sábado, 9 de janeiro de 2010

Gol cai em tanque de peixe agora na RJ 224 próximo a São Francisco

Foto de Janilson Manhães que passava logo apos o acidente. Segundo Janilson foi um "milagre" o casal sair vivo.

.
Um casal de idosos viajava tanquilamente de Campos dos Goytacazes para as praias de São Francisco de Itabapoana, quando agora, por volta das 18h30m, deste sábado, 9-1, o motorista ainda não identificado passou mal ao volante e caiu em um tanque de peixes. Segundo populares o motorista perdeu o controle de direção, derrubou um poste e foi parar num dos tanques de peixe da propriedade às margens da RJ-224 próximo a São Francisco. Os tanques são do ex-vereador Francisco Paulo Oliveira Santana. Populares disseram que o casal teve muita sorte, pois o segundo tanque tem profundidade de seis metros e fica ao lado onde aconteceu o acidente. O casal foi retirado do carro com ajuda de populares e o Gol rebocado para uma oficina na cidade. A imagem é uma colaboração de Janilson Manhães que documentou a foto do celular e enviou ao Blog. Familiares do casal de idosos chegaram ao local e constataram que tudo não passou de um susto, graças a Deus. Mas poderia ter sido pior, disse o produtor rural Luis Freitas. “Se o carro capota e cai no tanque mais fundo eles correria risco de morte”, disse o produtor. O movimento na RJ-224 é intenso e todo cuidado é pouco por parque dos motoristas neste final de semana rumo ao litoral sanfranciscano.

Morre passageiro do Monza Fábio Ribeiro irmão de Daniel da Farmácia de Brejo Grande



Sepultamento foi hoje à tarde no Cemitério de Barra

Fábio Ribeiro Martins, 40 anos, irmão de Daniel da Farmácia em Brejo Grande infelizmente veio a óbito não resistindo aos ferimentos provocados no acidente ocorrido na sexta-feira, 8-1, na RJ-196 na entrada da Estrada que liga Tatagiba. Segundo informações Fábio estava no Monza que fazia a lotação entre São Francisco e Amontado. Ontem à noite Fabio chegou a ser transferido do Hospital Manoel Carola para o Ferreira Machado em Campos, mas não resistiu aos ferimentos. O sepultamento já ocorreu, hoje, por volta das 16 horas no Cemitério de Barra do Itabapoana. Aos familiares os sinceros pêsames da equipe do Blog. Sobre o ocorrido recebemos algumas postagens de internautas avisando ao Blog

.
“Paulo Noel, infelizmente o passageiro do monza, Fábio Ribeiro Martins, veio a falecer a caminho do Hospital Ferreira Machado. O velório foi realizado, hoje por volta de 12h00minh, na Igreja Santa Luzia em Brejo Grande”. (Anônimo)
.
“Mais dois passageiros (Fifi e Mailene) ainda estão internados no Hospital Ferreira Machado. Luiz”.
.
“Clara Martins disse. O Fábio morreu ontem mesmo, ou vocês ainda não ficaram sabendo disso”.
.
“Anônimo disse: Olá Paulo Noel tem como você colocar a foto dos acidentados, pois eu conheço um deles. Conheço os dois homens da família de Daniel da farmácia e queria saber quem é essa professora da escola de Vitor Sarlo e a professora do peti”. (Anônimo)
.
“Layra disse... Neste acidente faleceu um grande amigo da comunidade. Porque vocês não postaram esse falecimento no blog? O corpo já esta sendo velado na igreja de Brejo Grande”, (Anônimo).

Acidente na RJ-196, na praia de Tatagiba fere moradores de Amontado e Brejo Grande

Vitimas eram passageiros de um veículo Monza que faz lotação em São Francisco de Itabapoana
.

A PM no local: ao fundo o Monza que com a a colisão com o Gol foi parar no brejo.

No detalhe: um terço no asfalto, provalmente de algumas das vítimas. Todos tiveram muita sorte.

Detalhe do Monza que aultrapassou a cerca e foi parar na propriedade que margeia a RJ-196, na entrada para Amontado.
.
Um acidente na RJ- 196, (Estrada Barra a Guaxindiba) por volta das 14 horas de ontem, sexta-feira, 08-01, deixou 5 pessoas feridas. Se envolveram no acidente um Gol prata – placa KNI – 5421, dirigido pelo representante comercial Fabiano dos Santos Almeida residente a Rua Teixeira de Freitas, 149 em Campos e um Monza placa LKA- 3435, dirigido por Marcos Antonio Batista de Almeida conhecido por Fifi, 46 anos, residente em Brejo Grande. O acidente ocorreu bem na entrada da Estrada de acesso as comunidades de Amontado, Brejo Grande, Guarixima, Praça da Fé e Travessão de barra. Segundo populares o motorista do Monza, que utiliza o veículo como lotação, seguia com destino a Amontado e Brejo Grande pela RJ-196. O Gol vinha de Barra do Itabapoana. Os ocupantes do Monza feridos são: Marilene Lima da Silva, 28, professora da Escola Municipalizada Vitor Sarlo; Fábio Ribeiro Martins, 40 anos, irmão de Daniel da Farmácia em Brejo Grande e a professora do PETI - Marta Faria Monteiro, 22, moradora de Brejo Grande. A professora Marilene Lima foi encaminhada para o Hospital Ferreira Machado enquanto os demais feridos para o Hospital Municipal Manoel Carola. Quatro viaturas (dois resgates e duas ambulâncias) participaram do socorro às vítimas, num trabalho que vem se destacando pela eficiência e rapidez no socorro a vitimas de acidente em São Francisco de Itabapoana. Segundo populares informaram no local o Monza foi colhido na porta do carona pelo Gol que ficou bastante avariado na frente, quando manobrava na pista para Amontado. O Monza foi parar na propriedade que margeia a RJ-196. Uma viatura da PM compareceu ao local.

Secretaria de Educação inaugura Espaço Cultural itinerante


.
A secretaria de Educação e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana, através do Departamento de Cultura, inaugurou na noite desta quarta-feira (06), em Gargaú, o Espaço Cultural SMEC Itinerante. O espaço conta com duas tendas 20 x 10. No local são realizadas oficinas de artesanato e recreação durante o dia e à noite acontecem diversas apresentações, entre elas as eliminatórias do festival de música.
O prefeito Beto Azevedo, acompanhado de seu secretariado e de vereadores, participou da abertura do Espaço Itinerante, que vai percorrer as praias do litoral sanfranciscano. Segundo a diretora do Departamento de Cultura, Maenilse Gonçalves, a tenda ficará três dias em cada localidade. “Nosso objetivo é que através do espaço itinerante todas as localidades tenham acesso à programação”, explicou Maenilse. Na abertura do Espaço houve apresentação do Palhaço Alegria e da banda Som Di Bar. A apresentação do palhaço foi o auge do evento. Ele conseguiu divertir não só a criançada como também os adultos com diversas brincadeiras e distribuição de brindes. Nesta quinta-feira (08), haverá apresentação de capoeira, maculelê e show com Luciano Botineli. Na sexta (09), acontece a primeira eliminatória do Festival de Música, a partir das 20h.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Começa hoje Festival de Música nas praias de SFI


Começa nesta sexta-feira (08), a 1ª eliminatória do Festival de Música promovido pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de São Francisco. Será na praia de Gargaú, às 20h no Espaço Cultural Itinerante.

Para quem deseja participar, as inscrições ainda estão abertas e são gratuitas. Os candidatos devem dirigir-se ao Espaço Cultural de Santa Clara e ainda no Espaço Cultural Itinerante e fazer suas inscrições.

Haverá premiações até o terceiro lugar em dinheiro e certificados de participação para os finalistas. O evento tem como propósito fazer o intercâmbio e troca de experiências entre músicos e intérpretes que valorizam a produção musical e cultural do Brasil.

Os candidatos terão direito a apenas uma inscrição e têm que ser amadores com qualquer idade sendo que, menor, só poderá participar com apresentação de um termo de autorização assinado pelo seu responsável. As músicas não podem ser inéditas e sim de cantores renomados na mídia seguindo estilos como MPB, pagode, forró, Blues entre outras.

A secretaria de Educação estará disponibilizando nos espaços culturais Itinerante instrumentos para quem não o possuem e desejam ensaiar seu repertório. Será preciso que os interessados agendem com a coordenação no momento da inscrição. A seleção de classificação se fará em quatro eliminatórias nas praias da região e a cada uma, se classificarão apenas dois candidatos para a final. Será avaliado pela comissão julgadora a interpretação, a afinação, dicção, postura e a harmonia entre os concorrentes. Os melhores irão para a final no Espaço Cultural em Santa Clara e receberão certificados de participação no Festival de Música e prêmios em dinheiro: o primeiro colocado receberá dois mil reais, o segundo mil e o terceiro quinhentos reais.

De acordo com a secretária de Educação, Yara Cínthia Nogueira, o evento não só trará uma integração entre os moradores do município e turistas, como valorizará a música e as pessoas “O evento pretende unir as pessoas e estar descobrindo novos talentos oportunizando-as e incentivando a todos na participação dos projetos culturais da região”.


Segue a relação dos dias das eliminatórias e seus respectivos lugares:


GARGAÚ: 06 07,08/01/2010 (Eliminatória dia 08)

BARRA: 13 14,15/01/2010 (Eliminatória dia 14)

SOSSEGO: 20 21,22/01/2010 (Eliminatória dia 21)

GUAXINDIBA: 27, 28,29/01/2010 (Eliminatória dia 28)

SANTA CLARA FINAL DIA 11/02 /2010

Chegam primeiros equipamentos pesados para o Parque Eólico de São Francisco

Fotos: Alessandra Lemos.


.
Na tarde desta quarta-feira (07), o prefeito de São Francisco de Itabapoana acompanhou de perto a chegada dos primeiros caminhões de equipamentos pesados, que vão ser instalados no Parque de Energia Eólica, na praia de Gargaú. A operação, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e Polícia Rodoviária Estadual (DPRV), aconteceu no centro da cidade, onde foi necessário interditar parcialmente a rua principal. Nesta quinta-feira (08), pela manhã, chegaram mais dois caminhões.
No final do ano passado representantes da Gargaú Energética AS (Gesa) se reuniram com o prefeito Beto Azevedo e o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcelo Garcia, para discutir o esquema especial para transportar os equipamentos.
Ao todo serão 143 carretas do tipo extensivo e prancha. A operação de transporte envolve um esquema especial durante o trajeto do Rio de Janeiro até São Francisco e conta com a escolta particular e apoio das policias rodoviária federal (Br101) e estadual (RJ 224). A operação deve ser concluída dentro de dois meses.
O esquema especial de transporte envolve carretas tipo extensiva e prancha. As do tipo extensiva vão transportar os aerogeradores do porto do Rio até São Francisco. Cada carreta tem 45 metros de comprimento e 2,6 metros de largura e a carga é de nove toneladas. Para se ter uma idéia, o comprimento de cada uma corresponde ao tamanho de duas carretas do tipo “cegonheira”. Já as carretas do tipo prancha sairão do Recife transportando as torres metálicas até São Francisco. Cada uma tem 18 metros de comprimento e três de largura. As cargas terão em média 54 toneladas. Cada carreta desenvolve em média 25 km/h e o trajeto do Rio até o Parque Eólico vai durar cerca de 32 h de viagem.
Segundo o engenheiro da empresa, Miguel Fracchia Jr., alguns trevos de Campos e São Francisco de Itabapoana terão que ser removidos para a passagem das carretas. Em Campos, um dos pontos críticos é na subida da ponte General Dutra. Já em São Francisco uma parte do trevo no centro da cidade terá que ser removida. Além disso, será preciso levantar vários trechos de rede de alta tensão em parceria com a Ampla.

O empreendimento

Com investimento em torno de R$ 130 milhões, São Francisco Itabapoana vai sediar o primeiro parque de energia eólica da região Sudeste. O parque terá 17 aerogeradores de 1,65 MW cada, somando uma potência total de 28 MW, o suficiente para abastecer uma cidade de 80 mil habitantes. O empreendimento é da empresa brasileira Ecopart Ltda.
Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice, altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram à conclusão que o litoral de São Francisco é propício para geração de energia eólica devido à existência de vento constante durante todo ano. (Matéria da Ascom - Assessoria de Comunicação Social da prefeitura de SFI)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Prefeitura de São Francisco recupera sinalizações nas vias de trânsito

Prefeito acompanhou os trabalhos

A Prefeitura de São Francisco, através da Empresa Municipal de Trânsito (EMTRANSFI), deu início, esta semana, a várias ações de recuperação nas sinalizações das vias de trânsito do município. O objetivo é melhorar na fluidez e circulação dos veículos dentro da cidade e distritos, visando maior segurança e comodidade para os moradores da região e turistas que visitam o litoral neste período de verão.

O prefeito Beto Azevedo, acompanhou de perto o início dos trabalhos e disse que é preciso organizar o fluxo de trânsito no município. “Temos que organizar e melhorar o trânsito de nosso município, principalmente na avenida principal, ou seja, no Centro da cidade. Algumas ações, envolvendo a Guarda, já foram iniciadas e estão fazendo a diferença inclusive recebendo elogios da população. Mas ainda há muita coisa pra ser feita e com certeza vamos oferecer uma melhor qualidade no trânsito para dar maior segurança aos moradores e visitantes”, disse Beto.

Foram recuperadas as sinalizações horizontais que compõem as faixas de pedestres e a pintura dos eixos e bordas das vias no centro da cidade, em Santa Clara e Guaxindiba que receberam ainda placas regulamentares de trânsito. Segundo o diretor da EMTRANSFI, Joilson Melo, há ainda outros progressos a serem feitos. “Estamos reformando o semáforo para ser colocado novamente na entrada principal da cidade. Do mesmo modo, pretendemos colocar mais dois semáforos: um em frente a Escola Estadual e outro na saída da estrada do bairro Macuco onde há um alto índice de acidentes. Levaremos essa proposta ao prefeito para ser apurado um cronograma de ação.”

Joilson também destaca que pretende, em conjunto com a secretaria de Planejamento, promover um amplo debate com a Câmara de Vereadores e a sociedade civil organizada, sobre o projeto de reestruturação da malha viária (Plano Viário) de todo o município. Na próxima semana, a sinalização horizontal estará sendo finalizada e irá auxiliar no trabalho dos Agentes de Trânsito dentro do município.
Matéria: Ascom-SFI
Foto: Alessandra Lemos

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mercado de álcool deve voltar ao normal em até 120 dias

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou que existem problemas de abastecimento em alguns estados. A solução deve levar de 90 a 120 dias. Até lá, a gasolina deve continuar sendo vantajosa para quem tem veículos flex

Ministério da Saúde compra vacina contra gripe suína

O Ministério da Saúde adquiriu 83 milhões de doses da vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína para a campanha de vacinação no país que deve ter início em março ou abril deste ano. O custo é de R$ 444,7 milhões.


Brasil assume vaga provisória no Conselho de Segurança da ONU

A partir deste ano o Brasil ocupará, por 24 meses, uma vaga provisória no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas em substituição à Costa Rica. O esforço do governo, no entanto, é para conseguir um dos assentos permanentes

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mudanças no Governo Municipal de SFI: Fauazi Cherene assume Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos

Sai José Carlos Azeredo, o Carlinho do Cartório, e assume Fauazi Cherene a Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos. Carlinho do Cartório vai para a Secretaria Municipal de Fazenda, enquanto o irmão de Carlinhos, Josenilton Silva de Azeredo, o Ninil, fica a disposição do Gabinete. Outras mudanças também estão previstas: na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e Ordem Pública, sai Lael José Santos e assume interinamente Roberto Vinagre. Na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, sai Romário Andrezza – o Romário da Rinha – e assume Valdinei. Segundo fontes da prefeitura as nomeações serão publicadas hoje, no jornal O Diário. Ontem, pelo telefone, Fauazi Cherene disse que está pronto e disposto para trabalhar e fazer o que estiver a seu alcance para desenvolver um bom trabalho em prol da comunidade na Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanos.

Atualizado com informações da Ascom SFI -:Mudanças visam dar novo ritmo a administração municipal
O prefeito Beto Azevedo, neste início do ano de 2010, promoveu algumas alterações no quadro administrativo visando implementar um novo ritmo no Executivo Municipal. Em algumas pastas houve apenas remanejamentos e em duas outras secretarias assumiram novos nomes. As mudanças envolvem as secretarias de Fazenda, Obras e Serviços Públicos, Esporte e Lazer e ainda a secretaria de Meio Ambiente. Na secretaria de Fazenda, assumiu José Carlos Azevedo no lugar de Josenilton Silva de Azevedo que vai ficar na secretaria de governo. Já na secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil assumiu Roberto Vinagre que vai acumular com a secretaria de Transportes. Na secretaria de Esportes, assumiu o professor Valdney Carvalho Florêncio, no lugar de Romário Andrezza que foi para a subsecretaria de Turismo. Por último assumiu a secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, o ex-vereador Fauazi Cherene. A secretaria de Planejamento sofreu alteração na sua nomenclatura. Deixou de ser Planejamento e Obras, para ser Planejamento e Desenvolvimento. O titular da pasta continua sendo Marcelo Garcia. Em reunião com o secretariado o prefeito Beto Azevedo, explicou as alterações e disse que o governo tem este ano grandes desafios pela frente. “Espero que este ano possamos imprimir um novo ritmo a nossa administração. Por isso peço a todos mais empenho no exercício de suas funções. Tivemos um primeiro ano difícil, mas plantamos em 2009 para colhermos frutos agora. Depois de inúmeras viagens ao Rio e a Brasília, conseguimos incluir muitas emendas ao orçamento e agora muitas obras já estão planejadas e inclusive já contam com verbas dos governos estadual e federal”, concluiu Beto.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Aberto o Campeonato de Futebol Society em São Francisco

A secretaria de Esporte e Lazer de São Francisco de Itabapoana deu início, neste fim-de-semana, a 1º rodada do XIV Campeonato de Futebol Society Verão 2010, no Estádio Nelson Silva, em Guaxindiba. O pontapé inicial foi dado pelo prefeito Beto Azevedo. Na abertura do campeonato as equipes de Guaxindiba e Coréia empataram em 3 a 3. A expectativa do secretário de Esportes, Romário Andrezza, é de que cerca de 20 equipes participem do campeonato deste ano. “Muitos times estão nos procurando para se inscrever na última hora. Inclusive este ano teremos três times de Campos participando da competição”, afirmou Romário. As equipes que desejarem se inscrever precisam levar na secretaria de Esporte o documento do responsável pelo time e o número de identidade dos atletas. Os jogos vão acontecer durante a semana a partir das 19h no Estádio Nelson Silva. Os organizadores estão aguardando o término da inscrição para divulgar os próximos jogos. Na próxima quinta-feira (07), serão sorteadas as chaves dos times e vai acontecer a segunda rodada. O encerramento da competição está previsto para o dia 7 de fevereiro.

domingo, 3 de janeiro de 2010

De volta para casa

Imagens, agora, da Avenida Joaquim da Mota Sobrinho no centro da cidade de São Francisco de Itabapoana (RJ).

Fotos: Vinícius Berto.



.
Imagens do congestionamento de centenas de veículos de turistas no retorno de um final de semana que começou com a festa da virada do ano novo no litoral de São Francisco de Itabapoana. O congestionamento verificado é na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, de acesso à Rodovia RJ-224 com destino à BR-101. Rogamos a Deus que todos voltem para suas cidades de origem em paz e com tranquilidade nas estradas.

Imagens deste domingo da praia de Lagoa Doce no litoral sanfranciscano

Praia de Lagoa Doce, no litoral de São Francisco de Itabapoana, recanto de águas calmas, com pequenas ondas, transforma-se no paraíso das crianças.


O farol que orienta os navios durante a noite e o panorama da enceada da praia de Lagoa Doce.

O vendedor percorre a praia oferecendco cangas e e as chamadas "saida de praia" para as mulheres.
.
Dezenas de famílias, turistas e veranistas aproveitaram o domingo de sol em São Francisco de Itabapoana em todo o litoral. O Blog escolheu ilustrar a matéria, com imagens do domingo na praia de Lagoa Doce um dos mais belos recantos do litoral sanfranciscano.

Violência em Atafona São João da Barra

Matéria publicada,hoje, 3-1 no jornal O Diário de Campos dos Goytacazes.

Homem morto a golpes de barra de ferro em SJB

O mineiro Júlio César da Silva, 59 anos, é a primeira vítima da violência na região Norte Fluminense em 2010. Ele foi morto, no início da manhã de ontem, a golpes de barra de ferro dentro de uma casa, na praia de Atafona. O proprietário do imóvel e amigo de Júlio, também mineiro, o empresário Sidivan Ribeiro da Silva,72, sofreu ferimentos. De acordo com a polícia, o carro de uma das vítimas, um Mercedes Benz Classe A, de cor cinza, placa GVM-7711/Juiz de Fora-MG foi roubado. Mesmo ferido, Sidivan pediu socorro e foi ouvido por uma vizinha que chamou a polícia e o Corpo de Bombeiros. Há suspeita de que o crime teria sido cometido por Ewerton de Almeida Santos, 25, que estava na casa com as vítimas, mas sumiu..