quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Festa das Neves leva milhares de sanfranciscanos a praia das Neves.

A partir de amanhã, já começa a movimentação de romeiros e turistas moradores de São Francisco de Itabapoana em direção a Praia das Neves onde acontece até domingo dia 5 de agosto a festa em louvor a Nossa Senhora das Neves. O evento, tradicional na praia capixaba, reune milhares de pessoas de varias partes do Brasil. De São Francisco como acontece todos os anos , dezenas de caravanas seguem com destino a Igreja de Nossa Senhora das Neves. Muitos comparecem a Igreja para pagar promessas por graças alcançadas. Numa sala no interior do templo, dezenas de réplicas em cera de parte do corpo humano, são levadas pelos romeiros, como cabeça em cera, pernas, braços e muitas mensagens de agradecimento escrita em cartas fechadas que são deixadas no altar da milagrosa Santa.
Atenção. Decisão sobre Cartão Alimentação ficou para terça, dia 8 de agosto.
Agora a pouco, conversamos com o presidente da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana e, este nos informou, que a reunião plenária não será realizada por falta de "quorum". Então a decisão sobre o Cartão Alimentação ficará para a próxima reunião, dia 8 de agosto. O Sindicato dos Servidores Municipais de SFI convida a todos da comunidade para comparecerem a reunião.
Câmara encerra recesso legislativo e volta a se reunir em sessão plenária hoje, dia 2 de agosto.

Será hoje a decisão. A população ficará sabendo sobre a Lei Municipal que garante o cartão alimeentação para os servidores públicos municipal. Sera que o Prefeito Pedro Cherene vetou ou sancionou a Lei? E se vetou, qual vai ser a posição da Câmara Municipal?

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Cartão Alimentação é tema de debate em São Francisco de Itabapoana.

O programa de alimentação ao servidor público, através do cartão alimentação, aprovado pela Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana, foi tema de debate neste final de semana na Rádio São Francisco FM. O assunto foi discutido durante o programa “Tribuna Livre” com a participação de representantes do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de São Francisco de Itabapoana (SSEPSFI) e ouvintes.
O presidente do SSEPSFI, Edvan Mota de Souza disse estar confiante que a Lei seja sancionada pelo Prefeito Pedro Cherene. “O projeto de lei municipal número 003/2007 foi encaminhado ao Executivo Municipal no dia 21 de junho, que tem prazo de 45 dias para sancionar ou vetar”, argumentou Mota. Ele ressaltou ainda que a criação do Cartão Alimentação vai beneficiar cerca de 1200 servidores. “Nossa expectativa é de que o valor do cartão alimentação seja de pelo menos R$ 100,00 mensais. Caso se confirme esse valor a implantação deste projeto vai representar um investimento anual da ordem de R$ 1.440.000,00 na economia local”, completou.
A Rádio São Francisco FM, uma emissora da Associação Comunitária a Voz de São Francisco de Itabapoana, desde que entrou no “ar” em outubro do ano passado, tornou-se um espaço democrático, com objetivo de discutir diversos assuntos de interesse da comunidade, visando melhorar a qualidade de vida da população.
O repórter e apresentador do programa Tribuna Livre, Paulo Noel tem como parceiro e debatedor fixo o advogado Enaldo Barreto. “Penso que estamos no caminho certo. A comunidade tem que ser ouvida. E nossa missão de imprensa livre não pode ser diferente, afinal somos o instrumento de comunicação da sociedade”, enfatizou Paulo Noel.
A participação dos ouvintes foi intensa. Da praia de Gaxindiba, a comerciante Joilma Ribeiro Borges, indagou sobre o procedimento para cadastramento dos estabelecimentos comerciais. O vice-presidente do Sindicato, Clésio Estevão Jorge de Souza, respondeu que o primeiro passo é a organização do comércio. “Os comerciantes terão que ser cadastrados por entidade empresarial, que deverá ser a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Francisco de Itabapoana”, explicou.
O secretário Geral do Sindicato, Cirábio Ramos, foi questionado pelos ouvintes de onde sairia o recurso para o cartão alimentação, e disse que na própria Lei está a sugestão. “A Câmara Municipal propôs no Art. 4º que o valor a ser estipulado do Cartão Alimentação ficará condicionado a disposição de recursos financeiros suficientes para custeá-lo. O poder Executivo está autorizado a abrir crédito orçamentário, para consecução deste programa, utilizando-se da dotação orçamentária proveniente dos Royalties do petróleo” finalizou Cirábio Ramos. No “ar” todos os sábados, o Tribuna Livre já discutiu diversos temas de interesse da coletividade. A credibilidade é a marca do programa, que aborda também assuntos como a saúde da mulher, criança e adolescente, questões de prevenção contra as drogas e estatuto do idoso. Já participaram diversas autoridades locais, dentre elas o juiz da Comarca de São Francisco de Itabapoana, Leonardo Cajueiro D’Azevedo, o promotor de justiça, Bruno Lavarotro e o defensor público, Marcelo Costa