sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Palácio da Cultura inaugurado em São João da Barra

Coube ao Gabriel Veras da Silva Berto, neto do Blogueiro, desatar o laço da fita de inauguração do espaço cultural mais importante da cidade sanjoanense, que entra para a história do município.





Deteriorado pelo tempo, e em péssimo estado de conservação, por anos o antigo Grupo Escolar Alberto Torres, conhecido carinhosamente por Grupo Velho, prédio que marcou a história em São João da Barra, foi inaugurado na quinta,11-09, a cujo espaço físico após restauração ganhou o nome de Palácio Cultural Carlos Martins.
O historiador Fernando Antônio Lobato, diretor do espaço, comemora a inauguração, já que foi um dos muitos que sempre desejaram que a restauração do local se tornasse realidade. Para nomear o novo espaço da cultura sanjoanense, uma figura ilustre com raízes na cidade: o pintor, conhecido internacionalmente, Carlos Martins.
— Carlos Martins é filho do Coronel João de Almeida, chefe político do início do século XX. Como todos os jovens sanjoanenses na época da decadência econômica da cidade, ele também foi morar no Rio, onde se tornou amigo de Artur da Távola e outros escritores e artistas. Ele vinha sempre para São João da Barra, nas casas dos tios, e se envolvia com as pessoas ligadas à cultura. Ele se preocupava muito com o fato do prédio estar caindo e também lutou para essa restauração. Conseguiu, por duas vezes, verba estadual para que isso acontecesse — conta Fernando Lobato.
O diretor do Palácio Cultural lembra que, por questões de nomenclaturas, a primeira verba foi destinada à construção do Pré-Escolar Alberto Torres. A segunda vez, a verba foi liberada oficialmente, mas não saiu do papel.
— Isso aconteceu nos governos de Brizola. O pré-escolar era muito necessário para a cidade, mas a verba não tinha sido liberada para esse fim. Quando surgiu a possibilidade dessa restauração, não poderia pensar em outro nome para ser homenageado. Carlos Martins morreu em 2000, mas foi uma pessoa de expressão internacional e não é ele quem é o homenageado, mas sim a cidade, por ter um espaço com esse nome — declara.
Mas não será apenas Carlos Martins o homenageado. Fernando Lobato conta que a restauração não é apenas do espaço físico, mas também da memória histórica da cidade. Cada cômodo do palácio recebeu um nome ilustre. “Muitos nem sabem quem foi Carlos Martins ou quem são os nomes homenageados. Temos essa função também, de levar ao conhecimento da comunidade, as pessoas que fizeram muito pela cultura sanjoanense”, diz.
O Salão Nobre, do casarão, leva o nome de Manoel José Nunes Teixeira, o Coronel Teixeira, o proprietário da casa. “As peças não são originais do século XIX, mas procuramos remontar o ambiente de época. O quadro do imperador Dom Pedro, que é da Santa Casa, vai ficar no local, através de um comodato”, ressalta Fernando Antônio.
A Sala de Exposições Fernando José Martins homenageia o conhecido historiador sanjoanense. O espaço conta com um auditório para 50 pessoas. O Gabinete Administrativo Milva Bessa, nome da folclorista conhecida por ensaiar grupos de dança folclóricos na cidade. A Galeria João Brígido dos Santos leva o nome do jornalista sanjoanense que ficou conhecido no Ceará e fez parte da história nacional da imprensa.
A Sala Multimídia José Henriques da Silva homenageia o também jornalista português que fez história na imprensa da cidade que o adotou. O Stúdio Fotográfico João Rocha, por sua vez, leva o nome do único fotógrafo na cidade por um período de 40 anos, responsável pela memória fotográfica local por um bom tempo. A Sala de Recepção Manoela Gomes Moreira homenageia outro jornalista importante da cidade.
A Sala de Música Ubaldo Sena leva o nome de uma das três figuras importantes na história da música na cidade, junto com Waldimiro Ferreira (que já é nome de escola de música) e Amédio Venâncio (que nome uma banda).
A Sala de Literatura Ruy Alves leva o nome do literato e médico filho do Coronel Amando Alves, intendente que comprou o casarão em 1922, para transformá-lo numa escola. Também filha do Coronel, a artista plástica premiada Ecyla Diniz nomeia a Sala de Artes Plásticas.
A Sala de Dança Doris Cunha, leva o nome da dançarina, filha de sanjoanenses, que trouxe o balé clássico para a cidade. A Sala de Arquivo Cultural João Oscar do Amaral Pinto, homenageia o historiador e escritor sanjoanesne e vai ser um espaço dinâmico com projetos de resgate da cultura local.
A Galeria Cecílio Santos Lavra leva o nome do poeta sanjoanense. O Pátio Ana Augusta Rodrigues, por sua vez, homenageia a antropóloga autodidata, que viveu em Barcelos e São João da Barra, onde fez um trabalho sobre o resgate da cultura sanjonense. “Ela escreveu muitos livros, inclusive, um sobre as brincadeiras infantis e descobriu alguns sambaquis no município. Essas ‘homenagens’ têm como função o resgate cultural”, observa Fernando Lobato.

O Diário: "Quadro em São Francisco de Itabapoana"


Pesquisa publicada no jornal O Diário indica Beto na frente na corrida eleitoral em SFI. Edição do jornal O Diário de 12-09-08

A Pesquisa do Instituto Precisão, divulgada ontem por O Diário, aponta Beto da Saúde (PMDB) bem na frente de Fauazi Cherene (PDT) e Marcilene Nunes (PSB). Na espontânea, os índices são, respectivamente, 48%, 17% e 11%, de intenção de votos, enquanto na estimulada o peemedebista sobe para 51% e os adversários se mantêm nas mesmas pontuações. A soma de nenhum, branco, nulo, não sabe, não opinou dá 24%. Dentro dessa projeção, dificilmente o panorama muda, principalmente porque o índice de rejeição do candidato do PMDB é apenas 6%.Fauazi. A propósito da nota anterior, no gráfico sobre índice de rejeição, publicado ontem na página 6 de O Diário, Beto da Saúde saiu com 35%. O correto é 6%, conforme a chamada de capa e a matéria registraram. Um fato novo no páreo à prefeitura de São Francisco de Itabapoana é a desistência de Fauazi Cherene, formalizada na tarde de anteontem. Beto ressalta que a posição dele na pesquisa é fruto do trabalho e dos serviços prestados à população que, segundo ele, é realizado há mais de 10 anos. “A população tem demonstrado reconhecimento por este trabalho. O povo sabe o que é melhor para São Francisco, porque moramos no município, sabemos de suas dificuldades no seu dia-a-dia”. - Tanto que fomos o vereador mais votado da história do município, com 1.085 votos, superando em muito os cerca de 600 que tivemos na eleição anterior – observa.
Matéria do Jornal O Diario Edição de 11-09-08
O candidato da coligação Mudar de Verdade, Beto Azevedo (PMDB) largou na frente na pesquisa de intenção de voto para as eleições municipais de São Francisco de Itabapoana. O Instituto Precisão ouviu nos dias 3, 4 e 5 deste mês um total de 300 pessoas no município. A pesquisa foi encomendada pela empresa R. Ramos Machado – Promoções & Eventos e está registrada no Cartório da 130ª Zona Eleitoral do município, com o número 710/2008. A publicação foi deferida pelo Juiz Leonardo Cajueiro D’Azevedo, em despacho às folhas 02, 03 e 32, do Processo 142/08. Na pesquisa espontânea, 48% dos entrevistados disseram que votariam no candidato. Em segundo, aparece o candidato Fauazi Cherene (PDT), da coligação O Povo no Poder, com 17% das intenções de voto. Em terceiro, ficou a candidata Marcilene Nunes (PSB), da coligação A Esperança de Um Novo Tempo, com 11%. Estimulada - Na pesquisa estimulada, Beto Azevedo totaliza um percentual de 51% de intenção de votos. Fauazi soma os mesmos 17% e Marcilene manteve 11%. De acordo com o candidato peemedebista, o resultado da pesquisa não lhe causou surpresa.

Fauazi e Marcilene discordam dos números

Já o candidato da Coligação “O Povo no poder” (PTB / PP / PDT / PT do B / PRB / DEM / PSC), Fauazi Cherene (PDT), mostra-se surpreso com o percentual de 17% da preferência dos eleitores registrado para ele. “Vejo esse resultado com desconfiança, porque as nossas pesquisas internas mostram uma situação bem diferente, com números maiores”.

A candidata pela Coligação A Esperança de um Povo (PSL/PTC/PRP/PV/PSB/PTN/PRTB/PPS), Marcilene Nunes, não acredita que Beto da Saúde esteja liderando com a vantagem apontada na pesquisa do Instituto Precisão. “Esse levantamento não condiz com a nossa campanha nas ruas. Discordo que Beto da Saúde esteja na frente com 48% das intenções de voto, pois realizamos uma pesquisa particular e que não será divulgada e ela informa o contrário”, disse

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Excesso de carga de cana-de-açúcar provoca acidente na curva próximo a Batelão de Barra


Segundo populares, o motorista do caminhão não parou para socorrer as vítimas que foram retiradas de baixo das canas com ajuda dos moradores próximo ao Posto de Imburi de Barra.


A professora Ingrid Monteiro dos Santos, 23, e o estudante Jaime Miranda de Oliveira Machado de 12 anos, são vítimas de mais um acidente na RJ224 em São Francisco de Itabapoana. Foi ontem, 10/09, por volta das 16horas. Parte da carga de cana-de-açúcar caiu em cima de condutores de uma Biz numa curva na Estrada RJ-224, próximo à localidade de Batelão de Barra. O caminhão, cuja placa não foi anotada, com uma carga de cana-de-açúcar em excesso provocou o acidente, quando fez a curva na contramão já próxima ao Posto de Combustível de Imburi de Barra do comerciante Noé. Segundo populares, o motorista do caminhão não parou para socorrer as vitimas que foram retiradas de baixo das canas por moradores próximo ao Posto de Imburi de Barra. Socorridos para o Hospital Ferreira Machado a professora Ingrid que trabalha numa Escola Municipal em Caldeirão sofreu uma intervenção cirúrgica no fígado, e, segundo sua irmã Carla, está bem, apenas em observação pós- cirúrgico. O estudante já teve alta com varias escoriações pelo corpo, mas também está fora de risco de morte. O menor é filho do casal Jasilson Mendes Machado motorista da ambulância de Praça e de Jucirley Miranda de Oliveira Machado. A professora Ingridi é moradora de Vilão. Ela dava uma carona ao aluno que teria aulas em São Francisco numa escolinha de futebol.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Renúncia de Fauazi Cherene repercute em toda cidade

Clique na imagem para ampliar e veja o ofício na integra.

Exatamente às 16h25m Fauazi Cherene, candidato a prefeito da Coligação “A Força do Povo” do município de São Francisco de Itabapoana protocolou ofício renunciando a candidatura. Clique na imagem para ampliar e veja na íntegra o ofício que foi protocolado no Cartório Eleitoral de São Francisco de Itabapoana. A desistência de Fauazi Cherene veio confirmar a forte especulação política na cidade no dia de ontem. Agora, prossegue a disputa no município com dois candidatos. Beto da Saúde da coligação “Mudar de verdade” e Marcilene Nunes Daflon da coligação “A esperança de um novo tempo”.

Fauazi Cherene da coligação A Força do Povo renuncia


Proprietário de sítio em São Francisco de Itabapoana morre em acidente na BR-101

O comerciante que estava viajando em direção a São Francisco de Itabapoana para o seu sítio ficou preso nas ferragens.

O comerciante e proprietário de um sítio em São Francisco de Itababapoana Jonas dos Santos Filho, 52 anos, foi mais uma vítima de acidente da chamada “Rodovia da Morte” na BR-101 no quilômetro 15 quase chegando a Travessão de Campos. Ele dirigia o Santana placa de Campos dos Goytacazes/RJ e segundo populares teria tentado desviar de um veículo que fazia a ultrapassagem, mas seu carro acabou rodando na pista e batendo contra uma árvore. O comerciante que estava viajando em direção a São Francisco de Itabapoana para o seu sítio ficou preso nas ferragens,e, apesar de socorrido para o Hospital Ferreira Machado não resistiu aos ferimentos e faleceu minutos após dar entrada naquela unidade hospittalar. De acordo com informação de populares no local, o impacto da colisão foi tão forte que o Santana “abraçou” a árvore, deixando a vítima presa nas ferragens por mais de 1 hora.

O acidente acabou deixando o trânsito lento na Rodovia já que as pessoas que passavam pelo local pararam para ver o trabalho de resgate feito pela equipe do 5º Grupamento de Bombeiro Militar (5º GBM) de Campos e dos funcionários da Auto Pista Fluminense que administra agora a Rodovia. A ocorrência foi registrada na 146 DP Legal de Guarus e o corpo da vítima removido para o IML de onde foi liberado para sepultamento hoje. Nossa equipe de reportagem passava no momento do acidente e documentou as imagens para o Blog do Paulo Noel.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Neto de Mário Covas visita SFI: "É preciso trazer o jovem para a vida pública"

Bruno Covas, deputado estadual de São Paulo e presidente nacional da Juventude do PSDB, fala também sobre a importância do ingresso do jovem na política: “É preciso trazer o jovem para a vida pública”. De passagem por São Francisco de Itabapoana, ele conversou com o jornalista Vinícius Berto e com o blogueiro e radialista Paulo Noel.




Bruno Covas, deputado estadual de São Paulo, na condição de presidente Nacional da Juventude do PSDB, está viajando por todo o Brasil pregando a ética na política com um mensagem positiva aos jovens que continuam céticos com relação as eleições. Segundo Bruno Covas, neto do saudoso governador de São Paulo Mário Covas, é preciso trazer o jovem para a vida pública. “Muitas vezes a juventude não sabe nem onde fica a Câmara Municipal, não sabe onde fica a prefeitura, nunca foi acompanhar uma sessão do Legislativo Municipal ou nunca foi discutir o orçamento com o prefeito, ou seja, nunca se envolveu”, diz. Segundo Bruno Covas fazer política é pensar na vida em sociedade. É mostrar para as pessoas que democracia e cidadania não se exaurem a cada dois anos que você vai lá e vota. “A partir do momento em que as pessoas de bem deixam de se envolver, isso só facilita a eleição daqueles que compram votos da população com cesta básica, só facilita a eleição ‘dos mensaleiros’, ‘dos sanguessugas’. Tudo isso, é conseqüência da troca do voto por interesses particulares. Apesar da situação de carência de parte da população, as pessoas precisam saber que o voto comprado é certamente daquele político que não terá nenhum compromisso com a sociedade”, diz.

Sobre o seu avô Mario Covas: “Sou uma pessoa suspeita para falar sobre meu avô, mas ele era um político com “P” maiúsculo. Foi um excelente tribuno enquanto esteve no Legislativo, foi um excelente governador e prefeito. Uma pessoa que ajudou muito, que fez muito pelas pessoas. Querer comparar meu trabalho de deputado estadual com o dele como governador... não tem termos de comparação. Apesar de ser um ‘peso muito pesado’ considero também um ‘peso muito leve’. Apesar de sete anos do falecimento dele, as pessoas têm por ele um carinho muito grande em todo o Brasil. As pessoas lembram da campanha dele de presidente em 89, lembram de causos, de frases que ele citou. As pessoas me tratam até de uma forma diferenciada. É um orgulho ser o neto de Mario Covas”, finalizou.

domingo, 7 de setembro de 2008

CDL de São Francisco de Itabapoana, em cerimônia festiva, dá posse a nova diretoria

“A CDL tem a característica associativa, criando ações conjuntas para o fortalecimento do comercio respaldado no lema de que unidos, todos seguem o hino da Nação Lojista: agir e lutar, reagir e vencer”

A comerciante Rosimary Barreto Lemos foi empossada, sexta, 05-09, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Francisco de Itabapoana em cerimônia festiva na sede da entidade no Shopping Mascôr Gantos no centro da cidade. Rose como é conhecida a Rosimary é a primeira mulher a assumir a presidência da CDL em São Francisco que já foi dirigido pelos comerciantes Paulo Araújo e Delzenir Tereza da Silva. Em sua fala Rose disse que uma das metas de sua gestão será divulgar a entidade em todos os cantos do município e promover o aumento do quadro social. “É necessário levar aos comerciantes, que a CDL é importante no fortalecimento da classe lojista do município". Ainda existem comerciantes em nossa cidade que desconhecem o trabalho da entidade”, disse. O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Jair Francisco Gomes revelou, durante seu pronunciamento, que em todo o Brasil existem CDLs em 2.300 municípios, sendo 42 instaladas no Rio de Janeiro. “A CDL tem a característica associativa, criando ações conjuntas para o fortalecimento do comercio respaldado no lema de que unidos, todos seguem o hino da Nação Lojista: agir e lutar, reagir e vencer” , concluiu.
Na oportunidade foi empossada, também, a diretoria executiva e os conselhos diretor e fiscal para a gestão 2008/2009 além do Conselho Consultivo 2008/2010. O evento contou com a presença de dezenas de convidados da sociedade sanfranciscana e de representantes de CDLs de varias cidades do Estado do Rio de Janeiro. De Barra Mansa veio o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, Jair Francisco Gomes. Da cidade de Campos dos Goytacazes vieram prestigiar a posse em SFI o presidente da CDL-Campos Joilson Barcelos e o tesoureiro da entidade Carlos Eduardo Carvalho além de Edvar Freitas Chagas diretor distrital da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro