sábado, 10 de abril de 2010

Caixas eletrônicos do Itaú arrombados durante a madrugada em SJB

O Ítaú foi assaltado pela última vez em dezembro do ano passado.

Elementos ainda desconhecidos da Polícia Civil de São João da Barra, segundo informações do site Ururau, arrombaram os caixas eletrônicos da agência do Banco Itaú (foto) no centro da cidade sanjoanense. Não há informação do valor levado. Os bandidos usaram maçarico para arrombar os caixas.
.
Em dezembro a cidade teve a rotina alterada por conta de um assalto a mão-armada à Agência do Itaú.
.
Uma ação ousada de bandidos alterou a rotina da pequena São João da Barra, ontem, 4-12-09, após a abertura da agência. Assaltantes fortemente armados esperaram a saída do carro-forte da agência do Itaú, no Centro e roubaram todo dinheiro do banco. Dois dos quatro bandidos estavam disfarçados de policiais militares e renderam o segurança. Na fuga, os assaltantes abandonaram dois carros usados no crime, um deles furtado em Volta Redonda e o outro tinha placa de Campos, cujo proprietário será investigado, já que não havia nenhuma restrição no veículo. A atuação da quadrilha durou menos de 15 minutos e a polícia não tem pistas dos assaltantes. A gerência do Itaú não divulgou o valor roubado.
.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Escolinha de futebol realiza jogos neste sábado em SFI

Esporte Clube São Francisco promove um intercâmbio com a Escolinha de Futebol Show de Bola, de Guarus.




Neste sábado (10), a partir das 9 horas, a Escolinha de Futebol do Esporte Clube São Francisco promove um intercâmbio com a Escolinha de Futebol Show de Bola, de Guarus - Campos dos Goytacazes. No comando do treinador “Bahia”, as categorias Sub 13, Sub 11 e Sub 8 estarão em campo participando dos jogos. O intercâmbio servirá para promover uma integração entre as crianças de SFI com as de Campos. “Aguardamos a presença de todos os pais, além de todos os que gostem do esporte e em especial do futebol”, convida um dos organizadores da escolinha, o bancário Hélio Alves.

Sanfranciscano morre após acidente de moto em Rio das Ostras


O sanfranciscano Walace Gonçalves de Oliveira, 23 anos, faleceu, hoje, 09-04, no Hospital Municipal de Rio das Ostras onde estava internado desde o dia 27 de março, quando foi vítima de um acidente de moto. Um veículo, cujo modelo e placa não foram divulgados teria colidido com a moto da vítima. A mãe de Walace, Zilda Gonçalves de Oliveira, 46, residente na localidade de Macuco, em São Francisco de Itabapoana, esteve na tarde de hoje na Rádio São Francisco FM solicitando ajuda da emissora para se deslocar a Rio das Ostras, pois a assistente social pedia o comparecimento da família com urgência. A produção da Rádio entrou em contato com o hospital e a assistente social confirmou a morte de Walace. A mãe contou que nas três viagens que fez a Rio das Ostras para visitar o filho na UTI voltava com a informação de que era grave o estado de saúde dele. Hoje, por volta das 12h30m Walace veio a óbito. Neste momento familiares estão em contato com o IML de Macaé para onde o corpo foi removido. Walace trabalhava e morava em Rio das Ostras. O corpo deve chegar neste sábado (10-04) a São Francisco de Itabapoana para sepultamento no cemitério da cidade em horário ainda a ser divulgado pela família.

Programa Consciência Ampla chega a São Francisco


Na próxima segunda-feira (12), chega a São Francisco de Itabapoana o “Programa Consciência Ampla”. O programa, que conta com o apoio da Secretaria de Educação, consiste na vinda de uma carreta equipada com maquetes, recursos audiovisuais e jogos interativos. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente e do respeito ao meio ambiente.

O programa já percorreu diversos municípios, entre eles os de: Araruama, Cabo Frio, Campos, Marica, Macaé e Rio das Ostras. Em São Francisco a carreta ficará, na Praça dos Três Poderes, até sexta-feira (16), no horário das 8h às 22h.

Durante a estadia da carreta na cidade haverá diversas palestras, distribuição de brindes e concurso cultural. Os visitantes que comparecerem ao local munidos de uma conta de luz quitada ou que trouxerem uma lâmpada comum vão receber uma lâmpada econômica. No último dia da carreta na cidade está prevista uma grande festa com apresentação teatral e de talentos locais.

Concurso Cultural

A secretaria de Educação vai levar alunos das escolas municipais de diversas localidades para visitar o evento. Na ocasião, os alunos participarão do Concurso Cultural respondendo a pergunta: “O que você deve fazer para deixar o planeta feliz?”. Os autores das 20 melhores respostas serão premiados com uma geladeira. A divulgação será feita na sexta-feira (16), último dia da carreta na cidade.

Ascom-SFI

Dia D contra a nova gripe acontece neste sábado em São Francisco


A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana vai realizar neste sábado (10), o “Dia D” contra o vírus da Influenza A (H1N1). Jovens de 20 a 29 anos e grávidas em qualquer idade podem se vacinar em qualquer posto de saúde, das 8h às 17h. A terceira etapa da vacinação, que começou nesta segunda-feira (05), vai até dia 23 de abril.

Anteriormente foram vacinados, em todo o país, os profissionais da saúde, índios, crianças de seis meses até dois anos incompletos, gestantes e pessoas com doenças crônicas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a imunização de quatro grupos: profissionais de saúde, indígenas, gestantes e pessoas com doenças crônicas. O governo brasileiro ampliou para outros três grupos: crianças de seis meses a dois anos incompletos, adultos de 20 a 29 e de 30 a 39.

Os grupos prioritários são aqueles que têm o maior risco de desenvolver formas graves da doença e de morrer. Os critérios para definição dos públicos levaram em conta as recomendações da OMS, baseadas nos dados epidemiológicos observados na primeira onda da pandemia no Brasil e na experiência em países do hemisfério norte, no ano passado. O Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, dentre as reações à vacina as que vêm ocorrendo com maior freqüência são febre baixa e diarréia. A única contra-indicação é para pessoas alérgicas a ovo ou com febre alta.

Ascom-SFI

SJB entrega obras durante a Festa de Nossa Senhora da Penha


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, percorrerá, no próximo domingo, a partir das 13h, as obras de calçamento de diversas ruas na praia de Atafona, que homenageia, até segunda-feira, a padroeira Nossa Senhora da Penha. Seguindo a programação, a prefeita irá inaugurar a sede própria do Programa Saúde da Família (PSF) e o núcleo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ambos no bairro do Carrapicho, também em Atafona.

As obras de pavimentação abrangem cinco ruas nas imediações da igreja de Nossa Senhora da Penha, totalizando 1.025 metros de extensão. Com valor de R$ 1,4 milhão, o investimento contempla outras três ruas a serem pavimentadas também na região central de Atafona. Outras oito ruas com trabalho de pavimentação já concluído, também serão visitadas pela prefeita.

Funcionando 40 horas por semana, o pólo do PSF atende a aproximadamente 800 famílias no Bairro do Carrapicho e arredores, com médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde. O programa é desenvolvido através de uma estratégia básica, com visitas domiciliares e cadastramento no Sistema Único de Saúde (SUS).

— O município possui três pólos do PSF e iremos inaugurar, em breve, mais três, sendo um na sede do município, um em Cajueiro e outro no Açu. O foco é na atenção básica passando pela prevenção, tratamento, cura e reabilitação. É uma visão dentro de um todo no contexto familiar — explica a secretária de Saúde de São João da Barra, Lúcia Regina Machado Pessanha, lembrando que o novo espaço físico no Carrapicho conta com consultórios, salas para vacina e curativo, farmácia e recepção dentre outras dependências.

O Pólo do Peti irá atender inicialmente 34 crianças da comunidade com atividades sócioeducativas e recreação. Serão duas turmas, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. “O intuito é preencher o espaço ocioso das crianças resgatando a cidadania, além de proporcionar a inclusão social às famílias”, ressalta o secretário de Promoção Social de São João da Barra, José Amaro Martins, Neco. Atualmente, 420 crianças, com idade inferior a 16 anos são beneficiadas pelo programa, em 17 pólos espalhados pelos seis distritos do município.

Secom(SJB) - Carla Cardoso/Fabrício Berto/Maurício Barreto

Fafá de Belém se apresenta no último dia da Festa da Penha, segunda (12), em SJB

Uma das vozes mais fortes e belas da MPB, Fafá de Belém, participa de um momento especial na programação da Festa de Nossa Senhora da Penha. No dia 12, último dia de festa, às 20h30, o público vai se emocionar com a chegada da procissão com a participação da cantora entoando a “Ave Maria”, para receber a imagem. Às 21h, Fafá se apresenta no palco oficial.

Foi em 1975, que a cantora teve o primeiro grande momento de sucesso com a canção “Filho da Bahia” (Walter Queiroz), que estourou nas rádios. A música, gravada exclusivamente para a trilha sonora da novela global Gabriela, também originou um clipe no programa Fantástico, da mesma emissora. Na mesma época lançou o primeiro compacto, que continha as músicas Naturalmente (de Caetano Veloso e João Donato) e Emoriô (de Gilberto Gil e João Donato).

A partir de 1985, Fafá passou a incluir no repertório gêneros mais popularescos, como sertanejo e principalmente lambada, apesar de nessa década ela ter se consagrado como cantora romântica, de timbre grave, forte, quente, encorpado e sedutor, e ter gravado outros estilos, como forró, bolero e guarânia, emplacando um sucesso atrás do outro. Nesse caminho prosseguiu com Atrevida (1986), que vendeu um milhão de cópias graças ao sucesso da canção Memórias (Leonardo), e trouxe também Meu homem (versão da própria Fafá) e um samba-enredo (Rei no bagaço coisas da vida - de Osvaldo e Robertino Garcia, com citação de Samba do jubileu de ouro). No ano seguinte veio Grandes amores, cujo maior sucesso foi a canção Meu dilema (Michael Sullivan e Leonardo). No ano seguinte voltou à Polygram onde lançou o também criticado Sozinha, com destaque para Meu disfarce (Chico Roque e Carlos Colla).

Todos os anos, nessa data, milhares de fiéis, que como prova de devoção e fé em Nossa Senhora da Penha, vão até Atafona homenagear à protetora da localidade, primeiro núcleo de colonização efetiva do Norte Fluminense, desde 1622. Um dos cartões postais do município, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, reformada e ampliada durante diversos anos, para abrigar o crescente número de devotos, teria sido erguida como pagamento de uma promessa.

Zezé di Camargo e Luciano cantam neste domingo, dia 11, na Festa da Penha em Atafona

A dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano é a atração musical deste domingo, dia 11, 22h, na programação da Festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona. Os irmãos Mirosmar José de Camargo (Zezé di Camargo) e Welson David de Camargo (Luciano) formam uma das duplas sertanejas mais conhecidas do Brasil, e vão apresentar, no repertório, sucessos de 19 anos de carreira.
Foi em 1991, que lançaram o primeiro LP, com o sucesso “É o amor”, composta por Zezé, que chegou a ser gravado por Maria Bethânia. Desde então lançaram 19 álbuns, que venderam mais de 30 milhões de cópias. Seu disco mais vendido foi lançado em 1995 e alcançou a marca de 2 milhões de cópias.
Em 2005, a história da vida e da carreira da dupla foi contada no filme “2 Filhos de Francisco”, parceria da dupla com a produtora Conspiração Filmes e com os Estúdios Mega. O filme quebrou recordes de bilheteria no Brasil, sendo assistido por mais de 5 milhões de pessoas. O disco mais recente da dupla é o álbum duplo e DVD Duas Horas de Sucesso - Ao Vivo, gravado no Credicard Hall, em São Paulo.
Shows locais – Sexta, 09, e sábado, 10, o público vai conferir ainda apresentações musicais de artistas locais. No dia 09, às 21h, o público acompanha o som sertanejo de Zé Carlos e Rogério e Banda, seguido, às 23h, de show com Argentino e Cia. No dia 10, às 22h, tem show de pagode com o Grupo Zona Sul e, à meia-noite, o balanço de Rodrigo do Forró. No dia 11, após a Cavalgada de Nossa Senhora da Penha, Às 15h, o público confere o animado show da banda Barca do Forró. Para encerrar a noite, após o show de Zezé di Camargo e Luciano, o público acompanha a apresentação de Os Piratas. Segunda feira (12) que sobe ao palco é Fafá de Belém.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Morre menina que caiu do cavalo em Santa Clara

Desde ontem médicos se reuniram com familiares de Salete e informaram que a menina estava com morte cerebral.
Matéria atualizada às 12h
.
Chegou ao Blog a informação que, infelizmente, faleceu a menina Salete dos Santos Martins, 6 anos, vítima de uma queda de cavalo no sábado, dia 3-04, em Santa Clara, praia de São Francisco de Itabapoana. Salete teve traumatismo craniano.
.
Sepultamento

Ainda não foi definido o horário do sepultamento, mas já foram confirmados velório e sepultamento para o cemitério de São Francisco, provavelmente no final da tarde desta quinta feira (08). Em função de ter ocorrido um acidente com a menina, o corpo precisa ser levado ao IML para necropsia. Nesses casos o Hospital envia um pré laudo para a Delegacia de Polícia. A Polícia Civil entra em contato com a central do Corpo de Bombeiros no Rio de Janeiro. Por último a central faz contato com o 5º GBM Campos. Após esse trâmite, o rabecão faz a remoção do Hospital para o IML. Em dias normais a remoção ocorre rápida. Entretanto, a central do Corpo de Bombeiros no Rio de Janeiro pode demorar, pois o número de ocorrências na Região Metropolitana devido às chuvas é alto.

Como foi o acidente

Familiares de Salete andavam a cavalo e se divertiam próximo à residência dela em Santa Clara, na estrada que liga Santa Clara à Praia dos Sonhos. Depois de alguns momentos de lazer dos parentes, que andaram no animal, foi a vez de Salete. Quando a colocaram sobre o sela o cavalo disparou. Um tio e um primo de Salete seguiram atrás de moto. Depois de cavalgar por cerca de 500 metros a menina teria se assustado e pulado. Com a queda ela ficou desacordada e foi levada por populares para o Posto de Saúde de SFI. Constatada a gravidade a menina foi levada para o Hospital Ferreira Machado.

Salete era criada pelos avós, o pescador Reginaldo Alves de Oliveira e a comerciante Nete da Penha dos Santos. O casal é proprietário do Sena’s Bar, em Santa Clara. “Muitos amigos permaneceram em oração pela recuperação de Salete. Ela era uma criança saudável e forte, mas hoje, infelizmente veio a notícia de sua morte", lamentou Reginaldo. A praia de Santa Clara está de luto e moradores consternados com a notícia.

São João da Barra e SFI homenageiam Nossa Senhora da Penha, neste fim de semana

Em São Francisco de Itabapoana as homenagens acontecem na localidade de Pingo D'Água com intensa programação religiosa.

Padroeira de Atafona e dos pescadores, Nossa Senhora da Penha será homenageada a partir desta quinta-feira. A tradicional festa, que anualmente recebe milhares de peregrinos de diversos pontos do País, vai até o dia 12, com extensa programação religiosa, recreativa, esportiva e cultural. A expectativa é que pelo menos 30 mil peregrinos participem das homenagens, cujos momentos mais esperados são as procissões – fluvial e a pé – e a encenação.
No primeiro dia das comemorações, às 18h, o quadro de Nossa Senhora da Penha chega à igreja que leva seu nome, em Atafona. Em seguida acontece a oração do Terço Mariano e às 19h o início do Tríduo Sagrado, com missa celebrada pelo padre Alfredo Arcanjo da Silva. Após a missa, os fiéis vão conferir a abertura do Memorial da Padroeira e a Sala dos Milagres, ao lado do palco da igreja.
A programação religiosa prossegue na sexta-feira, segundo dia da festa, às 15h, com oração do terço da Divina Misericórdia e às 18h30min, do Terço Mariano; às 19h, missa do segundo dia do Tríduo, que vai ser celebrada pelo padre Theodoro Gomes Paes. Após a missa, tem início a programação recreativa e cultural, que começa com o Café Literário organizado pelo Centro Cultural Narcisa Amália, no salão paroquial.
Um dos atrativos da Festa da Penha é a parte recreativa, que inicia logo após o Café Literário, com as provas de “guerra de cotonetes” e “touro mecânico”, oferecendo premiações em dinheiro para os dois primeiros lugares. No encerramento da noite, shows com Zé Carlos e banda, às 21h e Argentino e Cia, às 23h.
Sábado, a programação começa às 10h, com curso de Batismo e no Porto da Penha, no mesmo horário, Concurso de Pipas. Às 15h, oração do terço da Divina Misericórdia e, na parte recreativa, gincana cultural no palco da Igreja. Depois da gincana, acontece a prova do “come-come”, no mesmo local. Às 18h30min, oração do Terço Mariano e em seguida, a missa do terceiro dia do Tríduo, celebrada pelo padre Gustavo Ribeiro dos Santos.
Após a missa, tem prosseguimento a programação recreativa com a brincadeira “quem é o anjo?” e os concursos de calouros, infantil e adulto, premiando os três primeiros lugares. No encerramento da noite, show do grupo Zona Sul, às 22h e à meia noite, Rodrigo do Forró.
Já o quarto dia da festa (domingo) é aberto com a Missa da Divina Misericórdia, às 9h30min e às 11h, acontecem os batizados. Na parte esportiva, haverá corrida rústica e prova ciclística; às 11h, cavalgada. Às 13h, brincadeira do “pega pato no rio Paraíba”. Um dos momentos mais esperados pelos fiéis acontece na parte da tarde, durante a procissão fluvial, que transportará a imagem de Nossa Senhora da Penha pelas ilhas do Pessanha e de Convivência. A chegada está prevista para ás 17h30min, antecedendo a Coroação de Nossa Senhora e a benção das embarcações e pescadores. Na sequência, apresentação da Banda União dos Operários; às 20h, tradicional leilão no palco da igreja, às 21h, prova de “equilibrismo na corda” e às 21h30min, “luta sobre o cavalete”.
No domingo, a programação será encerrada por uma das duplas de maior sucesso no Brasil. Zezé di Camargo e Luciano sobem ao palco montado em Atafona, às 22h, para um dos shows mais esperados do ano. Com 18 anos de carreira, 19 álbuns (sendo dois em espanhol), e 28 milhões de cópias vendidas, os irmãos mesclam, nesse show, canções do último CD, de 2008, com antigos e consagrados sucessos que fizeram parte da trilha sonora de “2 filhos de Francisco”, filme que conta a história da dupla. Após o show, o grupo Os Piratas fecham a programação musical da noite.
Na segunda-feira, dia de Nossa Senhora da Penha, último dia de comemorações, às 5h acontece alvorada festiva com a Banda União dos Opoerários e às 10h, missa campal celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Gomes Guimarães, pelo padre Gustavo Ribeiro dos Santos e sacerdotes da Diocese de Campos. Após a missa, serão realizados os batizados.
Na parte da tarde, tem brincadeira de “cabo de guerra”, às 14h e depois “pau de sebo”; às 17h, Procissão terrestre, percorrendo as principais ruas de Atafona, seguida de queima de fogos no Porto da Penha, às 20h, horário previsto para a chegada da procissão com a “Ave Maria”, sendo interpretada pela cantora Fafá de Belém. Após a chegada acontece um dos momentos mais emocionantes das homenagens à Nossa Senhora da Penha, com a coroação de Nossa Senhora, e às 21h, show religioso com Fafá de Belém, encerrando a programação.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Empresário de São Francisco conta como enfrentou o temporal no Rio

Sufoco passado pelo empresário Rosaldo foi narrado por e-mail. Ele vinha de São Paulo em direção a São Francisco de Itabapoana.




.
O Empresário Rosaldo e sua esposa Luci, proprietários de um restaurante em São Francisco de Itabapoana enviaram por e-mail ao Blog detalhes do suvoco que passaram com o temporal que caiu no Rio de Janeiro.
.
"As chuvas aqui no RJ tornaram a cidade num caos. Só agora a ponte Rio\Niteroi foi liberada. Estou preso aqui, pois a Av. Brasil está interditada. Ontem quando estava retornando de SP para SFI, fiquei preso no Rio de Janeiro por causa das chuvas. Foi muito tenso e perigoso o que eu e minha esposa passamos na AV Brasil, pois chovia torrencialmente e as aguas estavam no meio da porta do carro. Graças a Deus conheço bem a região e consegui me sair bem sob Sua proteção.
Espero que as chuvas não tenham chegado aí. Estou ligado na radio neste momento ouvindo as notícias. Forte abraço, Rosaldo."
.
A chuva no Rio começou no final da tarde de ontem (5). Os motoristas que saíam do trabalho e tentavam passar por trechos alagados ficavam presos no engarrafamento. Muitos deles foram obrigados a abandonar os carros e procurar abrigo em local seguro. Os bombeiros chegaram a usar botes salva-vidas para resgatar pessoas que ficaram presas com o transbordamento do Rio Maracanã. Até quem estava dentro de ônibus precisou ser resgatado.
.
Muita gente ficou sem condições de ir para casa porque a Avenida Brasil, principal ligação do centro com as zonas norte e oeste do Rio ficou com vários bolsões d’água. O temporal veio acompanhado de uma ventania, que chegou a registrar mais de 70 quilômetros por hora na altura do Forte de Copacabana.

.
Chega a 100 número de mortes em decorrência das chuvas no Rio
Agência Brasil


Rio de Janeiro - Subiu para 100 o número de mortes em decorrência das últimas chuvas no estado, de acordo com o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros. O total de feridos chega a 89.
Há informações sobre desaparecidos, mas os números ainda não foram confirmados.
A Defesa Civil estadual também confirmou mortos em Petrópolis, na região serrana, e em São Gonçalo, região metropolitana.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Após queda de cavalo, menina segue em UTI

É grave o estado de saúde de Salete dos Santos Martins, 6 anos. O cavalo em que ela estava disparou, e após cavalgar por 500 metros, assustada, a menina teria se jogado. Na queda Salete teve traumatismo craniano. Acidente ocorreu no sábado (03) em Santa Clara.

É grave o estado de saúde da menina Salete dos Santos Martins, 6 anos, que caiu do cavalo na Praia de Santa Clara (SFI), sábado (03/04), por volta das 12h. Ela continua internada na UTIP – Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Ferreira Machado. Com a queda, Salete, que mora com os avós em Santa Clara bateu a cabeça no chão e teve traumatismo craniano. O impacto provocou um hematoma que está preocupando os médicos. Por enquanto o caso não tem indicação cirúrgica. Passadas 48 horas ela continua em coma induzido.

O acidente – Familiares de Salete andavam a cavalo e se divertiam próximo à residência dela em Santa Clara, na estrada que liga Santa Clara à Praia dos Sonhos. Depois de alguns momentos de lazer dos parentes, que andaram no animal, foi a vez de Salete. Quando a colocaram sobre o sela o cavalo disparou. Um tio e um primo de Salete seguiram atrás de moto. Depois de cavalgar por cerca de 500 metros a menina teria se assustado e pulado. Com a queda ela ficou desacordada e foi levada por populares para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas. Constatada a gravidade a menina foi levada para o Hospital Ferreira Machado.

Avó quer ficar no hospital – Salete é criada pelos avós, o pescador Reginaldo Alves de Oliveira e a comerciante Nete da Penha dos Santos. O casal é proprietário do Sena’s Bar, em Santa Clara. Desde que a neta foi levada no sábado para a UTIP, Nete não abre mão de ficar perto de Salete. “Mesmo sabendo que não posso entrar na UTI quero estar perto dela”, disse Nete que está passando as noites na Pediatria do HFM. “Tem muita gente em oração pela recuperação de Salete. Ela é uma criança saudável e forte. Temos esperança que vai sair dessa”, acredita Reginaldo.

SFI no XII Encontro Nacional do CONGEMAS em Natal

Para buscar mais conhecimento e formação a área social de São Francisco de Itabapoana, a Secretária de Promoção Social Francimara Azeredo Barbosa Lemos acompanhada do Vice Prefeito Frederico Barbosa Lemos e alguns funcionários participaram do XII Encontro Nacional do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS). O encontro foi realizado nos dias 29 a 31 de Março em Natal no Rio Grande do Norte.

O evento teve abertura com o Ministro do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Patrus Ananias (foto com Frederico e Francimara), onde relatou questões sociais como, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Bolsa Família, Projovem Adolescente, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Também destacou sobre a importância do acompanhamento social com as famílias.

De acordo com Francimara, o encontro foi positivo. “Foi um momento bem interativo de troca de experiência. Nosso objetivo, inclusive, foi para buscar interesses junto às autoridades e lutar em favor do fortalecimento da Política Pública de Assistência Social para o nosso município”.
Matéria: Ascom-SFI

Banda larga chega a todas as escolas públicas do país até o fim do ano

Brasília - Lançado em abril de 2008 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o programa Banda Larga nas Escolas completa agora dois anos bem perto da meta de equipar todas as 64.879 escolas públicas urbanas do país com computadores de acesso rápido à internet. A expectativa é que isso ocorra até o fim deste ano, beneficiando 37 milhões de estudantes, de acordo com os responsáveis pela sua implantação, no Ministério da Educação e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A previsão é baseada no balanço do programa feito pela Anatel no final do ano passado: em 2009 25.331 instituições de ensino público em municípios de quase todo o país foram conectadas à rede mundial de computadores e em 2008, ano de lançamento do programa, esse número foi de 17.681 escolas. Ou seja, ao entrar no segundo ano, o programa já alcançava 66% - 45.192 - do total de estabelecimentos de ensino a serem equipados.

Os números da Anatel, na época do balanço, mostravam que os estados com mais escolas conectadas à internet por meio do Banda Larga nas Escolas eram os de maior densidade demográfica: Minas Gerais (4.962), São Paulo (4.842), Rio de Janeiro (4.080) e Bahia (4.026). Já Roraima (68), Amapá (131) e Acre (187) foram os que tiveram menor número de escolas informatizadas, embora devam estar completamente atendidos até o fim de 2010, quando o programa termina.

O programa se tornou possível graças a um acordo firmado pelo governo com operadoras de telefonia fixa, por meio da Anatel, para a implantação da banda larga nas escolas indicadas pelo Ministério da Educação, sem nenhum custo para os cofres públicos, como contrapartida pelos serviços que elas exploram comercialmente no país.

Esse compromisso foi firmado com o Ministério das Comunicações, quando da mudança do Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) do Serviço Telefônico Fixo Consultado (STFC). As cinco concessionárias concordaram em trocar a obrigatoriedade de instalar Postos de Serviços de Telecomunicações em todos os municípios, até o fim de 2010, pelo compromisso de instalar o chamado backhaul, a rede de telecomunicações de alta velocidade (banda larga) capaz chegar a todos os pontos do país.

Isso foi feito por meio da assinatura de aditivos contratuais com a Anatel, o que permitiu a conexão das escolas públicas urbanas à rede. Por ocasião da assinatura dos termos aditivos com as concessionárias, em 2008, havia cerca de 56 mil escolas públicas urbanas cadastradas pelo MEC, e desde então mais 8 mil foram implantadas, o que elevou o total para 64.879 instituições a serem conectadas à banda alarga até o fim de 2010. Aí estão incluídas todas as escolas públicas de ensino fundamental (municipais) e médio (estaduais), conforme o secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky. (Agência Brasil)