sábado, 20 de junho de 2009

Palestra educativa sobre economia de energia

Donas-de-casa atentas as dicas de como economizar energia.


Palestrantes (Leila, Marcos e Elienai) e o público atendo as palestras.

Leila dá dicas de economia de energia. Elienai no cadastramento de usuários no programa de baixa renda da Ampla.
.
Recebemos e-mail de Thiago Matta, abordando a realização de uma palestra educativa da Ampla proferida ontem, sexta-feira, 19, no Centro de Referência da Assistência Social de Praça João Pessoa, SFI.
.
Caro amigo Paulo Noel. Gostaria de registrar em seu Blog uma palestra educativa da Ampla em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Promoção Social, realizada na tarde de sexta-feira (19/06/2009), no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Praça João Pessoa. Na oportunidade tivemos a presença de aproximadamente 80 usuários , que além da palestra tiveram a oportunidade de cadastrar-se no programa Baixa Renda e ainda trocar uma lâmpada queimada por uma lâmpada econômica. Desde já agradeço pela atenção concedida.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Escola de Valão Seco arrombada durante a madrugada


Ladrões levaram até a geladeira duplex e todo o estoque da merenda escolar.

.
A Policia Civil de SFI da 147º DP está investigando o arrombamento seguido de furto da Escola Municipalizada Felismino Henriques Cordeiro na localidade de Valão Seco, SFI. Segundo a professora Renata Paes Rosário, diretora da unidade escolar, os ladrões devem ter agido durante a madrugada. “Quando chegamos à escola, pela manhã, já encontramos a porta da secretaria aberta”, disse. A relação de produtos furtados inclui: geladeira, panelas, frigideira, CPU do computador e bomba hidráulica. A diretora Renata lamenta o ato.

OAB diz que acabar com obrigatoriedade do diploma no jornalismo foi “erro” do Supremo

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, classificou hoje como "um erro de avaliação” a decisão do Supremo Tribunal Federal que declarou inconstitucional a exigência obrigatória de diploma para o exercício da profissão de jornalista.


Segundo Britto a independência e a qualidade necessárias ao correto trabalho jornalístico são “obtidas somente com diploma e com o registro no Ministério do Trabalho. O primeiro garante a qualidade técnica e o segundo a qualidade ética.”


Britto argumentou ainda que a legislação vigente até então já garantia reserva de mercado para outros profissionais atuarem na imprensa, por meio das figuras do colaborador e do articulista. "A decisão do STF, na minha compreensão, não observou corretamente qual é o papel do jornalista e a sua função na defesa da liberdade de expressão", afirmou o dirigente da OAB.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

ABO Campos promove curso com tema tomografia computadorizada

Curso nesta sexta-feira, dia 19, ás 18:30, na Associação Brasileira de Odontologia/ Campos- ABO. O tema é tomografia computadorizada Cone Beam- conhecer, interpretar e indicar. A palestrante é a dra Cláudia Coscarelli, mestre em Radiologia odontológica. Maiores informações na secretaria da ABO com Conceição ou Lúcia; 27323361

Exército entrega 200 certificados a jovens de SFI

Solenidade foi na Praça dos Três Poderes.
.
Fotos: Alessandra Lemos.

Vice prefeito Frederico Barbosa Lemos fala aos jovens na Praça dos Três Poderes.
.
Cerca de 200 jovens que se alistaram no Serviço Militar este ano em SFI receberam os certificados de dispensa de incorporação, por não terem sido incorporados ao Exercito Brasileiro

A solenidade, realizada nesta quinta-feira, 18, na Praça dos Três Poderes em SFI contou com a presença do Tenente Gildo Henrique de Azeredo, Delegado de Serviço Militar do Norte-Fluminense; Capitão Orlando Pessanha, representando o Chefe da 2ª Circunscrição de Serviço Militar; e autoridades militares, civis e municipais.

A cerimônia foi iniciada às 8 horas com a recepção à bandeira nacional e a formação dos jovens que não foram incorporados. Eles prestaram juramento, cantaram o Hino Nacional e receberam os certificados das mãos de autoridades municipais. A solenidade contou também com a participação de representantes da APAE que jogaram Capoeira e apresentação da Banda de Fanfarra do Ciep -470- Celso Martins Cordeiro.

Segundo o Tenente Gildo Henrique, não é somente incorporado a uma organização militar que o cidadão presta serviço à Pátria. “O desenvolvimento e a segurança de nosso Brasil muito dependem de todos os brasileiros que, com uma parcela de seu trabalho individual em suas ocupações civis, contribuirão para o engrandecimento de nosso país”, ressaltou o Tenente Gildo.

O Secretário da Junta Militar do município, Carlos Alberto Ribeiro da Silva, destacou que este ato é representativo de civismo e respeito à Pátria.
O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Frederico Barbosa Lemos, representou o prefeito Beto Azevedo que estava cumprindo agenda no Rio.

Em seu discurso, Frederico Barbosa Lemos, enfatizou que o prefeito Beto Azevedo tem grande respeito pela Junta do Serviço Militar do município da qual ele é presidente, destacando ainda que os jovens dispensados da corporação trabalhem em prol do crescimento do município, contribuindo para que São Francisco de Itabapoana seja cada vez mais próspera. “Que possamos juntos construir um futuro melhor para todo o País”, completou.
.

Mais uma vez adiada visita de Cabral a SFI

Pela segunda vez foi adiada a visita do governador Sergio Cabral a São Francisco de Itabapoana que estava prevista para dia 23 de junho. Uma nova data foi marcada para dia 10 de julho, após a viagem do governador a China. A informação é da Ascom – Assessoria de comunicação da prefeitura de SFI.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

STF declara inconstitucional obrigatoriedade do diploma para exercer o jornalismo


Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje(17), por oito votos a um, que é inconstitucional a obrigatoriedade do diploma em curso superior específico para o exercício da profissão de jornalista no Brasil. Os ministros acolheram o recurso ajuizado pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e pelo Ministério Público Federal (MPF) contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região que tinha afirmado a necessidade do diploma.

O voto do relator - o presidente da Corte, Gilmar Mendes -, segundo o qual a formação específica em curso deve ser dispensada para a garantia do exercício pleno das liberdades de expressão e informação, foi seguido pelos demais ministros presentes, com exceção do ministro Marco Aurélio Mello. Os ministros Menezes Direito e Joaquim Barbosa não participaram do julgamento.

"Nesse campo, a salvaguarda das salvaguardas da sociedade é não restringir nada. Quem quiser se profissionalizar como jornalista é livre para fazê-lo, porém esses profissionais não exaurem a atividade jornalística. Ela se disponibiliza para os vocacionados, para os que têm intimidade com a palavra", afirmou o ministro Ayres Britto.

O ministro Cezar Peluso disse que experiências de outros países demonstram que o jornalismo sempre pôde ser bem exercido sem qualquer exigência de formação universitária. "Não existe no exercício do jornalismo nenhum risco que decorra do desconhecimento de alguma verdade científica", afirmou.

A decisão atende à tese da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e contraria a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), para quem foi justamente a exigência do diploma para o exercício do jornalismo, prevista no Decreto-Lei 972 de 1969, que permitiu a profissionalização e a maior qualificação da atividade jornalística no Brasil.

O patronato e as entidades representativas da categoria sempre estiveram em campos opostos na discussão. Uma liminar do STF já garantia, desde novembro de 2006, o exercício da atividade jornalística aos que já atuavam na profissão independentemente de registro no Ministério do Trabalho ou de diploma de curso superior na área de jornalismo.

O parecer do Ministério Público Federal também foi pela não obrigatoriedade do diploma . O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, disse que isso evitaria os obstáculos à livre expressão garantida pela Constituição Federal.

Vencido no julgamento, o ministro Marco Aurélio Mello afirmou que o jornalista deveria “ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional, que repercute na vida do cidadão em geral”. (Marco Antonio Soalheiro - Repórter da Agência Brasil ) Fotos: Globo.com

Agricultor de Brejo Grande comete suicídio

No mundo uma pessoa dá fim a própria vida a cada 40 segundos.
No mundo, segundo informações da enciclopédia digital Wikipédia, 815 000 pessoas cometeram suicídio no ano 2000, o que perfaz 14,5 mortes por 100 000 habitantes (uma morte a cada 40 segundos). Na manhã desta quarta-feira (17-06-09), um agricultor de Brejo Grande (localidade do norte de São Francisco de Itabapoana), engrossou essas estatísticas. José Batista Filho, 46 anos, conhecido como Juca, cometeu suicídio no quintal de sua casa utilizando uma corda. Segundo informações obtidas na 147ª Delegacia de São Francisco de Itabapoana, Juca não tinha problemas mentais e morava sozinho em sua residência localizada na Estrada Quebra Dedo em Brejo Grande.

Mas, o que faz uma pessoa chegar ao extremo de dar fim a sua própria vida? Ainda de acordo com a Wikipédia, o suicídio afeta todo mundo, sem distinção de "classe". As taxas de suicídio são mais elevadas junto às pessoas aposentadas, desempregadas, divorciadas, sem filhos, urbanas, vivendo sozinhas. As taxas aumentam nos períodos de incerteza econômica (apesar de a pobreza não ser uma causa direta). A maior parte dos suicidas sofre de desordens psicológicas. A depressão é uma das causas mais freqüentes. As doenças psíquicas graves ou doenças crônicas podem também ser causa de suicídios. Do ponto de vista do indivíduo, o suicídio é raramente percebido como um fim. Ele é, ao contrário, considerado como a única alternativa possível para escapar de uma situação considerada insuportável.

São Francisco se prepara para campanha de vacinação contra Poliomelite

Foto: Divulgação.

Campanha contra a poliomielite é prioridade para rotarianos. Segundo o presidente do Rotary São Francisco de Itabapoana Silvino Santos, o rotariano tem o dever de agir, para que o índice de vacinação seja de 98% nas cidades onde existe um Rotary Club. “Nossa função é de estimular a vacinação, conscientizar do ato e ajudar a conseguir vacinar o maior número possível de crianças”, disse. “Fora isso, não é função do Rotary e sim do Poder Público”, completou.


A primeira etapa da campanha de vacinação contra Poliomelite em São Francisco de Itabapoana começa no próximo sábado (20). A ação da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Estadual de Imunização, tem como meta vacinar todas as crianças menores de cinco anos do município. A segunda etapa ou reforço da vacina acontecerá no dia 22 de agosto. A campanha tem como objetivo manter a erradicação da doença no Brasil.
Para a ação, a Secretaria de Saúde disponibilizará aproximadamente 4.000 doses que serão distribuídas em 23 postos de atendimento em todo município. O horário de funcionamento será das 8h às 17h.
A coordenadora de imunização municipal, Viviane Ferreira ressalta que os pais devem levar as crianças com até 5 anos completos. “É importante lembrar que as crianças que precisam ser imunizadas são as de zero até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Crianças acima de 5 anos já não precisam mais”, enfatiza Viviane, lembrando ainda que os pais não devem esquecer de levar os cartões de vacinação dos filhos.
“A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que pode provocar seqüelas permanentes ou até mesmo levar à morte, por esta razão devemos dar total prioridade a esta ação”, declara o Secretário de Saúde, Fabiano Córdova.
Ainda segundo o secretário, a vacina oral contra pólio é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global da doença. O Brasil vem mantendo suas coberturas vacinais e tem alcançado altos índices, mas existem fatores de risco que podem ocasionar a reintrodução do poliovírus no país, entre eles o intenso fluxo de viajantes internacionais. A vacinação em massa é extremamente importante e todas as crianças na faixa etária indicada devem ser vacinadas, independente de já terem recebido a vacina em campanhas anteriores.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Petrobras inaugura simulador inédito na América Latina

O simulador é dividido em três ambientes: uma estação para o operador de guindaste, outra para seu auxiliar e uma terceira para o instrutor.



A Petrobras inaugurou nesta terça-feira (16) o primeiro simulador de operações de guindaste offshore da América Latina, desenvolvido pela companhia com tecnologia 100% nacional. O equipamento, que foi instalado na unidade do Senai em Macaé (RJ), será utilizado no treinamento de 160 alunos do curso de Movimentação de Cargas do Programa de Mobilização da Indústria de Petróleo e Gás (Prominp) naquela cidade, a fim de atender a uma demanda crescente da Petrobras por novos profissionais capacitados nessa área. “A inauguração desse simulador é motivo de orgulho para nós porque irá trazer benefícios não só para a empresa, mas para toda a indústria offshore”, disse o gerente geral da Unidade de Negócio da Bacia de Campos, José Airton de Lacerda Martins, durante a cerimônia.

O simulador é dividido em três ambientes: uma estação para o operador de guindaste, outra para seu auxiliar e uma terceira para o instrutor, que será o responsável por determinar os cenários das operações no treinamento - como condições climáticas, características da carga, além de simulação de falhas no funcionamento do guindaste. Todas as condições poderão ser simuladas tendo como referência a planta de uma plataforma semissubmersível ou de um navio tipo FPSO (Unidade Flutuante de Produção e Armazenamento). A intenção é ampliar o sistema para outros tipos de plataformas em longo prazo.

No curso, os alunos terão 220 horas de noções teóricas e mais 32 de treinamento no simulador, que irá reproduzir situações rotineiras e adversas comuns a esse tipo de atividade, muito próximas da realidade da produção marítima. “Utilizamos a experiência de 25 anos em operações com guindaste offshore da Petrobras na Bacia de Campos como referência. Certamente, esse treinamento irá preparar melhor os novos profissionais que não têm experiência na área, ajudando a minimizar os riscos da atividade”, explica Ronaldo Cruz, consultor técnico da Petrobras e coordenador do projeto. Ele destaca ainda que o objetivo do simulador não é substituir o treino prático nas plataformas e, sim, contribuir na formação de novos profissionais e na reciclagem daqueles que já exercem a atividade, reforçando a segurança nas operações.

O simulador de guindaste offshore é o quarto desenvolvido pela Petrobras, por meio do Fórum Regional do Prominp na Bacia de Campos, com o objetivo de oferecer qualificação profissional. Os demais são o simulador de lastro; de ambientes explosivos e de processos, inaugurados em 2007, na unidade do Senai, na cidade do Rio de Janeiro.

Deputada Solange Amaral visita SFI e anuncia emenda de R$200 mil para projeto na área de esportes do município

A deputada federal (DEM), Solange Amaral, visitou nesta terça-feira, 16, o município de São Francisco de Itabapoana, e foi recebida pelo prefeito Beto Azevedo em seu gabinete. A deputada apresentou uma emenda individual, ao orçamento da União, de R$ 200 mil para implantação de projetos na área de esportes do município.
Além da emenda parlamentar, a deputada também assumiu com o prefeito o compromisso de lutar pela inclusão de São Francisco como município produtor de petróleo já que considerou uma injustiça a atual situação de município limítrofe. “Não tinha conhecimento desta realidade injusta. Como presidente e fundadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Estados e Municípios Produtores de Petróleo, estarei abraçando esta luta. O pagamento de royalties não é nenhum prêmio e sim uma compensação dos impactos que os municípios sofrem e pelo que observei São Francisco vem sendo prejudicado pela atividade petrolífera sem ter esta compensação. Temos que ajudar a corrigir essa injustiça”, defendeu a deputada.

Solange Amaral, acompanhada pelo prefeito, também visitou o canteiro de obras onde está sedo instalado o Parque de Energia Eólica, na praia de Gargaú. “Estou encantada com este empreendimento e com o potencial turístico do município. Vou buscar ainda este ano, apresentar uma nova emenda parlamentar na área de meio ambiente para auxiliar São Francisco nesta vocação turística”, prometeu Solange.

O prefeito Beto Azevedo agradeceu a visita da deputada e solicitou ainda o apoio da parlamentar para a luta em favor da conclusão da ponte João Figueiredo que liga São Francisco ao município de São João da Barra. “Temos tido um ótimo relacionamento com os parlamentares do estado do Rio e hoje ganhamos mais uma aliada que é a deputada Solange Amaral. A luta em prol da conclusão da ponte precisa ter o envolvimento de toda a bancada do estado independente de posições partidárias”, defendeu Beto. O vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos e parte do secretariado municipal também participaram do encontro.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

AIC comemora 80 anos com eleições e show de Lene Moraes

Sábado, 20 de junho, será um dia duplamente importante para a Associação de Imprensa Campista (AIC). Além de realizar eleições para a diretoria, a instituição comemora seus 80 anos.
A votação acontece das 8h às 18h, na sede da AIC, no Centro. Concorre uma única chapa, encabeçada pelo jornalista Orávio de Campos Soares, que é o atual presidente da entidade. Na composição há ainda Vitor Menezes (vice), Paulo Thomaz (Diretor Administrativo/Financeiro), Wellington Cordeiro (Diretor de Cultura), Alexandro Florentino (Diretor de Formação), Alicinéia Gama (Diretora de Comunicação) e Wilson Renato Heidenfelder (Diretor de Relacionamento Estudantil).
Na Suplência estão Herbson Freitas, Fernando da Silveira, Antônio Fernando Nunes, César Ferreira e Patrícia Bueno. A apuração dos votos e a proclamação da chapa vencedora acontecerão logo após a eleição, às 19h.
A parte festiva contará com uma edição especial do projeto Noite do Vinil e um show acústico com a sambista Lene Moraes e convidados. A noite terá ainda o lançamento da assinatura visual dos 80 anos e venda de camisas alusivas à data. Durante a festa, serão comercializados cerveja e aperitivos. A renda será revertida para as obras de manutenção do prédio.
Mais informações podem ser acessadas no blog da AIC: http://www.associacaodeimprensa.blogspot.com/ ou por telefone:
(22) 2722-7372 (horário de 13h às 17h).

Simulador pioneiro na América Latina será inaugurado pela Petrobras em Macaé

Divulgação.
A Petrobras realiza, no dia 16 de junho às 8h30, a inauguração doSimulador de Operação de Guindastes Offshore, na sede do Senai em Macaé.Pioneiro na América Latina, o simulador é um projeto desenvolvidototalmente no Brasil pela Petrobras e inserido no Fórum Regional do Prominp(Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo & Gás) na Baciade Campos. O equipamento, será utilizado em treinamento realizado pelaPetrobras em parceria com o Senai, simulando um guindaste em dois tipos deunidades de produção offshore em possibilidades de ambiente muito próximasda realidade vivida pelos profissionais nas plataformas e navios.Inicialmente, o simulador permitirá o treinamento de 160 alunos do Prominp,que atuarão como operadores e auxiliares de movimentação de carga naindústria petrolífera.

Apenas um médico atendia na Santa Casa ontem domingo

Ontem, 14-06, apenas um médico dava atendimento na Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra, mesmo assim, em determinado período do dia, esse mesmo médico teve que acompanhar uma paciente na ambulância com destino ao Hospital Ferreira Machado em Campos. Hoje, 15-06, leio em O Diário, na coluna Opinião que a Câmara Municipal de São João da Barra discute os problemas na área da Saúde, durante sessão, que começa às 9h15. Segundo o provedor da Santa Casa de Misericórdia de SJB, Renato da Silva, há falta de médicos na cidade e o problema só seria solucionado após a convocação dos profissionais concursados. Além de Renato da Silva, estarão presentes na reunião de hoje a secretária de Saúde de SJB, Lucia Regina Machado Pessanha e o diretor financeiro da Santa Casa, Jorge Tadeu Gonçalves Ferreira com a equipe técnica. Um dos assuntos da pauta será o aumento do repasse de verba por parte da prefeitura à Santa Casa.

domingo, 14 de junho de 2009

Grupo teatral "Nós na Rua" apresenta "Bando Junino" com leves críticas aos costumes da cidade

Apresentação do "Bando Junino Devemô Falá" na Praça de São João Batista com coordenação do produtor e autor de peças teatrais Fernando Lobato.



No ano de 2009, o grupo vai se apresentar dentro do concurso de charretes, na Avenida Thomáz de Aquino Filho em SJB.
.
O Bando Junino "Devemô Falá" se apresenta na festa de São João Batista, dia 23-06, às 19:30 em SJB. Todos que tiverem interesse em participar do "Bando Junino" devem comparecer ao Cine Teatro às 18h com suas respectivas caracterizações à "caipira".
.
Como surgiu o "Nós na Rua"
Em São João da Barra, no extremo norte do estado, um grupo de afccionados por teatro resolveu, há seis anos, se unir e lutar contra a falta de um espaço adequado para artes cênicas, criando o Grupo teatral “Nós na Rua” que passou a encenar textos infantis de Maria Clara Machado.
O Grupo “Nós na Rua” surgiu em 10 de janeiro de 2003 tendo como princípio promover uma política cultural, levando toda espécie de movimento artístico (peças teatrais, desfiles, estátuas vivas...) às ruas e promovendo integração de jovens da cidade de São João da Barra através da re-educação cultural.

Desde então a cidade tem assistido, em suas ruas e praças, diversas peças e movimentos culturais, que aproveitam as fachadas históricas das casas ou jardins públicos como cenário, atraindo moradores e turistas que se encantam com a arte cênica local.
Reconhecido como utilidade pública pela Prefeitura Municipal de São João da Barra em Setembro de 2004, tornando-se assim uma entidade maior, Associação Cultural Teatral “Nós na Rua”.
Apesar da re-abertura do Cine Teatro São João em 2006, o grupo Nós na Rua vem mantendo os espetáculos de rua, afim de prosseguirem na difusão do teatro amador. Nosso objetivo maior, dentre os seis anos de existência, é de desenvolver a arte cênica em São João da Barra, através de apresentações ao ar livre, no Cine Teatro, e em outros ambientes. O grupo teatral “Nós na Rua” se apresenta ainda com dramatizações, realização de festivais e encontros teatrais, oficinas e workshops e participa de festivais teatrais em outros municípios representando a cidade, quando se faz necessário. "

Internauta reclama de Estrada abandonada em Deserto Feliz

Recebemos e-mail de Simone Duarte Pessanha reclamando do abandono da Estrada de Deserto Feliz.


Paulo Noel, boa noite! Estou te enviando algumas fotos mostrando a atual situação em que se encontra a estrada de Deserto Feliz. Enviada a pedido de Serginho do deserto.

Deus é fiel


Há 28 anos faço parte de uma instituição milenar, a maçonaria, que talvez, até por nossa culpa, ainda existam muitas lendas sobre esta instituição: alguns dizem ser “coisa do diabo”, quando na verdade em todas as reuniões o rito exige a leitura do Salmo 133 e Deus, para os maçons, é chamado de “Grande Arquiteto do Universo”. Mas não é de maçonaria que pretendo falar neste escrito: é de como Deus é fiel. Apesar de não ser católico praticante, consequentemente ausente das missas, não sou cético. E, na correria da vida, muitas vezes não percebemos o que o próprio Deus quer nos dizer. Mas a cada segundo, Deus está presente. Um desses momentos foi sexta-feira, 11-06, quando seguia viagem de São Francisco de Itabapoana para Campos dos Goytacazes. E o destino era a Loja Maçônica Dignidade e Justiça, onde aconteceria em horário britânico, às 20 horas, a posse do venerável da Loja Luz do Itabapoana, nosso irmão Pinheiro. Até aí tudo bem, se não fosse a pressa e o horário marcado para chegar. Devidamente parlamentado para a cerimônia, já que em sessões especiais os maçons são obrigados a usarem terno completo na cor preta, já estava em Campos, descendo a ponte da Lapa, quando suspeitei de que o pneu traseiro do lado direito estava furado. Chovia muito na cidade de Campos. O sinal logo na frente na Rua dos Goytacazes estava por fechar, mas mesmo assim ainda passei, e, em segundos comecei a pensar que teria que encarar a chuva, à noite, com movimento intenso e trocar o pneu. Com certeza não chegaria a tempo para a reunião. O relógio marcava 19h40m. Foi quando bem na minha frente, do lado direito, visualizei uma oficina de balanceamento de pneus, ainda aberta naquele horário. Sem autorização do dono, manobrei o veiculo, entrei na oficina e me deparei com a loja vazia, mas com luzes acesas. Uma oficina aberta naquele horário... Foi providencial. Mas o que me chamou a atenção foi ler no final da parede, em letras destacadas, a frase “Deus é fiel”. Parei e comecei a analisar. Realmente o Grande Arquiteto do Universo está a todo o momento em nossas vidas. Socorrido pelo funcionário que estava ao lado da loja, já se preparando para fechar o estabelecimento, o pneu foi trocado, e ainda cheguei a tempo de participar da cerimônia de posse do venerável mestre da Loja Maçônica Luz do Itabapoana. Deus é realmente fiel.

MEC quer saber onde estão as crianças que não estudam

Brasília - O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do MEC, André Lázaro, fala sobre o levantamento que visa a identificar quem são e onde vivem as 680 mil crianças que estão fora da escola em todo o país Foto: José Cruz/ABr.
.

O Ministério da Educação quer descobrir quem são e onde vivem os 680 mil meninos e meninas que estão fora da escola. Relatório do Unicef mostra que indígenas, quilombolas, crianças com deficiência ou que vivem no campo enfrentam mais dificuldades para ter acesso à educação