sábado, 8 de agosto de 2009

Ser Pai

Homenagem do blog a todos os pais.
.
Ser pai é ser companheiro,construindo no ninho familiar a grandeza dos filhos,para alicerçar valores que edificam a sociedade.
Ser pai é ser jardineiro, plantando raízes de virtudes com mãos delicadas, para que o lar seja sementeira de luz e de verdade.
Ser pai é ser herói, protegendo o espaço sagrado de seu templo-família, cultivando no coração dos filhos o germe da harmonia.
Ser pai é ser fonte de vida, inaugurando nossa história com gestos de amor, renovando perenemente a herança da criação.
Ser pai é ser poeta, declamando com carinho os versos de sua vivência, para cultivar e enobrecer os projetos de nossa existência.
.
A origem do Dia dos Pais

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
.
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Nova lei torna mais severas penas contra violência sexual e pedofilia

Se o estupro resultar em morte, a pena máxima, que atualmente é de 25 anos de prisão, passa para 30 anos.
.
Brasília - Será publicada na edição do Diário Oficial da União da próxima segunda-feira (10) a lei, sancionada ontem (7) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aumenta as penas para crimes de pedofilia, de estupro seguido de morte e de assédio sexual contra menores, além de tipificar o crime de tráfico de pessoas.
A nova legislação classifica como estupro de vulnerável qualquer ato libidinoso contra menores de 14 anos ou pessoas com deficiência mental, com pena que varia de oito a 15 anos de reclusão. Se houver participação de quem tenha o dever de cuidar ou proteger a vítima, o tempo de condenação será aumentado em 50%. O autor de estupro contra maiores de 14 e menores de 18 anos será punido com oito a 12 anos de prisão. Atualmente, a pena varia de seis a dez anos.
Para qualquer crime sexual que gere gravidez, a pena aumentará em 50%. Se, no ato, a vítima contrair alguma doença sexual, haverá acréscimo de um sexto à metade do tempo de condenação. Se o estupro resultar em morte, a pena máxima, que atualmente é de 25 anos de prisão, passa para 30 anos. O autor de assédio sexual a menores de 18 anos, que hoje é condenado de um a dois anos de reclusão, terá a pena aumentada de um ano e quatro meses a dois anos e oito meses.
O projeto de lei para tornar mais severas as punições contra esses crimes é de iniciativa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual, do Senado, e tramitava no Congresso há cinco anos. No dia 16 de julho, o Senado aprovou um substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto, que foi encaminhado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A nova lei também estabelece que tanto homens quanto mulheres podem ser vítimas de crimes contra a liberdade e o desenvolvimento sexual. Para o tráfico de pessoas no país a pena será de dois a seis anos de reclusão, enquanto a modalidade internacional será condenada com três a oito anos, sendo aumentada em 50% no caso de a vítima ser menor de 18 anos. (Danilo Macedo Repórter da Agência Brasil )

Lobão: royalties serão mantidos para blocos já licitados, mas pré-sal "é outra história"

Lobão garantiu que o Rio de Janeiro não perderá nada do que está recebendo hoje. “Nós estamos apenas fazendo uma lei nova para o que ainda não existe.
.
A prefeita de Campos, Rosinha Matheus, presidente da Ompetro, entregou ao ministro uma carta com a posição dos prefeitos fluminenses sobre a questão dos royalties.
.
Rio de Janeiro - Búzios (Região dos Lagos) - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou hoje (8), em reunião com prefeitos dos municípios produtores de petróleo, em Búzios (RJ), na Região dos Lagos, que o pré-sal é “outra história”.
Segundo o ministro, o mesmo modelo de percentuais de royalties continuará valendo para os blocos já licitados do pré-sal, mas a partir de agora a distribuição vai mudar.
Lobão afirmou que o governo, no novo marco regulatório, vai respeitar o modelo atual que prevê que 50% dos royalties e participações especiais sejam recolhidos para a União (40% para o Ministério de Minas e Energia e 10% para o do Meio Ambiente), 40% aos estados produtores e 10% aos municípios.
“O pré-sal é uma nova história que hoje ainda não existe. Portanto, não se trata de tirar de ninguém, até porque nos 25% do pré-sal já existentes (descobertos, licitados e em fase de exploração) o direito está garantido”.
Segundo o ministro, as decisões legais a serem adotadas no novo marco regulatório dirão respeito apenas aos 75% da área do pré-sal ainda não licitados. “Essas serão leis amplamente debatidas por toda a sociedade, inclusive com a bancada do Rio de Janeiro participando desse debate.”
Lobão garantiu que “nada será feito às escondidas, mas rigorosamente às claras e com amplas possibilidades de intervenção”.
Ao lembrar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não se posicionou sobre os três anteprojetos de lei encaminhados pela Comissão Mista criada para a sua elaboração, o ministro afirmou que a Constituicão é clara ao estabelecer que o subsolo pertence à União. “E é por isso mesmo que a distribuição será feita entre todos os entes da Federação, até porque os argumentos utilizados pelos estados e municípios que não são beneficiados pelos royalties é de que eles também são filhos de Deus.”
Lobão garantiu que o Rio de Janeiro não perderá nada do que está recebendo hoje. “Nós estamos apenas fazendo uma lei nova para o que ainda não existe. E esses três projetos que serão encaminhados pelo presidente Lula vão ser votados pelos deputados e senadores do Rio, de São Paulo e do Espírito Santo (os principais beneficiados pelo pré-sal), mas também pelos dos outros 24 estados”.
O ministro confirmou que a Petrobras, no modelo proposto ao governo federal, será a única empresa operadora do pré-sal e que mesmo havendo licitações, as empresas vencedoras terão a estatal brasileira como sócia.
As declarações foram dadas por Edison Lobão durante reunião com os prefeitos da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). A prefeita de Campos, Rosinha Matheus, presidente da entidade, entregou ao ministro uma carta com a posição dos prefeitos fluminenses sobre a questão dos royalties.
A Ompetro sugere, para as reservas do pré-sal, o estabelecimento de uma faixa de 40% para a fixação dos royalties, mantendo-se os critérios atuais estabelecidos na demarcação geográfica em linhas ortogonais, em acordo com a atual Lei do Petróleo. Os 60% restantes ficariam destinados ao formato analisado pelo governo federal, configurando “um modelo misto".
A organização alega que os atuais campos produtores do estado são, em sua maioria, maduros, e que estudo da própria Empresa de Pesquisa Energética (EPE) indica que boa parte dos municípios do estado do Rio terá uma perda de receita em royalties estimada em R$ 17,15 bilhões até 2017, em decorrência da queda gradativa de produção desses campos. (Nielmar de Oliveira Repórter da Agência Brasil )

Saúde de São Francisco capacita profissionais para atuarem na prevenção da gripe suína

A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana iniciou, nesta sexta-feira (07), um curso de capacitação para os profissionais de saúde. O objetivo do curso foi capacitar os funcionários para atuarem na prevenção e no atendimento a pacientes com suspeita da gripe suína. Na próxima semana, a secretaria montará uma tenda na praça principal onde profissionais vão tirar dúvidas e distribuir panfletos. Nesta sexta o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, e o diretor clínico, Hober Caminhas, se reunirão com o secretário Estadual de Saúde, Sérgio Cortes, em Campos, para discutir sobre o combate a Gripe Suína.
Os panfletos já estão sendo distribuídos nos postos de saúde e nas demais secretarias. O município ainda não registrou casos da doença. Até agora apenas um caso suspeito, de um paciente de São Paulo, foi atendido no município e encaminhado para o Centro de Tratamento dos Plantadores de Cana, em Campos.
De acordo com o secretário de Saúde, Fabiano Córdova, a secretaria promoverá outros cursos de capacitação. “O mais importante nesse momento é evitarmos o pânico e seguirmos as orientações de prevenção da doença. Aqueles pacientes com sintomas compatíveis devem comparecer ao posto de saúde mais próximo”, destacou Fabiano.
Ainda segundo Córdova só devem procurar os postos de saúde as pessoas que estiverem com febre acima de 38º C e apresentar tosse associada à dificuldade de respirar.
Influenza A (H1N1)
A Influenza A ou Gripe Suína é uma doença respiratória aguda. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Os médicos recomendam que a população evite aglomerações e lugares fechados, não compartilhe copos, toalhas e outros objetos pessoais. É preciso lavar sempre as mãos com água e sabão; e utilizar lenços descartáveis para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Outra recomendação é que não tomar medicamentos sem indicação médica.

Secretário estadual de Saúde discute gripe suína com as autoridades em Campos

Objetivo foi repassar as estratégias e ações de combate à gripe suína


Por Verônica NascimentoFoto: Gerson Gomes
O secretário de Saúde de Campos, Paulo Hirano, recebeu, na tarde desta sexta-feira (7), na Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, em reunião com o vice-prefeito, Doutor Chicão, e diretores de hospitais e médicos do município, além do prefeito de São Fidélis, Luís Fernando Fratani. O objetivo foi repassar as estratégias e ações de combate à gripe suína.
Quanto à transmissão do vírus H1N1, o representante do governo do Estado afirmou que Campos está acompanhando, simultaneamente, as mudanças que ocorrem no protocolo do Ministério da Saúde, tendo sido, inclusive, o primeiro município a liberar o medicamento Tamiflu para as gestantes, principal grupo de risco da nova gripe. A medicação é recomendada, independente das gestantes apresentarem um quadro gripal agudo.
Cortes também disse que a decisão da secretaria de Saúde de Campos de, desde a última sexta-feira, descentralizar o tratamento dos casos suspeitos de um hospital referenciado - no caso o Hospital Ferreira Machado - acompanhou medida que está sendo tomada em todo o país e no mundo, para chamar à responsabilidade todos os profissionais da saúde, no atendimento à população em uma situação de epidemia. Côrtes destacou a necessidade do pronto atendimento às gestantes:
- Mesmo uma simples sinusite não pode ser desconsiderada, pois a evolução da doença nas grávidas é muito rápida e, quanto antes ela for medicada, mas eficiente o tratamento - diz o secretário.
Hirano reforçou a recomendação: "Com a descentralização da referência, é decisão do médico, diante do quadro da paciente gestante, definir a internação e aplicação do Tamiflu. E a decisão de liberar a gestante para tratamento em casa, sem o uso do Tamiflu, também exige acompanhamento. Se ela usa uma medicação, melhora, mas volta a apresentar algum sintoma simples de gripe, deve novamente buscar atendimento médico. As grávidas precisam de atenção ultra especial", esclareceu o secretário de Campos.
Entre as questões apresentadas aos secretários estadual e municipal de Saúde, estava a liberação das gestantes do trabalho, inclusive, na iniciativa privada: "No âmbito do município e do estado, temos a gestão do funcionalismo, o que nos permitiu liberar servidoras grávidas do trabalho de atendimento ao público", falou Côrtes.
Hirano fez um apelo: "Não podemos parar a cidade, mas grávidas que puderem se ausentar do trabalho devem fazê-lo e, até por uma questão de humanismo e de responsabilidade com os demais funcionários, acredito que a medida tomada pela prefeitura e pelo estado, de liberar nossas gestantes do serviço, será seguida pelo empresariado".
O secretário ainda lembrou que o início das aulas foi adiado para o próximo dia 17: "Nossa preocupação inicial era com as crianças de até cinco anos, mas os casos são mais de gestantes. Se não houver nenhuma alteração desta data, a recomendação é que os alunos que estiverem gripados permaneçam em casa".
Também ontem, o secretário Paulo Hirano se reuniu com diretores do Hospital Plantadores de Cana, onde um grupo de aproximadamente 15 médicos paralisou seus trabalhos. Ainda na reunião, na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campos, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, informado sobre a situação, disse que o Estado não permitira atitudes como esta em um momento de crise, especialmente partindo de profissionais de uma instituição hospitalar refência no atendimento a gestantes.
Hirano também afirmou que, caso seja necessário, a Prefeitura de Campos fará intervenção para assumir o controle da situação. "É desumano colegas de profissão se aproveitarem de um momento de crise para fazer reivindicações, pondo em risco a vida de pessoas. Quero crer que vão repensar essa atitude, que é de descumprimento do juramento de assistência que fizeram. Se necessário, recorremos à Justiça, pois não nos curvaremos a essa atitude. Se houve algum atraso no pagamento desses profissionais, em função de atraso ou não repasse de verbas da Prefeitura para o hospital, foi porque o hospital não apresentou prestação de contas. Não podemos liberar verbas sem isso".
Diretor geral do HPC, Luís Maurício Crespo frisou que a atitude partiu de um grupo isolado de anestesistas e médicos da UTI Pediátrica e NeoNatal e chegou a admitir a dificuldade da instituição na prestação de contas, conforme o rigor exigido pelo Tribunal de Contas: "Eu mesmo peço essa intervenção, pois, na desorganização do governo anterior, não tínhamos esse rigor. Mas apreciamos e queremos nos adequar pra isso".
Paulo Hirano informou que, ontem, 26 pessoas estavam internadas, com suspeitas da gripe, 19 delas gestantes, cuja maioria foi acolhida por medida de precaução, para exame e rastreamento do vírus e, na ausência do H1N1, liberação. Eram três gestantes na Santa CSA de Misericórdia, 15 no HPC e uma no Hospital Ferreira Machado, onde uma, identificada como Jéssica, de 18 anos, faleceu, na noite de quinta-feira. Duas crianças também estão no isolamento do Hospital Geral de Guarus, duas no HMF, e outras duas na Unimed, onde também estão dois adultos. Nenhuma das novas gestantes internadas precisaram de terapia intensiva.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Primeiro caso de suspeita de gripe suína em SFI

Chegou agora ao Blog a notícia do primeiro caso de suspeita da gripe A (H1N1) em São Francisco de Itabapoana. Segundo o administrador de plantão do Hospital Municipal Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, o paciente não é de São Francisco. É um motorista de nome Marcos Rosa da Silva de São Paulo que transportava produtos para a INB – Indústrias Nucleares do Brasil. Segundo o porta voz do Hospital, Marcos passou mal em Barra do Itabapoana quando preparava-se para retornar a INB com uma carga de areia monazítica. Marcos chegou ao Hospital Manoel Carola com sintomas da gripe A, com dores no corpo, febre, falta de ar, muita dor na cabeça e na garganta. Os médicos Dr. Fabiano e Dra. Fernanda concordaram que seria melhor encaminhá-lo para o Hospital dos Plantadores de Cana em Campos, o que acabou acontecendo hoje pela parte da tarde. Uma outra pessoa que teria chegado com suspeita da gripe suína foi uma grávida cujo nove não foi revelado. Ela também foi encaminhada para Campos. Entretanto o administrador de nome Junior não tinha informações sobre esta grávida.

Fabiele Mota conquista vitória histórica

Com informações do Ururau


O ciclista de São Francisco de Itabapoana, Fabiele Mota, conquistou nesta quinta-feira (06/08) na categoria Elite, a Prova Ciclística do Santíssimo Salvador, a sua primeira vitória nesta prova. Fabiele, que havia vencido a 3ª etapa da Volta Internacional em 2007, que foi realizada entre as cidades de Campos e São Franciso de Itabapoana, voltou a brilhar "em casa".

"Essa vitória é de todos nós, da minha família, da minha equipe. É uma vitória do filho da terra e o título é nosso...", declarou emocionado logo após cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

A CORRIDA

A tradicional Prova Ciclística do Santíssimo Salvador começou com a categoria cadeirante, Paraplégicos em triciclos manuais, com a vitória de Genildo dos Santos (São João da Barra), em 2°- Francisco Rodrigues (Campos) e em 3°- Ari dos Santos (Campos).

Na categoria Master C (Acima de 50 anos), com a vitória de Victor Hugo Haddad (Campos), em 2°- Raimundo Nonato (Rio de Janeiro) e 3°- Bernadino Vieira de Oliveira (Rio de Janeiro).

Na categoria da Master B (atletas de 40 a 49 anos) o primeiro lugar ficou com Afonso Celso Pacheco (Campos), em 2°- Ricardo Demian de Souza e Silva (Valença-RJ) e em 3°- Hamilton Marinho de Brito Falcão (Campos).

Na categoria Master A (atletas de 30 a 39 anos), Fabio Augusto Fagundes (Pindamonhagaba), em 2°- Fernando Ladeia Peixoto (Belo Horizonte) e em 3°- Alexandre Cardoso (Cachoeiro de Itapemirim).

Na categoria Feminino, vitória de Sumaia Ali dos Ribeiro (Pindamonhagaba), em 2°- Luciene Ferreira da Silva (São José dos Campos) e em 3°- Valquíria Bento Pardial (Ribeirão Preto).
Na categoria Open Regional (atletas de Campos, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana) vitória Fábio Lemos Bensi (Campos), em 2°- Thiago de Almeida Mota (Campos) e em 3°- Lucian Ribeiro (Campos).

Parabéns Fabiele Mota!!!

Em entrevista agora à Rádio São Francisco, o ciclista sanfranciscano Fabiele Mota comemorou o título da prova do Santíssimo Salvador em Campos. A prova aconteceu no final da manhã e início da tarde de hoje (06-08-09). Mais detalhes dentro de instantes.

RJ: estacionamento gratuito para idosos

Estacionamento gratuito para quem tem 60 anos ou mais. A novidade foi aprovada pela Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) na quarta-feira (05/08) e seguirá para ser sancionada pelo Governo do Estado.
A proposta foi apresentada através do projeto de lei 1.065/07, do deputado Glauco Lopes (PSDB), e modifica a lei que criou o cartão especial de estacionamento para idosos e portadores de deficiência. “A intenção era se adequar ao que estabelece o Estatuto do Idoso em relação à idade-limite para benefícios que é de 60 anos e não 65,” explicou Lopes.
De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de idosos representa um contingente de quase 15 milhões de pessoas com 60 anos ou mais de idade e isso corresponde a 8,6% da população brasileira.


10% da população — De acordo com a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), a população idosa brasileira correspondia a 19 milhões de pessoas ou 10% da população brasileira em 2006. “Pela pesquisa, no Estado do Rio de Janeiro vivem 2,1 milhões de idosos. Só em nosso Estado a proporção de idosos supera 14%”, concluiu Glauco Lopes.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A fé que cura

Festa das Neves: romeiros pagam promessa com réplica da igreja da milagrosa Santa.
.


Evanilson de camisa vermelha com os familiares e amigos que ajudaram a construir a réplica da igreja.

Sala dos milagres onde réplicas de cabeças, muletas e outros membros do corpo feitos em cera são entregues.

A Ferrous Resources - doou um alqueire de terra para a Igreja. Na chegada a cobrança do estacionamento a R$10,00. O dinheiro não vai para a Igreja que ainda não tem pessoal para trabalhar na área.

Encontramos muitos romeiros pela estrada já no Espirito Santo, inclusive mães levando criança no colo.

Água benda no interior do santuário e do lado de fora os camelôs armam suas barracas.
.
Um grupo de romeiro da localidade de Travessão de Barra, distrito de SFI, dava ontem os últimos retoques no acabamento de uma réplica da igreja de Nossa Senhora das Neves que foi entregue à comissão organizadora da festa como pagamento de mais uma graça alcançada. Segundo Evanilson dos Santos Martins, 41, residente em Travessão de Barra a idéia da montagem da réplica do santuário foi após ele ter conseguido a cura de uma doença. “No ano passado estive aqui e como estava sentindo muitas dores nas pernas resolvi fazer a promessa. Eu sentia uma dor dentro do osso do fêmur que se espalhava pela perna. A fé me curou e hoje estou retornando para cumprir o que havia prometido”, disse. Segundo Evanilson o trabalho de confecção da igrejinha teve a participação de cinco moradores de Travessão de Barra incluindo o seu sobrinho Kaciliano que foi o responsável pelo projeto. Esta é apenas uma das dezenas de histórias que se houve no santuário de Nossa Senhora das Neves que, hoje, 5, tem seu ponto alto com uma intensa programação religiosa. Na cantina do santuário uma equipe de voluntários preparou cerca de 3 mil quentinhas que serão consumidas durante o dia.
.
Igreja ganha 1 alqueire de terra
Segundo uma das organizadoras da festa das Neves, uma boa notícia para a Paróquia de Presidente Kennedy foi a doação feita pelo grupo Ferrous Resources - fundo que reúne investidores da Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Brasil – de um alqueire de terra no entorno da Igreja de Nossa Senhor das Neves para a paróquia. A Ferrous já deu a largada para a implantação de um grande complexo minerador, siderúrgico e exportador no Sul do Espírito Santo com a construção de um porto na Praia das Neves.

Hélio Costa diz que fim do monopólio pode significar a extinção dos Correios


São milhares de funcionários que serão demitidos, centenas de serviços paralisados, centenas de agências fechadas.
.
Sabrina Craide Repórter da Agência Brasil
Foto:Elza Fiúza/ABr


Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assina termos que autorizam emissoras de televisão de Belém a receberem sinais digitais de alta definição Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse hoje (4) que, se os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirem que os Correios não têm direito ao monopólio da entrega de encomendas, a estatal poderá ser extinta. Ele fez um apelo aos ministros para que a questão seja vista “de uma forma especial” durante o julgamento, que será retomado amanhã (5).“Se os Correios perderem esse direito, estamos próximos a um desastre. São milhares de funcionários que serão demitidos, centenas de serviços paralisados, centenas de agências fechadas. Os Correios não sobrevivem, estão quase a ser extintos com essa decisão”, disse o ministro.Costa explicou que atualmente é o serviço de entrega de encomendas que possibilita que os Correios possam realizar o serviço de entrega de cartas no interior do país, que não tem lucratividade. “Será que as empresas particulares vão fazer isso, sem dar lucro? A questão do monopólio é essa, uma coisa compensa a outra, como se fosse um subsídio cruzado. A empresa tem o direito de explorar o serviço nas grandes cidades e fica com a obrigação de levar o serviço a todo o resto do Brasil”, avaliou.Ontem (3), o STF adiou a decisão final sobre o monopólio dos Correios nos serviços postais. A questão está sendo discutida por meio de uma ação da Associação Brasileira de Empresas de Distribuição (Abraed), que questiona a constitucionalidade da lei que regulamenta esse tipo de serviço no país. Hélio Costa participou hoje da cerimônia de assinatura da consignação de canais de TV digital para emissoras de Belém.

Operadoras de cartões vão cooperar no combate à pedofilia na internet

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia do Senado assinou um termo de cooperação mútua com as empresas de cartões de crédito, Polícia Federal e Ministério Público para prevenir e combater transações ilegais de compra e venda de pornografia infantil pela internet.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Usuários de SFI aprovam passagem a R$ 1,00

O O projeto “São Francisco Transporte Cidadão" ainda depende de aprovação do Legislativo Municipal. Por enquanto está em caráter experimental por conta da empresa de ônibus São Francisco.
Foto: Alessandra Lemos. Matéria (Ascom - SFI)



O aumento no fluxo de passageiros já é visível nestes três primeiros dias de passagem a R$1,00 em SFI. Ônibus saem lotados para as diversas localidades do município. Os usuários aprovam o projeto intitulado “São Francisco Transporte Cidadão” e dizem que o maior beneficiário será o trabalhador. “O novo preço da passagem representa uma economia significativa na renda familiar, economizaremos muito com a passagem a R$1,00”, diz Paulo de Souza, mecânico, morador de Guaxindiba.

A empresa Viação São Francisco responsável pelo transporte municipal colocou nas ruas neste fim de semana mais seis linhas que atenderão as localidades de Brejo Grande, Guaxindiba, Coréia, Buena, Carrapato e Pingo d’àgua.

Segundo o diretor da EMTRANSFI (Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana), Joilson Mello, toda a frota de ônibus será renovada para atender melhor a população e que até o final deste mês os usuários começarão a ser cadastrados. “Informaremos com antecedência para que todos possam fazer o cadastro e tenham seu cartão”, informou Joilson.

“O projeto “São Francisco Transporte Cidadão” está alavancando o transporte coletivo do município, gerando economia no orçamento familiar e facilitando a locomoção dos moradores da cidade e das localidades mais distantes.”, disse o prefeito Beto Azevedo, completando ainda que esta redução no valor da passagem injetará na economia municipal R$ 300,000 por mês.

Para Maria da Conceição de Lima a redução do preço da passagem vai significar mais comida na mesa da família. Moradora de Barra de Itabapoana, a servente viaja três vezes ao dia de ônibus para o trabalho, em São Francisco de Itabapoana. "Este programa é maravilhoso. Agora, com o dinheiro que vai sobrar de cada passagem, vai para o pão das crianças", festejou ao lado dos dois filhos.

Novas regras para adoção incluem atenção à grávida que deseja entregar o bebê

Brasília - Ao comentar as novas regras para a adoção no Brasil, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) elogiou a inclusão de uma atenção específica à gestante que manifestar interesse em entregar o bebê.

No Guia Comentado – Novas Regras para a Adoção, divulgado ontem (3), a entidade avalia que a medida é fundamental para evitar que “mães desesperadas” deixem suas crianças em locais inadequados, colocando em risco a própria vida e a dos recém-nascidos. “É uma decisão difícil de ser tomada e, neste momento, o que a genitora precisa é de acolhimento e orientação”, afirma a AMB.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sanciona hoje a lei que modifica as regras para a adoção. O objetivo é acelerar os processos e impedir que crianças e adolescentes permaneçam mais de dois anos em abrigos públicos.

Outra mudança é a obrigatoriedade de encaminhamento da mãe ao Juizado da Infância e Juventude o que, de acordo com a associação, vai ajudar a evitar “aproximações indevidas” entre pessoas que querem adotar e as crianças. A medida privilegia ainda os candidatos a pais que já estão inscritos no Cadastro Nacional de Adoção e que foram previamente habilitados pelo Judiciário para o procedimento.

Caso a orientação de encaminhamento da mãe seja descumprida, médicos, enfermeiros ou dirigentes de estabelecimentos de atenção à saúde da gestante estarão sujeitos à infração administrativa – também novidade do ramo da adoção.

Fotos de adolescentes enviadas pela internet preocupam procuradores

A organização não governamental Safernet Brasil e o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo estão preocupados com o crescimento dos envios de fotografias pela internet ou celular em que adolescentes aparecem poses sensuais, nus ou seminus

Brasil deve vacinar 18 milhões de pessoas contra gripe suína

O governo brasileiro pretende fazer a vacinação até o fim do primeiro semestre do próximo ano. O Ministério da Saúde vai comprar 1 milhão de doses do Instituto Sanofir Pasteur da França, maior produtor mundial.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Internauta solicita "quebra-mola" para Rua Alair Ferreira em Santa Clara

A internauta Eloisa Ferreira Barreto através de e-mail solicita a construção de "quebra-mola" para Rua Deputado Alair Ferreira em Santa Clara.
.
Bom dia Paulo Noel. Meu nome é Eloisa e sou moradora de Santa Clara. Venho por meio deste e-mail solicitar a construção de um "quebra-mola" para Rua Deputado Alair Ferreira (rua da Associação dos Moradores) devido ao fluxo de estudantes e pedestres. Grata!

Novo blog na praça. Seja bem vindo à Arte e Estilo

Um blog dedicado ao artesanato. Vale a pena conferir:
Seja Bem Vindo à Arte e Estilo
Atelier de Artesanato em São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro, localizado no norte-fluminense, com a artesã Regiane Sartori, trabalhando com mdf, pintura, tecido, decoupage, entre outros materiais.

domingo, 2 de agosto de 2009

Palestrante do Rio no Seminário Distrital do Rotary em Campos diz que foi contra a fusão Guanabara com RJ: “Sou contra o separatismo”

Da revolução industrial a era do saber.
.

Coube ao ex-governador de distrito, do Rotary Internacional Joper Padrão do Espírito Santo, do Rotary Clube Tijuca do Rio de Janeiro, a palestra sobre o tema “Os novos tempos – Paradigmas Sociais”. Foi à última palestra da programação do Seminário Distrital realizado sábado dia 1º de agosto em Campos no Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET). O ex-governador Joper, começou a palestra fazendo uma revelação sobre a fusão dos Estados da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro. Na concepção de Joper a consolidação da nova cidadania fluminense ainda não aconteceu. “O povo da Guanabara não foi consultado muito menos o antigo Estado. Sou contra separatismo. Sinto muita falta de contatos com os clubes do Estado do Rio de Janeiro”, disse. Joper falou ainda sobre a importância do Rio Paraíba do Sul para a antiga Guanabara.
Era do saber
Os rotarianos tem que atentar que somos frutos da revolução industrial e estamos na era do saber. “Precisamos entender em que mundo estamos vivendo. Estamos hoje aqui em Campos, por exemplo, mas fazemos parte de um mundo globalizado em que os EEUU quase quebram, os chineses se apresentam como nova potência, a população convidada a aprender mandarim”, diz. Para Joper Padrão as organizações que dispensarem a visão clara de como serem diferentes e únicas, serão devoradas pela concorrência. O Rotary como organização tem que se adaptar as mudanças do Século XXI, como instituição no mundo moderno. “Nossa organização lida com o próximo e trabalha pela paz e compreensão entre as nações”, disse. E completou: “ por isso temos que quebrar alguns paradigmas, no entanto sempre respeitando os princípios destacados pelo fundador de Rotary Internacional Paul Harris”, completou. (Veja aqui matéria completa sobre Seminário Distrital sábado dia 1º de agosto em Campos que debateu o desenvolvimento do quadro social em Rotary, com palestras no auditório do Instituto Federal Fluminense (antigo CEFET) em Campos dos Goytacazes.)

Motos com documentação irregular apreendidas em SFI serão levadas para depósito em Itaperuna

Depósito lotado: motociclistas com motos apreendidas terão que se descolocar agora para Itaperuna-RJ. (Foto: Divulgação)
Motos apreendidas em blitz, a partir de hoje, em São Francisco de Itabapoana serão levadas para o depósito em Itaperuna, porque segundo o tenente George o depósito de Martins Lagem em Campos está com o pátio superlotado. Cerca de trezentos veículos entre carros e motos ocupam todo o espaço do depósito. Informações extra-oficiais dão conta de que a PM vai intensificar nova blitz em São Francisco de Itabapoana. Assim os proprietários de motos aprendidas com condutores sem habilitação ou sem o uso dos acessórios de segurança terão que ir à Itaperuna para buscar seus veículos. “A operação visa combater as irregularidades sobre duas rodas”, disse um PM.

Saúde investiga morte de grávida com suspeita de gripe suína em Campos

Secretário de Saúde pediu urgêrcia no resultado do exame laboratorial encaminhado a Fiocruz.
.
Por Liliane Barreto. Foto: Gerson Gomes
A secretaria de Saúde apura a morte de Márcia Lourenço de Azevedo, 29 anos, com suspeita de gripe suína ainda não confirmada por exames laboratoriais. Márcia morreu na madrugada deste sábado (01), às 2h, e estava internada no Hospital Plantadores de Cana desde a quarta-feira (29). O seu filho, nascido no mesmo dia da internação, passa bem e tem o seu quadro acompanhado por equipes médicas. O secretário de Saúde, Paulo Hirano, pediu prioridade ao laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, na divulgação do resultado do exame, para confirmação ou não do contágio pelo H1N1.
De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, o bebê está passando bem e foi encaminhado para a UTI, quando nasceu, para ficar no isolamento. "Ele está evoluindo bem. Inicialmente, tinha suspeita de pneumonia mas está respondendo bem à medicação", informou Charbell.
O secretário Hirano enfatiza que o município segue o protocolo do Ministério da Saúde no controle do vírus H1N1 e não há confirmação de que haja o vírus circulante no município. "Não temos nenhum caso confirmado de pessoas que tenham contraído a doença no município, sem que tivesse viajado para fora do país ou tivesse tido contato com pessoas que tivessem vindo de países onde há o vírus circulante", assinala o secretário de Saúde.
Seis pessoas estão com quadro suspeito de gripe suspeita em Campos e até agora, o vírus H1N1 foi confirmado laboratorialmente em um casal de Campos, que contraiu a doença durante viagem a Argentina. Hirano alerta às pessoas, principalmente, às gestantes para que tenham vigilância redobrada. "As gestantes fazem parte do grupo de risco. Além de ficar com o diafragma comprimido, devido ao aumento do abdome, dificultando a respiração, há a questão das alterações hormonais", frisa o secretário de Saúde, acrescentando que as grávidas devem procurar atendimento médico mesmo se apresentarem quadro leve de gripe.
Hirano também destaca que todas as unidades de saúde do município, sejam públicas ou particulares, devem estar preparadas para prestar atendimento aos pacientes com quadro de gripe. "Fizemos um treinamento, recentemente, e todas as unidades devem ser tratadas como unidades referenciais. Já recebemos o primeiro lote de medicamentos, que era uma das nossas preocupações", informou o secretário, destacando que o protocolo do Ministério da Saúde é muito rígido para a prescrição do Tamiflu, medicamento usado no tratamento da gripe
Histórico - Charbell Kury, informou que cerca de cinco dias antes de dar entrar no Hospital Geral de Guarus a paciente Márcia apresentava quadro de pneumonia, tendo sido transferida para os Plantadores. "Quando chegou, ela foi medicada com antibiótico e marcada a cesariana. O bebê nasceu com 36 semanas de gestação e é considerado prematuro limítrofe", destaca Charbell.
A Vigilância Epidemiológica foi notificada da suspeita na quinta-feira (30), quando a paciente piorou e foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Assim que a Vigilância Epidemiológica foi notificada, imediatamente, fomos ao hospital levar o medicamento", informou o diretor do departamento.
Ele afirma que já entrou em contato com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que é a ponte entre o município e o laboratório. "Também foi feito hemograma e Raio X e, pelos resultados, o quadro é muito parecido com a pneumonia bacteriana, muito comum em gestantes devido à baixa imunidade". (Fonte: Site prefeitura de Campos dos Goytacazes)