sábado, 13 de junho de 2009

Missa campal e louvor em Praça João Pessoa

O frio deste sábado não foi empecilho para a comunidade de Praça João Pessoa comparecer em grande número às festividades do seu padroeiro. Na chegada da procissão foi celebrada missa campal em louvor a Santo Antônio, que acabou às 21h15min. Nesse momento está no palco, levantando o público católico, o ministério de música Dom Eterno da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Parque Lebre de Campos. Durante a missa, na homilia, padre Clécio comparou Santo Antônio a Jesus Cristo, como um grande servidor de Deus. Dentre as passagens da vida de Santo Antônio citou suas difíceis missões de levar a palavra de Deus aos mulçumanos do Marrocos. E deixou um recado aos devotos do santo: “Quando honramos a Santo Antônio estamos honrando a Deus na medida em que o nosso padroeiro foi um grande pregador da palavra do Senhor”. A festa prossegue neste domingo com adoração ao santíssimo às 18 horas e show católico às 20h.




A missa foi celebrada pelo padre Clécio e cantada pelo Ministério Renovação de Praça João Pessoa


Nesse momento o público esta sendo agraciado com o ótimo som da banda católica Dom Eterno

O blog também na festa de Santo Antônio em Praça João Pessoa

Em Praça João Pessoa, distrito de São Francisco de Itabapoana, a procissão acabou de sair. Na chegada acontece missa campal celebrada pelo Padre Clécio(foto) da Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião de Barra do Itabapoana, e logo após tem louvou com o ministério Dom Eterno de Campos. A festa em Praça João Pessoa segue até amanhã com intensa programação católica.

Atualizado às 20h51m:
História (resumo) da vida de Santo Antonio.
Protetor dos pobres, o auxílio na busca de objetos ou pessoas perdidas, o amigo nas causas do coração. Assim é Santo Antônio de Pádua, frei franciscano português, que trocou o conforto de uma abastada família burguesa pela vida religiosa.
Contam os livros que o santo nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e recebeu no batismo o nome de Fernando. Ele era o único herdeiro de Martinho, nobre pertencente ao clã dos Bulhões y Taveira de Azevedo. Sua infância foi tranqüila, sem maiores emoções, até que resolveu optar pelo hábito. A escolha recaiu sobre a ordem de Santo Agostinho.Os primeiros oito anos de vida do jovem frei, passados nas cidades de Lisboa e Coimbra, foram dedicados ao estudo. Nesse período, nada escapou a seus olhos:
desde os tratados teológicos e científicos às Sagradas Escrituras. Sua cultura geral e religiosa era tamanha que alguns dos colegas não hesitavam em chamá-lo de "Arca do Testamento". (Leia mais...)

Procissão de Santo Antônio em SJB

A chuva cessou e foi possível a realização da procissão e a missa campal de Santo Antonio.



Imagens de Santo Antônio e N.S. de Aparecida na procissão em SJB.

Padre Gustavo Ribeiro dos Santos e músicos da Banda União dos Operários.

Crianças participam da procissão em homenagem a Santo Antônio.
.
Como parte da programação do “circuito junino” em São João da Barra aconteceu agora, a procissão do glorioso Santo Antônio documentada pelo Blog do Paulo Noel com fotos de Fabrício Berto. A procissão percorreu as principais ruas da cidade derramando bênçãos aos fiéis. Na chegada foi celebrada missa campal pelo padre Gustavo Ribeiro dos Santos, em frente à capela do glorioso santo, com a participação de dezenas de fiéis. (Confira aqui a toda a programação do circuito junino)

Informações da Marinha e do comando da Aeronáutica do vôo 447 da Air France

Imagens da Marinha do Brasil da operação resgate de peças e objetos do Air France recolhidos na area de busca .
Fotos: Marinha doBrasil.

Buscas continuam sendo realizadas à noite. Navios da Marinha em operação: ao fundo Corveta "Caboclo.

Vigia procura por novos destroços. Peça da aeronave sendo içada pela Fragata Constituição.

Mais imagens da peça da aeronave sendo içada pela Fragata Constituição
As peças na Fragata Constituição.
.
O comando da Marinha e o comando da Aeronáutica informam que outros corpos foram resgatados pela Marinha Francesa, contudo, a quantidade será divulgada apenas quando estes corpos forem transferidos para um navio da Marinha do Brasil.

A Fragata Constituição deverá chegar ao Porto de Recife amanhã, domingo, 14 de junho, com destroços e objetos pessoais recolhidos na área de busca. As peças da aeronave (destroços) ficarão à disposição do Bureau D’enquêtes et D’Analises pour la Securité de l’Aviation civile (BEA). Quanto aos objetos pessoais (bagagem) do voo AF 447, a Aeronáutica aguarda o posicionamento da Companhia Aérea Air France, que é legalmente responsável por esses itens.

As buscas aéreas ontem contaram com a participação somente de aeronaves da Força Aérea Brasileira. As duas aeronaves francesas que participam da operação estão em manutenção de rotina e, portanto, não puderam voar.

As condições meteorológicas continuaram desfavoráveis para a realização das atividades, no entanto, as aeronaves de busca cumpriram todas as missões que foram planejadas para hoje. A altura das ondas permanece abaixo de um metro e a temperatura da água na superfície está em torno de 26oC.

Ontem, foram contabilizados alguns dados referentes ao esforço logístico da Marinha do Brasil na operação. Até o dia 11 de junho, a soma dos dias de mar de todos os navios envolvidos na Operação totaliza 56,5 dias. Ao todo, foram navegadas 13.763 milhas (25.490 quilômetros), o que representa mais de três vezes a extensão da costa brasileira.

Cabe reiterar que a partir de hoje, 13 de junho, somente haverá uma entrevista coletiva por dia, que será realizada às 18h00 (horário de Brasília).

LLX promove audiência pública no Sesc Mineiro em Grussai

Audiência será dia 18 de junho às 19 horas.

.
A LLX responsável pela construção do complexo portuário do Porto do Açu realiza audiência pública sobre o projeto pátio logístico do porto do Açu no dia 18 de junho, às 19 horas no Sesc Mineiro na rua Antonio Gonçalves Carvalho s/n na praia de Grussaí

Porto do Açu

Localizado no município de São João da Barra, na região norte do Estado do Rio de Janeiro, o Complexo do Porto do Açu é um dos maiores investimentos do Brasil em terminais marítimos privados. Próximo aos campos de petróleo offshore das bacias de Campos, Santos e do Espírito Santo e com fácil acesso para as regiões mais desenvolvidas do Brasil, o Porto do Açu servirá de centro logístico para as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

Esse terminal portuário terá seis berços de atracação para navios graneleiros e quatro berços de atracação para cargas gerais, e embarcações de apoio à atividades offshore. Com uma profundidade de 18,50 metros, o Porto do Açu permitirá a atracação de navios Capesize com capacidade de até 220.000 toneladas, assim como a nova geração dos navios superconteineiros com capacidade de até 11,000 TEUs (contêiner padrão de 20 pés (6,0 m) de comprimento.

Procissão de Corpus Christi neste ano em SFI teve trajeto diferente


Local onde foi celebrada a missa e o público confere a arte nos tapetes ornamentais.

Fotos do Blog do Paulo Noel.

Fotos de Alessandra Lemos (O trabalho de confecção começou a noite e entrou pela madrugada.


Fotos de Alessandra Lemos.
.
A procissão de Corpus Chisti, na quinta-feira,11-06, em São Francisco de Itabapoana este ano teve como roteiro pela Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, com chegada no palco instalado próximo aos Correios. A programação foi encerrada com missa campal e realização de shows com bandas católicas. Os tapetes ornamentais foram confeccionados na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho no trecho entre os Correios até a Caixa.

Confecção dos tapetes entrou pela madrugada

Durante a noite e madrugada dezenas de fiéis de diversas comunidades trabalharam com entusiasmo na confecção dos tapetes, um trabalho de arte e bom gosto que superou todas as expectativas. “Este ano os tapetes realmente estavam lindos”, disse um turista que visitava a cidade.

O que recomenda a religião católica no dia de Corpus Chisti

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa móvel da Igreja Católica que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Corpus Christi: Guaxindiba antecipa procissão

Primeiras imagens dos tapetes de Corpus Christi chegam de Guaxindiba
Fotos de Pâmella Costa.



Recebemos da Pâmela Costa as primeiras imangens do Corpus Christi comemorado hoie pela manhã, em Guaxindiba.

Paulo Noel, bom dia! Seguem, em anexo, as fotos da procissão de Corpus Christi da Igreja Nossa Senhora dos Navegantes (Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião - Barra do Itabapoana). A Missa aconteceu as 8hs sendo presidida pelo Pe. Denison (Paróquia São Francisco de Paula), tendo em sequencia a procissão. Pâmella Costa.
Atualizado às 17h07m: Estamos corrigindo agora esta matéria. Pedimos desculpas. Citamos Barra do Itababapoana, como a primeira localidade a enviar as fotos. Dois internautas chamaram atenção para o matéria no qual agradecemos. As fotos são da praia de Guaxindiba. Agradecemos.
.
Comentários: Anônimo disse... A Igreja Nossa Senhora dos Navegantes esta situado na localidade de Guaxindiba, e não em Barra
11 de Junho de 2009 12:17.
.
Cristina Corrâe disse...
Paulo Noel,As fotos enviadas por Pâmella sâo da procissão de Corpus Christi, realizada hoje pela manhã na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes em Guaxindiba,território da Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião- Barra de Itabapoana. Na matriz em Barra de Itabapoana será hoje ás 18hs.

Resultado dos aprovados do concurso em SJB

Veja aqui o resultado final do concurso público para a área da saúde no município de São João da Barra.

Passeata marca o dia mundial da erradicação do trabalho infantil em São Francisco

A cidade parou para ver o PETI passar.


Segundo o prefeito Beto Azevedo (na foto com o vice Frederico e a secretária de Promoção Social Francimara Azeredo) o grupo Bate Lata vai fazer uma apresentação para o Governador Cabral dia 23 na visita a SFI. Na foto o público pode conhecer o que é o projeto Bate Lata composto por crianças do PETI que executou o Hino Nacional Brasileiro.


A caminhada saiu de frente do prédio do Legislativo Municipal.



Chegada das crianças do PETI à Praça dos Três Poderes.


O desenho vencedor “Diga não ao trabalho infantil” ilustrou os panfletos de divulgação e as camisas usadas na passeata. A vencedora (foto) foi a aluna do Peti de Santa Terrinha, Laira Henrique Julião, que ganhou uma bicicleta.


Alunos do PETI do projeto Bate Lata com regência do maestro na Praça dos Três Poderes.
.


Para marcar o dia mundial da erradicação do trabalho infantil, a secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana realizou nesta quarta-feira (10), uma passeata para lembrar a data. Com destino a prefeitura, o prefeito Beto Azevedo, a primeira dama Romênia Azevedo juntamente com as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Projeto Curumim, percorreram a avenida principal da cidade. Também participaram do evento, o vice-prefeito Frederico Barbosa Lemos, a Secretária de Promoção Social Francimara Barbosa Lemos e seu subsecretário Nélio Souza.
Ao término da caminhada, houve a premiação da criança vencedora do concurso de desenho, promovido pela secretaria de Promoção Social, com as crianças do Peti e do Projeto Curumim, através do projeto “Diga não ao trabalho infantil”. O desenho vencedor ilustrou os panfletos de divulgação e as camisas usadas na passeata. A vencedora foi a aluna do Peti de Santa Terrinha, Laira Henrique Julião, que ganhou uma bicicleta.
O prefeito Beto Azevedo fez um apelo para que a população denuncie os casos de trabalho infantil. “Não podemos deixar que isso aconteça em nosso município. A maior herança que um pai pode deixar para o filho é a educação”, enfatizou Beto. A secretária de Promoção Social, Francimara Barbosa Lemos, destacou que com o Peti as crianças de São Francisco de Itabapoana têm um novo presente.
Para encerrar o evento, o grupo Bate Late, formado por crianças que pertencem ao Peti e ao Projeto Curumim, tocou o Hino Nacional e Brasileirinho. Também houve show do comediante Lindroso do Recife. ( Matéria da jornalista Bianca da Ascom- Fotos do Blog do Paulo Noel)