sábado, 12 de dezembro de 2009

Novo prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de SFI

Fotos:Uellinton Soares

.
Imagens do novo prédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura da prefeitura de São Francisco de Itabapoana. Fica em frente ao prédio da Caixa na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho em São Francisco de Itabapoana.

Lagoa Feia promove festa do Peixe

Arte: UELLINGTON DESIGNER
.

A Associação dos Pequenos Produtores e Moradores da Fazenda Tipity, AMA-TIPITY, está organizado a 1º Festa do Peixe em Lagoa Feia, São Francisco de Itabapoana. O evento acontece de 25 a 27 de dezembro. Confira a programação.

PROGRAMAÇÃO

Sexta (25)

14h- Festa das Crianças
20h-Abertura
21h-SHOW - JUNIOR DO FORRÓ

Sabado(26)

13h-Brincadeiras
Porco ensaboado, corrida de bote, Carrinho de mão, Pau de sebo
20H Desfile
22h-SHOW - FORRÓ MANEIRO
Domingo(27)
10h- 1º encontro de Trilheiros
13h corrida tartaruga
14h- Torneio de Futebol
17h cabo de guerra
20h-Bingo
22h-SHOW - LUCIANO DOS TECLADOS

Lan houses impulsionam acesso à internet no país



Isabela Vieira Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O acesso à internet em centros pagos (lan houses) está associado ao aumento do uso da rede mundial de computadores no país em 75,3% nos últimos três anos, de acordo com pesquisa divulgada hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o levantamento sobre o acesso à internet revelou que, entre 2005 e 2008, os centros públicos foram o segundo lugar mais frequente de uso, atrás dos domicílios e à frente do local de trabalho, superado neste levantamento.Para os pesquisadores, o uso de centros públicos pode estar associado ao perfil socioeconômico dos novos usuários da internet que entre 2005 e 2008, que passaram de 20,9% para 34,8% e estão entre as classes de renda e de escolaridade mais baixas. “Observamos que locais de acesso como as lan houses vêm aumentando muito e que os custos nesses locais são baixos. Então, as pessoas com menor escolaridade e menor rendimento podem ter acesso à internet por esse meio”, afirmou a economista do IBGE Maria Lúcia Vieira.Entre as pessoas que estão na maior faixa de escolaridade (15 ou mais anos), o crescimento de 4,3 pontos percentuais no uso da internet está abaixo do verificado para os usuários sem nenhuma instrução ou com menos de quatro anos de estudo (4,7 pp).O acesso também cresce de acordo com as classes de rendimento, embora entre as pessoas com renda acima de cinco salários mínimos o percentual seja de cerca de 75,6%. Na faixa mais baixa, de até um quarto do salário, o acesso foi de 13%. O grupo entre 15 e 17 anos é o que mais usa essa tecnologia. Quanto à escolaridade, os usuários da internet tem mais de dez anos de estudo e os que não a usam (cerca de 104 milhões de pessoas) têm até 5,5 anos de escolaridade. Desigualdades regionais também são observadas no acesso à internet. As regiões Sudeste (40,3%), Centro-Oeste (39,4%) e Sul (38,7%) apresentam os maiores percentuais de uso, enquanto a Norte (27,5%) e a Nordeste (25,1%) estão em patamar inferior. O acesso atingiu o maior percentual no Distrito Federal (56,1%) e o menor, no Piauí (17,8%).“É justamente lá [Norte e Nordeste], que se acessa mais de centros públicos em vez de usar a internet em casa”, acrescentou Maria Lúcia, ao falar sobre as dificuldades de acesso à rede. “O custo do computador é elevado, o que pode dificultar, além do tipo de conexão, que, para ser banda larga nessa regiões, precisa de mais investimentos.” Além de estar mais disponível para as classes de renda e escolaridade mais baixas, o avanço da internet está associado à qualidade do acesso por banda larga, que duplicou no período para 80,3%.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Abertura do Verão 2010 acontece neste sábado em São Francisco

A abertura oficial do Verão 2010 de São Francisco de Itabapoana acontece neste sábado (12), com uma maratona de shows no Centro da cidade. O evento contará com a apresentação de três bandas e cinco Djs e está previsto para ter início ás 22h. As atrações são: bandas Sensação, Ex-Energia e Som de Verão. O evento ainda vai contar com a participação dos Djs: Wandinho, Bruce Amorim, Branco, Alex Ferreira e Adriano Lopes.
O secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Jairo Batista, disse que durante o evento será apresentada a programação do verão 2010 que contará com atrações nacionais e ainda shows de várias bandas regionais. “Nós vamos ter uma temporada mais curta por causa do carnaval que acontece em meados de fevereiro, mas mesmo assim temos a expectativa de um verão com muita animação e de um grande público que sempre prestigia nossas praias” disse Jairo.
Esta semana a secretaria de Serviços Públicos deu início a uma grande operação limpeza em todo o litoral envolvendo uma equipe de 120 homens, além de máquinas e equipamentos.
Concurso Verão 2010
Os interessados em seguir a carreira de modelo não podem perder esta oportunidade. Neste sábado (12), a secretaria de Turismo vai abrir as inscrições para o II Concurso Garota e Garoto Verão 2010. Maiores de 14 anos podem se inscrever nos seguintes locais: Espaço Batelos, loja Terezinha Magazine e Supermercado Du Juca.
O desfile está previsto para o dia 7 fevereiro no palco oficial da praia de Santa Clara. Haverá premiação para os três primeiros lugares. O casal vencedor receberá o prêmio em espécie. A organização é do promoter Guilherme Giró. Na primeira edição do evento cerca de 50 pessoas se inscreveram. Dessas 15 foram selecionadas para etapa final, que foi marcada por um desfile diante de um júri composto por autoridades. (Matéria da Ascom - SFI)

São Francisco inaugura Centro de Especialidades Médicas e Centro de Atendimento ao Diabético

Fotos: Alessandra Lemos.

As novas instalações do Centro de Especialidades Médicas de São Francisco de Itabapoana foram inauguradas na noite desta quinta-feira (10), na comunidade de Ponto de Cacimbas, ao lado do Hospital Municipal Manoel Carola. Anexo ao Centro também foi inaugurado o Centro de Assistência a Saúde do Diabético. O atendimento ambulatorial era feito no próprio hospital e as novas instalações vão permitir desafogar o volume de pacientes na unidade hospitalar. Os dois centros foram inaugurados pelo prefeito Beto Azevedo, acompanhado do vice prefeito Frederico Barbosa Lemos e de vários secretários, além da presença de centenas pessoas da comunidade que aplaudiram a iniciativa. O Centro de Especialidades Médicas conta com ortopedista, cirurgião geral, cardiologista, clinico geral, ginecologista, obstetra, psiquiatra, neurologista, neurocirurgião, dermatologista, mastologista, angiologista, cirurgião vascular, urologista, hematologista, oftalmologista, nutricionista, psicólogo e endocrinologista. Além disso, oferece atendimento especializado em tuberculose e hanseníase e conta também com ambulatório especializado em planejamento familiar e patologia cervical (cólo de útero). As consultas são marcadas no ambulatório. Durante a inauguração, o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, disse que o número de atendimento com médicos especialistas no município foi triplicado neste ano de 2009 e por isso a necessidade de desassociar o atendimento ambulatorial do hospital. Além disso, o novo local é mais confortável, os consultórios são mais amplos e equipados. “No ano passado, na gestão anterior, o ambulatório contava com apenas seis especialistas, hoje são 25. Em 2008 foram realizadas 7 mil consultas e agora em 2009 já atingimos a marca de 25 mil consultas com os médicos especialistas”, destacou o secretário durante seu discurso. O prefeito Beto Azevedo, durante o discurso de inauguração, disse que esteve recentemente em Brasília e obteve verbas para adquirir um aparelho de raio x para o posto médico do Centro da cidade e novos equipamentos para o hospital e ainda novos veículos para transporte de pacientes que recebem atendimento especializado no Rio de Janeiro. O prefeito também reafirmou o seu compromisso de oferecer um atendimento de qualidade na área de saúde. “É com muito orgulho que inauguramos hoje estas duas unidades. A área de saúde é nossa prioridade e já avançamos muito neste primeiro ano de governo. Mas a população pode esperar que ainda vamos fazer muito mais. Também vamos priorizar a prevenção e em 2010 vamos instalar três novos pólos do PSF no município”, revelou o prefeito.
Centro dos Diabéticos
O Centro de Assistência a Saúde do Diabético contará com duas salas de curativos e atendimento de endocrinologista, médico angiologista e cirurgião vascular. O enfermeiro-chefe irá realizar diariamente os curativos com materiais e técnicas de última geração. No local será distribuído aos diabéticos medicamentos, aparelhos e tiras para medir taxas de glicemia. O Centro funcionará todos os dias, no horário das 8h às 17h. As consultas também vão ser marcadas no local. (Matéria da Ascom SFI - Fotos Alessandra Lemos)

Emtransfi instala JARI de São Francisco

A Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi), nomeou esta semana os membros que vão compor a Junta Administrativa de Recursos de Infração (JARI) e da Comissão de Análise e Defesa Prévia (Cadep). Após a nomeação, o diretor da Emtransfi, Joilson Melo, se reuniu nesta sexta-feira (11), com o comandante da Guarda Civil Municipal, Amaro Antônio Gomes e com os membros dos dois órgãos para traçar as coordenadas dos serviços que serão implantados no município na área de trânsito. Os dois órgãos vão funcionar na sede da Emtransfi.
De acordo com Joilson Melo, a reunião foi um marco dos trabalhos que serão iniciados a partir de 1º de janeiro de 2010. “Até lá intensificaremos campanhas educativas e repressivas na avenida principal e nos logradouros adjacentes. Não queremos virar fábrica de multas, nosso objetivo é conscientizar; e só em último caso multar para fazer cumprir o código de trânsito”, salientou Melo.
Os guardas atuarão como agente de trânsito. Os motoristas multados terão 30 dias para recorrer da notificação à Cadep. O órgão então vai analisar a consistência da atuação. Passado este prazo, o recurso deve ser encaminhado a Jari. Neste caso é preciso que o motorista forneça as provas de sua inocência.
A próxima reunião da Jari e Cadep está prevista para o próximo dia 16 deste mês. Na ocasião será marcada a data para o treinamento dos funcionários dos dois órgãos, que vão receber instrução entre outros assuntos sobre: noções de cidadania, conduta do agente, lavração de autos e a forma como se dirigir ao condutor. As palestras serão ministradas pela Emtransfi em parceria com a Guarda Civil Municipal.
Telefone
O diretor da Emtransfi, Joilson Melo, informou ainda que as pessoas que desejarem fazer reclamações sobre o trânsito e/ou transporte coletivo poderão procurar o livro de reclamações, que fica na Emtransfi, ou ligar para o número de telefone 2789-1893. (Matéria enviada pela Ascom SFI com foto de Marcos Lemos)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Alunos formados pelo Prominp agora miram o mercado de trabalho


O auditório do Instituto Federal Fluminense recebeu nesta terça-feira (08) cerca de 200 formandos de 15 cursos oferecidos pelo Programa de Mobilização da Indústria do Petróleo e Gás – Prominp –, em Macaé. A cerimônia de formatura concluiu mais um ciclo de resultados do programa na Bacia de Campos, totalizando 659 profissionais qualificados para o mercado de petróleo e gás na região, no período de julho de 2008 a novembro de 2009.

Para o gerente geral da Unidade de Negócio da Bacia de Campos, José Airton de Lacerda Martins, a formatura foi apenas a primeira etapa, mas um importante passo para os alunos. “Não podemos parar na qualificação profissional. Nosso desejo é empregar vocês no mercado de trabalho local. Queremos ver este mar azul (disse, referindo-se aos alunos que vestiam a camiseta azul do uniforme) atuando no mar azul da Bacia de Campos”, disse durante a cerimônia.

A coordenadora regional do Prominp, Eliete Rosado, ressaltou o esforço dos alunos das mais diversas faixas etárias e origens. “Sabemos da dificuldade de muitos que vêm de outras cidades e ficam longe da família para fazer o curso. A bolsa auxílio ajuda, mas não há nada como a força de vontade e a persistência em realizar um sonho”, declarou aos formandos.

Também participaram do evento os representantes do Senac, Senai e Instituto Federal Fluminense (antigo Cefet), que foram as instituições parceiras para a realização dos cursos gratuitos do Prominp e que colaboraram com a Petrobras para a elaboração do material didático e do conteúdo programático utilizado.
Um dos formandos, o fotógrafo e agora cozinheiro, Gabriel Marcos Lima, comemorou a conquista alcançada. “Sou profissional autônomo há 37 anos e sempre adorei cozinhar, era um hobby. Agora, mesmo com 53 anos, decidi fazer o curso e pretendo gerar renda com isso. Sei que tenho muito a colaborar e acredito que terei facilidade em me adaptar ao trabalho nas plataformas. Estou muito animado”, conta.

Currículos dos alunos formados estarão disponíveis às empresas

Após a formatura, os dados dos alunos estarão disponíveis no banco de currículos, que pode ser acessado gratuitamente pelas empresas do setor de petróleo e gás, mediante um cadastro no portal www.prominp.com.br. Dentre as categorias dos alunos formados em Macaé estão: assistente de logística, caldeireiro, mecânico montador, mecânico ajustador, profissional de suprimento, ajudante de cozinha, cozinheiro, padeiro, saloneiro, comissário, auxiliar de movimentação de cargas, operador de movimentação de cargas, montador de andaime, taifeiro, instrumentista reparador, pintor e profissional de suprimentos.

A vantagem dos formandos do Prominp no mercado de trabalho é que, com o certificado que leva a chancela do programa, eles podem ser contratados para prestar serviços à Petrobras, mesmo sem possuir experiência profissional anterior. “A qualidade dos cursos que foram elaborados pela Petrobras e pelas instituições de ensino nos garante uma preparação diferenciada”, explica Eliete Rosado.

Até 2013 serão mais 3.500 vagas oferecidas

De acordo com o planejamento do Prominp, a meta é oferecer mais 3,5 mil vagas para cursos realizados em Macaé até 2013. Somando este número com as vagas já oferecidas nos ciclos anteriores (2008 e 2009), o total na cidade chega a 5,1 mil. Para concorrer às vagas, é preciso passar pelo processo seletivo público que é realizado pelo programa em nível nacional. O próximo ciclo, que também disponibilizará vagas para Macaé, está previsto para iniciar no primeiro semestre de 2010. As informações serão divulgadas através do portal www.prominp.com.br e da imprensa.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Petrobras na Bacia de Campos

Saúde de SFI inaugura o Centro de Especialidades Médicas e de Atendimento ao Diabético

A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana vai inaugurar nesta quinta-feira (10), às 19h, o Centro de Assistência a Saúde do Diabético e as novas instalações do Centro de Especialidades Médicas. Ambos ficam ao lado do Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas.

O Centro de Especialidades Médicas conta com ortopedista, cirurgião geral, cardiologista, clinico geral, ginecologista, obstetra, psiquiatra, neurologista, neurocirurgião, dermatologista, mastologista, angiologista, cirurgião vascular, urologista, hematologista, oftalmologista, nutricionista, psicólogo e endocrinologista. Além de atendimento especializado de tuberculose e hanseníase, há ambulatório especializado em planejamento familiar e patologia cervical (cólo de útero). As consultas são marcadas no ambulatório.

Segundo o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, o novo local é mais confortável, os consultórios são mais amplos e equipados. Ainda de acordo com o secretário, na gestão anterior o ambulatório contava com apenas seis especialistas, hoje são 25. No governo anterior, no ano passado foram realizados 7 mil consultas; só este ano foram realizadas 25 mil consultas com os médicos especialistas .


Centro dos Diabéticos


O Centro de Assistência a Saúde do Diabético contará com duas salas de curativos e atendimento de endocrinologista, médico angiologista e cirurgião vascular. O enfermeiro-chefe irá realizar diariamente os curativos com materiais e técnicas de última geração. No local será distribuído aos diabéticos medicamentos, aparelhos e tiras para medir taxas de glicemia. O Centro funcionará todos os dias, no horário das 8h às 17h. As consultas vão ser marcadas no local. ( Matéria e foto da Assessoria de Comunicação da prefeitura de SFI)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Jeep Club implanta Projeto Limpeza das Praias em São João da Barra




.
O Jeep Club de São João da Barra implantou no último final de semana o Projeto Limpeza das Praias no trecho do Porto do Açu até a Lagoa de Iquipari. Foi recolhida aproximadamente meia tonelada de lixo entre garrafas de vidro, latas, garrafas pet, lâmpadas, pneus e outros materiais recicláveis que se encontravam na beira mar.
De acordo com o presidente do Jeep Club, Márcio Cunha, o objetivo é recolher o lixo reciclável que se encontra na orla de nosso município visando manter as praias limpas. “A nossa intenção é contribuir para o meio ambiente, e, com este gesto, dar o exemplo de que estamos fazendo a nossa parte, transmitindo a mensagem ecológica de que todos podem contribuir, para preservação da natureza”, comentou.
Segundo o vice-presidente, Demarcos Soares, o trecho escolhido para lançamento do projeto é o mais crítico de nosso litoral por reunir a maior quantidade de lixo na beira mar. “Por estar localizado numa área onde só é possível o acesso com veículos 4 x 4 poucas pessoas sabem da sujeira que existe no local”, explicou.
O diretor social do Jeep Club, Fabrício Berto, destacou a necessidade de formalizar uma parceria com a Prefeitura de São João da Barra através das secretarias de Meio Ambiente, Pesca, Educação, as empresa União e LLX, além das Ongs ecológicas com o intuito de realizar um mutirão para que possamos concluir a nossa meta.
O secretário do Jeep Club, Carlos Soares, informou que alguns materiais estavam há tanto tempo na beira mar que ao serem recolhidos se desfaziam nas mãos dos integrantes da entidade. – Demos o pontapé inicial e vamos até o fim para concluir a limpeza nessa primeira etapa do projeto – finalizou.

Perdemos um grande amigo

Manoel “Komi Keto” não resiste aos ferimentos.
Sepultamento será às 16 horas.

Manoel ao lado da esposa Elineli. Da união dos dois, nasceu Marvem (15).

(Matéria atualizada às 14h42min)
A família sanfranciscana está enlutada nesta terça-feira (08-12). Faleceu hoje, às 3 horas da madrugada, Manoel Augusto Cabral dos Santos, 43 anos, popular Manoel “Komi Keto”. Ele estava internado na Unidade de Paciente Grave do Hospital Ferreira Machado. O velório acontece na capela mortuária do Cemitério de SFI, e o sepultamento está marcado para as 16 horas. Para nós da Rádio São Francisco e do Blog foi um baque. Perdemos um grande amigo. Manoel tinha também uma filha de nome Ana de 21 anos que mora em Rio das Ostras.

Leia mais:

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Manoel Komi Keto é levado para UPG

Manoel “Komi Keto” está internado em estado gravíssimo na Unidade de Pacientes Graves (UPG) do Hospital Ferreira Machado. A esposa Elineli e outros familiares, que aguardavam informações na porta do hospital, já estão em São Francisco de Itabapoana. A partir de agora, aguardam as notícias vindas do Hospital Ferreira Machado.

Momento de muita oração

Manoel Augusto Cabral dos Santos, 40, cidadão trabalhador, amigo de todos na comunidade, tem o apelido carinhoso de Manoel “Komi Keto” desde o tempo que trabalhava com um trailer ao lado do prédio da desativada Cersan em São Francisco de Itabapoana. Durante os finais de semana, após os eventos ocorridos pelo município, era comum os jovens chegaram após a noitada para “matar a fome” no “trailer” do “Komi Keto”, o local de encontro da “galera” durante a madrugada. Manoel ficou também conhecido pelos famosos bailes de forró que promovia em seu salão de festas. Atualmente trabalha na venda de água mineral, garrafão de vinte litros. Faz a entrega domiciliar da água mineral a qualquer hora do dia. O que nos resta neste momento e pedir a toda comunidade, muito oração para que possamos ter o amigo de volta com a saúde restabelecida.

Acidente na RJ-224: Só um milagre salva a vida de Manoel “komi Keto”

Mais um acidente entre carro e moto em São Francisco de Itabapoana, na RJ-224, trecho da Rodovia Simão Mansur.




A Moto ficou pouco avariada, enquanto na S-10 o retrovisor e o vidro parabrisa ficaram danificados

O local do acidente na RJ-224, em frente à entrada de Baixa Fria, próximo à localidade de Volta Redonda, em São Francisco de Itabapoana (RJ)
.

Vítima de acidente na RJ-224 envolvendo a moto que pilotava e uma caminhonete S-10, Manoel Augusto Cabral dos Santos, popular Manoel “Komi Keto” está internado em estado gravíssimo no Hospital Ferreira Machado. O acidente aconteceu por volta das 12h45min desta segunda-feira (07-12) na entrada da localidade de Baixa Fria próximo a Volta Redonda. Segundo informações de familiares, só um milagre salva a vida do sanfranciscano. Mais informações em instantes.

.

Atualizado às 16h45m

.
Segundo o motorista da S-10 placa MPT-9569, o comerciante Neilton Barros, 60, morador em Travessão de Barra ele seguia a Moto pilotada por Manoel "Komi Keto" pela RJ-224, no sentido Ponto de Cacimba. "Próximo à entrada da localidade de Baixa Fria, antes de chegar ao bairro de Volta Redonda, tive a sensação que Manuel manobrou para entrar à esquerda, quando aconteceu o acidente", disse. A moto foi atingida e Manoel jogado na pista. Segundo informações de familiares, com o impacto na cabeça, a vítima chegou a perder massa encefálica. O motorista Neilton parou o carro e voltou. "Não pude fazer nada, ainda tentei desviar. O socorro chegou rápido. Lamento o ocorrido", concluiu. O resgate chegou em 15 minutos e levou Manoel para o Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas de onde foi removido em estado gravíssimo para o Hospital Ferreira Machado. Ainda não sabemos se alguma testemunha presenciou o acidente.

É hexa!!!


Rubro negro de coração, o designer Uellington Soares enviou para o blog uma homenagem aos torcedores do Flamengo. São três papéis de parede com a logo da Rádio SF FM. Valeu Uellington!!! Para ampliar clique na imagem.

Decoração de natal com material reciclável em São Francisco

Além de lembrar o nascimento do Menino Jesus e as festas natalinas a decoração chama atenção para a conscientização que todos temos ter na reciclagem do lixo nosso de cada - dia.
Fotos: Blog do Paulo Noel.


Mensagem de boas festas: "Bonecos de neve" na entrada da cidade feitos com material reciclável.

.
São Francisco de Itabapoana dá um bom exemplo ao utilizar material reciclável na produção da decoração de natal. No portal da cidade, logo na chegada do município, “bonecos de neve” montados com garrafas pet chamam a atenção de quem passa. A iniciativa é uma parceria de varias secretarias da prefeitura de SFI, dentre elas de Educação e Cultura, Promoção Social e Transporte. Segundo a secretária de Promoção Social, Francimara Azeredo Barbosa Lemos muito se pode fazer com o lixo reciclável e a prova é o trabalho desenvolvido por alunos e professores dos cursos de artesanato promovido pelo GTR – Departamento de gestão de trabalho e renda. Foram utilizadas milhares de garrafas pet na confecção da peças.