sábado, 27 de setembro de 2008

Amigos e parentes no “último adeus” a Manoel Carlos no cemitério de Gargaú



O enterro saiu da comunidade de Arueira, onde o corpo foi velado na Igreja de Nossa Senhora a Penha

Foi sepultado neste sábado, 27, no cemitério de Gargaú, praia de SFI, Manoel Carlos da Silva. Marcado para as 13 horas, o caixão com o corpo do secretário de administração da prefeitura de SFI só chegou por volta das 14 horas com grande acompanhamento de amigos, parentes e políticos. O enterro saiu da comunidade de Arueira, onde o corpo foi velado na Igreja de Nossa Senhora a Penha. Estavam presentes, também, candidatos a prefeito por São Francisco de Itabapoana além de candidatos a vereador e colegas de trabalho da prefeitura municipal de SFI. Antes do sepultamento, o caixão permaneceu por cerca de 40 minutos no interior da capela do cemitério para o “ultimo adeus” a Manoel Carlos.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Sepultamento de Manoel Carlos será às 13 horas de sábado, 27-09, no cemitério de Gargaú em SFI

Familiares do senhor Manoel Carlos da Silva, informaram, agora, que o horário do sepultamento será às 13 horas do sábado, 27, no cemitério da praia de Gargaú. O enterro sairá as 12 horas da Igreja de Nossa Senhora da Penha da localidade de Arueira onde está ocorrendo o velório. Conforme já divulgamos Manoel Carlos da Silva veio a falecer por volta das 13 horas de hoje, 26-09, no Hospital Doutor Beta onde estava internado na UTI, após ter sido submetido a uma cirurgia de ponte de safena. Manoel Carlos da Silva tinha 71 anos e foi funcionário de carreira do Detran. Entretanto participou ativamente da política partidária, tendo sido fundador do PSDB do antigo município de São João da Barra , quando São Francisco de Paula ainda pertencia ao município sanjoanense. Foi o segundo presidente do PSDB, candidatando-se a vereador em 1992 quando conquistou 540 votos, ficando como primeiro suplente do partido na Câmara Municipal. Oriundo do PMDB seu Manoel Carlos, como era mais conhecido, era irmão do saudoso vereador Nenel o Manoel Pedro Barreto da Silva. Casado com Dona Beti, o casal teve uma filha a Katia que mora no Rio de Janeiro. Ele morava com a esposa Beti na praia de Santa Clara na rua Coração de Jesus e atualmente respondia pela Secretaria Municipal de Administração do Governo Municipal. São irmãos do Manoel Carlos: Lando, Miguel, Delço (este também foi candidato a vereador) Zezinha, Carmem, Cremilda e o saudoso Nenel.

Petrobras descobre novo reservatório de óleo leve

Rio de Janeiro - A Petrobras anunciou a descoberta de mais um reservatório de óleo leve na Bacia de Santos. A descoberta foi constatada no bloco SM-1289, a 200 quilômetros da costa de São Paulo, no sul da Bacia, em reservatórios localizados a 2.060 metros de profundidade e acima da camada de sal. Embora ainda esteja na fase preliminar de avaliação, a estimativa é de que o volume recuperável de óleo na área do bloco SM-1289 seja de aproximadamente 150 milhões de barris de óleo equivalente. De acordo com a Petrobras, a descoberta confirma “o bom potencial de petróleo leve nas águas rasas da bacia". Leia mais aqui.

Corpo de Manoel Carlos será velado em Arueira- distrito de SFI

O corpo do secretário de administração da prefeitura de SFI, Manoel Carlos da Silva será velado na Igreja de Nossa Senhora da Penha da localidade de Arueira, distrito de São Francisco de Itabapoana. A informação foi passada ao blog pelo jornalista Maurício Barreto. Segundo Barreto o local do enterro ainda não está definido. Há comentários que deverá ocorrer no Cemitério da localidade de Gargaú. Entretanto, esta informação carece de confirmação.

Morre Secretário Municipal de Administração da prefeitura de São Francisco de Itabapoana

Manoel Carlos da Silva que respondia pela Secretaria Municipal de Administração da prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana-RJ, faleceu, há cerca de 1 hora, no Hospital Doutor Beta onde estava internado. Manoel Carlos estava na UTI – Unidade de Tratamento Intensivo – daquele hospital se recuperando de uma cirurgia de ponte de safena. Estamos aguardando informações dos familiares a respeito do local do velório e horário do sepultamento. (Foto do site da prefeitura de SFI)

Jovem de SFI que participou de olimpíada da APAE morre de enfarto


Maycom (foto) integrou a equipe de atletas da APAE e participou em Volta Redonda, da Olimpíada da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais – Onipede
(Foto do jornalista Maurício Barreto)


Maycom Machado de Souza, morador do distrito de Vilão, aluno da APAE de SFI de 20 anos faleceu, ontem, vitima de enfarto. Maycom trabalhava em um hortifrut na cidade de Campos e era surdo-mudo. No final de semana ele integrou a equipe de atletas da APAE e participou em Volta Redonda, da Olimpíada da Pessoa Portadora de Necessidades Especiais – Onipede onde conquistou três medalhas de prata nas modalidades salto em distância, corrida dos 100 metros e arremesso de peso para deficientes auditivos. O evento esportivo foi realizado no último final de semana em Volta Redonda, no Sul Fluminense. Antes de viajar como integrante da equipe de atletas na APAE, Maycom ainda participou de um jantar na quinta-feira, na instituição em SFI em companhia de todos os seus colegas. O corpo de Maycom foi velado na Igreja Batista de Vilão. O sepultamento está acontecendo agora no Cemitério de São Francisco de Itabapoana.

A cobiçada cadeira pode passar pelo quociente eleitoral

Na eleição para vereador nem sempre quem leva uma boa votação se elege. Este ano é bem provável que um ou outro vereador com votação expressiva, não consiga a vaga. A explicação é uma matemática que muita gente não entende. Um cálculo que divide opiniões e é motivo de muitas dúvidas. Alcançar o maior valor possível nesse cálculo é a cobiça das coligações e partidos políticos. Trata-se do quociente eleitoral, um cálculo feito quando se apura os votos das eleições para as casas legislativas, exceto o Senado Federal. A divisão é feita para que as coligações ou partidos políticos que obtiverem o maior número de votos, também fiquem com o maior número de cadeiras. Muitos questionam o porquê de um vereador não se eleger com uma votação expressiva; enquanto, às vezes, um candidato menos votado consegue a tão sonhada cadeira no legislativo. Há quem discorde da medida. Deixemos o debate pra ser levantado pelo amigo internauta. Mande a sua opinião sobre o assunto postando um comentário. Você que ainda não entendeu essa matemática, que tal parar pra entender? O blog traz as informações aqui para dirimir as dúvidas de como se dá essa importante etapa no processo de formação de uma Câmara de Vereadores.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Suspeito de grampos autoriza CPI a quebrar sigilos

O ex-agente da Agência Brasileira de Inteligência Francisco Ambrósio presta depoimento para explicar denúncias de que teria grampeado ilegalmente telefones de autoridades a pedido do delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz.

Governo lança campanha para diminuir o uso indevido de medicamentos

Em 2006, 30% dos 107 mil casos de intoxicação humana registrados no país foram por medicamentos. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que a auto-medicação é um hábito e alertou que todo remédio pode trazer riscos

Idosos arcam com mais da metade das despesas em 53% das casas brasileiras

As pessoas com 60 anos ou mais de idade arcam com pelo menos metade da despesa da família em 53% dos lares brasileiros. Foi o que pesquisadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) constataram após análise de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2007.
Os dados foram divulgados ontem (24) e são parte da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE. De acordo com o estudo, essa situação é ainda mais expressiva no Nordeste, onde os idosos são responsáveis por mais da metade da despesa familiar em 63,5% dos domicílios.

Segundo a pesquisadora do IBGE Lúcia Maria Cunha, os dados refletem a importância da contribuição dos idosos no conjunto do orçamento familiar. Ela ressaltou que na área rural essa ajuda é ainda mais importante, sobretudo, nas regiões mais carentes. Nas áreas rurais do Nordeste, por exemplo, o índice chega a 73% dos domicílios.

Outra constatação do estudo é que o aumento da expectativa de vida nas últimas décadas permitiu uma maior possibilidade de convívio, em uma mesma família, de duas ou até três gerações diferentes.

Em 2007, de acordo com os dados da Pnad, 45% dos idosos viviam com seus filhos na condição de chefe de domicílio, sendo que nas Regiões Norte e Nordeste os percentuais chegaram a 50%.

Carro furtado em comício localizado na Estrada do Espiador

Dois carros da marca Gol, modelo "caixote", foram furtados em São Francisco de Itabapoana no distrito de Imburi, durante comício realizado na noite de terça-feira. Um dos carros, de cor branca, placa BZH-4266, foi localizado na Estrada do Espiador, distante alguns quilômetros do local do furto.

Segundo o Registro de Ocorrência na 147ª DP, o proprietário Grimaldo Gomes da Silva, 47 anos, teria estacionado o veículo para participar do comício e, ao retornar, não mais o encontrou. Por apresentar avariações, a polícia acredita que os assaltantes bateram com o carro e depois o abandonaram.
Já o outro furto, do Gol placa KSC-6720, de propriedade do relojoeiro Getúlio Miranda de Oliveira, 51, ocorrido na localidade de Imburi, também durante um comício, por volta das 22h10 até o momento não foi localizado.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Veículo furtado durante comício em Imburi

Um automóvel Gol “caixote” ano 88, cor branca, placa QSC-6720, foi furtado durante um comício ontem em Imburi de Cacimbas. Segundo o proprietário, o comerciante Getúlio Miranda de Oliveira, conhecido como “Getúlio Relojoeiro”, o carro foi estacionado próximo ao Clube Capixaba no centro de Imburi, em local iluminado. “Estacionei em frente a um poste e em minutos levaram meu carro. Foi tudo muito rápido. Não basta estacionar em local iluminado, tem que colocar em local visível”, disse. Getúlio lamentou o ocorrido e contou ainda que planejava instalar um alarme. “Estava pensando em instalar um alarme na semana que vem, mas não deu tempo. Meu carro estava bem conservado. Peço a quem puder colaborar, sabendo de alguma informação, ligue para a polícia”, concluiu Getúlio.

O Diário: "Betinho fala sobre pesquisa e diz não estar preocupado"


Betinho Dauaire em entrevista ao jornal O Diário, edição de 23-09, sobre o resultado da última pesquisa do Ibope, publicada domingo em O Diário, na qual Carla Machado (PMDB aparece com 59% das intenções de voto e ele com 30%, garante que não o preocupa. “Conforme eu já afirmei em outra oportunidade, resultado de pesquisa é muito relativo. Vamos aguardar as urnas”. Betinho garante que apoio a ele aumenta em SJ Barra. “Minha campanha à Prefeitura de São João da Barra tem sido marcada pela participação popular”, afirma Betinho Dauaire (PDT).

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Blog recebe e-mail de advogado questionando aplicação de recursos dos royalties em São Francisco de Itabapoana

O advogado Eli Mota capturou dados em O Dia indicando que São Francisco de Itabapoana figura em 2º lugar (nota 3,2), entre as 10 piores do interior do estado (Fonte: jornal “O Dia”, de 22-06-08, 27-07-08 e 30-08-08)

Campos dos Goytacazes (RJ), 23 setembro de 2008.

Ao
Blog do Paulo Noel

Prezado Senhor,
Pelo visto os recursos dos royalties não vêm sendo aplicados corretamente no município de São Francisco do Itabapoana – RJ. Município com 47.247 habitantes, arrecadou em 2008, R$3.064.202,41 (três milhões e sessenta e quatro mil, duzentos e dois reais e quarenta e um centavos). Bem mais, quando comparados a municípios menores, como é o caso de Aperibé, com 9.420 habitantes, que arrecadou R$1.976.904,73 (hum milhão, novecentos e setenta e seis mil e setenta e três centavos) e São José de Ubá, com 7.220 habitantes, que também arrecadou R$1.976.904,73 (hum milhão, novecentos e setenta e seis mil e setenta e três centavos). Mas que souberam investir na educação. Resultado disso é o reflexo nos resultados do Ideb 2007 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). As duas cidades figuram entre as 10 melhores do interior do estado, no primeiro segmento do ensino fundamental (1ª a 4ª séries): em 1º. lugar, Aperibé (nota 5,8) e em 2º. Lugar, São José de Ubá (nota 5,5). Enquanto que, São Francisco do Itabapoana figura em 2º. lugar (nota 3,2), entre as 10 piores do interior do estado (Fonte: jornal “O Dia”, de 22-06-08, 27-07-08 e 30-08-08). Noutras frentes também, o município deixa a desejar. Na infra-estrutura: o centro da cidade e as praias estão com as ruas esburacadas, necessitando de asfaltamento, calçamento, galerias de águas pluviais e esgoto. Na saúde: postos fechados e pacientes sendo conduzidos ao Rio de Janeiro, Campos e Itaperuna, para a realização de exames/tratamentos/consultas (ex.: ressonância magnética). No turismo: vislumbra-se o êxodo do turista mineiro, que aos poucos vem deixando nossas praias, chegando até a abandonar suas casas, em busca de outras regiões mais promissoras. No turismo inclusive, observa-se no caso específico do fechamento dos quiosques (completando um ano), a flagrante omissão do poder público municipal, que em nenhum momento demonstrou boa vontade, no sentido de auxiliar os proprietários dos quiosques, na busca de uma solução para o impasse ou pelo menos na adoção de medidas para amenizar os prejuízos sofridos por eles. Resultado: Os mais de 100 quiosques interditados pela Justiça Federal, fechados e com o fornecimento de energia elétrica suspenso, deixaram a orla marítima, que se estende de Gargaú, passando por Santa Clara, Sossego, Guaxindiba até Barra do Itabapoana, com o aspecto de verdadeiro abandono e área desolada, afastando ainda mais os turistas. O fechamento das poucas atividades comerciais que por ali, ainda existiam, gerou o desemprego e o desestímulo para todos os envolvidos. Cordialmente, Eli Mota de Azevedo, Advogado. Tel.: (22)2732-2383/9984-1125 . Endereço: Rua Saldanha da Gama, 22 – Coroa/Caju CEP: 28.050-190 – Campos dos Goytacazes - RJ.
O Blog ligou para a prefeitura pelo telefone 2789.1717 para falar com o prefeito Pedro Cherene e, foi informado pela telefonista, de que ele não se encontrava. De qualquer forma, o espaço está aberto para o prefeito se manifestar a respeito do e-mail enviado ao Blog pelo advogado Eli Mota.

"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome"

Imagens feitas agora no jardim da Rádio São Francisco FM em São Francisco de Itabapoana. Nossa homenagem à chegada da primavera ontem, dia 22 de setembro.




A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega..... É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.....Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.... Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera”.
Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

Empresa Municipal de Trânsito de SFI promove palestras na Semana Nacional de Trânsito

A Empresa Municipal de Trânsito de São Francisco de Itabapoana (Emtransfi) está percorrendo escolas públicas e particulares de SFI, promovendo palestras baseando-se no tema da campanha: “A criança no trânsito”. O objetivo da Emtransfi é a comemoração à Semana Nacional de Trânsito que vai até o dia 25. Durante as palestras, que são ministradas pelo presidente da Emtransfi, José Amilton Barreto da Silva, é exibido um vídeo destacando 21 módulos ligados ao tema e distribuídos panfletos e cartilhas aos alunos contendo regras e dicas a respeito do trânsito.

— O trânsito mata por ano, no Brasil, cerca de 35 mil pessoas. E o tema dessa campanha é oportuno porque educando a criança estamos evitando acidentes de trânsito no futuro. Procuramos enfatizar pontos fundamentais — explica José Amilton.

Segundo o presidente, mesmo sendo encerrada, a campanha terá prosseguimento no município até o final do ano.

“Essa iniciativa visa a reduzir o número de acidentes em São Francisco. As diretoras das escolas interessadas em levar essas informações aos seus alunos podem entrar em contato com a Emtransfi, pelo telefone 2789-1893”, finalizou.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

TSE já recebeu pedidos de força federal para 218 municípios

O TSE já aprovou requisições de tropas federais para municípios que se encontram sob a ameaça de milícias e do tráfico de drogas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Até o começo da tarde desta segunda-feira (22), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou pedidos de oito estados para o envio de força federal para atuar na segurança da população durante as eleições municipais de 2008. As requisições feitas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados ao TSE abrangem 218 municípios. Desse total, o TSE já autorizou o envio de tropas federais para 99 municípios.Os estados que solicitaram o envio de força federal para auxiliar a segurança pública nas eleições são Alagoas, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins. Desses estados, o TSE já aprovou requisições de tropas federais para 82 municípios do Pará, 14 municípios do Amazonas, para áreas que se encontram sob a ameaça de milícias e do tráfico de drogas na capital e na região metropolitana do Rio de Janeiro, 2 municípios do Tocantins e um de Alagoas. O pedido de requisição de força federal é feito pelo juiz eleitoral do município ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado, que o encaminha ao TSE.

Blog estréia novo design gráfico de autoria de estudante do CEFET-Campos

O estudante Uellington é morador da localidade de Travessão de Barra, distrito de São Francisco de Itabapoana.
O Blog do Paulo Noel estréia hoje, 22-09, o novo design do cabeçalho, de autoria de UELLINGTON BATISTA SOARES, jovem estudante de Design Gráfico do CEFET – Campos. Uellington é morador da localidade de Travessão de Barra (SFI). Ele elaborou a arte e submeteu a nossa apreciação, no que logo aprovamos. Esperamos que os internautas também aprovem. Desejamos sucesso para você e a dica aos internautas: quem quiser contratar os serviços do Uellington, basta entrar em contato pelo e-mail: u-bsdesign@ig.com.br. Percebe-se que você é um estudante de futuro. Um abraço, caro Uellington. Grato pela citação de que nosso blog faz muito sucesso na Região.

Morre Elbio Elias o popular “Badanho” ex-funcionário do antigo Banerj de São Francisco

Muito conhecido em toda a cidade, em função até de sua profissão de ex-funcionário do antigo Banco Banerj em São Francisco, morreu, nesta madrugada de segunda-feira Elbio Elias Bastos Henriques. O falecimento, segundo familiares ocorreu por volta de 1 hora da madrugada na residência onde morava em Macuco de São Francisco. Elbio, conhecido popularmente por “Badanho”, deixa viúva Fatinha que é filha de Selma Barreto e do saudoso Francisco Barreto e um casal de filhos: Elbinho e Karol. Católico, “Badanho” freqüentava com assiduidade as missas dominicais com a família, na Igreja de São Francisco de Paula. Ultimamente, vinha sofrendo com problemas renais e, por causa da diabete, chegou até a perder a visão. O corpo está sendo velado na residência onde faleceu, e, o sepultamento será às 16 horas no Cemitério de São Francisco de Itabapoana. Antes, será celebrada uma missa de corpo-presente na Igreja de São Francisco de Paula.

domingo, 21 de setembro de 2008

O Diário: Ibope dá à Carla o dobro das intenções de voto de Betinho

Jornal O Diário edição deste domingo, 21-09-08.
Carla também lidera a pesquisa na consulta espontânea, na qual o eleitor cita o candidato de sua preferência sem ver o cartão com os nomes dos candidatos.


Da Redação
A mais recente pesquisa do Ibope realizada em São João da Barra, entre os dias 16 e 18 de setembro, dá à candidata Carla Machado, da coligação “No caminho certo do desenvolvimento”, o dobro das intenções de voto de seu adversário mais próximo na consulta estimulada. A pesquisa, encomendada pela própria candidata, foi registrada na 37ª Zona Eleitoral, sob o número 376/2008. Dos eleitores entrevistados pelo instituto, 59% afirmam que votarão em Carla, enquanto 30% declaram votar no ex-prefeito Betinho Dauaire, da coligação “Por uma São João da Barra justa e independente”. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de cinco pontos, para mais ou para menos.Apenas 1% - O candidato Ivan da Saúde aparece com um por cento, 8% dos eleitores se dizem indecisos e um por cento afirma que anulará ou votará em branco. Faltando 15 dias para as eleições, Carla cristaliza sua posição de liderança junto ao eleitorado. Na consulta foram ouvidos 406 eleitores, distribuídos por faixa etária, renda e nível de instrução. Carla Machado tem a preferência dos eleitores em todos os segmentos da sociedade, tanto na pesquisa espontânea, quanto na estimulada, no qual é apresentado um cartão com os nomes dos candidatos a prefeito. O candidato Ivan da Saúde não é citado na consulta espontânea, mas aparece com 1% na estimulada. Além de verificar a intenção de voto, o Ibope quis saber em qual dos candidatos o eleitor não votaria, em hipótese alguma. Ivan da Saúde aparece com 34% de rejeição, seguido de perto por Betinho Dauaire com 33% e Carla Machado com 21%. Dos entrevistados, 14% disseram que poderiam votar em todos, 8% não sabem e um por cento não respondeu.
Liderança também na pesquisa espontânea, com 55% das intenções
Carla também lidera a pesquisa na consulta espontânea, na qual o eleitor cita o candidato de sua preferência sem ver o cartão com os nomes dos candidatos. Nessa consulta, a prefeita de São João da Barra, que tenta a reeleição, tem mais que o dobro das intenções de voto do adversário mais próximo: 55% a 27%. Apenas 1% dos eleitores disse que votará em branco ou anulará o voto e 16% disseram que ainda não sabem. O Ibope consultou os eleitores quanto à opinião deles a respeito de quem será eleito em São João da Barra: para 63% dos eleitores, Carla será reeleita. Apenas 20% confiam na eleição de Betinho. O candidato Ivan da Saúde não foi citado e 17% dos eleitores responderam que não sabem.
Candidata diz que tem que andar mais e pedir mais votos
Para a prefeita de São João da Barra, a pesquisa reflete aquilo que se tem visto nas ruas. Entretanto, é cautelosa quanto ao resultado final: “nós temos que andar mais, pedir mais voto e falar das nossas realizações. Estamos mostrando para o eleitor de São João da Barra que é possível fazer uma campanha limpa, sem baixar o nível”. Carla argumenta, ainda: “Nós falamos de tudo o que realizamos no governo e também a respeito do que pretendemos fazer no próximo mandato. Nós temos uma proposta básica, que é melhorar a vida do cidadão de São João da Barra. Não agredimos o adversário porque temos o que falar e o que propor. Com esse tipo de campanha nós damos uma demonstração de respeito ao eleitor da nossa terra”, afirma Carla.Desenvolvimento - A candidata assinala que nos comícios, nas reuniões que faz, nos encontros que tem com os eleitores diariamente, sempre manifesta o desejo, a vontade de trabalhar ainda mais para que São João da Barra possa prosseguir no caminho do desenvolvimento. “Mas, sobretudo com muita paz, com muita liberdade e o que é mais importante, de forma democrática e cidadã. Queremos por um fim a um tempo em que o coronelismo dominava o cenário político”, afirma.Carla comenta ainda que os números da pesquisa são a demonstração de que São João da Barra está definitivamente no caminho do desenvolvimento. Ela lembrou a pesquisa anterior, na qual 71% dos entrevistados aprovam o seu governo e que 78% acreditam que o Município está em desenvolvimento. Na última pesquisa, 88% dos eleitores afirmam que o Complexo do Açu, empreendimento da iniciativa privada atraído pela Prefeitura em parceria com o governo do Estado vai gerar mais empregos para São João da Barra. “É a demonstração de que o nosso empenho na atração de empregos, na capacitação da mão-de-obra da população, na melhoria dos programas de ensino, na formação em nível técnico e superior e a busca pelo desenvolvimento sustentável com igualdade social é o que a população deseja”.A reportagem tentou ouvir Betinho Dauaire (PDT) e Ivan da Saúde (PHS), mas não conseguiu localizá-los. Nas três tentativas (a última por volta de 17h), os respectivos telefones celulares estavam “fora da área de cobertura ou desligados”.

Cenário político é considerado amplamente favorável

Betinho Dauaire tem 30% na estimulada e 27% na espontânea
O cenário político em São João da Barra é amplamente favorável à prefeita Carla Machado. Desde o início da campanha eleitoral ela lidera as pesquisas de intenção de voto. A primeira pesquisa registrada, realizada entre os dias 21 e 23 de julho, contratada pela coligação “No caminho certo do desenvolvimento”, apontava a prefeita com uma vantagem de 26% sobre o adversário na consulta espontânea, num cenário em que apareciam 33% de eleitores indecisos e 2% de votos nulos e brancos. A consulta foi realizada pelo Ibope com 406 eleitores e registrada na 37ª Zona Eleitoral, sob o número 358/2008. Agora, com um panorama em que aparecem apenas 16% de indecisos, com 1% de votos nulos e brancos, Carla amplia para 28% a margem sobre o adversário mais próximo. Também cresceu a confiança do eleitor em relação à possibilidade de vitória da atual prefeita. Em julho, 20% dos eleitores não sabiam quem seria eleito, agora são 17% que manifestam a dúvida. Dos eleitores que opinaram em julho, 20% disseram que acreditavam na eleição do ex-prefeito Betinho Dauaire, número que se repete na última consulta. Já a confiança do eleitorado em relação à reeleição de Carla Machado cresceu: passou de 60% para 63%, na opinião dos eleitores.

Campos registra alta incidência de toxoplasmose

Também conhecida como doença do gato, a toxoplasmose é normalmente transmitida aos homens pelo contato, mesmo que indireto, com fezes de felinos.
Um estudo comparativo do número de casos de toxoplasmose congênita (adquirida pelo bebê via placenta da mãe) em países da Europa e no município de Campos, no Norte Fluminense, mostra que a taxa de crianças infectadas na cidade é não apenas maior que a européia, mas também que a brasileira. - A média no Velho Continente é de uma criança infectada para cada 10 mil nascidas. No Brasil, a média é de um para mil. Já na cidade de Campos este número é bem maior: um para cada 434 nascimentos - explica a bióloga Lílian Bahia, uma das autoras da pesquisa.
Os resultados do trabalho rendeu um artigo publicado em uma revista científica de destaque internacional, a PloS Neglected Tropical Disease, e será apresentado durante o Congresso Centenário do Toxoplasma (TCC, do nome inglês Toxoplasma Centennial Congress). O evento, realizado com o apoio da Faperj(Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), apresentará os últimos estudos desenvolvidos em todo o mundo sobre a doença e acontecerá dos dias 19 e 24 de setembro na cidade de Búzios, litoral fluminense. Também conhecida como doença do gato, a toxoplasmose é normalmente transmitida aos homens pelo contato, mesmo que indireto, com fezes de felinos. A ingestão de oocistos que contaminam o ambiente, inclusive mananciais de onde se retira água para o abastecimento e consumo humano – e de cistos presentes em carne crua ou mal passada, embutidos crus, frutas, verduras e vegetais mal lavados também são fontes freqüentes de contágio pelo protozoário Toxoplasma gondii. Em 90% dos casos, a doença não se manifesta ou apresenta sintomas semelhantes aos de uma gripe. No caso de bebês contaminados, via placenta, pelas mães grávidas, e dos indivíduos com baixa imunidade, a doença pode provocar sérios danos no sistema nervoso central e à visão.