sábado, 25 de agosto de 2007









Do blog do Noblat
Você atende ligações de celular com numero restringido?
Como estamos vivendo na era da violência e da evolução acelerada da tecnologia eletrônica realmente somos obrigados à mudança de hábitos. O telefone, este importante meio de comunicação, principalmente com o surgimento do celular nos obriga a ter determinados cuidados. Aliás, ontem experimentei dois momentos de constrangimentos em que tive que pedir desculpas depois de um inicio de “bate-boca” no telefone. Elas queriam informações minha, mas não se antecipavam em dizer quem estava falando. Ora, tenho por educação, quando ligo para alguém, primeiro me identificar. Penso que seja o correto. Depois do mal entendido chegamos a um consenso. Aí pedi desculpas. Reconheço que estou muito na retaguarda em função de tantas noticias de falsos seqüestros por telefone e outros trotes. Outro dia até uma ameaça de morte recebi. Um vagabundo ligou pelo celular no momento em que estava começando a almoçar e disse “Olha seu fdp vou passar “fogo” em você”. Desliguei imediatamente e registrei a ameaça na Policia Civil e no Ministério Público tentando conseguir a sentença do Juiz para quebra do sigilo telefônico. Preciso saber quem deu aquela ligação. O positivo é que aprendi com a secretária do Promotor de Justiça. Quando disse o que pretendia denunciar, ela perguntou: “Você atende ligações restringidas no celular”? Respondi que sim. Ela disse: “Eu não. Quem liga de celular, com numero restrito é bandido”. Agora, quando atendo o celular procuro verificar o numero no visor. Se for restringido não atendo.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007


Prova do Enem hoje no Colégio Estadual Sao Francisco de Paula.
A diretora do Colégio Estadual São Francisco de Paula , Professora Rosicler Neves (foto) disse que a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM este ano de 2007 será realizado em São Francisco de Itabapoana-RJ, no Colégio Estadual São Francisco, no próximo domingo dia 26, às 13 horas em ponto. Cerca de 450 alunos de São Francisco de Itabapoana vão participar da prova. O Enem foi criado em 1998, pelo Inep - Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais. É uma prova aplicada anualmente, com o objetivo de avaliar os alunos e a qualidade do Ensino Médio em todo país. A prova é aplicada não só para os alunos que estão cursando o Ensino Médio mais também para todos aqueles que já concluíram o Ensino Médio, independente da sua modalidade.

O Enem foi criado com o objetivo de avaliar o desenvolvimento do aluno e tudo aquilo que o mesmo adquiriu durante o seu curso, mas o Enem não é só para ter uma auto-avaliação, mas também para oferecer ao cidadão auxilio para suas futuras escolhas, tanto profissionais quanto educacionais. A prova é constituída por 63 (sessenta e três) questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta de redação.

A prova é aplicada geralmente no último domingo do mês de agosto (mas poderá ocorrer o adiamento na data de aplicação da prova), às 13:00 horas (horário de Brasília), a duração da prova é de 5 (cinco) horas. Os portões do local das provas são abertos às 12:00 (doze) horas e fechados às 13:00 (treze) horas, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.
O resultado do Enem, ou seja, a nota que cada candidato alcançou ajuda na bolsa do Pró-Uni do Programa Universidade para Todos do Governo Federal, embora a idéia do pró-uni é oferecer bolsas para todos estudantes o que torna um pouco “impossível” dentro do cenário atual, o pró-uni tira como critério de avaliação o desempenho do estudante no Enem, caso consiga um bom desempenho melhores chances o estudante tem de conseguir uma bolsa no pró-uni.
Expositor é expulso de festa em São Francisco
O empresário e pecuarista Walter Junior foi impedido de colocar um estande expondo os sucos de frutas produzidos na fábrica de Suco Imbamara, na Exposição Agropecuária de São Francisco de Itabapoana (SFI), em Praça João Pessoa. Depois de pagar pelo espaço o valor de R$ 600, ele conta que, enquanto montava o estande, funcionários da Prefeitura de SFI foram ao local, devolveram o dinheiro e ainda exigiram a retirada da equipe do parque de exposições. O evento, aberto oficialmente ontem, acontece até domingo, dia 26. Pela primeira vez participando da exposição, Walter Junior ressalta que já imaginava que sua participação incomodaria. “Uma pessoa, chamada Rosa, esteve aqui e pediu que retirasse o estande a mando do prefeito. Isso é perseguição política. Sou um dos maiores produtores da região, com plantação de maracujá, abacaxi, coco verde, cana-de-açúcar, além da fábrica, que vende sucos de frutas para todo o Brasil. Gero 500 empregos diretos e mais de mil indiretos”, comenta. Indignação - Indignado com essa postura, o empresário ainda revela que a única firma do ramo agropecuário na exposição é a sua, enquanto as demais são estandes institucionais. De acordo com o subprocurador geral da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, Sérgio Vitor de Souza e Silva, quem administra o espaço a ser ocupado pelas empresas no parque de exposições é a Associação de Moradores de Praça João Pessoa. “A prefeitura cuida apenas da segurança e contratação dos shows no evento. Quem detém o mapa de localização para a acomodação dos estandes é a associação e não a prefeitura. É claro que a prefeitura só pode cobrar o que está instituído através de lei e passa pela Câmara de Vereadores”, explica. (Fonte: Jornal O Diário edição 24-08-07)

quinta-feira, 23 de agosto de 2007


Presidente da Colônia de Pesca de SFI convoca pescadores para licença de pesca de arrasto do camarão sete barbas.
O presidente da Junta Governativa da Colônia de Pesca ZI de São Francisco de Itabapoana RJ, José Geraldo Soares, está convocando os pescadores para o mutirão da Petrobras e da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca do Governo Federal objetivando emissão da licença da pesca de arrasto do camarão sete barbas. A Colônia Z1 vai atender dias 27 e 28-08 em Barra do Itabapoana, dia 29-08-07 em Guaxindiba e dias 30 e 31-08-07 em Gargaú no horário das 8 às 17 horas. “Depois de 10 anos sem emitir licenças, será dado início ao reordena mento da frota de barcos que atual no sul e no sudeste do Pais”, disse José Geraldo. Os proprietários de embarcações do litoral de São Francisco de Itabapoana interessados em receber as permissões de pesca deverão se inscrever no processo de seleção. Todas as concessões atuais serão canceladas. “ O ordenamento da frota é fundamental para garantir a sustentabilidade da pesca do sete-barbas crustáceo incluindo na lista de espécies que vem apresentando quedas sucessivas de produção”, informou Jose Geraldo. Segundo a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP) hoje, estima-se que haja cerca de cinco mil embarcações atuando na captura nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. “Com essa iniciativa, o Governo Federal objetiva beneficiar cerca de 20 mil pescadores que poderão regularizar sua situação e trabalhar tranqüilamente”, concluiu o presidente da Colônia Z1 de SFI.

Agentes comunitárias de saúde de SFI visitam Rádio São Francisco FM
As agentes comunitárias de saúde Alessandra Rogério dos Santos Moço e Graziane Lotério de Souza Amorim estiveram na Rádio São Francisco FM ocasião em que concederam entrevista. Alessandra falou de seu trabalho que faz com muito orgulho. “Somos orientadas a encaminhar as pessoas que apresentam problemas de saúde para o Posto de Saúde”, disse. Graziela falou que são ao todo 36 agentes atuando em SFI. “Todos nós recebemos treinamento e estamos subordinadas a um coordenador. Realizamos aferição de pressão arterial, marcamos exames de sangue, pesamos bebês e damos acompanhamento a gestantes além de orientações básica de saúde” concluiu Graziane
.

Livro “O Clamor das Águas” será lançado em SFI.
O escritor e poeta Paulo César de Almeida Freitas lança, sexta-feira, 24-08-07, o seu mais recente livro O Clamor das Águas no Colégio Estadual São Francisco de Paula em São Francisco de Itabapoana-RJ. O evento será antecipado por uma palestra proferida pelo escritor e uma encenação da peça teatral O Clamor das Águas. A entrada é franca aberta a comunidade. Paulo César esteve na Rádio São Francisco FM, concedeu uma entrevista e presenteou Paulo Noel com um exemplar do livro Clamor das Águas com a seguinte dedicatória: " Ao amigo Paulo Noel. Havemos de ser competentes para alcançar o desenvolvimento, sem, no entanto, comprometer a vida de inocentes espécies".

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Semana do Excepcional em SFI vai até dia 28
A Semana Nacional do Excepcional foi lembrada pela Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) em São Francisco de Itabapoana, cuja programaçãovai até dia 28. A programação começou ontem com uma caminhada pela Joaquim da Mota Sobrinho com participação dos 70 alunos assistidos pela instituição, além de pais e funcionários, seguindo de almoço com participação da Associação Arco Íris de Luz, que também desenvolve trabalhos com pessoas especiais.
Segundo a professora de educação física da Apae, Daniele Pessanha Amaral, a comemoração dedicada aos excepcionais, que tem como tema “Participação e alta gestão: em busca da igualdade e oportunidade”, servirá como forma de divulgação da semana, pois muitos não sabem da existência do dia. “Buscamos a igualdade e inclusão dos portadores de necessidades especiais na sociedade. Com essa atividade, que é aberta à comunidade, estaremos divulgando esse dia tão importante para nós”, disse Daniele

segunda-feira, 20 de agosto de 2007



Médico morto em acidente sepultado ontem em Barra do Itabapoana. (Dr. Marconi com a esposa Tatiana).
O médico Marconi Serra Cabo, 44 anos, subsecretário municipal de saúde da Prefeitura Municipal de Quiçamã – RJ foi sepultado ontem no Cemitério de Barra do Itabapoana com grande acompanhamento de colegas médicos e a população em geral. Marconi foi vítima de um acidente na RJ 224 trecho Barra Batelão de Barra, quando seu carro capotou na pista uma reta, após o estouro do pneu dianteiro. O acidente ocorreu por volta das 3 horas da madrugada de segunda. O carona, Robson Souza dos Santos, 23, conhecido por Ferrugem mora em Travessão de Barra. Ele está internado em estado grave no Hospital Ferreira Machado. Dr. Marconi chegou a ser socorrido com vida e levado para o Hospital Municipal Manuel Carola. Segundo amigos ele chegou reclamando de dores e afirmava a todo o momento que estava morrendo. Segundo uma enfermeira que não quis se identificar a morte foi em conseqüência de uma hemorragia interna. Dr. Marconi era casado com Tatiana Cristina de Souza de 26 anos moradora de Travessão de Barra. Tinha cinco filhos. Dr. Marconi Atualmente estava morando em Quiçamã onde exercia o posto de subsecretario de saúde da Prefeitura Municipal. Era um médico muito querido e respeitado pela comunidade pela sua competência na área de ginecologia.

domingo, 19 de agosto de 2007

Vândalos incendeiam coletores de lixo da Praça Principal a poucos metros da Delegacia Civil em SFI.
Dois coletores de lixo azul em fibra de vidro foram incendiados neste final de semana na Praça de São Francisco. O ato de vandalismo teria sido praticado, segundo testemunhas, por um grupo de rapazes que saiu de madrugada de um evento na cidade. Eles chegaram perto atearam fogo no lixo e deixaram os coletores queimando criando grandes labaredas. Por sorte o foto não se alastrou pelo jardim atingindo o parquinho da praça. O gesto dos vândalos foi reprovados pelos comerciantes localizados no entorno da praça. O incrível é que a cena aconteceu a poucos metros da Delegacia de Policia Civil.