sexta-feira, 10 de julho de 2009

Manifestação na Praça de São Francisco pede homologação de concurso público

Movimento começou na Praça de São Francisco e terminou na Praça dos Três Poderes.


Representando os concursados, Fábia fala à imprensa.


Cirábio Ramos, do Sindicado do Servidores, discursa durante a manifestação e as faixas de protesto dos candidatos

.
Uma manifestação de um grupo de candidatos do último concurso público realizado em São Francisco de Itabapoana, pela prefeitura, foi realizada na manhã desta sexta-feira na Praça de São Francisco de Paula. O evento contou com apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco e lideranças sindicais de Campos dos Goytacazes. O movimento liderado por membros de uma comissão tendo à frente a presidente da Associação de Moradores das comunidades de Sonhos e Sossego, Fábia Loubak, objetivou chamar a atenção das autoridades para o assunto. Com apitos e palavras de ordem os manifestantes permaneceram na Praça por cerca de duas horas, e em seguida foram para a Praça dos Três Poderes em frente à prefeitura de SFI.
Ação popular pediu anulação de concurso público de SFI
Ação Popular pediu a anulação do Concurso Público através do processo 2009.070.000293-1 em 28 de fevereiro deste ano.
Site do TJ informa andamento do processo
TJ/RJ - 10/07/2009 12:21:19 - Primeira instância - Distribuído em 19/02/2009
Comarca de São Francisco do Itabapoana Cartório da Vara Única
Ofício de Registro: Distribuidor, Cont. e Partidor S Franc. Itabapoana
Ação: Anulação / Concurso Público / Edital
Tipo do Movimento: Recebidos os autos - Data do recebimento: 27/05/2009
Destinatário: Ministério Público - Data da remessa: 08/05/2009
Prazo: 15 dia(s) Localização na serventia: ARMARIO CLS CRIME
P = 01

Atualizado às 15h22m: Na Praça dos Três Poderes os manifestantes exibiram faixas para a comitiva do Governador. Em seguida foram para o local próximo do palco, onde o Governador dircursou, já por volta das 13h40m. Entretanto a Guarda Municipal impediu a passagem dos manifestantes que ficaram em frente ao Banco Itaú, distante de onde estava o palanque com as autoridades. Mesmo assim, o apitasso continuou. Cirábio Ramos do Sindicato dos Servidores disse que o objetivo da manifestação foi alcançado.

Atualizado com foto às 17h30m

12 comentários:

Unknown disse...

VEJO QUE TEMOS PESSOAS SENSATAS COMO VC EM NOS DAR APOIO NESTA LUTA, OBRIGADA!!!!!!

Paulo Noel disse...

Maria Elisa. Não estamos fazendo mais do que nossa obrigação. Ir onde os fatos acontecem. Traduzindo, isso é democracia. A imprensa livre agindo com transparência em busca sempre da verdade. Não estamos aqui para julgar, nosso papel é noticiar, é informar o que acontece na cidade. Esta é a proposta do Blog. Todo comentário que vier assinado e que não hostilize o ser humano será publicado. É a democracia, repetimos, e não poderia ser diferente. Só não obrigamos ninguém a falar. Assim que o Judiciário anunciar uma decisão, estaremos aqui divulgando. O mesmo acontece com relação ao Legislativo e Executivo. Somos a "caixa de resonância" como imprensa democratica dos fatos que acontecem em nossa cidade. Podemos até errar, somos humanos, mas com a vontade de acertar e não teremos nenhum constrangimento em admitir que erramos. Só assim crescemos espiritualmente. Grande abraço e grato pelo acesso ao Blog do Paulo Noel.

Francisca Michele Barreto da Gama disse...

Paulo Noel quero agradecer pela sua divulgação que fez a respeito da manifestação dos concursados que ocorreu hoje, onde foi revendicado os direitos de cada concursados aprovados neste último concurso da prefeitura de São Francisco de Itabapoana.


Abraços: Francisca Michele Barreto da Gama

Rose Almeida disse...

Fé, companheiros de luta! No final a justiça será feita.Parabéns a todos que compareceram. Que Deus nos abençoe!

Claudio Oliveira disse...

Não fiz o concurso, porém acho que o prefeito deveria fazer o máximo para homologar e convocar este pessoal. Com funcionários concursados bem treinados todos ganham,pois a máquina pública não sofrerá tanto na troca de prefeito. Veja a dificuldade que o atual prefeito vem enfrentando para fazer a coisa andar.

Cirábio disse...

Paulo Noel, é de se considerar a grande relevância desses dois meios de comunicação, a Rádio e seu Blog, esse último levando a notícia para o mundo inteiro o que acontece em São Francisco. A manifestação pública da última sexta-feira (dia 10/07) foi um marco histórico para todas Entidades de Classe organizada do município e Sindicais de todo país, pelo fato da organização e acima de tudo pelo comportamento pacífico e ordeiro dos manifestantes. Esperamos que o poder público se sinta sensibilizado em resolver a questão dos companheiros aprovados no concurso.Pois o que eles querem é simplesmente a homologação do concurso. A convocação dos aprovados; entendemos que será de acordo com a verdadeira necessidade e condições orçamentárias para tal. Pois o concurso terá validade de dois anos podendo ser prorrogado, e essa condição deixará o executivo a vontade e seguro para com o cumprimento da lei de responsabilidade fiscal. Sei que o executivo tomará ciência desse comentário, e também sei que ele entenderá a posição de independência da nossa Entidade em apoiar o movimento. Te parabenizamos Paulo, pelas fotos e o seu comentário. Continue assim! Os concursados conta com você! Cirábio Ramos.

Anônimo disse...

Democracia, se faz com dialogo e respeito alheio. Ficamos na esperança que o Municipio de São Francisco não fique marcado por um ato unilateral, que fará familias honestas e humildes sofre. Esperamos que o Prefeito esteja omisso apenas para tentar resolver a situação positivamente a favor dos concursados com calma e responsabilidade e não para privar trabalhadores dos seus direitos legitimos. O mais sensato seria tambem esta ação ser retirada pela autora, pois ela é pessoa fisica e teria que se explicar porque defende a anulação se não são de seus recursos que irão pagar os funcionarios da Prefeitura, tudo isso levando em conta que a justiça que determinou através de um tac. ficamos na esperança de solução.

Claudio Eduardo - Concursado aprovado no concurso de 2009 - e não chamado.

Anônimo disse...

Paulo Noel,agradecemos à vc pelo apoio em divulgar nossa manifestação.o que queremos é apenas o que nos é de direito.pagamos inscrição,estudamos,nos esforçamos,pra agora estarmos passando por essa luta por justiça!Não estamos pedindo nada!só queremos nossas vagas!E tenho certeza que a justiça será feita.Aos companheiros concursados FORÇA pois nos venceremos!!!Sandra

Anônimo disse...

SOU DE BOM JESUS E DESDE QUE FUI APROVADA PELO CONCURSO DE SFI RJ QUE VEJO SEU BLOG E DESDE ENTAO ACOMPANHO COM INTERRESE SEUS ARTIGOS E ADOREI VER QUE TEM ALGUEM QUE ESTA OLHANDO POR NOS QUE GASTAMOS ESTUDAMOS E ESTAMOS ESPERANDO ATE HOJE SER CHAMADA E NADA ESPERO QUE EM BREVE EU POSSA ESTA FAZENDO PARTE DESTA COMUNIDADE MIAS UMA VEZ OBRIGADA E ESPERO CONTAR SEMPRE COM O SEU CANAL DE NOTICIAS. SONIA

Paulo Henrique Moraes disse...

Desde que o STJ e o STF passaram ao entendimento que as vagas oferecidas em Edital de Concurso passa a ser direito a convocação os que forem aprovados dentro do número de vagas vejo com dificuldade a homologação do certame. A uma, a administração passada, responsável pela elaboração do mesmo, nem sequer elaborou a Lei para a criação dos cargos, ou seja, sem cargo criado, não existe cargo a ser provido. O que os aprovados devem lutar é pela elaboração da Lei criando os cargos, aí sim, justa e totalmente legal, seria a homologação com a consequente convocação. Infelizmente o concurso foi mal elaborado, o jurídico pisou na bola pela ausência da lei, e pelo oferecimento de 1035 vagas, pois com certeza, ao homologar, o Prefeito que o fizer será devorado pela Lei Complementar 101, que trata da Responsabilidade Fiscal. Será que os erros foram por amadorismo ou por querer prejudicar o futuro prefeito que fosse eleito, já que era final de mandato?? Pensem nisso e lutem, não só pela homologação, mas PRINCIPALMENTE pela Lei de criação dos cargos oferecidos.

Anônimo disse...

Caro Paulo. Falta bom senso e vontade política, tanto do atual prefeito como dos antigos. O certo e que tercerizados não podem ocupar cargos que deveriam ser preenchidos por concursados, basta concerta os vicios presente no edital, se for caso para isso. Não existe nenhum cargo no edital fora da realidade do municipio. Os cargos que mais tem vagas são de auxiliar de serviço gerais, que em qualquer lugar do mundo e necessário. Enquanto a Lei de responsabilidade fiscal, ralmente tem que ser cumprida, o prefeito pode criar mecânismo legais para gera recursos. O que não pode e não temos a lei de responsablidade MORAL. Se houver boa vontade, não haverá grandes dificuldades para que concurso seja homologado. O caso é politico e não financeiro, até porque os salários oferecidos são minimos para os cargos.
André Rodrigues - Professor

Gelza Pereira disse...

Spu uma aprovada do concurso de 2008, e é lamentável que hoje o prefeito esteja alegando não existir as vagas oferecidas no concurso, pois quando saiu o edital do concurso oferecendo tal número de vagas ninguém se manifestou contra, inclusive, ele é que era presidente da câmara na época. Será que o 'Poder'mudou a maneira dele pensar ou será que os interesses pessoais estão acima de qualquer coisa?!
Eu queria só que ele refletisse e parasse um pouco para pensar que hoje ele pode estar cercado de pessoas muito letradas, muito "competentes", mas que a grande maioria das pessoas que o elegeram estão decepcionadas e insatisfeitas.
Obrigada Paulo Noel pelo espaço.

Que Deus abençõe a todos e que ilumine a cabeça de nossos governantes