sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Obra do Centro de fisioterapia custa quase 150 mil aos cofres públicos



No terreno, próximo ao posto de combustíveis Franciscano, após o portal da cidade, às margens da Rodovia Afonso Celson Ribeiro de Castro, a prefeitura de SFI começou uma obra para construção de um Centro de fisioterapia. Na placa a informação do custo da obra, quase R$150 mil reais, o prazo para conclusão e a firma responsável pela obra. Não conhecemos a planta do imóvel. Vamos aguardar a inauguração. Mas, perguntar não ofende: como ficou o projeto de construção da estação de tratamento de esgoto, que seria construido no mesmo local? Ou a prefeitura tem mais terrenos para o referido projeto de sanemanto básico?

Sinal de abandono na praia de Guaxindiba.



Sinalização improvisada alerta motoristas em Guaxindiba.

A poucos dias para o início da estação do verão, dia 21 de dezembro, a praia de Guaxindiba é só abandono. Na Avenida Principal, totalmente suja, um buraco na pista, foi a motivação para os moradores improvisarem uma sinalização no local. Utilizando um pedaço de pau e pneu velho, o “sinal de trânsito” alerta aos motoristas que passam pela Avenida. Com certeza, a Emtransfi - Empresa Municipal de Trânsito de SFI não tem conhecimento. A temporada de verão 2008 é curta, o carnaval começa no início de fevereiro. Os moradores e comerciantes estão céticos e desmotivados. Segundo um corretor de imóvel, até hoje, 7-12-07, pouquíssimas casas foram alugadas para a temporada. Diante de tantas noticias de assaltos e roubos as casas, parece que até os veranistas e turistas também estariam desmotivados. Ou será que estou errado? (Foto do Blog nesta sexta-feira, às 15:oohs.)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Grupo de teatro se apresenta no CESFP em SFI.



O grupo teatral "Conta, Canta e Encanta" formado por alunos do Colégio Estadual São Francisco de Paula apresenta ,hoje, no auditório professora Walquiria no referido colégio, a peça "108 anos de história". A peça será encenada a partir das 15:00h com cordenação do professor César e apoio da direção e coordenação daquele educandário. Na foto o professor César, e as alunas Ana Cláudia da localidade de Pingo D'Água e Dávila de Alegria dos Anjos. Rosane Berto acompanha a entrevista, no momento em que Ana Cláudia falava sobre o evento.

Internauta pede reunião itinerante da Câmara em Santa Clara

Recebemos do Ruy Temberg a seguinte solicitação. Prezados. O que é preciso para que Câmara Municipal de SFI promova essa sessão itinerante em Santa Clara? Talvez alguns requerimentos possam ajudar a "Princesinha do Sertão" a se organizar melhor para o próximo verão 2008. No aguardo de informações,Ruy Temberg.


Caro Ruy. Bom dia! Vamos buscar esta informação no Legislativo Municipal. Grato pela sua participação. Paulo Noel.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Câmara Municipal de SFI promove sessão itinerante em Barra do Itabapoana

Resumo da reunião itinerante, realizada, terça-feira, dia 4 de dezembro na localidade de Barra do Itabapoana.

Moções apresentadas:

De pesar aos familiares do Sr. Nilson Campos Veloso, pelo seu falecimento, ocorrido no dia 25 de novembro.

De parabenização ao reverendo Elenio de Barros Abreu, em decorrência da sua ordenação sacerdotal . Elenio de Barros Abreu é o primeiro católico de SFI, ordenado padre. "Para a comunidade é motivo de orgulho pois trata-se do primeiro conterrâneo designado ao referido cargo, e, com certeza irá evangelizar com ardor missionário" conclui a moção dos vereadores.

De felicitações, ao vereador Washington Luiz Castilho Moreno pelo seu aniversário no dia 30 de novembro.

Indicações.
Câmara aprova proposição solicitando ao prefeito designar uma reunião para tratar do verão 2008.

Foi aprovado por unanimidade uma indicação solicitando ao prefeito, designar uma data para reunião, antes do inicio do verão, dia 21/12, com o objetivo de discutir sobre a temporada de verão. Os vereadores querem, nesta reunião, uma definição das ações de todos os setores do município visando o bem estar da comunidade e dos turistas. Na indicação, o Legislativo sugere convidar vereadores, o comandante do 8ºBPM, do Corpo de Bombeiro, BPRv, os Secretários de Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Transporte, Obras e demais secretarias, além representantes do Rotary Club São Francisco de Itabapoana, da Loja Maçônica Luz do Itabapoana, diretores da Ampla e da CEDAE , representantes da CDL e de associações de moradores do município.

Requerimentos

Todos os requerimentos foram aprovados por unanimidade. Dos nove vereadores, apenas dois, os edis Francisco Carvalho Terra e Renato da Silva Fernandes, não compareceram a sessão.

Resumo dos requerimentos aprovados:

Ao Prefeito, solicitando sua ingerência junto a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanos, no sentido de que seja feita uma revisão na iluminação pública, na localidade de Barra do Itabapoana.


Ao Prefeito, solicitando sua interferência junto a Secretaria Municipal de Promoção Social, no sentido de promover a implantação de cursos profissionalizantes na localidade de Barra do Itabapoana, principalmente nas áreas de informática, corte e costura, mecânica de motores para barcos e de salvatagem pela Capitania dos Portos, cuja finalidade seria além de capacitar, gerar trabalho e renda para os moradores.

Ao Prefeito, solicitando, sua interferência junto a Secretaria Municipal de Planejamento e Obra, no sentido de providenciar o saneamento básico para toda a localidade de Barra do Itabapoana, tendo em vista o lançamento de esgoto sanitário 'in natura" diretamente nos rios e lagos, afetando os lençóis freáticos, resultando em graves doenças aos moradores.

Ao Prefeito, solicitando do mesmo empenho no sentido providenciar o calçamento das ruas localizadas na localidade de Barra do Itabapoana, haja vista a urgente necessidade da referida obra.

À CEDAE, solicitando que seja apresentado laudo pericial, por empresa qualificada, acerca da qualidade da água fornecida na localidade de Barra de Itabapoana. Devendo ainda, esclarecimento do motivo do precário fornecimento de água neste município.

Ao Prefeito, solicitando do mesmo, que, envide esforços no sentido de determinar a colocação de sinalização adequada nas Ruas de Barra de Itabapoana, assim como no trevo que liga o município a divisa com o Espírito Santo. Tem sito constante os transtornos causados aos motoristas e pedestres que por ali transitam.

A ANATEL solicitando empenho junto as operadoras da VIVO, TIM e OI, para que seja instalada torres de telefonia móvel (Celular) , na localidade de Barra de Itabapoana.

A AMPLA, solicitando providências no sentido de que sejam feitas melhorias no fornecimento de energia elétrica, na localidade de Barra de Itabapoana. Com a chegada do verão à queda de energia elétrica é constate durante o dia e a noite, causados grandes transtornos aos moradores e comerciante da referida localidade.

Ao 8º Batalhão da PM, solicitando do mesmo o aumento do efetivo policial no município, haja vista que com a chegada do verão triplica o número de moradores e turistas em SFI. Solicita, ainda, uma viatura para atender o DPO de Barra de Itabapoana.

Ao Ministro da Secretaria Especial da Agricultura e Pesca (SEAP) da Presidência da República, solicita, empenho para que seja reformado o cais da localidade de Barra de Itabapoana.

Ao Prefeito, solicitando a ingerência junto a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Urbanos, no sentido de que seja feita limpeza nas praias e lagoas em nosso município.





Ordem do Dia:

Leitura do Projeto de Lei Municipal que cria a Companhia de Iluminação Pública do Município de São Francisco de Itabapoana, denominada “São Francisco Luz” de autoria do Vereador Sergio Elias da Silva.

Foi colocado em 2ª e última discussão:
Projeto de Decreto Legislativo 12/2007 que denomina a Rua Maria Rosa Barreto Lima a Rua da Benção de autoria do Vereador José Jorge Cherene;

Projeto de Resolução 009/2007, que concede título de cidadão sanfranciscano ao Sr. Samuel Mirandola, de autoria do Vereador Washington Luiz Castilho Moreno.

Deu no Estadão: Câmara pode anular decisão pró-fidelidade

De Denise Madueño:
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara pode aprovar hoje um projeto para manter o mandato dos parlamentares que mudaram de partido e que, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), terão de devolvê-los aos partidos pelos quais se elegeram. A forma encontrada pelos deputados é a aprovação de um projeto de decreto legislativo que anula a resolução do TSE, do dia 25 de outubro deste ano, determinando as regras que devem ser seguidas no processo de perda de mandato.
Sem as normas, não há como os partidos entrarem com os processos para tentar obter os mandatos dos infiéis de volta, como determinou a Justiça Eleitoral. Além disso, os parlamentares ganham tempo para aprovar no Congresso uma lei sobre fidelidade partidária que possa garantir a manutenção dos mandatos dos que fizeram troca-troca de legenda

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Clima natalino chega aos poucos em SFI

Louvável o esforço e a criatividade de alguns comerciantes da cidade de São Francisco de Itabapoana na decoração das lojas para o Natal. Muitos comerciantes ainda estão decorando suas lojas. Porém, já dá para sentir o clima natalino na Avenida Joaquim da Mota Sobrinho. Tem comerciante que caprichou e está despertando a curiosidade de quem passa pela Avenida no período da noite

Iluminação pública e saneamento básico.

As reclamações de moradores em SFI, que se transformaram em rotina, são os constantes apelos pela Rádio, de solicitação de troca de lâmpadas nos postes da Ampla em bairros e distritos e a solicitação do caminhão “limpa-fossa” para limpeza das fossas. Ontem, dia 4-12-07, o barbeiro Edeci, da Barbearia Central, voltou a solicitar pela segunda vez, a limpeza e esgotamento de uma fossa que há meses está transbordando em um quintal e jorrando água contaminada pela rua e pelos quintas vizinhos da Rua do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Como a cidade não dispõe de infra-estrutura de saneamento básico, a população sofre já que a Prefeitura Municipal, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, só dispõe de um caminhão para o serviço. Ainda, de acordo com uma fonte, na mesa do secretário tem mais de 400 pedidos de moradores solicitando o tal “limpa-fossa”. Na Rua José Luiz de Freitas, por exemplo, uma casa ao lado da Rádio São Francisco FM, uma fossa transborda dia e noite. Na Lei Orgânica do Município, com relação ao tema diz os Artigos 148 e 154.


Art. 148 - O Município, em consonância com a sua política urbana e segundo o disposto em seu Plano Diretor, deverá promover programas de saneamento básico destinados a melhorar as condições sanitárias e ambientais das áreas urbanas e os níveis de saúde da população.


Art. 154 - São atribuições do Município, no âmbito do Sistema Único de Saúde:
I - executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica bem como as de saúde do trabalhador;
II - desenvolver ações que promovam prioritariamente à saúde da criança, da gestante, da terceira idade e do trabalhador;
III - participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento, a saber:
a) saneamento básico compreendendo o abastecimento e tratamento de água e destinação de dejetos;
b) esgotos pluviais e drenagem;
c) controle da poluição ambiental, inclusive do lixo;
d) controle de vetores;
e) controle de inundações e erosões.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Fotos da feira cultural do Externato Imaculada Conceição


























Feira cultural dá enfoque especial ao meio ambiente em SFI.

A feira cultural do Externato Imaculada Conceição, realizada , dia 29-11-07, no pátio do educandário, deu enfoque a preservação do meio ambiente, nos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Temas como a Amazônia, planeta água, aquecimento global e o futuro do planeta predominou durante o evento. Porém, a feira deu enfoque, ainda, para a sociedade com destaque para as sete maravilhas do mundo atual e na área da cultura enfocou a pluralidade cultural. “A nossa feira foi projetada objetivando passar para os alunos e a comunidade a nossa fé em tempos melhores”, disse a diretora Gildith Queiroz. (Fotos do evento)

Motoqueiro morre em acidente de moto na estrada de Guaxindiba











Morador de Coréia (Boa Esperança do Sul) distrito de SFI, o motoqueiro Carlos Alberto Borges, 22 anos, morreu na madrugada deste domingo, 02-12-07, por volta das 2 horas em acidente na estrada litorânea SB-16 em frente ao Hotel Costa do Sol. Segundo policiais da 147-DP, onde a ocorrência foi registrada, o motoqueiro colidiu com um caminhão que seguia viagem de Guaxindiba para Barra do Itabapoana. “Ele saiu da Rua E, que vai dar na praia, e subiu a pista em velocidade e acabou batendo no caminhão”, disse um morador que não quis se identificar. “A moto e o rapaz, foram arremessados a cerca de 20 metros do local às margens do asfalto, próximo a cerca de madeira do Hotel Fazenda”, concluiu. A família ficou sabendo da morte cerca de 40 minutos após o acidente. O corpo foi removido pelo rabecão do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Campos) para o Instituto Médico Legal (IML/Campos), onde foi necropsiado e liberado para sepultamento. Segundo seu pai, Roberto Viana Francisco, ele era morador do Bairro Coréia, na mesma praia, e será enterrado na manhã de hoje, às 8h, em Barra do Itabapoana, depois do velório na Igreja Católica da Coréia. Fotos de Lael Santos que passava logo após o acidente.