sábado, 6 de setembro de 2008

Morreu João Pintor da praia de Santa Clara

Morreu João Pintor. Só agora, estou em condições de digitar esta informação aqui no Blog. Estava na estrada, quando foi informado, neste sábado por volta das 18h da morte do meu amigo João Pintor, proprietário de uma oficina de pintura e lanternagem de veículos na praia de Santa Clara. A informação que chegou até o Blog é de que João, teria sido levado as pressas para um hospital em Campos com dores fortes no coração. Um profissional que recomendava a todas as pessoas. Tinha prazer em indicar o João Pintor a um amigo, tendo em vista a sua credibilidade e honestidade. Se combinava um serviço, além de entregar no prazo, era um excelente profissional. Era difícil de identificar onde o carro foi amassado após seu trabalho. Mas, não só este detalhe. João Pintor era homem de caráter e ético. Sabia cativar seus fregueses com atenção. Descanse em paz amigo.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Semana da Pátria em São João da Barra


De acordo com a programação oficial da Secretaria de Educação neste domingo, dia 07, às 8h, acontecerá o hasteamento das bandeiras na praça São João Batista, Centro, e às 10:30min início do Desfile com a Maçonaria.


A comemoração da Independência do Brasil está sendo realizada em São João da Barra com desfile cívico das escolas municipais, estaduais e particulares que desenvolvem o tema: Cidadania. Para a secretária de Educação Graça Maria Vicente Viana ser cidadão de verdade é cumprir seus deveres dentro da sociedade em que vive ter direitos respeitados, além de respeitar os direitos das outras pessoas.
De acordo com a programação oficial da Secretaria de Educação neste domingo, dia 07, às 8h, acontecerá o hasteamento das bandeiras na praça São João Batista, Centro, e às 10:30min início do Desfile com a Maçonaria, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Banda União dos Operários, 3ª Idade Maria Júlia Aquino, Unitei, Desbravadores, Banda Amédio Venâncio, Apae, CMEE, Banda Profª Wândila Maria do amaral Viana – C.E. Dr. Newton Alves, C.E. Rico Talento, Elo Digital, Ciep, Banda Carlitos Chagas – E.M. Elysio de Magalhães, Colégio Cenecista, E.M. Domingos Fernandes da Costa, C.E. Alberto Torres e Grupo Teatral Nós na Rua.
Já na outra semana, dia 14, a partir das 9h, é a vez de Barcelos fazer sua participação, através da Escola Municipal Elysio de Magalhães, EJA, Informática Industrial, Jardim de Infância Tia Nilza, Grupo de Dança Ana Augusta Rodrigues, 3ª Idade e E.E. Raimundo de Magalhães.
Desfile conta com diversas escolas - Em Grussaí desfilaram: Escola Municipal Evanir José Gaia, C.M.E Nossa Sª Aparecida, E.M. Amaro de Souza Paes, C.E. Passo a Passo, Centro Educacional Pequena Isa, Cepeg, E.E. Admardo Alves Torres. E ontem (sexta-feira) em Atafona participaram do desfile: Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos, E.M. Amália Soares de Almeida e EJA, E.E. Dr. Newton Alves / Eja e Peti. E na localidade de Cajueiro: Escola Municipal João Flávio Batista, E.E.M. Manoel Ducas de Brito, E.M. Maria Viana de Abreu, E.M. do Amparo, E.E.M. João Batista Alves, Peti, e E.E. Dr. Olímpio de Brito.

Volkswagem Voyage incendiado agora pela manhã na praia dos Sonhos é mistério para a polícia

Segundo a PM há suspeita de que o carro fora furtado e o dono ainda não sabe. Nenhuma ocorrência ainda foi feita sobre o furto.


Fotos do Magnum Silva.
Um carro Volkswagen Voyage pegando fogo, por volta das 5 horas da madrugada, próximo a Escola Municipal João Batista de Almeida na praia dos Sonhos chamou atenção de moradores da redondeza. Um vigia de uma residência, que preferiu não se identificar, disse que ouviu barulho do motor de um carro se aproximando da casa que ele toma conta. “Estava molhando as plantas e quando subi no muro para ver o que estava acontecendo o carro já estava pegando fogo”, disse. É um modelo Volkswagen Voyage, segundo testemunhas. A Polícia Militar no mesmo instante foi comunicado pelo telefone 2789.1190. Entretanto segundo o caseiro nenhuma viatura compareceu ao local. Por volta das 7h30, conseguimos contato com a 3ª Cia do 8º BPM de São Francisco de Itabapoana. Segundo o Policial Militar P. Couto, uma viatura da PM já está no local. “Há suspeita de que o carro fora furtado e o dono ainda não sabe”, disse o PM. Segundo ainda a Polícia, não há registro, até o momento, de nenhum veiculo furtado na região. Entretanto, por ser um carro popular a Policia acredita que quem furtou levou o motor e rebocou o veiculo para a praia dos Sonhos ateando fogo. “O carro estava com os pneus e os bancos, mas sem o motor”, confirmou o PM P. Couto.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Sementinha de Jesus promove "1ª Encontro Espírita sobre mediunidade de SFI"

O Grupo Espírita Sementinha de Jesus realizará no dia 14 de setembro próximo, o "1º Encontro Espírita Sobre Mediunidade de São Francisco de Itabapoana". É um evento em parceria com o Centro Espírita Leon Denis, do Rio de Janeiro. Será na séde da entidade à Rua 1 nº 7 no Bairro Ilha dos Mineiros – Guaxindiba, das 9h às 13 horas cujo tema será "Formação de Médiuns". Segundo os diretores do Grupo, o encontro será um momento de confraternização e conhecimento doutrinário que objetiva o estudo e o aprimoramento espiritual.

Cafonas tesourados: Eu Não Sou Cachorro, Não mostra a censura em ação contra artistas bregas dos anos 70

Com a morte do cantor e compositor Waldik Soriano fica na história um trabalho do jornalista e historiador Paulo Cesar de Araújo, que pesquisou durante sete anos a história da chamada música cafona (ou brega) entre 1968 e 1978 – os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil. Queria descobrir por que artistas como Odair José, Benito Di Paula e Agnaldo Timóteo foram ignorados por estudos e livros sobre o período e marginalizados na história cultural do país. Constatou que os chamados cantores cafonas, que embalavam as massas mas eram abominados pelos intelectuais, foram quase tão vitimados pela censura quanto Chico Buarque ou Caetano Veloso. No livro Eu Não Sou Cachorro, Não, título extraído de um grande sucesso de Waldick Soriano, o historiador tenta fazer justiça a esses ídolos populares. (Veja mais aqui matéria da revista Época)

Morre aos 75 anos o cantor Waldick Soriano de câncer na próstata


Ele se tratava com câncer há mais de dois anos. Segundo a família, cantor estava internado no Instituto Nacional do Câncer.

Morreu por volta das 5h30 desta quinta-feira (4) o cantor Waldick Soriano. A informação foi confirmada pela esposa dele, Walda Soriano, com quem ele vivia há 38 anos. "Fiquei sozinha. Fica um vazio muito grande. Ele era um ótimo pai e marido", lamentou a esposa. Segundo ela, o cantor deixa oito filhos registrados.

Ainda não há informação sobre o horário e o local do enterro.

A família conta que o compositor estava internado desde o último domingo (31) no Instituto Nacional do Câncer, no Rio. Aos 75 anos, ele tratava de um câncer na próstata há mais de dois.

A filha do cantor, Valquíria Soriano, informou que o cantor descobriu que estava com a doença muito tarde, quando ela já tinha se espalhado.

Nascido em Caetité, no sertão da Bahia, Waldick tem mais de 40 anos de carreira e entre os seus sucessos, do gênero brega, estão "Eu não sou cachorro, não" e "Tortura de amor". Antes de se tornar cantor, ele chegou a ser peão, motorista de caminhão e garimpeiro.

No ano passado, o cantor voltou aos holofotes e lançou CD e DVD embalado no documentário dirigido pela atriz Patrícia Pillar, “Waldick, Sempre no Meu Coração”, sobre sua vida. (Fonte: Globo.com )

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Cachorro d’água se exibe para pescadores e moradores da localidade de Degredo, em São João da Barra

Segundo André Pinto, o susto que o animal deu ao pescador da localidade de Degredo pode se dever ao fato de que a lontra anda em bando e que poderiam estar perto a fêmea com seus filhotes e o animal reagiu em instinto de defesa do grupo e logo sumiu nas águas do canal sem deixar rastros.









Recebemos do ecologista André Pinto e-mail com informações do aparecimento de uma Lontra em Degredo SJB. Foi na terça-feira, 02/09/08, produtores rurais da localidade de Degredo, São João da Barra avistaram um animal muito arisco nas águas de um valão próximo àquela localidade, que deu margem a muitos comentários.
Flávia, que comunicou o fato para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, tendo sido atendida por André Pinto, comunicou que nos fundos da propriedade de seu pai, “Chico da casa sincera”, que tem um canal (que se liga a outros cursos d`água), tinha aparecido uma lontra, conhecida pela população local como “cachorro d’água” e que esta, mediante o movimento de um pescador local, irmão da comunicante, em pesca neste valão, teve um grande susto ao deparar-se com o bichano adulto, que tem a aparência de uma foca e semelhança com cachorro por causa de seus pelos e focinho. Tendo sido informada por André Pinto que o animalzinho só faz ataque em caso de ser ameaçado (tem um grande poder de se defender por causa de suas nadadeiras com unhas afiadas e uma dentição com caninos pontiagudos) e que a sua presença na região é um bio-indicador de que a capacidade de suporte daquele ecossistema está em níveis regulares, pois a lontra habita onde há abundância de pescado e onde há mata ciliar para servir de abrigo ao animal, Flávia, que é moradora do local se comprometeu a fiscalizar a área para que ninguém incomode o seu habitat natural, divulgando aos proprietários vizinhos a consciência ambiental. Segundo André Pinto, o susto que o animal deu ao pescador da localidade de Degredo pode se dever ao fato de que a lontra anda em bando e que poderiam estar perto a fêmea com seus filhotes e o animal reagiu em instinto de defesa do grupo e logo sumiu nas águas do canal sem deixar rastros. A Biodiversidade da região é muito rica e não é à toa que grande parte do município de São João da Barra virá a se tornar um dos maiores Parques Estaduais do Brasil a ser administrado pelo IEF, sendo uma área que abriga restingas, manguezais, rio Paraíba do Sul com suas importantes ilhas fluviais, bem como os canais recém-recuperados, a exemplo do Quitinguta (que no tupi-guarani significa = valão que contém pacas), canal São Bento e Andrezza, além do complexo lagunar envolvendo vários corpos hídricos como Grussaí, Iquipari, Taí, Lagoa do Salgado entre outras. O Projeto de agricultura familiar do Rio Rural GEF em desenvolvimento, com a parceria da Prefeitura Municipal de São João da Barra, contemplou a microbacia de Degredo e prevê entre outras medidas a recuperação de mata ciliar, o que favorecerá ainda mais o aparecimento de animais importantes ao equilíbrio do ecossistema local. São regularmente avistados pelos moradores da zona rural vários animais, podendo citar as cobras jararacas bico-de-jaca, jibóia, lagarto do rabo-verde, sapo pigmeu, ouriço caixeiro, preguiça-de-coleira, tamanduá-mirim, borboletas da restinga, siriemas, garças, quero-queros, carcarás, tié-sangue, gaviões, pica-paus, papa-capins, martin-pescador, guaxinim, além da rica biodiversidade aquática que é extensa. André Pinto lembra que, ao se avistar qualquer animal que esteja, de alguma forma, correndo risco de morte, captura por caça predatória ou esteja ferido, entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São João da Barra, pelo telefone: (22) 2741-7878 r:313.

Blog do Roberto Moraes informa:"Parque Eólico de Gargaú já recruta técnicos no Cefet "

A empresa MULTIempreendimentos já está contratando técnicos formados no Cefet Campos, para trabalharem na construção e implantação do Parque Eólico de Gargaú. Inicialmente eles solicitaram técnicos formados em Eletrotécnica, Informática e Segurança do Trabalho.O parque será erguido numa área de 500 hectares no distrito de Gargaú, no município De São Francisco do Itabapoana. Por lá, cada um dos 17 aerogeradores terá 120 metros: 80 metros de altura da torre mais 40 metros da pá da hélice. O parque Gargaú é um empreendimento da empresa brasileira Ecopart Ltda, que informa que fará investimentos de cerca de R$ 130 milhões. (Veja aqui no Blog do Roberto Moraes)

Petrobras mais perto de Campos

Gerente geral da Petrobras esteve reunido com a imprensa e empresários campistas.





“Estar mais presente no município de Campos dos Goytacazes”. Essa foia tônica do encontro entre o gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UNBC), Airton de Lacerda Martins, e o empresariado da cidade, ocorrido nesta quarta-feira, dia 3, na Câmarade Dirigentes Lojistas. Após apresentar uma palestra sobre as atividades da companhia na região, tanto na área de exploração e produção, como nas áreas de responsabilidade social, ambiental e cultural, o gerente tirou dúvidas dos empresários. Para Eduardo Chacur, presidente dos Comerciantes Amigos da Rua São João e Adjacentes (Carjopa), a visita foi bastante positiva “porque é ocomeço de grandes conquistas”, disse ao mencionar o interesse dos empresários em participar do cadastro de fornecedores da Petrobras na Baciade Campos. Gilberto Soares, gerente regional do Sebrae, comentou que este é o momento em que a Petrobras estreita ainda mais o relacionamento com a sociedade campista. “Através da parceria entre a Petrobras e o Sebrae, certamente haverá um crescimento na prestação de pequenos serviços à companhia”, ressaltou ao lembrar do Arranjo Produtivo Local (APL). Após a apresentação do gerente geral, foi realizada uma cerimônia e entrega de certificados às empresas parceiras da Petrobras na realização do Programa Petrobras Jovem Aprendiz. Ao todo 70 empresas locais participaramna formação de 350 jovens que, agora, estão aptos para o mercado. “Foi uma grande honra para nossa empresa contribuir para a formação desses jovens. Certamente ampliaremos nossa participação na segunda edição do programa”, disse Marcelo Bueno, diretor presidente da Schulz. Além do encontro com o empresariado, o gerente geral participou de um café da manhã com veículos de imprensa de Campos. Oportunidade em que os jornalistas puderam conhecer mais sobre a Petrobras na região.
Posto Avançado
Na programação, o gerente geral participou da inauguração do Posto Avançado da Petrobras no município, que irá atender oito mil pessoas da força de trabalho da companhia e familiares residente neste e nos municípios vizinhos. O Posto Avançado fica na Rua 13 de Maio, 274/292 , 6ºandar – Centro (Edifício Medical Center).

Petrobras inicia produção na região do pré-sal




O presidente Luis Inácio Lula da Silva e sua comitiva chegaram à P-34, no campo de Jubarte, às 9h40 e, depois de descerrar uma placa alusiva ao feito, ele comandou inicio da extração do primeiro óleo do pré-sal por volta das 11h.


Vitória (ES) - A Petrobras deu início no final da manhã de ontem (2) à produção do primeiro óleo da camada pré-sal no campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral sul do Espírito Santo. A primeira extração no pré-sal começa a partir do poço 1-ESS-103ª, que estará interligado à FPSO Juscelino Kubitschek (P-34), e exigiu investimentos de cerca de R$ 50 milhões. A produção começa com um Teste de Longa Duração (TLD), que servirá de parâmetro para que se possa observar o comportamento do óleo do pré-sal, tanto no reservatório quanto na planta de processo da plataforma - devendo durar de seis meses a um ano. Segundo informações da Petrobras, a plataforma P-34 produz petróleo no campo de Jubarte desde dezembro de 2006, em um reservatório localizado acima da camada de sal. “O fato de esta plataforma se situar a apenas 2,5 km do poço exploratório 1-ESS-103A, descobridor de óleo no pré-sal, abaixo do Campo de Jubarte, em lâmina d'água de 1.375 metros, possibilitou a antecipação da produção da camada pré-sal no Espírito Santo”, explicou a Petrobras. O início da produção de Jubarte foi precedido por uma entrevista coletiva concedida na tarde de ontem na Unidade de Negócios da Petrobras, no Espírito Santo, na qual o diretor de Exploração e Produção da estatal brasileira do petróleo, Guilherme Estrella, disse que a Petrobras, ao iniciar a produção do pré-sal no Parque das Baleias, está dando um passo decisivo na ampliação dos conhecimentos que a levarão a desenvolver as reservas do pré-sal localizadas no Espírito Santo e em outros pontos do litoral brasileiro. Estrella, informou que a estatal vem realizando nas últimas duas semanas testes de pré-operação do poço, que revelou possibilidade de uma vazão de até 18 mil barris de petróleo por dia. Ele não soube precisar, no entanto o total do campo de Jubarte, uma vez que serão necessárias perfurações de mais dois ou três poços para que isso seja definido. “Mas temos perspectivas muito interessante e vamos perfurar mais 2 poços ainda este ano para uma melhor definição. As perspectivas exploratórias e geológicas são boas, mas para um poço exploratório vertical, com diâmetro mais estreito, a produção inicial é espetacular”. “A partir de Jubarte nós poderemos observar como o reservatório se comporta em situação de atividade exploratória. O pré-sal surge em uma conjuntura importante para consolidar o processo de crescimento sustentado do país para os próximos anos”, avalia Estrella. “Para atingir as camadas pré-sal, entre 5 e 7 mil metros de profundidade, a Petrobras desenvolveu novos projetos de perfuração, onde mais de 2 mil metros de sal foram atravessados. O poço de Jubarte está localizado a 70 quilômetros da costa do Espírito Santo, com o óleo sendo extraído a 4.700 metros de lâmina d’água (distância da superfície até o reservatório), tendo que, para isto, ultrapassar uma camada de 200 metros de sal. No caso de Tupi o reservatório está a mais de 6 mil metros de profundidade e a camada de sal chega a cerca de 2.000 metros. O presidente Luis Inácio Lula da Silva e sua comitiva chegaram à P-34, no campo de Jubarte, às 9h40 e, depois de descerrar uma placa alusiva ao feito, o ele comandou o inicio da extração do primeiro óleo do pré-sal por volta das11h. Após a solenidade em terra, quando se encontrou com os jornalistas brasileiros e os correspondentes de várias partes do mundo presentes ao estado, Lula voltou a Brasília. Acompanham Lula, além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, o governador Paulo Hartung e ministros, como a chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Os buracos de São Francisco

Vinícius Berto


O blog vai a partir dessa postagem abordar um problema que incomoda os motoristas de São Francisco: as crateras nas ruas do município. Todos os dias, no trajeto para o trabalho, me deparo com um desses buracos. Lá está ele há meses fazendo parte da nossa rotina. Nós motoristas já aprendemos o caminho e sabemos a hora certa de desviar. Quando nos descuidamos a indignação e inevitável. Cá pra nós, quando o nosso ‘carrinho’ passa em um buraco desses... É como se o automóvel fosse parte do nosso corpo, chega a doer. Como o brasileiro é apaixonado por carro! O buraco em questão está localizado à Rua Amélia Buechem, próximo aos fundos da antiga prefeitura. Já a imagem da direita, na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho, foi sugerida pelo Comerciante Vinícius, proprietário da Chiptec Informática. A cratera é motivo de reclamação dos clientes que estacionam em frente a sua loja.

Pois bem, estaremos aqui recebendo as suas imagens. Você internauta que quiser participar, basta nos enviar um e-mail com a foto do buraco seu de cada dia (radiosaofrancisco@gmail.com). Com “Os buracos de São Francisco” esperamos sensibilizar as nossas autoridades para que tapem os transtornos do munícipio. E são muitos buracos...

Desfiles cívicos têm início amanhã em São João da Barra



Os desfiles cívicos envolvendo as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares de São João da Barra, em homenagem à Semana da Pátria, vão ter início no amanhça dia 03, às 9h, na localidade do Açu, no quinto distrito com o tema Cidadania.

— Esse tema vem sendo debatido em sala de aula com os alunos no decorrer deste ano e a escola deve fazer sua parte na formação de cidadãos. O tema cidadania está voltado para o que é ser cidadão — ressaltou a secretária Municipal de Educação, Graça Maria Vicente Viana, acrescentando que as escolas vão apresentar como por exemplo a mudança do mapa do município que volta a representar os seis distritos.

Confira o cronograma do desfile: Dia 03, às 9h, no Açu, Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, Ensino Médio e EJA, E.M. Guilhermina Ignácio, E.M. José Alves Barreto, Peti, E.M. Manoel Nunes Barreto, E.M. Manoel Alves Rangel, E.E.M. Manoel Luiz Nogueira e Escolinha de Futebol. Ás 14h, em Cazumba, Escola Municipal Luis Délio Mendonça, Pré-Escolar José M. A. Xavier, E.M. Luiz Ferreira, E.E.M. Francisco Alves Toledo, E.M. Arlindo, E.M. Manoel de Souza Gomes, E.M. ângelo Antônio Mendonça, Peti e E.E. João Coelho da Silva.

Dia 04, às 14h, em Grussaí, Escola Municipal Evanir José Gaia, C.M.E Nossa Sª Aparecida, E.M. Amaro de Souza Paes, C.E. Passo a Passo, Centro Educacional Pequena Isa, Cepeg, E.E. Admardo Alves Torres.

Dia 05, às 9h, em Atafona, com a participação da Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos, E.M. Amália Soares de Almeida e EJA, E.E. Dr. Newton Alves / Eja e Peti. No mesmo dia, só que às 14h, na localidade de Cajueiro, quem desfilam são os alunos e funcionários da Escola Municipal João Flávio Batista, E.E.M. Manoel Ducas de Brito, E.M. Maria Viana de Abreu, E.M. do Amparo, E.E.M. João Batista Alves, Peti, e E.E. Dr. Olímpio de Brito.

Já no feriado nacional, dia 07, às 8h, Hasteamento da Bandeira e às 10:30min início do Desfile com a Maçonaria, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Banda União dos Operários, 3ª Idade Maria Júlia Aquino, Unitei, Desbravadores, Banda Amédio Venâncio, Apae, CMEE, Banda Profª Wândila Maria do amaral Viana – C.E. Dr. Newton Alves, C.E. Rico Talento, Elo Digital, Ciep, Banda Carlitos Chagas – E.M. Elysio de Magalhães, Colégio Cenecista, E.M. Domingos Fernandes da Costa, C.E. Alberto Torres e Grupo Teatral Nós na Rua.

Já na outra semana, dia 14, a partir das 9h, é a vez de Barcelos fazer sua participação, através da Escola Municipal Elysio de Magalhães, EJA, Informática Industrial, Jardim de Infância Tia Nilza, Grupo de Dança Ana Augusta Rodrigues, 3ª Idade e E.E. Raimundo de Magalhães.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Caminhão transportando cana-de-açúcar tomba na RJ-224 próximo a Floresta em SFI

O motorista Maikon foi socorrido por uma ambulância que passava na hora do acidente e levado para o Hospital Ferreira Machado.

Um caminhão que transportava cana-de-açúcar tombou na tarde desta segunda-feira, às 16h, na localidade de Floresta. Segundo testemunhas, o acidente teria acontecido após um descuido do motorista do caminhão que saiu da pista e caiu na canaleta de escoamento das águas, às margens da RJ-224, estrada que liga Travessão de Campos a São Francisco de Itabapoana. O motorista, Maikon Cerqueira, 27 anos, morador de São Francisco de Itabapoana, foi socorrido por uma ambulância que passava pelo local e levado com dores na coluna para o Hospital Ferreira Machado. Segundo Uelton, primo do motorista Maikon, o caminhão seguia a uma velocidade de aproximadamente 20 ou 30 quilômetros por hora. Maikon é filho do produtor rural Edimar Correa, conhecido como Ginho de Imburi. Ele passa bem e já recebeu alta.

Ministro da Pesca visita região

O ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, estará na base da Petrobras em Macaé nesta terça-feira (02) em reunião com gerentes da Companhia para apresentar o Plano Estratégico do Ministério. A apresentação tem por objetivo fortalecer o relacionamento entre o ministério e a Petrobras, que são parceiros em ações como o monitoramento pesqueiro e a documentação técnica das embarcações de pesca artesanal na Bacia de Campos, através do Programa de responsabilidade sócio-ambiental Petrobras Mosaico Mar. Após a reunião, às 11h30, o ministro e o representante da Petrobras atenderão a imprensa.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Petrobras
Foto: Agência Brasil

domingo, 31 de agosto de 2008

São João da Barra com sistema de monitoramento do lençol freático e do índice pluviométrico

Em relação à régua, ela ficará instalada nas imediações da sede da Defesa Civil na cidade sanjoanense
A partir dessa semana, São João da Barra passa a contar com um sistema para monitoramento do lençol freático, do índice pluviométrico e do nível do Rio Paraíba do Sul. O equipamento, composto por quatro piezômetros, sete pluviômetros e por uma régua de medição, foi adquirido por meio de um convênio entre a coordenadoria municipal de Defesa Civil e a LLX, empresa responsável pelo Complexo Logístico e Portuário do Açu.
Instalados nas localidades de Açu e Mato Escuro, ambas no quinto distrito, na praia de Grussaí e em um outro ponto da cidade ainda a ser definido pela coordenação de Defesa Civil, os piezômetros irão possibilitar a medição do nível de lençol freático, permitindo a emissão de alertas sobre a situação em todo município.
A previsão em relação a possíveis saturações do lençol freático será feita através do índice de chuva, constatado através dos pluviômetros, instalados em Mato Escuro, Açu, Sabonete, Barcelos, Cajueiro, Grussaí e na sede do município.
Em relação à régua, ela ficará instalada nas imediações da sede da Defesa Civil, com as medidas do nível do Paraíba do Sul sendo coletadas duas vezes ao dia, sempre no início da manhã e no começo da tarde.
— São João da Barra tem uma geografia plana, onde os principais problemas em época de cheia são as inundações em decorrência do nível elevado do Paraíba e da saturação solo. Com esse monitoramento poderemos estar emitindo alertas à população e tomando as providências cabíveis para amenizar a situação — explica Felício Valiengo, coordenador da Defesa Civil em São João da Barra.