terça-feira, 13 de julho de 2010

São Francisco sedia I Encontro Municipal de Cultura da Região Norte



Na tarde desta segunda-feira (12/07), foi realizado na secretaria de Educação de São Francisco de Itabapoana, o I Encontro Municipal de Cultura da Região Norte. Durante esta semana a equipe da secretaria de Estado de Cultura estará cada dia em um município da região para ouvir da sociedade civil a demanda do setor. A meta é visitar todos os 92 municípios até o mês de agosto deste ano.

O público alvo desses encontros são os professores de artes, artistas, produtores e agentes culturais. A reunião dá prosseguimento ao processo de construção do Plano Estadual de Cultura que no ano passado reuniu gestores públicos de todas as regiões do estado.

No primeiro momento do encontro foi apresentado o processo de construção do Plano. No segundo, foram discutidos os aspectos relevantes à cultura do município. Simultaneamente à reunião, houve a gravação de um vídeo, na foz do rio Paraíba do Sul, na localidade de Gargaú com o grupo de dança folclórica Mana Chica.

Para a secretária de Educação e Cultura, Yara Cinthia Nogueira, os encontros municipais servem para o governo estadual conhecer melhor a realidade cultural de cada município. “Hoje não estamos mais esquecidos. Fico feliz por ver a secretaria estadual buscando ouvir todos os municípios e empenhada em descentralizar os recursos para que não fiquem concentrados na capital”, enfatizou Yara.

Ao término da visita a cada região a equipe da secretaria estadual de Cultura escreve um relatório. A próxima etapa são as conferências regionais. Na região Norte do Estado, a conferência está marcada para dia 28 de agosto em Quissamã. O responsável pelo Plano Estadual de Cultura, Zeca Barros, explicou que o diagnóstico e as proposições feitas serão utilizados para elaborar programas e editais para a sociedade civil e gestores públicos. “A lei vai garantir que os trabalhos que começaram agora tenham continuidade. Porque as necessidades do setor não se alteram quando muda o gestor. Queremos construir uma política de Estado para a Cultura que seja legitimada pela participação da sociedade com ações e programas de médio e longo prazo. Atendendo ás regiões e com dotação orçamentária garantida”, explicou Zeca.

Ascom-SFI
Fotos: Alessandra Lemos

Nenhum comentário: