sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Aprovada Lei Municipal criando o Cartão Alimentação para os Servidores Públicos Municipais de SFI

Em SFI um entendimento político entre o Legislativo e o Executivo resultou na aprovação do Cartão Alimentação para os Servidores Públicos Municipais de SFI a partir do ano de 2008. O Projeto de Lei que originou a Lei o de nº 003/2007, aprovado por unanimidade pelos vereadores no mês de junho, antes do recesso Legislativo de 2007, foi vetado pelo Executivo. O presidente do Legislativo vereador Beto Azevedo e demais vereadores estavam propensos a derrubar o veto. Enquanto aguardavam um parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, eis que surgiu o entendimento. A Câmara Municipal retirou o Projeto 003/2007 e acabou por aprovar o Projeto de Lei Municipal apresentado pelo Executivo.
O Secretário Geral do do Sindicado dos Servidores Municipais de SFI, Cirábio Ramos, comemorou a decisão e agradeceu aos vereadores e a imprensa que não deixaram o tema no esquecimento. Apesar de vetada pelo Prefeito, o que acabou prevalecendo foi o bom senso. Assim, a Lei Municipal que recebeu o nº 251/2007 de 28 de agosto de 2007 recebeu a seguinte redação:

Art. 1º. Fica o Poder Executivo Municipal autorizado, através desta lei a fornecer aos Servidores Públicos Efetivos e em atividade, o Cartão Alimentação, em decorrência do Programa de Alimentação ao Servidor Público – PASP, ora instituído, cujo regulamento será editado pelo Executivo Municipal.

Art. 2º. O valor a ser recebido não será de modo algum incorporado aos vencimentos...

Art. 3º. Fica, ainda, o Poder Executivo autorizado a celebrar convênio de cooperação técnica e necessária a implantação deste Programa, junto a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL... Visando o cadastramento dos estabelecimentos comerciais, cujo credenciamento será, exclusivamente, para aqueles com sede neste município e para a utilização do cartão alimentação.

Art. 4º O valor a ser estipulado do Cartão Alimentação, ficará condicionado a disposição de recursos financeiros suficientes para custeá-lo, ficando, ainda, autorizado o Poder Executivo a incluir na próxima Lei Orçamentária Anual – LOA – créditos orçamentários para a consecução deste Programa, para viger no próximo exercício fiscal.

Art. 5º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação... SFI, 28 de agosto de 2007.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Três homens armados levam 12 mil de fazendeiro em SFI.



Jaime Siqueira conhecido por Cural foi agredido

O Fazendeiro Jaime Siqueira Cabral, 58 anos, residente na Estrada Flor de Maio, nº 110 no Bairro Flor de Maio em SFI de Itabapoana-RJ viveu momentos de pânico ao ser abordo por três homens com coletes na cor azul quando se dirigia a Fazenda Tigela de sua propriedade próximo a localidade de Bom Lugar em SFI. Segundo Jaime Siqueira, três elementos armados com pistolas e uma escopeta cano curto o assaltaram levando todo o dinheiro que havia sacado momentos antes na Agencia Bradesco. Ele contou que foi retirado à força do seu veiculo. “Eu havia sacado 12 mil reais no Bradesco de Praça João Pessoa. O dinheiro me foi entregue na sala da gerente e colocado em um envelope pardo. Sai do Bradesco por volta das 14 horas. Quando peguei a estrada, logo no trecho em direção a Fazenda Tigela, onde iria fazer o pagamento aos trabalhadores da lavoura, fui surpreendido pelos elementos armados”, disse Jaime Cabral. Os assaltantes usaram de muita violência. “Eles estavam em um carro Vectra cor azul escuro. Fecharam o meu veículo, um Gol e desceram apontando as armas para minha cabeça. Fui retirado a força e jogado no chão. Levei muitos socos e pontapés. Levaram o dinheiro e a chave do veiculo, fugindo em direção a estrada asfaltada a RJ-224, enquanto fiquei jogado no chão com muitas dores aguardando socorro”, contou o fazendeiro. Na Delegacia de Policial Civil Jaime Siqueira Cabral registrou a ocorrência.

Ele disse para a policia que, na semana passada, teve o seu canavial incendiado. “Acho que atearam fogo para que acelerasse o corte da cana. Como tinha que contratar camaradas para o serviço, suspeito que tudo foi uma armação. Devo ter sido monitorado o tempo todo”, comentou. A Policia Militar também foi informada e deslocou uma viatura para uma ronda na área de Praça João Pessoa, mas, não logrou êxito na investigação. Os elementos são morenos claros e trajavam colete e calça tipo social.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Ventania derruba árvore da espécie flamboyant em cima de veiculo Gol na área do Posto de Gasolina da cidade em SFI.








Gol de propriedade do Wagner do Cartório do Ofício Único de SFI ficou bastante avariado.

Uma árvore da espécie flamboyant caiu ontem, 04-09-07, por volta das 18 horas em cima de um veiculo gol placa LBH 4500 de SFI de propriedade de Wagner Barreto da Silva, funcionário do Cartório do Ofício Único de SFI.

No momento do acidente chovia forte na cidade com ventos moderados. Felizmente não houve feridos. O proprietário do veiculo estacionou o carro na área do Posto de Gasolina São Francisco, no centro da cidade e foi de ônibus para a Faculdade em Campos. “Antes de entrar na sala de aula foi avisado pelo celular por um colega de que uma árvore havia caído em cima do meu carro. Imediatamente retornei a SFI. Felizmente ninguém saiu ferido”, comentou Wagner.

Marcos Antonio, funcionário do Posto disse que foi tudo muito rápido. “Só ouvi o barulho. Quando olhei a arvore já tinha caído. O detalhe é que 20 minutos antes, varias pessoas conversavam em baixo da árvore. Quando a arvore caiu já não tinha ninguém. Foi muito sorte”, disse o Marcos.

Flamboyant , árvore de grande porte.
O flamboyant é uma árvore da família das Leguminosas, originária das Ilhas do Oceano Índico. Ela foi trazida para o Brasil na época de D. João VI e sua principal característica é a floração abundante durante a primavera, quando se cobre com flores alaranjadas ou vermelhas. Normalmente, após a floração, a árvore perde a folhagem, restando apenas seus frutos em forma de vagens longas e pendentes. Sua propagação se dá por meio de sementes.

É uma árvore de grande porte - atinge até 15 metros de altura -, sua copa é frondosa e as raízes vigorosas, não sendo aconselhado seu plantio em calçadas ou passeios. Geralmente, o flamboyant não exige grandes tratos, apenas podas de limpeza periódicas

Campanha em prol do pequeno Jocinaldo Fiúza já arrecadou R$2.600,00.









Paulo Noel recebe no estúdio o pequeno Jocinaldo com a família. A campanha parou a cidade.

A campanha da Rádio São Francisco FM em prol do pequeno Jocinaldo Fiúza, arrecadou até hoje, 04-09-07, exatamente 2.600,00. Jocinaldo está com uma doença cujo laudo médico do Dr. Antônio de Pádua Passos de Freitas é (Purpura trombocitopenica imunologica idiopatica) fazendo tratamento no Hemorio no Rio de Janeiro.Trata-se de mais uma campanha vitoriosa de doações em dinheiro com participação da comunidade através da Rádio. A campanha começou às 10 horas no dia 31-08-07 numa sexta-feira e foi . No estúdio da Rádio São Francisco FM a mãe Jocileide Rosa de Oliveira, a avó Nailda e a colega Tamires, acompanhavam emocionadas a demonstração de solidariedade humana da população de São Francisco de Itabapoana, cidade no interior do Norte Fluminense RJ.



A família do pequeno Jocinaldo é da praia de Santa Clara. A mãe Jocileide esteve na Rádio São Francisco FM e contou o seu drama desde o momento em que os médicos diagnosticaram que seu filho estava a doença Purpura Trombocitopenica Idiopatica (PTI).


A partir daí, há seis meses, começou a sua luta. O tratamento está sendo feito no Hemorio. Centenas de ligações foram feitas para o estúdio enquanto durou o programa. Mesmo assim, depois do programa muitos ouvintes continuaram ligando para participar. A jovem mãe Jocileide e a colega Tamires, estiveram hoje na Rádio São Francisco para apanhar o restante do dinheiro. Após o balanço final estaremos divulgando aqui no Blog a relação com os nomes de todas as pessoas que participaram deste ato de solidariedade humana.


AQUI AS INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA DO PEQUENO JOCINALDO

A incidência de Púrpura doença rara de Jocinaldo Fiúza é de quatro crianças para cada 100 mil.


Pesquisando a doença do qual é portador o pequeno Jocinaldo Fiusa, constatamos que a incidência de Púrpura é de quatro crianças para cada 100 mil. Geralmente, a púrpura aguda atinge crianças de dois a quatro anos, em uma proporção igual para ambos os sexos. A púrpura aguda tem início súbito, ou seja, a criança pode estar em casa, brincando, e de repente, começa a ter os sintomas. É considerada aguda até seis meses de tratamento. A partir disso, caso torne-se recorrente ou não responda ao tratamento, passa a ser considerada crônica.

O que é Púrpura Trombo-citopênica Idiopática (PTI)?
A Púrpura Trombo-citopênica Idiopática (PTI) é uma doença caracterizada por freqüentes sangramentos das mucosas (nariz, gengiva) e pela presença de sangue na urina. Aparentemente, acontece uma reação imunológica do organismo contra as linhagens de plaquetas (estruturas do sangue responsáveis pela coagulação). A reação imunológica pode ser desencadeada por uma infecção viral. Há uma diminuição de plaquetas na circulação. A doença é tratada com transfusões de sangue e plaquetas, corticóides e até com cirurgia para a retirada do baço (que funciona como uma espécie de filtro do sangue do organismo). Hematologistas e imunologistas são os médicos que devem ser consultados nestes casos.

Sintomas: Manchas vermelhas, sangramento no nariz ou gengiva?
Os sintomas podem ser da doença auto imune chamada púrpura, caracterizada pela autodestruição das plaquetas, células do sangue responsáveis pela coagulação.

domingo, 2 de setembro de 2007

Casal e criança de quatro anos morrem em acidente na entrada de Carrapato em SFI.



A dona-de-casa Maria da Conceição Correia, 26 anos, o lanterneiro Gelson Machado 54 anos, conhecido por Leleca e a filha de quatro anos Nicole Correia morreram ontem por volta das 6 horas da noite em trágico acidente ocorrido na RJ 224 – em frente à entrada de Carrapato. Três veículos se envolveram no acidente: Uma Picape Chovrollet Montana guiada por Flavio Henriques Gomes de 28 anos, morador de Praça João Pessoa, filho do chefe da Emater-Rio de Praça João Pessoa João Henriques das Posses, um Ônibus da Rogil dirigido pelo Sr. Genivaldo e o fusca aonde veio a óbito o casal e a filha. Flavio Henrique que trabalha na Fábrica de Sucos Imbamara do empresário Walter Junior foi socorrido e levado para o Hospital Manoel Carola. Daquele hospital foi transferido para Campos onde está em observação no Ferreira Machado. A menor de apenas quatro anos, Nicole Correia, que estava no Fusca, chegou a ser socorrida com vida e levada para o Hospital Manoel Carola. Mas ao ser removida para o Ferreira Machado acabou morrendo na viagem.

A mãe de Maria da Conceição, Aristeia Correia contou que a filha convivia a pouco tempo com Gelsom Machado. “Há 17 anos já perdi um filho em um acidente. Hoje, perco a minha filha e neta que ontem completou 4 anos” ,lamentou Aristeia. Com ela estava a outra filha Marta Correia e o filho José Junior Correia, todos moradores da localidade de Máquina. “Logo que soubemos viemos logo. Ouvi dizer que eles estavam levando a filha que tinha sido mordida por um cão ao Hospital de Ponto”, disse a irmã.

O acidente.

O irmão José Junior Correia disse que o casal Maria da Conceição e Gelsom Machado morava em Travessão de Barra, onde Gelson era conhecido por Leleca. “Ele trabalhava em uma oficina de lanternagem de veículos. Eles estavam socorrendo a filha Nicole que havia sido mordida por um cão. Ao chegar próximo à entrada da localidade de Carrapato, Gelson foi ultrapassar o ônibus da Rogil que havia parado para o desembarque de passageiros. Neste momento, colidiu de frente com a Picape Montana que era dirigida pelo Flavio Henriques” disse José Junior. O gerente e responsável pela empresa de ônibus Rogil, Renato Alves disse que a estrada não tem acostamento. “O ônibus tem que parar. Lamentamos as vidas perdidas, mas a empresa também não pode parar lá perto da cerca. Mas a perícia vai trabalhar no caso”, disse Renato.

Diretor da Rádio São Francisco FM visita Jornal O Giro de Porciúncula.


Em companhia do jornalista Vinícius Berto, o diretor da Rádio São Francisco FM, Paulo Noel, conheceu a redação do Jornal O Giro de Porciúcula cujo diretor propretário jornalista Joel Reis falou de seu trabalho na imprensa da cidade.