sábado, 20 de dezembro de 2008

APAE de SFI encerra ano letivo com show e distribuição de presentes

Show de Lindroso do Recife animou a criançada da APAE.
Fotos de Maenilse

Comerciante Tânia com a presidente Silvana. Lindroso cercado de diretores da APAE

Crianças da APAE se divertem com Lindroso. Silvana e Katia dirigentes da APAE.
___________________________________________________________________
Com um show de Lindroso do Recife e distribuição de presentes para mães e alunos, a APAE – Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de SFI encerrou o ano letivo, dia 12-12, com festa para todos da instituição: alunos, pais funcionários, colaboradores. A presidente Silvana agradeceu a Deus por todas as bênçãos recebidas. “Agradeço a todos que ajudaram na realização da nossa festinha”, disse Silvana. A programação contou, também, com almoço e churrasco. No final foi servido pipocas, algodão doce e distribuição de presentes. O show do Lindroso encerrou a programação. “Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal repleto de bênçãos do nosso querido Deus”, concluiu a presidente da APAE.

Está confirmada a segunda fase do vestibular 2009 do CEFET Campos, neste domingo

Neste domingo, dia 21 de dezembro, 1559 estudantes participam da Segunda Fase do Vestibular 2009 1º e 2º Semestres do CEFET Campos. A prova discursiva será aplicada das 8h30 às 12h30 nas Unidades Sede, Cabo Frio e Macaé. A prova, elaborada pelo CEFET, também será aplicada para os 323 candidatos que concorrem a vagas na UENF, assim como aconteceu na primeira fase do Vestibular. Os candidatos devem chegar com meia hora de antecedência portando um documento oficial com foto. Aqueles que tiverem perdido os documentos em decorrência da enchente que atinge a região devem comparecer ao local de prova com o Boletim de Ocorrência policial. Para o Vestibular 2009 1º e 2º semestres do CEFET estão sendo oferecidas 680 vagas para os Cursos de Graduação e Superiores de Tecnologia, de Licenciatura e de Bacharelado. Na UENF, as vagas são para os cursos de Agronomia, Zootecnia e Licenciatura em Pedagogia. (Fabiano Seixas).

Imagem do Rio Paraíba em Campos dos Goytacazes

Enchete no centro de Campos dos Goytacazes em foto de Fabiano Seixas .Adicionar imagem

Liminar garante diplomação do vereador Neco em SJB

Diplomação de Neco no salão do júri de São João da Barra.

Fotos Bruno Costa
O vereador reeleito pelo PMDB, José Amaro Martins de Souza (Neco), o mais votado nesta eleição em São João da Barra com 1240 votos, conseguiu uma liminar junto ao Tribunal Regional Eleitoral que garantiu a sua diplomação na quinta-feira (18), no salão do júri no Fórum do município. Neco, atual presidente da Câmara e indo para seu quarto mandato, teve sua diplomação impedida por decisão da juíza Luciana Cesário de Mello Novais, que entendeu como suficientes as provas apresentadas pelo Ministério Público Estadual sob possível captação irregular de votos. Tenho a convicção que sempre fui coerente com a legalidade. Minha votação e agora essa diplomação demonstram o trabalho sério que sempre desenvolvi a frente do legislativo municipal. Estou muito feliz por ter a oportunidade de mais uma vez contribuir para o desenvolvimento do quinto distrito e de todo o município”, ressalta o vereador. Com o retorno de Neco, o tucano Helinho, eleito pela coligação PMDB-PSDB, que havia ocupado a vaga, volta para a primeira suplência.

E-mail de internauta pede explicações sobre pagamento de salários de contratados da prefeitura de SFI

Paulo Noel. Boa noite. Tivemos informação que não haverá pagamento do 13º salário e nem mesmo, pagamento de dezembro dos funcionários contratados da prefeitura de SFI. Soubemos que a verba complementar não foi aprovada pelos vereadores, por isso, gostaríamos de pedir á vocês da comunicação, que entrassem em contato com a prefeitura, para maiores esclarecimentos, visto que o funcionalismo público de São Francisco depende do mesmo. Desde já agradecemos e aguardamos contato. Larissa Peçanha.
Larissa. Na segunda-feira vamos apurar o que está ocorrendo sobre o assunto. Agora, recebemos uma ligação de uma funcionária Agente Comunitária que também está na mesma situação.

Motorista de Atafona perde controle de direção e capota na BR-356

Eriosmar seguia de São João da Barra com destino a Campos dos Goytacazes
Fotos Paulo André.




Eriosmar Amaral da Silva, morador da praia de Atafona, teve muita sorte. Ele estava neste Gol, indo em direção a Campos dos Goytacazes, hoje, 20-12, pela manhã. No trecho entre Grussai e Barcelos, perdeu o controle de direção e capotou na pista indo parar na propriedade margeando a pista. Sofreu apenas escoriações leves. Saiu do carro tão logo caiu nas águas. Os motoristas que paravam por curiosidade comentavam que Eriosmar nasceu de novo. Imagens feitas por Paulo André.

RJ – 232 ligando São Francisco a Guaxindiba está interditada

Neste ponto, onde o asfalto cedeu, que os moradores abriram uma vala. Embaixo da pista passa o valão do Rio Guaxindiba.


Utilizando uma patrol, moradores de Guaxindiba e Ilha dos Mineiros cortaram o asfalto da RJ-224 no trecho por onde passa as águas do Rio Guaxindiba que deságua no mar. Segundo o comandante da Defesa Civil Coronel Silas, a vala na pista da RJ-232 foi aberta sem consentimento da prefeitura municipal de SFI. “Quem for pego abrindo crateras ou valas no asfalto será preso”, disse Silas. O comandante Silas disse que até entende o desespero dos moradores que estão com suas casas inundadas. “Acontece que o morador não pode sair por aí abrindo buracos em estradas pensando que vai acabar com as águas represadas. Ao invés de ajudar ele acaba tumultuando. Agora a pista está interditada. Numa emergência, uma vida para ser salva precisa da pista livre. Qualquer ação tem que ser comunicada a Defesa Civil”, disse. Ilha dos Mineiros e Guaxindiba estão com vários pontos de alagamentos e dezenas de moradores com as casas inundadas. As famílias estão alojadas no Praia Clube Guaxindiba e no Salão do Jorge.

DER ainda não tomou conhecimento da situação

Uma viatura da Polícia Rodoviária Estadual de Imburi, em SFI, informa aos motoristas no trevo para Guaxindiba que a RJ-232 está interditada. O DER – Departamento de Estradas de Rodagem ainda não foi comunicado, pela prefeitura municipal, que a estrada, por onde passa o valão do Rio Guaxindiba, está interditada. Esse procedimento devera ser feito na segunda-feira, pelo que tudo indica. O objetivo dos moradores, com a abertura de uma vala na pista foi aumentar o escoamento das águas das propriedades inundadas às margens da Rodovia. As águas desde valão seguem até o mar em Guaxindiba.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Em Santa Clara, água por todos os lados

Imagens do caos com as fortes chuvas em Santa Clara, onde o prejuizo foi maior para comerciantes da Avenida Oswaldo Rezende. Para chegar ao Hotel Batelão só de barco ou a pé com água até o joelho.


O prefeito eleito Beto Azevedo observa com uma moradora em Santa Clara as águas na Avenida Oswaldo Rezende que inundaram o Hotel e Restaurante Batelão. Beto esteve visitando as comunidades afetadas como vereador e presidente do Legislativo, já que só assume a prefeitura dia 1º de Janeiro de 2009.

Prefeito eleito Beto Azevedo conversa com os moradores. Elese decidiram abrir uma vala para escoar as águas represadas do centro de Santa Clara para o mar.

A canoa passou a ser opção de transporte pelas ruas de Santa Clara.

Parque de divesão e lojas no centro de Santa Clara dentro d'água.


Jovem exibe peixe capturado no quintal da casa dos pais. O aposentado José encontrou uma cobra da espécie jibóia.

O dia seguinte em Guaxindiba e Macuco de SFI

Quando a chuva cessou o comentário era geral: nunca choveu com tanta intensidade no município.

Com a força das águas o asfalto rompeu na Avenida Atlântica em Guaxindiba. Prefeitura abriu uma barragem para escoamento das águas para o mar.

Sinalização do DER - indica perigo onde o asfalto cedeu na RJ-232 que liga São Francisco a Guaxindiba.

Em Macuco de São Francisco voluntário utiliza canoa para ajudar mãe grávida de oito meses que teve casa inundada pelas chuvas.

Águas encobrem extensa faixa da RJ-232- Guaxindiba-SFI onde os motoristas desafiavam a correnteza.
O município de São Francisco de Itabapoana era a imagem do caos. Guaxindiba e Macuco de São Francisco foram duas localidades bastante castigada pelas águas. Confira nas fotos do Blog do Paulo Noel.

Águas inundam centro de Gargaú

Gargaú dentro d'água

Fotos de Gargaú e Santa Clara
Águas inundam centro de Gargaú. Recebemos , agora, imagens da praia de Gargaú com fotos do internauta Jorge Fernando Melo Junior.

Avenida Oswaldo Rezende em Santa Clara alagada desde o “Amarelinho” até o trevo para Gargaú

“Moro há 30 anos em Santa Clara e nunca assisti a inundação na principal Avenida desta praia que está com meio metro de d'água em toda sua extensão. A situação por aqui está um caos”. O depoimento é do Jorge Lúcio, presidente da Amprasc – Associação de Moradores e Amigos de Santa Clara agora pela manhã, 19-12. Segundo Jorge as águas invadiram o comercio da Avenida Oswaldo Rezdende causando prejuízos e transtornos para os moradores. A esperança é que a chuva cesse hoje. A Avenida está interditada com água por todo lado. Dezenas de moradores das praias de Sossego, Sonho e Santa Clara estão ilhados sem sair de casa.

Caminhoneiro de Imburi morre em acidente em Canta Galo

Maurício Soares Elias, de 26 anos, caminhoneiro de Imburi morreu em trágico acidente ocorrido ontem em Canta Galo, próximo à cidade de Friburgo. Maurício teria perdido o contrôle do caminhão na estrada de Canta Galo para Friburgo. Filho de João Maurício conhecido por galo. O velório esta ocorrendo na Igreja de São Jorge de Imburi. O sepultamento será ao meio dia no Cemitério de SFI

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Chuvas na cidade e nas praias inundam casas, comércio, Avenidas e desabrigam famílias em São Francisco

Telefone da Defesa Civil não atende: moradores estão sem atendimento.

Uma senhora de 70 anos, de nome Dina, ligou desesperadamente agora para a Rádio São Francisco FM pedindo socorro. Ela em pânico diz estar com água pela cintura e assiste as águas da chuva invadirem a residência atingindo geladeira e o fogão. A sorte desta senhora é que a casa em Santa Clara, próximo ao Bar Vivaldão, tem dois andares. “Eu moro sozinha e estou com medo. Não tem uma pessoa que possa me tirar daqui e me levar para São Francisco?”, indaga. Pelo telefone tentamos acalma-la. Em contato com a Defesa Civil de Campos, fomos informados que infelizmente o Corpo de Bombeiros não tinha como enviar socorro porque a situação de Campos também está um caos. Disse o atendente pelo 193 que teríamos que recorrer a Defesa Civil de São Francisco. Pelo telefone de emergência 199 de SFI, ninguém atende. Estamos sem socorro. É lamentável, a Defesa Civil está inoperante em SFI. O único que atendia pelo telefone, abandonou seu posto. Os telefones da Rádio São Francisco e da Policia Militar não pararam de tocar. A todo o momento uma pessoa pede socorro. Na estrada entre o Ciep da cidade e a localidade de Macuco de São Francisco o mecânico Eli Mota pedia socorro para os filhos e familiares.
Avenida no centro alagada
No centro da cidade a Avenida Joaquim da Mota Sobrinho (foto) está alagada. As águas invadiram os prédios da Caixa Econômica, do Wee Shop do comerciante Delzenir Tereza da Silva e de outros comércios próximo. Muitos comerciantes tiveram prejuízos. Na verdade toda a população foi surpreendida com a chuva. De Santa Clara, Leo do Pontinho do Bolinho, disse que a Amprasc - Associação de Moradores de Santa Clara está dentro d’água. Disse que nunca viu nada igual. A chuva continua e a população entregue a própria sorte.

Diplomados eleitos em SFI



Fotos Vinícius Berto.
O Juiz da Comarca de São Francisco de Itabapoana, Leonardo Cajueiro D’azevedo, diplomou, agora, os candidatos eleitos em São Francisco de Itabapoana. Foram diplomados o prefeito eleito, Beto Azevedo, seu vice Frederico Barbosa Lemos e os nove vereadores que conquistaram uma cadeira na Câmara. A solenidade aconteceu no Salão do Tribunal do Júri, no Fórum da cidade. Em clima de felicidade os suplentes foram diplomados com a expectativa de assumirem uma cadeira na Câmara Municipal, mais no momento da diplomação a notícia que a mesa da Câmara dos Deputados vetou a promulgação ainda não havia chegado. Com o veto dos deputados federais, a PEC não será promulgada, uma frustração para os suplentes. A diplomação dos eleitos foi prestigiada pela prefeita reeleita de São João da Barra Carla Machado que disse que não poderia ser diferente porque São Francisco é um município irmão de São João da Barra. “Minhas raízes estão fincadas aqui. Minha mãe nasceu em Barra do Itabapona. Então todo bem que desejo para SJB desejo também para SFI que merece crescer, e melhores dias virão”, disse. O Juiz Lenardo Cajueiro de Azevedo em seu pronunciamento agradeceu o apoio que recebe de todos os funcionários. “Como eu disse, nós não temos condições de realizarmos uma cerimônia como a que foi realizada em Campos dos Goitacazes. Entretanto dentro das nossas limitações fizemos uma cerimônia a fim de tornar público a todos os presentes a entrega dos diplomas”, afirmou o juiz. Numa mensagem aos políticos o juiz conclamou aos eleitos a lutarem com o espírito republicano. “Vamos deixar de lado o mau exemplo de municípios próximos. Por isso conclamo a todos trabalhar na vida pública com espírito republicano”, completou. Por fim agradeceu a todos que trabalharam como voluntários nas eleições e apuração com sucesso a empreitada.

Chinaglia: PEC de vereadores negava decisão da Câmara

DENISE MADUEÑO - Agência Estado
BRASÍLIA - O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), afirmou hoje que houve uma questão política acompanhada de uma posição jurídica na decisão da Mesa da Casa de não promulgar a proposta de emenda à Constituição (PEC) aprovada pelo plenário do Senado, na madrugada de hoje, que aumenta o número de vereadores do País. Chinaglia disse que a Mesa estaria negando uma decisão tomada pelo conjunto da Câmara se fosse promulgado o texto aprovado pelos senadores. "Houve uma decisão política de preservar a decisão da Câmara, auxiliada por uma posição jurídica da Casa."

Ele afirmou que a Câmara aprovou a proposta que remanejava o número de vereadores para dar mais equilíbrio e ao mesmo tempo aprovar a redução dos gastos. O Senado referendou o número de vereadores, mas manteve os atuais gastos. Se a Mesa promulgasse a proposta, explicou Chinaglia, estaria contrariando o que a própria Câmara deliberou. A proposta aprovada pelo Senado aumenta de 51.924 para 59.267 o número total de vereadores no País.

Leia mais no site do Estadão

G1.com: Câmara impede promulgação da PEC dos Vereadores

Mesa Diretora se recusou a assinar texto aprovado pelo Senado.

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta quinta-feira (18), que não permitirá a promulgação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que aumenta as vagas para vereadores em todo o país. A Câmara quer analisar de novo o texto aprovado nesta madrugada pelo Senado. A decisão foi tomada porque o Senado retirou da proposta um dispositivo que reduzia o repasse de recursos para as câmaras municipais. De acordo com o vice-presidente da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE), não será aceito o aumento do número de vereadores sem a redução dos gastos. “O que a Câmara votou não foi aprovado pelo Senado. A Câmara vai votar de novo e nós aumentaríamos as vagas só para o próximo mandato”, disse Inocêncio. (Leia mais aqui no G1.com )

Usina Cana Brava entra em operação em junho de 2009

Um café da manhã marcou a reunião de produtores rurais e autoridades na sede da Usina Cana Brava na quarta-feira, 17 , em São Diogo, no limite entre SFI e Campos dos Goitacazes. O Blogo do Paulo Noel estava lá.

Fotos do Blog do Paulo Noel

Produtores rurais atentos ao pronunciamento de Luiz Mário. Enaldo Barreto e Mauro Silva observam.


Marquinho Lucahê e Valter Junior. A mesa do café da manhã

Luiz Mário, Dr. Ludovico Giannattasio proprietário da Cana Brava, Nelson Nahim, Beto Azevedo e Nival Ornelas. Na foto seguinte parte das instalações da Cana Brava.


Instalações da Cana Brava e o empresário de terraplanagem que vai atuar a partir de janeiro na projeto de Energia Eólica na estrada Gargaú a Santa Clara.
__________________________________________________________________________
O projeto álcool-química Cana Brava que começou a mais de cinco anos e chegou a sofrer uma paralisação, voltou em ritmo acelerado com a supervisão de um novo grupo de empresários do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da Fundecam – Fundo de desenvolvimento da Região, Luiz Mário Concebida essa indústria vai ser importantíssima para São Francisco de Itabapoana. “A Cana Brava vai agigantar a produção de cana de SFI que está na porta da casa. Vai facilitar o acesso e reduzirá custos da cana produzida no município”, disse.

Segundo Luiz Mário Concebida, a Cana Brava começa a produzir em junho de 2009 com uma produção relativamente pequena. Mas em 2010 duplica a produção, e, em 2011 triplica. “A usina Cana Brava será a primeira unidade industrial da Região que vai co-gerar energia para colocar na rede. É a primeira unidade licenciada ambientalmente pela Feema”, diz. Depois de afirmar que o dia deste encontro, 17-12, entra para a história Luiz Mário lembrou do produtor e ex-deputado federal Oswaldo Barreto de Almeida. “Era um sonho dele”, concluiu.

O empresário Dr. Ludovico Giannattasio que está à frente do empreendimento disse que o objetivo do “café-da-manhã” era reunir produtores e autoridades para conhecer o projeto, já que pouca gente teve a oportunidade de ver a instalação de uma usina. “A usina começa suas atividades na segunda quinzena de 2009 com uma destilaria totalmente montada”, disse. O prefeito eleito Beto Azevedo, presente ao evento, disse ser de grande importância para a Região o projeto. O futuro secretário municipal de agricultura de SFI, Nival Ornelas disse que é um sonho de todo produtor ter uma usina perto de casa. A Fundecam investiu 10 milhões no projeto. Aos empresários coube a quantia de 100 milhões. Compareceram ainda ao evento dezenas de produtores rurais, dentre eles Valter Junior, Marquinho da Luacahê; o Vereador de Campos Nelson Nahim e os vereadores de SFI, Fabinho do Estaleiro e Sergio Elias. Dr. Enaldo Barreto futuro procurador geral da prefeitura de SFI e o jornalista Mauro Silva, fururo Secretário de Comunicação de Rosinha Garotinho, também estavam presentes ao evento.

Senado aprova emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores no país

Com aprovação São Francisco de Itabapoana passa a contar com 13 vereadores.
O município de São Francisco de Itabapoana que diploma, hoje, 9 vereadores eleitos em 5 de outubro, teve o número de vereadores aumentado para 13, de acordo com aprovação da PEC durante a madrugada. É que o Senado aprovou na madrugada de hoje (18) proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumentou em 7.343 o número de vereadores no país. Atualmente, o país tem 51.748 vereadores e, com a PEC, esse número passará para 59.791. Para aprová-la, os senadores fecharam acordo para cumprir em um só dia os prazos constitucionais de discussão da matéria e votação em dois turnos. Como garantia de que o aumento no número de vereadores não representará mais gasto no Orçamento de 2009, os parlamentares se comprometeram votar, em fevereiro, emenda do senador Aloízio Mercadante (PT-SP) que mantém para o ano que vem o mesmo recurso orçamentário repassado às Câmaras Municipais em 2008. A emenda será incorporada a uma PEC paralela que tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A emenda à Constituição aprovada hoje vai agora à promulgação. Durante a semana, vereadores de todo o país fizeram uma peregrinação aos gabinetes para pedir a inclusão da matéria entre as prioridades do esforço concentrado do Senado evitando que a apreciação da PEC ficasse para o ano que vem. Esta é a última semana de trabalho dos parlamentares que entram em recesso a partir de sexta-feira (19), voltando a trabalhar somente em fevereiro de 2009.
O parecer do relator César Borges prevê 24 faixas de limites de vereadores nas Câmaras Municipais. Os municípios com até 15 mil habitantes terão o mínimo de nove representantes e os municípios com mais de 8 milhões de habitantes terão o máximo de 55 vereadores. O total de vereadores passará a ser 59 mil. A proposta também reduz o limite de gastos com as Câmaras Municipais. A PEC estabelece que poderão ser gastos o mínimo de 2% e o máximo de 4,5 % do orçamento municipal. Atualmente, os gastos variam de 4,5% a 8 %. Pela proposta aprovada, as faixas de gastos foram divididas em cinco, de acordo com a arrecadação. Os municípios com arrecadação de até R$ 30 milhões por ano podem gastar com os legislativos municipais até 4,5% da receita; arrecadação de R$ 30 milhões a R$ 70 milhões, gastos de até 3,75%; de R$ 70 milhões a R$ 120 milhões, gastos de até 3,5 %; de R$ 120 milhões a R$ 200 milhões, gastos de 2,75 %; e, acima de R$ 200 milhões, os gastos podem ser de até 2 % do orçamento. ( Leia mais aqui na site G1.com)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Diplomação em SFI será restrita aos eleitos com número limitado de convidados

Tendo em vista o pequeno espaço do salão do Tribunal do Júri de São Francisco de Itabapoana, o Juiz Eleitoral do município sanfranciscano, Leonardo Cajueiro D’azevedo decidiu que cada candidato eleito em SFI leve no máximo três convidados para a cerimônia de diplomação. A informação foi passada pelo chefe do cartório eleitoral Vitor Hugo, aos partidos políticos. Também, não há informação se o povo irá acompanhar a cerimônia por telões. A diretoria da Rádio São Francisco FM se for autorizada pelo Juiz, poderá transmitir “ao vivo” a solenidade. A diplomação dos eleitos em SFI está marcada para ter início às 14 horas de, amanhã, quinta-feira, dia 18 de dezembro.
Prefeito - Beto Azevedo da Saúde ,votação 17.168
Vice-prefeito - Frederico Barbosa Lemos

Os vereadores eleitos em São Francisco de Itabapoana

Florentino Cerqueira Azevedo (Tininho) - 1.651
Fábio das Neves Moreira (Fabinho do Estaleiro) - 1.461
Jaredio Barreto de Azevedo – 1.345
Kdemar Cordeiro (Caboclo) – 1.107
Renato da Silva Fernandes (Renato de Buena) – 1.095
Adriana da Silva Coelho – 1.068
Sergio Elias da Silva – 1.036
Cláudio Luiz Henriques- 894
Jamilton Marcelino da Silva (JamiltonChaô)- 769

Chuvas desabrigam famílias em Santa Clara e Guaxindiba


Na Estrada RJ que liga São Francisco a Guaxindiba os carros só passam em meia pista. O asfalto desmoronou bem no valão do Rio Guaxindiba. No local não há sinalização.

Chuvas que caem na Região provocam alagamentos nas praias de Santa Clara e Guaxindiba que já registram dezenas de famílias desabrigadas, sendo duas delas alojadas na sede da Associação de Moradores e Amigos de Santa Clara. A informação é da presidente da Casa da Amizade de SFI, Edneia Correia Mansur Tardelly. Edneia também ficou ilhada. “Para sair de casa, hoje, tiver que colocar o pé dentro d’água”, disse. A situação está mais complicada no bairro do Pedregal onde varias casas estão alagadas. Na estrada que liga a ponte da Ilha dos Mineiros até a Principal Avenida de Guaxindiba, existem pontos de alagamentos. Na RJ – que liga São Francisco a Guaxindiba, o asfalto cedeu no trecho onde passa o valão do Rio Guaxindiba. É necessário que o local seja sinalizado urgentemente. “Os carros estão passando por esta Rodovia em apenas meia pista e todo cuidado é pouco”, disse um motorista.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Carla Machado é diplomada para o segundo mandato

Prefeito eleito de SFI Beto Azevedo comparece e prestigia a colega de partido. Cerimônia aconteceu no Fórum de SJB.

Foto: Leandro Nunes/ Ururau --------------------------------------------------Foto: Paulo André


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado (PMDB), foi diplomada na tarde desta terça-feira (16-12) no Fórum da cidade. Ao lado de seu vice Dodozinho, Carla recebeu da Justiça Eleitoral o diploma para o segundo mandato. Os nove vereadores eleitos também foram diplomados. O prefeito eleito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo (PMDB), que será diplomado na quinta-feira, prestigiou a colega de partido.
Presidente da Câmara de SJB, não foi diplomado
A diplomação dos eleitos em São João da Barra começou às 15h20m com atraso de 1h20m. Segundo a Juíza Eleitoral da Comarca de São João da Barra, Luciana Cesário de Melo Novais alguns candidatos deixaram para a “última hora” a entrega dos documentos da prestação de contas a justiça eleitoral. A juíza ao abrir a reunião de diplomação dos eleitos disse que seria uma cerimônia rápida. “Estou retornando a comarca sanjoanense um pouco adoentada, mas gostaria de estar aqui para concluir o processo eleitoral. Agradeço a junta apuradora, parabelizo os eleitos e a todos que trabalharam como voluntários no processo eleitoral sanjoanense”, disse a juíza.

O único a não receber o diploma foi o vereador e atual presidente do Legislativo sanjoanense, José Amaro Martins de Souza, o Neco (PMDB), que teve o seu mandato cassado pela justiça eleitoral, por captação irregular de sufrágio. A juíza da 37ª Zona Eleitoral do Município, Luciana Cesário de Melo Novaes decidiu com base no artigo 41-A, o que obriga o vereador a recorrer fora do cargo, impedindo também sua diplomação. Neco que foi condenado a pagar multa de R$25 mil reais teria entrado com recurso. Mas, não havia conseguido uma liminar o que acabou gerando um clima tenso entre o grupo político de apoio ao vereador.