sábado, 31 de maio de 2008

Poste muito inclinado é ameça para moradores da Rua Daud Salomão Acruche em SFI

Um poste de madeira inclinado para o asfalto na Rua Daud Salomão Acruche em São Francisco de Itabapoana pode deixar a comunidade sem luz, e , ainda provocar um acidente. Fica a sugestão do Blog para que a Ampla promova a substituição o mais rápido possível. Na substituição, que colocasse um poste de cimento.

Lixo acumulado na rua de acesso a Joaquim da Mota Sobrinho.

O lixo acumulado na Rua (ainda sem nome) de acesso a Rua Joaquim da Mota Sobrinho está há mais de um mês desafiando as autoridades. Talvez, agora, com a imagem reproduzida aqui no Blog alguma providência será tomada.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Pesquisa revela que saúde é prioridade para 38 por cento dos internautas que votaram no Blog do Paulo Noel.

Educação ficou com 28 por cento.

Uma pesquisa com a pergunta do Blog do Paulo Noel (Das sugestões abaixo, qual delas você incluiria no programa de governo dos pré-candidatos a prefeito em SFI?) indicou a saúde como prioridade. Com a participação de 141 internautas, a pesquisa revelou ser a proposta da construção de um hospital em São Francisco de Itabapoana a obra prioritária para os sanfranciscanos. O resultado revela a preocupação dos internautas com a saúde da população. O que surpreendeu foi com relação ao tema educação, que obteve apenas 28 por cento das indicações. Veja abaixo o resultado geral de mais uma pesquisa do Blog do Paulo Noel. A construção de uma rodoviária e melhoramentos no trânsito empataram.

1- Construção de Hospital em São Francisco (38%)
2- Uma unidade do corpo de bombeiros (36%)
3- Saneamento Básico - (34%)
4- Investimento no turismo (33%)
5- Melhorar o transporte coletivo do município (30%)
6- Mais investimento na Educação (28%)
7- Construção de uma rodoviária na cidade (26%)
8- Melhoria do trânsito da cidade (26%)

Terras dos manguezais, novo blog em SFI direto de Gargaú.

Prezado Paulo Noel. Tenho o prazer de divulgar a criação de mais um blog para divulgação dos problemas e necessidades de nossa região, especificamente da comunidade de Gargaú, porém sem a intenção de se limitar aos problemas locais. O objetivo principal deste blog é fazer a divulgação (em fotos) das belezas deste humilde e bucólico lugar e registrar (em fatos) as necessidades desta comunidade tão carente.Conto com sua divulgação e quiçá não seremos merecedores de um Link em sua página para aqueles que queiram acessar nosso blog e conhecer melhor GARGAÚ - Terra dos Manguezais...Desde já muito grato,Tedmilton de Gargaú. Parabéns pela iniciativa, pode contar com nosso apoio. Paulo Noel.

Supremo autoriza continuidade de pesquisas com células-tronco embrionárias

Brasília - Supremo Tribunal Federal (STF) realiza julgamento que decide sobre uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas no Brasil Brasília - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, proclamou oficialmente o resultado do julgamento que liberou, sem restrições, a continuidade das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil.Por 6 votos a 5, os ministros da corte julgaram improcedente a ação direta de inconstitucionalidade contra o Artigo 5º da Lei de Biossegurança. A decisão mantém a esperança de cura para pacientes com doenças degenerativas ou portadores de deficiência, a partir do resultado dos estudos. (Leia mais aqui)

Justiça eleitoral de SFI constatou irregularidades em centenas de títulos de eleitor

Requerimentos de eleitores indeferidos irão responder inquérito na Policia Federal
A Justiça Eleitoral de São Francisco de Itabapoana enviou, ontem, ofício 130.143/2008 à Rádio São Francisco FM informando que de ordem do Meritíssimo Juiz Eleitoral Dr. Leaonardo Cajueiro D’Azevedo, solicita seja divulgado durante a programação que a equipe de fiscalização da Justiça Eleitoral da 130ª Zona Eleitoral de São Francisco de Itabapoana constatou irregularidades quando a veracidade dos endereços fornecidos pelos eleitores que requereram alistamento ou transferência de domicílio eleitoral, esclarecendo que os eleitores que tiveram seus requerimentos indeferidos irão responder inquérito na Policia Federal.

Globo.com : Ex-governador Garotinho é denunciado por formação de quadrilha armada

Leia também resposta de Garotinho afirmando em seu Blog : Covardia
O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho foi denunciado pelo Ministério Público Federal à Justiça Federal por formação de quadrilha. O ex-chefe de Polícia Civil do governo dele, o atual deputado estadual Álvaro Lins, foi preso em flagrante, sob a acusação de lavagem de dinheiro. Outras 14 pessoas - na maioria, policiais - também foram denunciadas por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Nove já estão presas.


Durante as investigações da Polícia Federal, gravações autorizadas pela justiça mostram o deputado Álvaro Lins e o ex-chefe da Polícia Civil, Ricardo Hallak, conversando sobre represálias a um delegado que não queria pagar propina. Hallak se apresentou à polícia na noite desta quinta-feira.

Policiais Federais fizeram buscas e apreenderam documentos na casa dos ex-governadores Garotinho e Rosinha Matheus e na casa do deputado Álvaro Lins, que chefiou a Polícia Civil duas vezes, entre os anos de 2000 e 2006, durante os governos de Garotinho e Rosinha Matheus, mulher de Garotinho.

Lins teria, teoricamente, imunidade parlamentar, mas a Polícia Federal afirma que dispõe de provas, fornecidas pelo Ministério Público, de que ele cometeu flagrante delito de lavagem de dinheiro, porque levaria um padrão de vida muito acima do permitido pelos seus rendimentos.

“O deputado Álvaro Lins tem foro privilegiado e ele foi preso por razão de estar em flagrante por lavagem de dinheiro e foi isso que nos permitiu a realização de sua prisão em flagrante dentro do apartamento dele”, explicou o superintendente da Polícia Federal, delegado Jacinto Caetano.



Garotinho é acusado de facilitar atuação de grupo
Em entrevista coletiva, os procuradores federais explicaram que o ex-governador foi denunciado por garantir politicamente a manutenção do grupo de Lins à frente da Polícia Civil. De acordo com a denúncia, o deputado seria o chefe operacional da quadrilha, que contaria ainda com policiais e 'laranjas'.

Segundo os procuradores, a quadrilha era responsável por dar cobertura à máfia dos caça-níqueis e cobrar propina de delegados em troca de indicação para chefia de delegacias. “Esse chefe era colocado lá com o compromisso de mensalmente fazer um repasse que não só ajudava no enriquecimento destas pessoas da quadrilha, mas até mesmo em campanhas políticas”, afirmou o delegado Jacinto Caetano.

Participação de Garotinho
Na coletiva, os procuradores sustentaram que, sem o apoio e a participação de Garotinho, “a quadrilha não conseguia se manter no poder. Botava quem queria no cargo, mas não há prova de que ele se beneficiava do ilícito. A gente não tem provas de que ele pedia dinheiro, como a gente tem provas de que o Álvaro e Hallak pediam”.
O advogado de Garotinho reagiu: “Ele não é chefe de quadrilha. É um homem de bem. O Garotinho é um político conhecido, não enriqueceu às custas da sua atividade. É um homem que procura sobreviver hoje ainda com uma atividade política, mas também com uma atividade comercial”, disse Sérgio Mazzilo.

O caso agora vai ser analisado pelo Tribunal Regional Federal. Se a denúncia for aceita, os réus vão a julgamento.

Até o final da noite, nove pessoas haviam sido presas pela Polícia Federal. O policial civil Hélio Machado Conceição ainda está foragido
Garotinho se defende em seu Blog do Garotinho
Em defesa da honra
Na data de hoje, minha residência foi alvo de uma diligência de busca e apreensão realizada pela Polícia Federal, sob a absurda acusação de formação de quadrilha armada. Trata-se de uma violência inaceitável, dentro do estado democrático de direito, cujos responsáveis serão, no momento oportuno, devidamente interpelados, uma vez que nenhum crime foi por mim praticado. A acusação baseia-se no fato de alguns policiais terem sido substituídos em determinadas Delegacias para privilegiar um suposto esquema de favorecimento.

A transferência ou substituição de policiais não pode servir para fundamentar uma acusação de crime, pois, se fosse assim, o crime eventualmente praticado por um guarda municipal seria, por sua vez, de responsabilidade do Prefeito.

Neste caso específico, a substituição do policial deveu-se a uma correspondência a mim dirigida pelo Presidente da FIRJAN, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira, na qual relatava o fato de uma importante empresa multinacional situada na Baixada Fluminense ter sido vítima de extorsão por policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Por sua contundência, acolhi imediatamente a denúncia, adotando a medida administrativa cautelar cabível. Esta atitude é diametralmente oposta à interpretação dada pelos que me acusam, pois destinava-se exatamente a preservar o interesse público.

Reagirei, como sempre, com todas as minhas forças a qualquer tentativa de macular meu nome e minha honra.



Outra resposta no Blog do Garotinho.

Covardia

Terminou a diligência da Polícia Federal em minha residência no Rio. Não foi apreendido nenhum computador, nenhuma quantia em dinheiro, nenhuma arma, apenas uns poucos objetos de uso pessoal e da minha família. Levaram até a agenda do motorista e uma conta de gás da CEG.

A covardia praticada contra minha família não ficará sem resposta. Não há nenhuma prova material de nenhum ilícito que tivesse sido praticado por mim.

É política. Tudo política.

Daqui a pouco, meus advogados vão conceder uma entrevista coletiva e publicarei aqui no blog uma nota contando os detalhes dessa medida covarde, que não tem nenhuma sustentação.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Decisão sobre células-tronco embrionárias será conhecida hoje

Brasília - A decisão sobre a constitucionalidade da pesquisa com células-tronco embrionárias só será conhecida hoje, (29), em sessão marcada para as 14h, no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, (28) após mais de nove horas de julgamento, o placar parcial ficou com quatro votos (Carlos Ayres Britto, Ellen Gracie, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa) pela liberação das pesquisas sem ressalvas e outros quatro (Menezes Direito, Ricardo Lewandowski, Eros Grau e Cezar Peluso) no sentido de que as pesquisas exigem a imposição de restrições ao uso de embriões ou reparos técnicos.O ministro Celso de Mello já adiantou hoje (28), em entrevista à imprensa, que votará pela constitucionalidade e definiu uma possível proibição das pesquisas como um golpe contra as gerações futuras. Leia mais aqui na Agência Brasil.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Numero de vereadores em São Francisco de Itabapoana deverá aumentar para 13 a partir de 2009

De acordo com proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumenta o numero de vereadores, a Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana que atualmente é composta por 9 vereadores , poderá contar, a partir de 2009 com 13 vereadores.
Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou na noite ontem, 27-05-08, por 419 votos favoráveis, oito contrários e três abstenções, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição que aumenta o número de vereadores dos atuais 51.748 para 59.302. No entanto, a proposta, que depende ainda de votação em segundo turno, reduz os gastos com as câmaras municipais.Pela proposta, as câmaras municipais poderão gastar o máximo de 4,5 % do orçamento municipal e o mínimo de 2%. Atualmente, elas podem gastar de 4,5 % a 8 % dos orçamentos municipais. A PEC também estabelece que o número mínimo de vereadores será de nove para municípios com até 15 mil habitantes e o máximo será de 55 vereadores para municípios com mais de 8 milhões de habitantes.
Pela PEC, cidades com até 15 mil habitantes elegerão nove vereadores; de 15 a 30 mil habitantes - 11 vereadores; de 30 a 50 mil - 13 vereadores; de 50 a 80 mil - 15 vereadores;de 80 a 120 mil habitantes – 17 vereadores; de 120 a 160 mil - 19; de 160 a 300 mil - 21; de 300 a 450 mil - 23 vereadores; de 450 a 600 - 25 vereadores; de 600 a 750 mil - 27; de 750 a 900 mil - 29; de 900 a 1,05 milhão - 31; de 1,05 milhão a 1,2 milhão - 33 vereadores; de 1,2 milhão a 1,3 milhão - 35; de 1,3 millhão a 1,5 milhão - 37; de 1,5 milhão a 1,8 milhão - 39 vereadores.
Leia matéria completa aqui.

Caminhão transportando cana tomba na RJ-224 (São Francisco - Travessão de Campos)


(Fotos de Paulo André)
Um caminhão transportando cana-de-açúcar placa KZX- 1264 da Volkswagen, dirigido por Geraldo Pereira de Oliveira tombou na RJ- 224 próximo a Travessão de Campos por volta das 13h30m de hoje, 28-05-08. Segundo o motorista o caminhão com carroceria tipo “Julieta” o acidente aconteceu por imprudência de outro motorista que vinha em sentido contrário. “O carro avançou em minha direção e tive que fazer um desvio rápido e acabei tombando depois de colidir com a canaleta de escoamento de águas pluviais da rodovia” disse. No local compareceu uma equipe do BPRv. O motorista apesar do susto, saiu com ferimentos leves no braço. “Foi um milagre sair desta” concluiu.

Operação Saideira da PF em São Fidélis e São Francisco

Recebemos a informação do repórter Alexandre Paiva de que "Policiais federais da Força Tarefa Previdenciária deflagraram hoje (28/05), às 7h, a Operação Saideira, nos municípios de São Fidélis e São Francisco de Itabapoana, no Norte do Estado. A operação objetiva desarticular uma quadrilha que fraudava o INSS através do auxílio doença.
De acordo com a polícia, a quadrilha era formada por médicos, políticos e funcionários públicos. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas duas cidades. A investigação durou dois anos, mas a polícia ainda não divulgou o prejuízo causado aos cofres públicos. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma."

Deu no "O Diário" : Rádios clandestinas têm sinal interrompido em Campos

Materia hoje no jornal "O Diário" de Campos
As freqüências de rádio pirateadas foram retiradas, ontem, das ondas de transmissão, durante a Operação “Antena Quebrada III” deflagrada pela Polícia Federal e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Campos. Pelo menos seis rádios clandestinas tiveram os sinais cortados e equipamentos apreendidos. Duas pessoas foram detidas e liberadas após prestarem depoimento na sede da delegacia da PF. Vinte e cinco agentes da polícia e quatro equipes da Anatel participaram da ação, que começou há cerca de quatro meses com monitoramento da sintonização de freqüência através do aparelho wattímetro (medidor de potência) e analisador de espectro. A ação começou por volta das sete horas da manhã. O primeiro mandado de busca e apreensão cumprido foi no terraço do Bloco 2 do Edifício Tancredo Neves, em Guarus, onde agentes da PF e técnicos na Anatel apreenderam seis antenas e quatro transmissores. De acordo com a Polícia, outras três antenas foram localizadas fazendo links em locais diferentes, o que aumentava a área de alcance da rádio clandestina. De acordo com a Polícia Federal, as rádios clandestinas estavam interferindo nas transmissões de rádios regulares, aparelhos oficiais (Corpo de Bombeiros e Polícia Militar), além da comunicação das aeronaves e no Aeroporto Bartholomeu Lysandro. Nos últimos cinco anos foram fechadas em toda a região Norte e Noroeste mais de 200 rádios clandestinas. Em maio do ano passado, a PF e Anatel lacraram sete rádios em Campos e São Francisco de Itabapoana.

Bancada governista na Câmara Municipal aprova Lei que autoriza prefeito contratar funcionários temporariamente

Lei inconstitucional foi aprovada com mandado de segurança
A pergunta que ficar no "ar" segundo os vereadores de oposição: "E agora os funcionários contratados demitidos pelo prefeito voltarão a seus cargos?"

Os vereadores da bancada governista de apoio ao prefeito aprovaram, ontem, o Projeto de Lei que autoriza o Executivo a realizar contrações temporárias. A aprovação foi possível tendo em vista um mandado de segura deferido pelo Juiz da Comarca. É que o Executivo entrou com pedido de mandado de segurança para que o projeto 001/2008 fosse votado em plenário no que foi deferido pelo Juiz da Comarca e uma vez em plenário foi aprovado com os votos da bancada governista. Com a aprovação do projeto, que vai à sanção do executivo, todo os contratados que foram demitidos pelo prefeito devem retornar o mais rápido possível aos seus cargos.

Por outro lado, a votação da Lei, amparada por decisão judicial, tranqüiliza o presidente Beto Azevedo em virtude do respaldo que a Justiça deu à tramitação do projeto. “Apesar de aprovado continuamos com o entendimento de que a matéria é inconstitucional conforme parecer contrário da procuradoria da Câmara, e não dá as garantias trabalhistas que os servidores tanto necessitam além de que fere a constituição”, disse Beto.

CPI continua

Segundo o Vereador Washington Luiz, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), montada para investigar as contratações suspeitas, os trabalhos da Comissão irão continuar normalmente. “Os vereadores merecem as explicações dessas autoridades e a população aguarda as conclusões dos trabalhos”, disse.

Prefeito e Secretária de Educação serão convocados
Ainda segundo Washington, os vereadores de oposição irão propor a convocação do Prefeito Pedro Cherene e da Secretária Municipal de Educação Fabrícia Moreira para prestarem esclarecimentos a cerca dos fatos apurados pela CPI e denunciados ao Ministério Público, que já investiga o caso.

“A Administração Pública de São Francisco de Itabapoana, a exemplo da de Campos que foi alvo de uma investigação que culminou na operação Telhado de Vidro, já está na mira do Ministério Público. A tentativa de driblar a lei e contratar trabalhadores sem concurso público já resultou em duas ações assinadas pelo Promotor Evânes Soares. Os fatos trazem à tona uma irregularidade que fere a Constituição Federal, sobretudo se tratando de um ano eleitoral”, disse o vereador Sergio Elias.

Mensagem do prefeito propondo concurso público chega à Câmara

A Câmara Municipal recebeu, também na noite de ontem, mensagem do projeto de lei que autoriza o prefeito a realizar o 3º concurso público de São Francisco de Itabapoana. A mensagem e o projeto de lei foram lidos e encaminhados as Comissões Permanentes. De acordo com o calendário eleitoral o concurso público tem prazo para ser concluído e os aprovados devidamente homologados que é dia 5 de julho. Vamos aguardar se o prazo vai permitir que o concurso seja realizado, concurso este que já deveria ter sido realizado a bem mais tempo, tendo em vista a inconstitucionalidade dos contratos temporários.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

São Francisco poderá ter, ainda este ano, 3ª Concurso para preenchimento de cargos públicos na prefeitura municipal

Concurso público a vista. O prefeito de São Francisco de Itabapoana deve encaminhar, nesta terça-feira, dia 27 de maio de 2008, uma mensagem com projeto de Lei pedindo autorização ao Legislativo para a realização do terceiro concurso público do município. Esta notícia acabou de chegar à redação da Rádio São Francisco FM. Mais informações amanhã após reunião plenária na Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana.

Comerciante vive noite de terror em Santa Clara.

(Foto da página do Orkut do Maycon)
O comerciante Maycon Ribeiro Lemos, 24 anos, proprietário da loja Fernando Shopping, na praia de Santa Clara, amanheceu amordaçado e amarrado dentro de seu estabelecimento comercial localizado na Av. Principal. Segundo Maycon dois homens o abordaram na noite de domingo quando retornava da casa da namorada. “Ao chegar a minha casa que fica nos fundos do meu comércio, dois homens armados me obrigaram a abrir a porta e entrar com eles”, disse. No interior da Loja ele foi feito refém dos bandidos que levaram muitos produtos, dinheiro do cofre e computadores. Hoje pela manhã a funcionária Letícia chegou para trabalhar e encontrou o estabelecimento ainda fechado. Achando tudo muito estranho chamou o outro funcionário da loja Vinícius e foram até os fundos, quando perceberam a porta aberta e diversos produtos pelo chão. "Nesse momento notamos que se tratava de um furto e chamamos a polícia militar que imediatamente compareceu ao local", disse Vinícius. No interior do prédio, para surpresa deles, encontraram Maycon preso num quarto, caído no chão, ainda com as mãos amarradas e fita adesiva em sua boca. Chorando muito, Maycon não teve condições de dar mais detalhes do assalto. Ele foi levado ao Posto de Saúde da cidade em estado de choque. Os bandidos, ao fugirem, ainda deixaram cair dezenas de produtos da loja no terreno ao lado. A ocorrência está sendo registrada, neste momento, na 147ª Delegacia Legal de São Francisco de Itabapoana.

domingo, 25 de maio de 2008

Antônio Nunes também na 5ª Bienal do Livro.

O escritor Antônio Nunes, também de São João da Barra, lança seu 20° livro, na 2ª feira, 26, às 18,30 h na sede da Academia Campista de Letras, e também no dia 1° de junho, às 17h30m, no estande da A.I.C., na 5ª Bienal do Livro em Campos na Fundação Rural. “Trata-se de um livro de contos intitulado Contos Novos em Contação com o qual comemoro 50 anos em Campos, pois em 19 de maio de 1958 tive que deixar nossa cidade natal para estudar e trabalhar no cartório do 3° ofício em Campos” diz. Antonio Nunes, hoje, aposentado é autor de muitos livros em prosa e em versos e membro de várias Academias em Campos e nalgumas capitais brasileiras. “Sou membro da Comissão Editorial da ACL e tenho farta colaboração no Palavrarte e na Revista da Academia” diz. A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes outorgou o título de cidadão campista, ao escritor Antônio Nunes que será entregue no dia 6 de agosto, em sessão solene do Legislativo.

Escritor sanjoanense presente na 5ª Bienal do Livro dia 1ª de Junho em Campos.

Carlos Sá na Rua Joaquim Thomaz de Aquino Filho no centro de SJB. (Foto Paulo Noel)
O escritor sanjoanense Carlos A.A. de Sá, autor de dezenas de livros (romances e poemas) pretende lançar, na 5ª Bienal do Livro em Campos, no dia 1ª de junho, na Fundação Rural de Campos o seu mais recente romance Naufragantes. “Estou dando os últimos retoques no romance que se passa na São João da Barra da época da decadência da indústria naval e do porto e é o terceiro volume da trilogia sobre São João da Barra, meu feudo literário” diz. Carlos Sá pretende veiculá-lo, também, através de um blog que ainda vai criar. Os dois primeiros livros da trilogia são: “Lourenço das Velhas”, que transcorre no 5º distrito, terra originária de meu pai, e “Porto da Fortuna” passado no momento em que as atividades portuárias sanjoanenses estavam em seu auge. “Lourenço das Velhas” está esgotado. “Tenho publicado mais dois livros de poesia, uma coletânea de entrevistas com escritores brasileiros, três livros de contos, dois romances e a biografia de meu bisavô” diz. O livro que Carlos Sá pretende lançar na Bienal do Livro foi editado pela Academia Campista de Letras, da qual é membro correspondente por não poder freqüentar assiduamente suas sessões, nas noites das segundas-feiras. “Colaboro, porém, nas suas publicações: Revista da Academia e jornal Palavrarte” diz. Outro livro de poemas estará também na Bienal, o livro chama-se “Duas lendas sanjoanenses – poemas novos e antigos. “Com este livro pretendo encerrar minha atividade poética”, revela. Carlos Sá comenta, ainda, que tem dois originais inéditos: o infantil “A aventuras de Pombote”, que recebeu menção honrosa em concurso no Rio e “Parceira fatal”, romance policial que se inicia num verão em Atafona na década de 60.





MINI-BIOGRAFIA DE CARLOS AUGUSTO ABREU DE SÁ
Carlos Sá nasceu sobrado azul do avô materno, enfeitado de buganvílias e pouso de centenas de andorinhas, na esquina da rua dos Passos com Coronel Teixeira, no dia 18 de abril de 1938, filho de Nancy e João Augusto Paes de Sá. “Nasci ao meio-dia de uma segunda-feira e na mesma cama e no mesmo quarto em que minha mãe nasceu 20 anos antes” conta.

“Meu pai tinha farmácia em Campos e por isso estudei lá os cursos primário, ginasial – no Ginásio São Salvador e científico – no Liceu de Humanidades de Campos. Mas nas férias, fins de semana e feriados vinha para cá. A princípio em Grussaí e depois em Atafona, onde durante uns dois ou três verões trabalhei vendendo fichas de bingo no Cassino de Atafona. Papai voltara a trabalhar como farmacêutico em São João da Barra.

Depois fui fazer o pré-vestibular em Niterói – tentei duas vezes, sem êxito - e de lá fui para o Rio trabalhar. Enquanto isso, fiz cursos de pintura no Museu de Arte Moderna, com o professor Ivan Serpa, e na Light, onde então trabalhava, com o laureado pintor e professor Fernando Lamarca. Também cursei Língua e Literatura Espanhola no Instituto de Cultura Hispânica.

Formei-me em Comunicação Social – Jornalismo - pela Facha, com cursos de extensão em Marketing e Mídia na ESPM – Escola Superior de Publicidade e Marketing.

Trabalhei durante muitos anos no serviço público federal e encerrei minha carreira na Assessoria de Imprensa da UFF, em Niterói, e desde que me aposentei e voltei para minha cidade, edito o jornal S. João da Barra, fundado pelo meu bisavô, José Henriques da Silva, em 1880.



Criei e mantenho na cidade, sem qualquer apoio oficial, a Casa de Cultura Zenriques, com vasta biblioteca, quadros, fotos e documentos antigos e que tem sido usada pelos alunos para a pesquisa. Com a ajuda do jornal temos resgatado figuras de sanjoanenses históricos, como o engº Silva Coutinho, fundador e primeiro presidente do Clube de Engenharia, no Rio, do astrônomo Domingos Fernandes da Costa, que participou da equipe de Einstein na observação do eclipse que confirmou a Teoria da Relatividade, de Fernando José Martins, autor do livro “História do Descobrimento e Povoação de São João da Barra”, de 1868, cuja 2ª edição ajudamos a editar. Atualmente estamos em contato com três escritores sanjoanenses que vivem em outras cidades, como o especialista em história medieval, Daniel Valle Ribeiro, todos sanjoanenses que se destacaram em suas áreas de atuação.

Vivi mais de 40 anos no Rio de Janeiro, sou casado com uma mineira de São Lourenço, tenho dois filhos – Gabriella e Rafael - e um neto – Pedro - que moram e trabalham em Macaé”.

Alunos de várias escolas municipais sem aula a partir desta segunda-feira dia 26-05-08 em SFI.

Pais de alunos de várias escolas municipais de São Francisco de Itabapoana receberam na quarta-feira, dia 21, antes do feriado de Corpus Christ, bilhetinho (ou recados) dos diretores informando que, a partir desta segunda-feira, as aulas estão suspensas até que haja um solução para o caso dos professores que foram demitidos pela prefeitura Municipal de São Francisco de Itabapoana.

A crise na Educação em São Francisco de Itabapoana começou quando a comunidade foi surpreendida com a publicação, no Diário Oficial da prefeitura, de uma Portaria demitindo dezenas de professores. (Não sabemos o numero exato) A Portaria suspendeu qualquer tipo de contratação temporária retroagindo seus efeitos a 19 de fevereiro de 2008, até que o Legislativo aprecie e aprove um Projeto Lei que está na Câmara Municipal que disciplinaria contratação de funcionários temporariamente.

Segundo o vereador Sergio Elias da Silva (PMDB), da bancada de oposição ao governo, o prefeito está suspendendo as contratações que são ilegais e que foram feitas sem amparo da Lei. “O Projeto Lei foi lido e encaminhado às Comissões Permanentes e de volta à Mesa Diretora foi encaminhado à Procuraria da Casa para análise e parecer jurídico” diz.

De acordo com o vereador Washington Luiz Castilho Moreno, a crise na educação começou com uma CPI aberta pelo Legislativo Municipal para apurar contratações irregulares que foram denunciadas ao Ministério Público do município. “Na área de educação foi onde aconteceram mais contratações” disse.

Algumas perguntas continuam sem respostas a respeito do polêmico assunto.

Por que o governo resolveu, prestes a completar oito anos de mandato, enviar a mensagem com o Anteprojeto Lei solicitando autorização Legislativa para a contratação temporária de funcionários?

Como eram feitos os contratos anteriores?

O presidente do Legislativo Municipal disse que o Projeto Lei fere a Constituição e, aguarda um parecer da procuradoria da Câmara.

O Executivo enviaria uma Anteprojeto Lei inconstitucional para aprovação?

Quem tem que resolver esta questão, o Executivo ou o Legislativo?

O governo pode nomear ao invés de contratar?

Os vereadores de oposição alegam que o ex-prefeito Barbosa Lemos está inelegível em função de um Projeto Lei que fora aprovado no seu Governo onde teve autorização da Câmara Municipal para contratar temporariamente. Revelam os vereadores que atual Projeto, que o prefeito quer que seja aprovado, é semelhante ao que foi considerado inconstitucional no Governo Barbosa Lemos. Não seria uma contra-senso do atual Executivo?


O governo municipal pretende entrar com mandado de segurança obrigando o Legislativo a colocar o Projeto Lei 001/2008 em votação?


O Blog quer ouvir a sua opinião sobre este polêmico assunto. Agora, por favor, ao fazer o comentário solicitamos a gentileza da identificação. Isso porque temos recebido muitos comentários anônimos que acabam não sendo publicados. O debate está aberto, dê a sua contribuição.