sábado, 8 de novembro de 2008

Morre no Hospital Manoel Carola o piloto da Biz

Francisco Fernandes dos Santos, 56 anos, residente na praia dos Sonhos em SFI, veio a óbito no Hospital Manoel Carola segundo informou, agora, o funcionário plantonista da recepção daquela unidade hospitalar. A informação é de que Francisco, que saiu gravemente ferido no acidente com o Gol (veja matéria postada no Blog), por volta das 20 horas de hoje, não resistiu aos ferimentos vindo a falecer. O corpo está no necrotério do Hospital aguardando a chegada de familiares e do rabecão do Instituto Médico Legal.

Gol colide com duas motos na Estrada São Francisco a Santa Clara

O piloto da Biz, o pescador Francisco Fernandes Santos, 56 anos, corre risco de ter a perna amputada.

O gol branco e as duas motocicletas que se envolveram no acidente.

O motorista do Gol ficou em estado de choque e precisou de atendimento médico.

O motociclista Júlio César, morador de Gargaú, teve muita sorte.

O pescador e motociclista Francisco Fernandes dos Santos, 56 anos, residente na praia dos Sonhos em SFI, seu neto Gabriel de 14 anos e o motociclista Julio César Costa Xavier, 26 anos, residente em Gargaú, saíram feridos em um acidente envolvendo duas Motos e um Gol, ocorrido, por volta das 20 horas deste sábado, 08-11, na Estrada que liga São Francisco a Santa Clara. O fato aconteceu logo após a perigosa curva da Volta da Figueira, no sentido Santa Clara. Segundo o motociclista Julio César, que estava na Moto Yamaha azul, o motorista do Gol foi quem provocou o acidente. “Eu seguia com destino a São Francisco e ao me aproximar da curva da Volta da Figueira vi quando o gol colidiu por traz de uma Biz. Foi tudo muito rápido”, disse. De acordo com Julio César, com a violência da colisão, a Biz “voou” por cima do Gol e foi parar às margens do asfalto. “O Gol após colidir com a Biz veio em minha direção na contramão e só deu tempo de pular. Minha moto ficou embaixo do Gol e só tive um ferimento leve no rosto e ainda perdi um dente”, disse. Quanto ao piloto da Biz, segundo a Policia Militar, ele foi socorrido e levado para o Hospital Manoel Carola e corre o risco de ter a perna amputada devido à violência da colisão.

Vítima em estado grave com risco de ter perna amputada

De todas as pessoas envolvidas no acidente, a que está em estado grave é o Francisco Fernandes dos Santos. Segundo o filho de Francisco, Flávio Souza Santos, 34 anos, que esteve no local do acidente, o pai corre o risco de perder uma das pernas. “O que estou sabendo é que os médicos do Hospital Manoel Carola estão tentando reanimá-lo. O estado dele é grave”, disse o filho. Com relação ao neto de Francisco, de nome Gabriel, ele esta fora de perigo de morte, inclusive já está em casa, informou o Flávio.

Motorista em estado de choque

O motorista do Gol, Napoleão de Melo após o acidente permaneceu no interior do veículo em visível estado de choque. Policiais militares chamaram uma ambulância e populares convenceram o motorista a sair do carro para a ambulância. Já na ambulância ele forneceu um telefone que disse ser da filha. Napoleão que reside na praia dos Sonhos, foi levado para o Hospital Manoel Carola.

Pescador de SFI continua desaparecido no mar

O pescador Jair Dutra, 64 anos, continua desaparecido desde quinta-feira, (01-11) quando saiu para pescar na praia de Tatagiba, litoral sanfranciscano. A filha de Jair, Luana Pereira Paula, 21 anos, disse agora ao Blog do Paulo Noel que, hoje pela manhã, uma moradora comunicou aos familiares do Jair, que o corpo de um homem havia sido encontrado na praia das Neves, ES. Tão logo chegou a notícia, familiares do pescador seguiram para o Espírito Santo onde percorreram o litoral, no trecho da praia das Neves até Marataizes. Entretanto, tudo não passou de um boato. Luana Pereira disse, ainda, que o barco com o motor do Jair também desapareceu. Se algum internauta das praias do Espírito Santo ou do Estado do Rio souber de alguma informação favor entrar em contato com o nosso Blog. Na conversa que tive agora com os familiares, todos estão angustiados com a situação a espera de uma notícia. (Leia mais aqui)

Funcionário da prefeitura de SFI atropelado continua em estado grave no Ferreira Machado



Isaias na foto com o bebê Myllakelry que completa 4 aninhos hoje, cuja festa de aniversário foi adiada.

Isaias Medeiros, 78 anos, funcionário público da prefeitura de São Francisco de Itabapoana, vitima de atropelamento na RJ-224, continua internado em estado grave no Hospital Ferreira Machado. Isaias mora na Rua da Jaca 2 e, segundo a costureira Velma Araújo, amiga da família, o fato aconteceu por volta das 20 horas de ontem, sexta-feira, às margens da RJ-224, próximo ao portal da cidade de São Francisco. Velma Araújo disse que o carro que atropelou Isaias não parou para socorrê-lo e, que ninguém anotou a placa e o modelo do veículo. Isaias que trabalha no portal da cidade, estava em uma bicicleta no momento do acidente e permaneceu no asfalto por cerca de quinze minutos até a chegada da ambulância. Levado para o Hospital Manoel Carola, Isaias ficou apenas no soro aguardando que fosse levado para o Ferreira Machado o que só aconteceu por intervenção de outra pessoa amiga da família, Luciene da Silva Leandro filha de Telma Doceira. “Se não forço a barra para que ele fosse transferido para Campos, infelizmente já teria morrido” disse Luciene que trabalha como voluntária de saúde em SFI. “O caso do seu Isais é complicado, pois fui informada pelos médicos que ele sofreu uma lesão na cabeça com suspeita de fratura de crânio”, disse. Em Campos, no Ferreira Machado, os médicos após uma tomografia computadorizada disseram que possivelmente Isaias será submetido a uma cirurgia para retirada de um coálogo sangüíneo do cerebro e, que o caso dele inspira cuidados. Seu Isaias é pai de Jocileia casada com Reginaldo da Distribuidora de Moveis em São Francisco.

Delegado lança livro "O outro mundo" em SJB

O delegado da 145DP (SJB) e escritor Carlos Alberto de Andrade Souza promoverá uma noite de autógrafos do livro "O outro mundo" dia 20 de novembro no Palácio Cultural de São João da Barra. Segundo Carlos Alberto, autor de "O outro mundo" toda a renda da venda do livro, será doada a uma entidade assistencial a ser designada pela prefeitura de São João da Barra.

Juiz convoca famílias que ainda não tiraram certidão de nascimento dos filhos para o mutirão intitulado “Quem sou eu”

Todas as pessoas que não possuem certidão de nascimento estão convocadas pela justiça

Helisa Quaresma, (foto) secretária do Juiz titular da Comarca de São Francisco de Itabapoana, Leonardo Cajueiro D’azevedo participou, hoje, da gravação do programa Tribuna Livre da Rádio São Francisco FM que vai ao “ar” neste sábado, 09-11, a partir das 8 horas. Durante a entrevista, com duração de 1 hora, Helisa falou sobre o projeto “Quem sou eu” que objetiva regularizar o registro civil de nascimento das pessoas que ainda não possuem. O evento será dia 19 de novembro, (quarta-feira) no período de 8h às 18 horas no Colégio Estadual São Francisco de Paula. Todas as pessoas que não possuem certidão de nascimento estão convocadas pela justiça. Além de certidão, serão atendidas as pessoas que não dispõe de carteira de trabalho e CPF. Heverá corte de cabelo e, para as crianças, será montado um pley-graud na quadra do colégio. Haverá ônibus grátis circulando o município numa rota pré-estabelecida buscando os interessados nas comunidades. No Colégio Estadual será distribuído lanche (cachorro-quente) aos moradores que levarem o filho para o registro. O projeto “Quem sou eu” conta com apoio da prefeitura de SFI, Cartório do Ofício Único e Rotary Club São Francisco. A coordenação geral a cargo do Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Tribunal Regional Federal suspende liminar que afastou funcionários da saúde em SJB

Funcionários da saúde em São João da Barra voltarão ao trabalho.
Foi suspensa a liminar que afastou os mais de 400 trabalhadores da secretaria municipal de Saúde em São João da Barra. De acordo com a Procuradoria da prefeitura, a decisão foi tomada por unanimidade na noite da última quinta-feira, às 19h, pelo órgão pleno do Tribunal Regional Federal (TRF). Foi informado ainda que não se trata de terceirização, mas sim de termo de parceria cujo objeto é a prestação de serviços na área de Saúde, onde os funcionários são vinculados à oscip parceira, Instituto de Bem Estar Social de Promoção de Saúde (Inbesps). A decisão será oficializada na próxima segunda-feira, dia 10.
A Procuradoria avisa que a ação civil pública em curso na Justiça Federal de Campos dos Goytacazes ainda não foi julgada, sendo que o prazo para contestação do município ainda está correndo. A liminar foi suspensa pelo prazo de seis meses, até que o município possa realizar concurso público e nomear os candidatos aprovados. A prefeita Carla Machado já contratou a Fesp-RJ para providenciar o concurso, que pode acontecer ainda este ano ou no início do ano que vem. Os funcionários - que haviam sido dispensados em 19 de setembro - receberão pelo tempo que trabalharam e a partir da publicação da decisão.

Tempestade derruba poste na Rua do prefeito eleito de SFI

Poste da Ampla sustentado pela rede de energia em frente à casa do prefeito eleito de SFI, Beto da Saúde.


Um poste da Ampla amanheceu inclinado, hoje, 07-11, em frente à residência do prefeito eleito de São Francisco de Itabapoana, Beto da Saúde. Até agora pouco, o posto permanecia conforme exibe a foto, pendurado apenas pela rede de energia. Segundo uma funcionária da residência do Beto, Maria Alcina, a Ampla já foi informada do ocorrido. Ela disse que possivelmente o poste ruiu depois da forte tempestade que caiu ontem, durante a noite e madrugada em SFI.

Pescador desaparece no litoral sanfranciscano

O pescador Jair Dutra, 64 anos, morador de Amontado, São Francisco de Itabapoana, desapareceu quando pescava na Praia de Tatagiba, litoral norte sanfranciscano. Ele saiu numa “bateira” (barco de pequeno porte medindo cerca de 3 metros - foto ilustrativa) na madrugada de quinta-feira (06/11) na companhia de um amigo em outra embarcação. De acordo com a esposa de Jair, Ingrid Bárbara Pereira Paula, por volta das 12h de ontem o amigo de Jair, o pescador Jorge, percebeu que o barco do colega estava vazio e constatou que ele havia sumido. A notícia chegou por voltas das 9h de hoje à Rádio São Francisco e se propagou pelo município. Até então a informação não havia chegado à Capitania dos Portos de Macaé, nem tão pouco à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Colônia Z1. Todas as entidades já foram comunicadas. Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z1 de São Francisco de Itabapoana, José Geraldo, Jair é um pescador tradicional e mundo conhecido no meio pesqueiro de SFI. Já se passaram quase 24 horas do desaparecimento do pescador. A costa litorânea de SFI é uma das mais extendas da região com 62 km.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Prefeito eleito tem reunião hoje com secretária de educação do Estado

O prefeito eleito de São Francisco de Itabapoana-RJ, Beto Azevedo está, neste momento, participando de uma reunião com a secretária de educação do Estado do Rio de Janeiro, a analista de sistema Tereza Porto. A reunião faz parte da agenda do prefeito Beto Azevedo, hoje 06-11, no Rio de Janeiro. Da secretaria de educação, Beto Azevedo segue para a secretaria estadual de Agricultura, Abastecimento e Pesca para um encontro com o secretário Chistino Áureo. Ainda, hoje, o prefeito eleito visita à sede do PMDB e amanhã, terá encontro com o presidente da CEDAE, Wagner Victer. “Vamos conversar com o presidente da CEDAE da necessidade de investimento no setor de abastecimento d’água nas praias”, disse. Beto Azevedo foi informado, na própria CEDAE em Campos dos Goytacazes, que das três bombas-hidráulicas apenas uma está funcionando. “A CEDAE tem que melhorar o abastecimento principalmente durante o verão”, diz. Beto Azevedo está no Rio de Janeiro em companhia de Enaldo Barreto e Marcelo Garcia que fazem parte da equipe de transição. Ontem, a noite, o prefeito eleito esteve reunido com os comerciantes na sede da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de SFI quando ouviu varias reivindicações dos comerciantes. Dentre os assuntos da pauta da reunião, ficou claro que há uma preocupação do comercio com relação ao trânsito na principal Avenida da cidade. “Há um consenso de que a Avenida Joaquim da Mota Sobrinho tem que ter mão única”, disse. A estrutura do verão e a segurança pública foram também outros itens tratados.

Deu na Folha da Manhã: São Francisco terá Estação Ecológica

Folha da Manhã edição de hoje 06-11.
A previsão é que a unidade seja inaugurada em 2009
A direção do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) e a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana assinaram um termo de compromisso para a construção da sede própria da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG). O projeto de ampliação da unidade que cuida da preservação de uma área de 3.260 hectares de vegetação nativa prevê também a convocação de novos funcionários através dos concursos públicos realizados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que integrará a Fundação Estadual e Engenharia de Meio Ambiente (Feema) e Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla). A previsão é que a unidade seja inaugurada em 2009.

A construção da sede começou a ser planejada no início do mês de setembro, quando a Prefeitura anunciou a proposta de doação de um terreno de 1,8 mil metros quadrados situado na localidade de Cobiça, inserida na área preservada pela EEEG.

Com a construção da estrutura, a IEF/RJ pretende convocar um técnico de nível superior e guarda-parques e bombeiros especialmente treinados para atuar na fiscalização de infrações ambientais. Os novos funcionários serão disponibilizados através do concurso público também realizado pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com o presidente do IEF/RJ, André Ilha, o reforço no quadro tem o objetivo de assegurar a preservação da Mata de Tabuleiro: “É a última mancha de floresta no Nordeste Fluminense a escapar da fúria das carvoarias e da conversão de terras para atividades agropastoris”, pontuou o ambientalista.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Concurso público: cerca de 33 mil confirmaram inscrição em Campos

Estão confirmadas para o dia 23/11, um domingo, as provas objetivas para todos os candidatos inscritos no concurso público do Programa de Saúde da Família- PSF- da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado - IPDEP- instituição responsável pelo processo de seleção, cerca de 33 mil pessoas já confirmaram a inscrição. (Mais aqui...)

Projeto “Quem sou eu” vai regularizar registro civil de nascimento de moradores de SFI que ainda não possuem

Evento será no Colégio Estadual São Francisco de Paula dia 19 de novembro numa quarta-feira.

São Francisco de Itabapoana vai sediar o projeto “Quem sou eu” evento de cidadania promovido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O projeto " objetiva regularizar o registro civil de nascimento das pessoas que ainda não o possuem. O evento será realizado no Colégio Estadual São Francisco de Paula, no dia 19 de novembro de 2008 (quarta-feira), das 09 às 18 horas. É gratuito. Segundo dados do IBGE, mais de quatro em cada cem crianças nascidas vivas no Estado do Rio de Janeiro não possuem registro civil de nascimento (RCN). O registro é o documento base sobre o qual se obtém todos os demais documentos exigidos pelo Estado. O projeto, em SFI, será coordenado pelo Juiz da Comarca Dr. Leonardo Cajueiro D’Azevedo. Apoio: Rádio São Francisco FM, Blog do Paulo Noel e Rotary Club São Francisco de Itabapoana. (Leia mais aqui...)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

A violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer!

Recebemos e-mail de Graciete Santana Nogueira Nunes, com texto intitulado "Um emblemático tiro na virilha de todos nós" de autoria de Mercedes Lima. Mais reflexões sobre o caso Eloá. Vale a pena conferir.
Diz Mercedes: Foi sintomático o local do tiro disparado contra Eloá : na virilha, um local de representação de identidade sexual. O tiro atinge a todas as mulheres na medida em que representou o resultado trágico de uma não aceitação, de uma recusa de dominação, com, aliás, de resto, ocorre sempre em uma sociedade de opressores e oprimidos. Representou para o assassino a vingança por ter deixado de ter domínio sobre a sexualidade e o corpo da ex-namorada, porque esta agiu,como sujeito de suas decisões, de sua vida...O tiro atinge a virilha de todas nós.... (Leia mais aqui)

Internauta de Belo Horizonte diz ser uma apaixonada por São Francisco

Descobri o seu Blog e estou adorando poder acompanhar as noticias.

Recebemos agora, de Belo Horizonte – MG, comentário da internauta Pollyanna Bellézia dizendo ser uma apaixonada por São Francisco que visita há 24 anos. Valeu Pollyanna. Tomei a liberdade de postar seu texto em destaque que revela o poder de informação da mídia via internet. Torcemos, para que haja cada vez mais inclusão digital em todas as partes do nosso País. Ainda tem muitos jovens, muitas famílias que não têm acesso à internet. Mas, temos que admitir que e evolução tecnológica tem contribuído para que estejamos cada vez mais próximos. A internet, bem utilizada, acaba promovendo essa integração. Continue com a gente e grato pelo acesso.
Direto de BH

Olá Paulo Noel! Sou de BH e amo de paixão São Francisco. Vou à praia de Santa Clara há 24 anos. Descobri o seu Blog e estou adorando poder acompanhar as noticias. O bom de nossa tecnologia é que mesmo a quilômetros de distância vc pode ficar informada de tudo o que está acontecendo. O lado ruim, e que nos assusta, é ver o tanto de assassinato, muitas vezes de forma brutal. Fico aqui pensando como vai ser no verão? Ano passado, no carnaval se não me engano, foram registrados dois ou três assassinatos em uma semana, que era para ser de alegria e diversão. Aonde vai parar não só São Francisco, mais o nosso Brasil? Nossa sociedade está precisando se conscientizar que a PAZ no coração do ser humano está entrando em extinção. Mesmo com tanta tristeza, não podemos deixar de lado as noticias que nos alegram como a do nascimento de uma bezerra; de saber que o prefeito eleito pela população demonstrou interesse em reverter a situação do turismo na cidade e muito mais. Parabéns Paulo Noel! Estou de BH torcendo muito por seu trabalho! Abraços! Pollyanna Bellézia.

O Diário: Rosinha apresenta equipe de transição



A prefeita eleita em Campos, Rosinha Garotinho (PMDB), apresentou no início da tarde de ontem, nomes que farão parte de sua equipe de transição junto ao atual governo municipal. A comissão tem a responsabilidade de fazer o levantamento da real situação de cada secretaria da prefeitura e órgãos ligados a administração. (Leia mais aqui)

Acidentes com motos têm sido uma constante no município de SFI.

O Blogo recebeu e-mail da rotariana Amarilsa Ferreira Sales, pertencente ao Rotary Club São Francisco de Itabapoana, com comentários sobre os constantes acidentes envolvendo motociclistas em SFI.
Paulo Noel,
Tomei conhecimento agora á noite,através do seu BLOG,do acidente de moto que vitimou uma adolescente.
Hoje por volta das 14 horas, saimos de Santa Clara para Campos e, neste percurso até um pouco além do POSTO POLICIAL DE IMBURI, passamos por vários grupos de jovens, em motos, sem nenhum acessório de segurança, com até 04 pessoas em cada veículo. Chegamos a comentar: meu Deus, é por isso que acontecem os acidentes!
Mais um jovem se foi....
Onde estão aqueles que são designados para manter a lei, orientar sobre os erros cometidos pela falta de segurança nas estradas?
Os condutores, não sei se por falta de informação ou pressa de viver, acabam abreviando as suas vidas.
Mas...onde estão os responsáveis pela ordem e segurança das nossas ruas e estradas?
Como mãe, avó e uma pessoa que ama a vida, faço um apelo a quem é de direito:
AJUDEM A NAO TERMOS QUE LER MAIS ESTAS TRAGÉDIAS!
Coloquem em prática o direito que a vocês foi delegado,ou seja, iniba todo e qualquer abuso em nossas rodovias e lougradouros.
Vamos conscientizar também aos nosssos munícipes,fazendo cada um de nós a nossa
parte.
TUDO É POSSÍVEL,PRINCIPALMENTE O BEM
!

Jovem vítima de acidente com moto em SFI estudava no CEFET:CAMPOS



Segundo o jornal O Diário de hoje, 4-11-, a jovem de 16 anos que morreu em acidente de moto na estrada Santo Amaro Praça João Pessoa, Jovana Barros Bragança Azeredo era estudante do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/Campos). O velório aconteceu na Igreja Batista do Parque Guarus e o sepultamento, ontem à tarde, no Cemitério Campo da Paz. Jovana morava em Campos dos Goytacazes. ( Leia mais informações postadas aqui no Blog do Paulo Noel. )

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Culto no velório de Juninho

Nesse momento um culto está sendo celebrado no velório de Juninho. Ao final do culto todos seguem para o cemitério de SFI, local do sepultamento. O velório acontece no salão de Ana Doceira.

Corpo de Juninho Mansur será velado no Salão Ana Doceira em São Francisco



A Polícia Civil já teria uma linha de investigação e a suspeita de quem teria executado o bárbaro crime. Entretanto, não deu nenhuma pista para a imprensa para não atrapalhar as investigações . Junhinho era filho do Edinho Mansur com Cely.

Edneia Mansur, tia de Edson Correa Mansur Júnior, disse agora que o velório do Juninho será a partir das 10 horas no Salão de Ana Doceira em São Francisco de Itabapoana. O corpo ainda não foi liberado pelo IML- Institulo Medico Legal em Campos. O Sepultamento está previsto para as 16 horas no Cemitério de São Francisco de Itabapoana. Jr. Mansur, que era filho de Edinho Mansur, ex-vice-prefeito de São João da Barra foi encontrado, por volta das 18 horas, morto às margens da Estrada da Ponta da Ilha com dezenas de perfurações a faca. Segundo Edneia Mansur, antes da fatalidade, Juninho estava no Bar do Dudú na localidade de Macuco de São Francisco. “Ele teria lutado muito com mais de uma pessoa e depois, mesmo ferido, teria corrido até o canavial. Foi uma covardia o que fizeram com o meu sobrinho!” disse Edneia. Ontem à noite o pai Edson Mansur esteve no local do assassinato, mas parentes e amigos não deixaram que ele visse o filho naquele momento. Edinho foi consolado por todos e levado para casa em Praça João Pessoa. A Polícia Civil já teria uma linha de investigação e a suspeita de quem teria executado o bárbaro crime. Entretanto, não deu nenhuma pista para a imprensa para não atrapalhar as investigações. Edneia Mansur disse que é ponto de honra descobrir que cometeu tal atrocidade e que a Polícia já está trabalhando no caso. Juninho foi mortalmente ferido a golpes de faca de forma covarde disse um membro da família que não quis se identificar. A irmã de Juninho, Carla Mansur, também esteve no local e passou mal. Ela chegou a ver o irmão e gritava muito. “Ele não merecia isso, era um ótimo irmão, carinhoso e amigo de todos” disse.

domingo, 2 de novembro de 2008

O milagre da vida no mundo animal, a natureza como ela é

O dia estava apenas começando no campo



O jornalista Fabrício Berto documentou as fotos em seqüência do nascimento de um bezerro. O dia estava apenas começando no campo; e a sensibilidade do jornalista acabou por nos brindar com essas impressionantes imagens. É o milagre da vida, no mundo animal ou a natureza como ela é. Enquanto nós, seremos humanos, precisamos de todo um aparato médico para nascer.

Acidente de moto mata jovem de 16 anos na Estrada Santo Amaro a Praça João Pessoa


Os jovens foram tomar banho no Rio Itabapoana próximo à localidade de Santo Amaro.

A estudante Jeovana Bragança Azeredo de 16 anos foi mais uma vítima de acidente de moto em SFI, na Estrada que liga Santo Amaro a Praça João Pessoa. O acidente aconteceu por volta das 17 horas de hoje, 02-11. Jeovana chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Manoel Carola em Ponto de Cacimbas, mas deu entrada já sem vida. A mãe da Jeovana, Delma Bragança, conversou com o Blog do Paulo Noel, pelo telefone, direto do Hospital do Ponto e disse que a filha tinha saído cedo com outras colegas para tomar banho no Rio Itabapoana na localidade de Santo Amaro. Toda a família está no Hospital Manoel Carona neste momento. Na moto em que estava Jeovana, viajavam mais duas pessoas, o motociclista ainda não identificado e uma outra menor de 12 anos, Milena Faria Mendes. O acidente ocorreu no retorno do passeio. Milena está bem e sofreu apenas escoriações leves. O motociclista perdeu o controle ao passar por um buraco e teria fugido do local. A família reside em Campos dos Goytacazes. Pelo menos três motos participaram do passeio ao Rio Itabapoana que teve um final trágico.

Rapaz assassinado na Ponta da Ilha é filho de Edinho Mansur

Juninho foi encontrado sem vida na Estrada da Ponta da Ilha a 4 quilômetros do Cieep em São Francisco de Itabapoana.


Fotos do Juninho da página do Orkut
Edson Correia Mansur Júnior, o Juninho (foto), filho de Edinho Mansur e Suely, foi encontrado morto por volta das 19 horas de hoje, domingo, 02-11, às margens de um canavial na Estrada da Ponta da Ilha em SFI, distante cerca de quatro quilômetros do Ciep Celson Martins Cordeiro. A identificação do rapaz foi confirmada pela tia do Juninho, Ednéia Correia Mansur. Uma viatura da Polícia Militar está no local. O IML já foi informado e o rabecão da Defesa Civil deverá chegar a qualquer momento. Juninho foi mortalmente ferido a golpes de faca, segundo a Polícia. Aos familiares, especialmente ao Edinho Mansur os sinceros pesames do Blog do Paulo Noel. Na Rádio São Francisco FM e aqui no Blog estaremos divulgando, na segunda-feira. o local do velório e a hora do sepultamento.

Aconteceu agora: homem morto na Ponta da Ilha em SFI

Acaba de chegar ao Blog uma informação, pelo telefone, de um assassinato em São Francisco de Itabapoana na localidade de Ponta da Ilha, próxima ao Ciep Celson Martins Cordeiro, na sede do município. Um homem teria sido assassinado com golpes de faca. Mais detalhes dentro de instantes.

Internauta quer saber do Blog: SFI vai voltar a ser distrito de SJB?

Recebemos do internauta Henrique (henhik@bol.com.br) e-mail com os seguintes questionamentos:

Perguntas do Henrique: São Fancisco de Itabapoana, vai voltar a ser distrito de São João da Barra? Você pode responder esse comentário com detalhes e poderia pesquisar melhor sobre o assunto? E qual será o destino dos candidatos eleitos pelo voto obrigatório nos dois municípios?

O Blog responde:

São Francisco de Itabapoana não corre risco de ser extinto. Ele foi criado antes de 1996, quando uma emenda constitucional passou a exigir regras especiais, que até hoje o Congresso não aprovou. O Supremo Tribunal Federal indicou que se o Congresso não aprovar a lei com as regras até novembro, juridicamente esses municípios deixarão de existir. Mas, repetimos não é o caso de São Francisco de Itabapoana que foi elevado a categoria de cidade no dia 18 de janeiro de 1995. Portando a cidade de SFI foi criada antes da emenda que em 12 de setembro de 1996 deu nova redação ao parágrafo 4º do artigo 18 da Constituição Federal, acrescentando uma exigência à criação de municípios no país. Além da aprovação de uma lei estadual e da realização de um plebiscito local, uma cidade precisaria de uma lei complementar federal que regulasse o seu nascimento.

SFI já está na adolescência.
São Francisco de Itabapoana completou no dia 18 de janeiro deste ano, 13 anos de emancipação político-administrativa. De acordo com o censo demográfico do IBGE em 2007, SFI conta com uma população de 44.475 habitantes e uma área territorial 1.111(Km²) . Elevado à categoria de município com a denominação de São Francisco de Itabapoana foi desmembrado de São João da Barra, pela lei estadual nº 2379, de 10-01-1995 . Seu principal referencial econômico vem da pecuária e da agricultura, sendo o primeiro produtor de abacaxi do Estado do Rio de Janeiro e o segundo na produção de cana-de-açúcar. O município está entre os primeiros colocados também, no cultivo de aipim e da goiaba e na pecuária de corte. Destaque também para a pecuária leiteira, onde figura entre os 10 primeiros do estado. Banhado pelos rios Itabapoana e Paraíba do Sul e com um litoral de aproximadamente 62 km de extensão, São Francisco tem como forças de sua economia, também, a pesca, em rio e mar, e o turismo. No setor pesqueiro, possui atualmente 2 mil pescadores, responsáveis pela produção considerável de pescado mensalmente. Atraídos pelas belezas naturais e pelas águas tranqüilas e de temperatura amena, milhares de turistas se deslocam para o litoral sanfranciscano, principalmente na alta temporada, quando a população local triplica. As praias mais procuradas são: Santa Clara, Guaxindiba, Gargaú, Sonhos, Sossego, Manguinhos, Buena, Guriri, Lagoa Doce e Barra do Itabapoana. Além da grande legião mineira, que se concentra basicamente em Santa Clara, turistas de Campos dos Goytacazes, de outras cidades fluminenses como Cardoso Moreira, Itaperuna, São Fidelis e de estados da federação contribuem para alavancar o fluxo turístico no município.

Advogado envia e-mail ao Blog abordando o fechamento dos quiosques no litoral sanfrancisco

Antes e depois



Recebemos do advogado Eli Mota o e-mail abaixo com uma mensagem ao prefeito eleito Beto Azevedo.

Inicialmente me solidarizo à população, dando-lhe os parabéns, pela expressiva votação obtida, no pleito eleitoral (com 17.168 votos = 64,19%, quase o dobro da 2ª colocação), desejando-lhe, sobretudo boa sorte na condução dos desígnios do município, nos próximos quatro anos. Dizer que ao ouvir uma de suas entrevistas, através do rádio, logo após as eleições (no mesmo dia), fiquei muito feliz ao ouvi-lo dizer que irá incentivar o eco-turismo, porque o município tem o terceiro maior manguezal do país, localizado em Guargaú e que fará de tudo para atrair os turistas novamente para a região, que por falta de apoio e desenvolvimento se afastaram de nossas praias (como é o caso dos mineiros que foram em busca de outras regiões mais promissoras), nos últimos anos. A região conta também, com 92 km de belas praias. Visando exatamente impulsionar o turismo, nas praias do município, sugiro ao prefeito eleito, Sr. Beto Azevedo, que logo no início de sua administração, retome a questão sobre a liberação para funcionamento dos quiosques existentes em toda a orla marítima, que sem sombra de dúvidas se constituem numa importante fonte de renda e emprego, além do que, em atividade durante o verão, embelezam a orla, com a presença constante, alegre e colorida de seus freqüentadores. Veja as fotos dos quiosques em pleno funcionamento, antes e após o fechamento determinado pela Justiça Federal. Dá “pena” ver hoje, o estado de verdadeiro “abandono” e que mais parece um imenso “cemitério”. Sobre o fechamento (interdição) dos quiosques; o prefeito atual (Sr. Pedro Cherene), não demonstrou interesse ou boa vontade política, para resolver o impasse. Fonte: Processo nº 2007.51.03.003245-7 / 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes – RJ. É importante que o prefeito eleito, Sr. Beto Azevedo, de início reúna sua equipe de procuradores e juntamente com os proprietários dos quiosques interajam com o IBAMA, Ministério Público Federal e Justiça Federal, na busca de uma solução, para a liberação e funcionamento dos quiosques. Por exemplo: adoção de medidas que evitem a degradação do meio ambiente (regularização dos sanitários dos quiosques, com fossas sépticas, tratamento do esgoto, depósito de resíduos, etc) ou, na impossibilidade de regularização, que seja buscada uma forma alternativa de indenização aos proprietários dos quiosques, pelos prejuízos sofridos. Cordialmente, Eli Mota de Azevedo, Advogado - Tel.: (22)2732-2383/9984-1125 Endereço: Rua Saldanha da Gama, 22 – Coroa/Caju CEP: 28.050-190 – Campos dos Goytacazes - RJ

Sábado trágico: dois motoqueiros de São Francisco morrem em mais um acidente na RJ- 224


Moto estaria sem a lanterna trazeira informou um policial.
Glayson Siqueira de Azeredo, 28 anos e Adilson Jesus da Conceição morreram na noite de sábado, 01-11, por volta das 20horas em mais um acidente de Moto na Rodovia RJ-224, próximo à localidade de São Diogo. Segundo um motorista que passou pelo local do acidente, é bem provável que a Mota envolvida no acidente estava sem lanterna trazeira. A moto teria sido abalroada por traz, por um Santana de cor vinho. Com o impacto, Glayson foi jogado para o acostamento e seu colega teria sido arrastado por cerca de 200 metros. O motorista do Santana fugiu depois do veiculo parar a cerca de 500 metros do local do acidente. Os corpos foram removidos para o IML em Campos. Gleison morava com os pais em uma residência na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho próximo ao Colégio Estadual São Francisco de Paula. Com relação ao seu colega de nome Adilson Jesus da Conceiçao, da raça negra, a Polícia Civil ainda não tinha o endereço. (Fotos do jornal O Diário)