeito e prestigiou cada momento da festa. Na ocasião, a secretária de Promoção Social, Fátima Ornelas e sua equipe também festejaram com os presentes.
Diversos profissionais da Record, instituições privadas e órgãos governamentais foram mobilizados: A secretaria de Educação e Cultura (SMEC) enviou a Brinquedoteca móvel para divertir os menores. O Projeto Educar Sorrindo, da secretaria de Saúde, realizou um teatro de fantoches, fez uma palestra educativa e distribuiu um kit odontológico. O Instituto Embeleze fez serviços de cabeleireiro e uma equipe da faculdade Estácio de Sá realizou trabalhos de fisioterapia.
O diretor executivo da Record Campos, Celso Gonçalves, falou da importância em participar. “Se não nos envolvermos com o projeto não terá o mesmo resultado. Por isso abraçamos o Ressoar Solidário porque estamos nos vendo em cada criança como esta. Se todos fizerem um pouquinho para ajudar, faremos a grande diferença no futuro de quem realmente precisa”, explica Celso.
Com 65 anos de idade, a diretora e fundadora do Instituto da Criança Pinókio, Lúcia Maria Brito, se sente feliz com a realização do evento. “Aqui vivemos da solidariedade e procuramos investir nos internos incentivando a educação, formação e a melhor convivência. Estou muito feliz pelas doações que recebemos e pela alegria que proporcionaram aos nossos assistidos”, disse Lúcia.