sábado, 31 de janeiro de 2009

Prefeitura de São Francisco inaugura Centro Odontológico


Fotos Alessandra Lemos e do Blog do Paulo Noel.

A diretora do Departamento Odontológico Micheline Barreto e o prefeito Beto Azevedo descerra a placa comemorativa da inauguração do Centro de Especialidades "Sorria para Todos". Em outra foto a odontóloga Micheline Barreto discursa na abertura da cerrimônia. O secretário de Saúde Flávio Adérito Ferreira e o vice prefeito Frederico Barbosa Lemos observam.

Momento de descontração: o vice-prefeito Frederico simula atendimento dentário ao prefeito Beto Azevedo estreando o equipo dentário. A equipe de dentistas, com o prefeito Beto o vice Frederico e o secretário de Saude. Os vereadores Cláudio Henrique, Fabinho do Estaleiro e Renato de Buena no consultório com o prefeito e o vice.

Deputado João Peixoto conversa com o advogado José Carlos Azevedo (Carlinhos do Cartório) em frente ao Hospital Municipal Manoel Carola antes do discurso do secretário de Saúde Flávio Adérito.
O prefeito Beto Azevedo, inaugurou na noite desta sexta-feira (30), o Centro de Especialidades “Sorria para Todos”. O centro funcionará ao lado do Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e vai atuar na prevenção da saúde bucal da população em geral, investindo principalmente nas crianças de 0 a 12 anos.
A partir de agora a população vai contar com especialistas em endodontia (tratamento de canal), odontopediatria (crianças de 4 a 12 anos), odontologia para bebês (crianças de 0 a 3) e cirurgia bucomaxila facial (extração de dentes ciso e outras cirurgias mais complexas).
O secretário de Saúde Flávio Adérito Ferreira disse que a meta da secretaria é investir na saúde preventiva da população em geral. “Investir na prevenção da saúde bucal também ajuda a evitar outras doenças”, defendeu o secretário.
Segundo a diretora do Departamento Odontológico, Micheline Gantos Barreto, os dentistas dos postos de saúde é que farão o encaminhamento dos pacientes ao Centro. “Precisamos começar a prevenção no início da vida. Também vamos ensinar as mães sobre a importância da higiene”, disse Micheline.
O prefeito Beto Azevedo destacou a importância do Centro de Especialidades. “Queremos cuidar bem de nossas crianças, principalmente oferecendo atendimento de saúde com qualidade. Também sou conhecido como Beto da Saúde e vou fazer justiça a este nome”, afirmou Beto.

Charlles Henrique canta segunda em SJB

Foto divulgação.

Mais uma vez, o talento do cantor Charlles Henrique vai invadir São João da Barra. O músico é a atração da segunda-feira (02), a partir das 22h, na Praça Nossa Senhora dos Navegantes. O músico vai encerrar a programação da Grande festa em Louvor a Nossa Senhora dos Navegantes realizada desde sexta, dia 30, na cidade.

O cantor Charlles Henrique retorna a São João da Barra para desfilar os seus sucessos. O repertório, como de praxe, é formado por um misto de músicas do novo CD, 'Na Balada', e hits do momento. "O show será eclético e muito animado. Apresentaremos canções românticas nacionais e internacionais", acrescenta.

Outros ritmos também vão fazer parte do show. Pop, canções acústicas, forró e sertanejo vão fazer parte da apresentação. "Vamos terminar com músicas que remetem à festa. É sempre um prazer retornar a São João da Barra e sentir o carinho do público da região", comemora o músico.

Charlles, que vive em São Paulo, onde está divulgando o trabalho e passeia por outras vertentes artísticas. Atualmente, Charlles vem trabalhando paralelamente com dublagens. (Carla Cardoso da Secom SJB)

Parceria garante sopão para famílias carentes de SFI


A secretaria de Promoção Social de São Francisco de Itabapoana fará, na próxima quarta-feira (04), a primeira distribuição da Sopa da Cidadania na Escola Municipal Edson Ferreira Bento, em Lagoa Feia, às 18h. A Sopa da Cidadania é um projeto do governo estadual, que doa latas de sopa para os municípios.

A responsável pela inclusão do município no projeto da Sopa da Cidadania foi à secretaria de Planejamento e Obras. “Temos buscado convênios e parcerias com órgãos e governos. Ficamos sabendo deste projeto e mandamos um ofício para o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento de Interiores, Cristino Áureo, que nos atendeu prontamente”, contou o secretário de Planejamento e Obras, Marcelo Garcia.

O município recebeu 350 latas de sopas. Cada lata proporciona 25 refeições e no total serão atendidas mais de 8.000 pessoas. A princípio seriam 300 latas, mas o caminhão quebrou na estrada e acabou retornando ao Rio. Para compensar a demora, o governo acabou doando mais 50 unidades. “Para evitar o desperdício a idéia é que as sopas sejam preparadas nas escolas das localidades e depois distribuídas”, defendeu Garcia.

As secretarias de Promoção Social, de Educação e de Planejamento farão a distribuição em conjunto. “A prioridade é começar pelas comunidades atingidas pela enchente, mas queremos distribuir a sopa para as pessoas carentes em geral”, informou a secretária de Promoção Social, Francimara Azeredo da Silva.

Francimara disse ainda que essa doação foi feita numa situação de emergência, mas objetivo é fazer com que ela se torne mensal ou que o fornecimento seja de acordo com a demanda. “Se conseguirmos receber as sopas regularmente poderemos criar um projeto do tipo ‘Casa da Sopa’ ”, defendeu Francimara. (Matéria enviada pela Ascom - SFI )

Volta às aulas na rede municipal em SFI programada para dia 9 de fevereiro

A secretaria de Educação e Cultura de São Francisco de Itabapoana está na fase final de preparativos para a volta às aulas nas escolas da rede municipal de ensino. O retorno está programado para o próximo dia 9 de fevereiro. Ontem, a secretária de Educação Dayse Tavares Teixeira e o prefeito Beto Azevedo se reuniram com os novos diretores das escolas e fizeram a entrega das chaves das unidades de ensino. No total são 54 escolas de ensino básico e 9 creches.

Durante a reunião, o prefeito Beto Azevedo determinou a realização de um censo pedagógico e administrativo com o objetivo de levantar o atual quadro da rede de ensino no município. Os formulários para a realização do censo também foram entregues durante a reunião e vão levantar dados sobre funcionamento das escolas, relação entre comunidade e professores, quantitativo de pessoal necessário, demanda de alunos e transporte escolar, além de analisar as condições dos prédios em que as escolas funcionam.

“Nós sabemos que a situação é precária. O abandono é visível, mas precisamos ter uma radiografia exata da situação. Nos últimos anos o município só vem caindo no índice do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e vamos mudar esta realidade. O censo vai nos ajudar muito e direcionar os investimentos no setor”, disse Beto.

Apesar do ano letivo começar no dia 9 de fevereiro, as diretoras e os demais funcionários das escolas se reunirão para discutir e fazer o censo na próxima semana. “Eles sentarão pra estudar entre outros assuntos, a necessidade de ampliação da oferta de matrícula, revisão do cardápio da merenda escolar, ampliação e reforma dos prédios. Queremos uma escola que seduza os professores e os alunos”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Dayse Tavares. (Da assessoria de imprensa da prefeitura de SFI)

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Lançado portal sobre evolução das Metas do Milênio nos municípios

Os brasileiros poderão acompanhar, a partir de agora, pela internet, a evolução das Metas do Milênio em cada município do país. O acompanhamento será feito pelo Portal ODM - Objetivos do Milênio (www.portalodm.org.br), que foi lançado ontem (29) no Fórum Social Mundial, em Belém.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu tais objetivos no ano 2000, ao analisar os maiores problemas mundiais. Segundo Márcio Carvalho, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o portal lançado hoje tem a vantagem de, com dois cliques, oferecer informações aos cidadãos. “É uma maneira muito simples e efetiva de saber como está a situação no seu município.”

As metas definidas pela ONU são: acabar com a fome e a miséria; educação de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Em entrevista à Rádio Nacional, Marcio Carvalho disse que alcançar essas metas é importante para assegurar igualdade e justiça social. “Se conseguirmos avançar nesses oito pontos, conseguiremos ter um mundo mais justo, mais igual.” Fonte Agenciabrasil.com.br

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Trânsito interditado em trecho da Barão de Barcelos em SJB


Trecho da Rua Barão de Barcelos, esquina com Rua São João em São João da Barra está interditado para manutenção da rede de esgotos. Num buraco aberto no asfalto dá para visualizar a água do esgoto com forte mau cheiro. O trânsito desviado para a Rua São João, tem causado transtorno aos motoristas e ao transporte coletivo. Pelo menos, hoje, 29, não vimos nenhuma firma trabalhando no local. Um porta voz da Secretaria de Obras informou, pelo telefone, que a prefeitura fará todo possível para liberar a pista até sábado, 31.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Prefeitura de São Francisco inaugura sexta-feira (30) Centro de Especialidades “Sorria Para Todos”

O Centro de Especialidades funcionará em Ponto de Cacimbas, ao lado do Hospital Municipal Manoel Carola.
Fotos: Alessandra Lemos

Dra Micheline Barreto - diretora do Departamento de Odontologia.


A secretaria de Saúde de São Francisco de Itabapoana, através do Departamento de Odontologia, inaugura nesta sexta-feira (30), ás 17h, o Centro de Especialidades “Sorria Para Todos”. O Centro vai atuar na prevenção da saúde bucal da população em geral, investindo principalmente nas crianças de 0 a 12 anos.

O centro funcionará ao lado do Hospital Manoel Carola, em Ponto de Cacimbas, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Centro contará com especialistas em endodontia (tratamento de canal), odontopediatria (crianças de 4 a 12 anos), odontologia para bebês (crianças de 0 a 3) e cirurgia bucomaxila facial (extração de dentes ciso e outras cirurgias mais complexas).

O secretário de Saúde Flávio Adérito Ferreira disse que a meta da secretaria é investir na saúde preventiva da população em geral. “Estamos reestruturando todo o setor odontológico do município com este objetivo. Investir na prevenção da saúde bucal também ajuda a evitar outras doenças. Com isso também reduzimos outros custos na área de saúde em geral”, defendeu o secretário.

Segundo a coordenadora do Departamento Odontológico, Micheline Gantos Barreto, os dentistas dos postos de saúde é que farão o encaminhamento dos pacientes ao Centro. “Atendendo a uma determinação do prefeito Beto Azevedo, vamos priorizar as crianças do município. Precisamos começar a prevenção no início da vida. Também vamos ensinar as mães sobre a importância da higiene bucal para evitar que as crianças tenham cáries já que o leite materno também contém açúcar”, disse Micheline.

O prefeito Beto Azevedo destacou a importância do Centro de Especialidades. “O grande avanço do Centro é termos a especialidade de odontopediatria que é especializada em bebês. Este atendimento não existia no município e as crianças eram levadas para Campos. Queremos cuidar bem de nossas crianças, principalmente oferecendo atendimento de saúde com qualidade.”, afirmou Beto.

Casa da Amizade de SFI entrega donativos a famílias carentes desabrigadas pelas chuvas

As famílias devem comparcer, hoje, às 14 horas em Santa Clara na Casa da Amizade na Avenida Oswaldo Rezende no centro.

A Casa da Amizade que atua paralelamente ao Rotary Club São Francisco de Itabapoana faz entrega, hoje, a partir das 14 horas de donativos recebidos através da Casa da Amizade de Niterói, em parceria com vários Rotarys Clubs de Niterói e da paróquia Nossa Senhora da Penha do Bairro da Penha no Rio de Janeiro. Segundo a presidente da Casa da Amizade, Ednea Correa Mansur Tardelly serão distribuídos com as famílias carentes roupas e calçados usados. “Temos muitas doações e convocamos as familiares para que compareçam a sede da Casa da Amizade na Avenida Oswaldo Rezende, em Santa Clara”, disse. O Rotary Club São Francisco de Itabapoana tem como presidente o comerciante do ramo de materiais de construção Silvino Ribeiro Santos.

Parceria garante sopão para famílias carentes de SFI

Cada lata de sopa recebida proporciona 25 refeições.

Fotos: Alessandra Lemos.

A secretária de Promoção Social, Francimara Azeredo com o prefeito Beto Azevedo, o vice Frederico Barbosa Lemos, o secretário de planejamento Marcelo Garcia no momento da chegada das latas do projeto sopão da cidadania.

A secretaria de Planejamento e Obras de São Francisco de Itabapoana conseguiu que o município fosse incluído no projeto Sopa da Cidadania, do Governo Estadual. “Temos buscado convênios e parcerias com órgãos e governos. Ficamos sabendo deste projeto e mandamos um ofício para o secretário estadual de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Desenvolvimento de Interiores, Cristino Áureo, que nos atendeu prontamente”, contou o secretário de Planejamento e Obras, Marcelo Garcia.
O município recebeu 350 latas de sopas. Cada lata proporciona 25 refeições e no total serão atendidas mais de 8.000 pessoas. A princípio seriam 300 latas, mas o caminhão quebrou na estrada e acabou retornando ao Rio. Para compensar a demora, o governo acabou doando mais 50 unidades. “Para evitar o desperdício a idéia é que as sopas sejam preparadas nas escolas das localidades e depois distribuídas”, defendeu Garcia.
As secretarias de Promoção Social, de Educação e de Planejamento pretendem começar a distribuir a sopa ainda esta semana. “A prioridade é começar pelas comunidades atingidas pela enchente, mas queremos distribuir a sopa para as pessoas carentes em geral”, informou a secretária de Promoção Social, Francimara Azeredo da Silva.
Francimara disse ainda que essa doação foi feita numa situação de emergência, mas objetivo é fazer com que ela se torne mensal ou que o fornecimento seja de acordo com a demanda. “Se conseguirmos receber as sopas regularmente poderemos criar um projeto do tipo ‘Casa da Sopa’ ”, defendeu Francimara.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Prefeitura estuda possibilidade de prorrogar o TAC


Por Liliane BarretoFoto: Gerson Gomes

Por determinação da prefeita Rosinha Garotinho, a Prefeitura de Campos está estudando uma maneira de manter de cinco a seis mil terceirizados em áreas como a Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A prefeita defendeu a necessidade de manutenção dos terceirizados setores essenciais, e a defesa dos que efetivamente trabalham. A Procuradoria Geral do Município solicitou uma audiência com o Ministério Público, onde se reunirão a prefeita Rosinha Garotinho e o procurador Francisco de Assis Pessanha Filho, para discutir a prorrogação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), já que o existente atualmente terá o prazo expirado no próximo dia 31. (Leia mais aqui no site da prefeitura de Campos dos Goytacazes)

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Do G1.com: Alerj vai doar R$ 18 milhões para municípios atingidos pela chuva

São Francisco de Itabapoana que não havia sido contemplado inicialmente agora faz parte da lista. Assim como os demais municípios, SFI vai receber R$ 1 milhão. A entrega do cheque será dia 29 no palácio Tiradentes.

Dezoito cidades serão beneficiadas, cada uma com R$ 1 milhão.Norte, Nordeste e Baixada Litorânea foram as áreas mais afetadas.

A Assembleia Legislativa do Rio vai doar R$ 1 milhão para cada um dos 18 municípios mais atingidos pelas fortes chuvas do início do ano no estado. Foi o que decidiu a Mesa Diretora nesta segunda-feira (26), ao analisar a proposta de fazer uso de R$ 18 milhões do orçamento anual da Casa para esta finalidade. Segundo a Alerj, o projeto inicial contemplava 15 cidades. Os deputados resolveram incluir Rio Bonito e Tanguá, na Baixada Litorânea, e São Francisco do Itabapoana, no Norte do estado. A entrega dos cheques será feita na quinta-feira (29), no Palácio Tiradentes. “Os parlamentares entenderam a urgência de liberarmos este dinheiro e, além de aprovarem a proposta, ainda sugeriram a inclusão de Rio Bonito e Tanguá, que realmente estão passando por grandes problemas decorrentes das enchentes”, afirmou Jorge Picciani, presidente da Alerj. A Alerj, através do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico Jornalista Roberto Marinho, também vai propor a realização de um estudo hidrográfico da região para que se busque soluções permanentes de combate às enchentes. “Universidades como UFRJ, Uerj e PUC fazem parte do Fórum. A idéia é levantar este debate e promover, em parceria com o governo do estado e instituições como Firjan e Fecomercio, um estudo definitivo que norteie futuras intervenções no Norte, no Noroeste e em outros pontos críticos do estado”, explicou o presidente da Alerj.

18 municípios
Desta forma, as cidades beneficiadas são: Itaperuna, Bom Jesus de Itabapoana, São Francisco de Itabapoana, Laje do Muriaé, São José de Ubá, Italva, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, Natividade, Porciúncula, Varre-Sai, Miracema, Santo Antônio de Pádua, Aperibé, Itaocara, Cambuci, Rio Bonito e Tanguá.

Segundo o presidente da Alerj, todos os prefeitos terão que prestar conta do uso do dinheiro para a Alerj e também para o Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Falei com o presidente do TCE, José Maurício Nolasco, e ele disse que a doação é perfeitamente legal”, declarou Picciani, lembrando que todas as cidades entregarão documentos que comprovam o estado de emergência pelo qual estão passando. De acordo com a Defesa Civil do estado, o número de desabrigados em todo o Rio já ultrapassa os 63 mil. (Fonte: G1)

Postagem internacional no Blog do Paulo Noel

Para nossa surpresa recebemos, hoje, um comentário internacional postado pelo responsável pelo Blog Marketvaluer. A postagem confirma que não há fronteiras para a internet. Agradeço ao internauta da Indonésia.

O comentário:

“Ste blog contiene artículos que la buena, y parece interesante. Aprender y quiero saber más de esto. el placer de leer tu blog”. http://marketvaluer.blogspot.com/
Agradeço quem puder traduzir.

Ministério Público pede prisão de ex-prefeito de Campos (RJ) por desvio de verbas da saúde

Está no site da Agência Brasil. Veja aqui.
Vitor Abdala Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro pediu hoje (26) a prisão preventiva do ex-prefeito Alexandre Mocaiber, de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. O político foi investigado pela Operação Telhado de Vidro, da Polícia Federal, em março do ano passado, e é suspeito de desviar verbas do Programa Saúde da Família, do Ministério da Saúde.Segundo as investigações da Polícia Federal, o esquema se baseava na contratação irregular de empresas, sem licitação, para fornecimento de pessoal e prestação de serviços. De acordo com o MPF, parte dos recursos públicos usados para pagar as contratações ilegais era oriunda do Programa de Saúde da Família.Quase 30 pessoas foram investigadas pela Operação Telhado de Vidro, das quais 21 tiveram prisão decretada. Mocaiber, que era prefeito na época das investigações, não chegou a ter prisão decretada, mas foi afastado da prefeitura, por decisão da Justiça Federal.Suspeita-se que o esquema fraudulento tenha provocado prejuízos de mais de R$ 200 milhões. A Justiça ainda não analisou o pedido de prisão feito pelo Ministério Público. A Agência Brasil ligou para a casa de Alexandre Mocaiber no início da tarde de hoje e deixou recado para que ele retornasse a ligação, mas, até o início da noite, o ex-prefeito não tinha entrado em contato com a reportagem.

Prefeitura de SFI faz cadastramento de ambulantes

A prefeitura de São Francisco de Itabapoana, através da secretaria de Planejamento e Obras, deu início esta semana a um trabalho de cadastramento de ambulantes que atuam no município. O cadastramento visa regularizar a situação dos vendedores, principalmente os que atuam neste período de alta temporada. O prazo para cada cadastramento vai até a próxima sexta-feira (30).
Para fazer o cadastro, basta o ambulante ir à prefeitura, no Departamento de Fiscalização, levando identidade, cpf, título de eleitor e pagar uma taxa de R$ 50,00. O ambulante vai receber o alvará de funcionamento e ainda um crachá e uma camisa. De acordo com o secretário de Planejamento e Obras, Marcelo Garcia, depois do prazo, os fiscais vão atuar junto com a Guarda Civil para coibir aqueles que tiverem praticando a atividade de forma clandestina. “O governo anterior fazia vista grossa e agora nosso objetivo é organizar este tipo de atividade. O comerciante estabelecido paga imposto é justo que os ambulantes também paguem uma taxa. Se quisermos desenvolver, crescer e receber mais turistas temos que nos organizar. Além disso, é uma forma de conhecermos melhor o setor para termos uma maior vigilância e fiscalização”, salientou Marcelo Garcia.
Sebrae
A secretaria de Planejamento tem ainda a meta de promover cursos para os ambulantes em parceria com o Sebrae. A previsão é de que em meados de abril o Sebrae já possa promover os cursos ensinando métodos de higiene, como tratar o cliente e quanto a questão do lixo. O Sebrae também fornecerá material para a divulgação dos ambulantes.

Jovem de 29 anos assassinado a tiros na praia de Gargaú

Foto da carteira de identidade fornecida pela família.
Um corpo foi encontrado na Praia de Gargaú, São Francisco de Itabapoana, na madrugada desta segunda-feira (26-01). Trata-se de Guilherme Bonifácio Gomes, 29 anos, que foi executado com quatro tiros. Policiais militares da 3ª Companhia localizaram o homem por volta de 1 h da madrugada, às margens da RJ-196, próximo ao portal de Gargaú. O corpo tinha perfurações no ombro, pescoço, perna e peito. Ninguém foi encontrado no local, e até o momento a polícia não sabe o endereço de Guilherme. O corpo foi removido para o IML de Campos dos Goytacazes e aguarda reconhecimento dos familiares.


Atualizado agora ás 10h05m - O homem encontrado morto a tiros é de família da praia de Gargaú.

Atualizado agora às 14h09m - Conversamos agora, na Rádio São Francisco FM com Roberto de Almeida Gomes (conhecido por Neném Perneta) morador na praia de Gargaú e pai de Guilherme Bonifácio, 29, encontrado morto a tiros na madrugada de hoje, 26, na praia de Gargaú. Segundo Neném Perneta, o filho Guilherme morou17 anos no Bairro Santa Rosa em Niterói. Há um ano estava morando em Gargaú e trabalhava como servente na firma Rabi Construtora que está construindo uma escola municipal em Gargaú. “Mataram Guilherme por engano. Ele não tinha inimigos, morreu de graça”, disse o pai. Segundo Neném Perneta o filho Guilherme saiu de casa por volta das o 21 horas. “Alguém apanhou ele de moto e levou para o local onde foi executado. Logo pela manhã, a mãe Maria Elza e eu estávamos procurando por ele que não costumava dormir fora. Ficamos sabendo através de amigos que ouviram na Rádio São Francisco FM. Soube da notícia por volta das 10 horas, quando estava na prefeitura de SFI”, disse Neném Perneta. “Foi uma surpresa para a família”, disse. O horário do sepultamento ainda será divulgado já que o corpo ainda está no IML – Instituto Médico Legal em Campos.

Atualizado às 16 horas. Familiares informaram agora, que o sepultamento do Guilherme será às 18 horas no cemitério de Gargaú. O velório está acontecendo na casa da mãe, dona Elza na praia de Gargaú.

domingo, 25 de janeiro de 2009

Desrespeito ao meio ambiente

Depois do “recanto do Fiinho” em Guaxindiba, o turista chega ao belo “recanto das casuarinas” de frente para o mar. No caminho, às margens da estrada dá para ver o crime ambiental praticado por pessoas sem nenhuma conscientização ambiental. Talvez sem nenhuma educação mesmo. (Fotos do Blog do Paulo Noel)



Os moradores da praia de Guaxindiba ainda não identificaram os responsáveis pelo ato de desrespeito à natureza. Por enquanto, só dá para visualizar ao longo da estrada, o rastro do crime ambiental. O lixo está espalhado por vários pontos às margens do trecho da estrada de acesso ao recanto das casuarinas em Guaxindiba. Um morador que pediu para não se identificar, disse que viu um motorista numa camionete, naquela direção, com a carroceria cheia de lixo. Ele teria dado varias viagens ao local com carregamento de lixo de todo tipo. O objetivo do Blog com essas imagens é tentar conscientizar essas pessoas, para que joguem lixo no lixo. Não dá mais para aceitar esse tipo de comportamento. Será que este “sugismundo” desconhece que o lixo que ele joga na natureza acaba se transformando em focos de moscas e mosquitos. Que os ratos se proliferam.

Projeto “Roda Cultural” recebe, em Guaxindiba, grupo “Nós na rua” de SJB

Verão em Guaxindiba - SFI: teatro de graça na rua.

Teatro de graça na rua. O moradores e veranistas aos poucos, chegavam para perto do grupo "Nós na Rua"
A secretária de Educação Deyse Teixeira e a diretora de Cultura, Mainilse Ferreira com os atores. Em outra foto moradores com o grupo "Nós na Rua".
O grupo teatral de São João da Barra “Nós na rua” participou da programação do projeto “Roda Cultural” da Secretaria Municipal de Educação de SFI com uma apresentação na praia de Guaxindiba. Com boa presença de público o grupo “Nós na rua” encenou a peça “No reino das águas profundas” uma incrível história que se passa na foz do Rio Paraíba do Sul e aborda uma temática que está em evidência nos dias atuais: a poluição. A peça, escrita e dirigida por Fernando Antônio Lobato, fala especialmente da destruição do Pontal de Atafona. O elenco, de muito talento e com belíssimo figurino deixou uma boa mensagem sobre o meio ambiente. A secretária de educação, professora Deyse Teixeira, após o espetáculo foi ao microfone em companhia da diretora do departamento de cultura, Mainilse Ferreira e agradeceu aos atores e ao público que prestigiou. “Vamos continuar esse trabalho cultural divulgando também o teatro nas escolas”disse. O grupo “Nós na Rua” fez também uma apresentação na praia de Gargaú e deve retornar a São Francisco de Itabapoana brevemente.

Folha da Manhã: "Crise mundial afeta investimento no Açu"

As fotos são do arquivo do Blog do Paulo Noel feitas durante visita que fizemos ao complexo portuário, a convite da prefeita de São João da Barra.



A crise financeira global atingiu em cheio o complexo siderúrgico que o grupo EBX, do empresário Eike Batista, planeja construir na área do Porto do Açu, em São João da Barra. A queda na demanda do aço fez com que dois gigantes do setor, a norte-americana Ancor e a ítalo-argentina Techint, suspendessem temporariamente seus projetos, estimados em cerca de R$ 20 bilhões. Juntas, as siderúrgicas prometiam criar mais de 10 mil postos de trabalho diretos e indiretos, beneficiando toda a região. Como se não bastasse, a Anglo American, quarta maior mineradora do mundo em valor de mercado, que opera um investimento de R$ 10 bilhões no empreendimento, anunciou que revisou o cronograma do projeto de minério de ferro Minas-Rio em seis a 12 meses, diante da retração do mercado do aço. A turbulência também adiou os estudos de uma montadora asiática para a construção de uma fábrica no local, até, pelo menos, a "tempestade" passar. Mas a LLX braço logístico do grupo de Batista, garante que não suspendeu as obras do porto. Segundo a empresa, todas as atividades para este ano estão sendo executadas, dentro do cronograma do Consórcio ARG/Civilport. No primeiro trimestre começa a construção do quebra-mar, devendo contratar mais 100 trabalhadores, que se somarão aos atuais 1,5 mil operários e aumentar o número de caminhões envolvidos na obra. A LLX confirma que o porto, de R$ 2,5 bilhões, entra em plena operação em 2010. "Estamos com o nosso cronograma em dia e temos certeza de que a crise não vai afetar em nada", afirma o gerente do porto, Romeu Rodrigues. A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, está confiante que a crise financeira não dure muito tempo. "Sabemos que o mundo passa por um momento delicado. O que pode acontecer é uma retração momentânea, mas estamos confiantes de que tudo corra de acordo com o planejado". (Folha da Manhã, edição de domingo, 25-01-09)